SóProvas


ID
3881362
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as teorias sobre liderança, aquela que enfatiza o simbolismo, o apelo emocional e o extraordinário compromisso por parte dos liderados é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi na vida isso , porém fui na dedução. Seremos analistas tributários da receita federal do Brasil Gab:A
  • A liderança carismática é aquela em que o líder é visto como herói, sendo que é autoconfiante e assertivo.

    Há uma grande ligação com a política, tendo em vista os líderes populistas.

    Getúlio Vargas é um exemplo de líder carismático.

    Gab. A

  • Gabarito Letra A

    Liderança Carismática

    * o líder como uma pessoa capaz de fazer com que os liderados lhe atribuam capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança.

     Nesse estudo, identificou-se que os líderes carismáticos possui 5 caracteristicas :

    > Têm uma visão;

    >Estão dispostos a correr riscos por essa visão;

    > São sensíveis a limitações ambientais;

    > São sensíveis às necessidades dos liderados;

    > Exibem comportamentos diferentes dos comuns.

  • Qual a diferença da neocarismática e da carismática?

    É só mais uma invenção de nome?

  • Gente, a questão pergunta qual a TEORIA, e não o estilo do líder, então é a Teoria Neocarismática, que aborda a relação entre as pessoas e essa coisa do apelo emocional do líder. Dentro dela é que tem a liderança carismática, visionária e transacional.

  • "De acordo com Yukl e Van Fleet (1992), as teorias neocarismáticas da liderança são uma aproximação híbrida e incluem elementos de muitas outras aproximações teóricas à liderança (por exemplo, traços, comportamentos, atribuições e situações)."

    "A partir da década de 80 novas abordagens ganham espaço, em especial a liderança carismática e a transformacional. Schermerhorn et al.(1999) trata este grupo como A Nova Liderança, enquanto Robbins (2002), que inclui a liderança visionária, batiza o conjunto de Teorias Neocarismáticas. Essas teorias que procuram ver a liderança como mais próxima da pessoa comum enfatizam comportamentos simbólicos e apelativos, tentando explicar como líderes conseguem altos graus de comprometimento dos liderados (SANTOS, 2003)."

    Fonte: Tese de Mestrado de VITOR LUCIANO DE ALMEIDA BENEVIDES - FGV

    Link da tese: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/8000/VITOR%20LUCIANO%20A.%20BENEVIDES.pdf

  • A. neocarismática.

    Enfatizam o simbolismo, o apelo emocional e o compromisso por parte dos liderados. Os seguidores atribuem ao líder capacidades heroicas e comportamentos que os diferenciam dos demais.

    B. modelo de participação e liderança.

    Modelo desenvolvido por Vroom e Yetton 

    C. teoria da meta e do caminho.

    Desenvolvida por Robert House, os líderes devem ajudar liderado a encontrar o caminho adequado para atingir suas metas.

    D. teoria da troca entre líder e liderados.

    A teoria tem como foco estudar o tratamento diferenciado entre os gestores e seus funcionários, baseando-se no fato de existir relações únicas um a um, com cada pessoa que se reporta e eles.

    E. teoria situacional de Hersey e Blanchard.

    Nesse modelo a liderança bem-sucedida é alcançada pela escolha do estilo adequado, relacionado ao nível de prontidão dos liderados, sendo, portanto uma teoria com foco central nos liderados.

  • Modelo de participação e liderança. Esse modelo relaciona o comportamento de liderança com a participação no processo decisório. Reconhecendo que as estruturas de tarefas possuíam demandas diferentes para as atividades rotineiras e as não-rotineiras, esses pesquisadores argumentavam que o comportamento do líder devia se ajustar à estrutura da tarefa. O modelo de Vroom e Yetton era normativo – oferecia uma sequencia de regras que deviam ser seguidas para a determinação da forma e do volume de participação no processo decisório, de acordo com os diferentes tipos de situação. O modelo era uma árvore decisória que incorpora sete contingências (cuja relevância podia ser identificada por escolhas entre “sim” ou “não”) e cinco estilos alternativos de liderança.

  • A

    neocarismática