SóProvas


ID
3881614
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nonaka e Takeuchi (1997) foram os autores japoneses que impulsionaram as discussões da Gestão do Conhecimento e que criaram as bases do que se convencionou chamar de Espiral do Conhecimento. Nas empresas, seja no chão de fábrica ou nas esferas administrativas, no período de adaptação do novo colaborador, é comum fazê-lo acompanhar as tarefas operacionais de um colaborador mais antigo e experiente. Observa-se, imita-se e pratica-se. Esse é um processo de conversão do conhecimento tácito para o conhecimento tácito, que segundo os mencionados autores, caracteriza a:

Alternativas
Comentários
  • Socialização: Conhecimento Tácito em Tácito.

    Externalização: Conhecimento Tácito em Explicito.

    Combinação: Conhecimento Explicito em Explicito.

    Internalização: Conhecimento Explicito em Tácito.

  • A questão em análise exige que tenhamos noção de alguns conceitos relacionados à gestão do conhecimento. Para responder corretamente, vejamos, antes de passarmos à análise das alternativas, quais são os quatro modos de conversão do conhecimento.

    Aqui, consideraremos a visão epistemológica da criação do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi. Para essa dimensão, existem dois tipos de conhecimento – tácito e explícito – que resultam em quatro modos de conversão. Os modos são:

    Socialização;

    Externalização;

    Combinação;

    Internalização.

    Vamos analisar as alternativas apresentadas e ver qual dos modos de conversão pode está relacionado à situação apresentada no caso apresentado.

    A - INCORRETA. Externalização: é como é conhecida a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para que ocorra tal conversão, ocorre o uso de metáforas, conceitos, modelos, hipóteses etc. Essa conversão é desencadeada pelo diálogo ou reflexão coletiva. Explicita-se por meio da linguagem um conhecimento antes pessoal e de difícil explicação.

    B - INCORRETA. Internalização: é o modo que busca incorporar um conhecimento explícito em tácito, relaciona-se ao “aprender fazendo”. Basicamente, ensina a como fazer determinada atividade, por meio documentos verbalizados ou diagramados, manuais ou relatórios orais. Esses meios ajudam a transferir o conhecimento explícito para outras pessoas, buscando torná-las possuidores do conhecimento tácito, o saber fazer.

    C - INCORRETA. Combinação: referente à conversão do conhecimento explícito para explícito. Nele, ocorre, basicamente, a sistematização de conceitos em determinado sistema de conhecimento. Envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explícito, como, por exemplo, documentos, reuniões etc.

    D - CORRETA. Socialização: refere-se à conversão do conhecimento tácito para tácito. Envolve, então, o compartilhamento de experiências. Pode ocorrer sem o uso da linguagem, como aponta Cristiana Duran (2016), por exemplo, aprendizes que trabalham observando seus mestres, imitando-os e praticando o que veem.

    E - INCORRETA. Conjunção NÃO É UM DOS MODOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO.

    Após analisar as alternativas da questão, concluímos que a alternativa correta é a letra "D".

    GABARITO: D

    Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Socialização é criar e compartilhar conhecimento tácito, a partir de experiência direta de indivíduo para indivíduo. Na prática, ocorreria por meio de atividades como dinâmicas no local de trabalho, sessões informais e brainstorms, interações com os clientes etc.

    Externalização é articular conhecimento tácito por meio do diálogo e da reflexão, de indivíduo para grupo. Este seria o modo de conversão mais importante, por permitir a criação de novos conceitos.

    Combinação é sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação, de grupo para organização. É neste ponto do processo de criação de conhecimento que surgiriam os primeiros protótipos e modelos reais.

    Internalização é aprender e adquirir novo conhecimento tácito, de organização para indivíduo. Aqui as organizações passariam a vivenciar o resultado prático do novo conhecimento; ou seja, desenvolveriam um conhecimento operacional.

    Disponível em : http:/ / www.sbgc.org.br/blog/modelos-de-gc-seci-de-nonaka-e-takeuchi  

    acesso em 07/05/2021.

  • Gab. D

    Socialização: Tácito > Tácito.

    Externalização: Tácito > Explicito.

    Combinação: Explicito > Explicito.

    Internalização: Explicito > Tácito.

    ---

    Conhecimento tácito: implícito, experiências individuais, fatores intangíveis.

    Conhecimento explicito: materializado, fatores tangíveis, linguagem formal, fatores tangíveis.