SóProvas


ID
3881467
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Álvaro participou de uma palestra sobre bullying. Entre outras colocações, o palestrante comentou que a escola e a sala de aula é onde se dá o encontro das “diferenças”, lugar ideal para o exercício da tolerância. Contudo, nela vem se manifestando vários tipos de agressões verbais e físicas, fenômeno conhecido por bulliyng. A esse respeito, o palestrante afirmou ser necessária a mediação de conflitos, prevenindo-se, com diálogo, coerência e exigência, os episódios de bullying. Afirmou ainda que os que lidam com estudantes precisam ter claro que a criança e o adolescente têm direito ao respeito, conforme explicitado no art.17 da Lei Federal no 8.069/90: “O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    LEI Nº 8.069/1990 - ECA

    Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

  • Essa questão exige que identifiquemos a alternativa que completa corretamente trecho final do enunciado, de acordo com o art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    O art. 17 do ECA estabelece:

    O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideais e crenças, dos espaços e objetos pessoais.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base no dispositivo do ECA acima citado, a única alternativa que completa corretamente o enunciado da questão é a letra “D": “a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais". Note que a banca cobrou tão somente a literalidade do ECA.


    Gabarito do professor: Letra D.
  • Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

    GAB:D