SóProvas


ID
3882073
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As disposições construtivas preconizadas na NBR nº 6118/2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento) objetivam garantir a durabilidade e funcionalidade dos elementos que compõem uma estrutura de concreto armado. Analise as seguintes assertivas no que diz respeito a esse assunto:

I. A aplicação de contraflechas evita a ocorrência de deslocamentos excessivos.
II. Os limites aceitáveis de aberturas de fissuras, quando se objetiva prevenir a corrosão de armaduras, são os mesmos para armaduras passivas e armaduras ativas.
III. Quaisquer lajes que possuam aberturas que as atravessem na direção de sua espessura devem obrigatoriamente ter verificadas suas resistências e deformações, independentemente da dimensão e da posição da abertura.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • I- Rodapé da Tabela 13.3:

    4 Deslocamentos excessivos podem ser parcialmente compensados por contraflechas.

    II- Difere da armadura passiva e ativa.

    III- Lajes de outros tipos podem ser dispensadas dessa verificação, quando armadas em duas direções e sendo verificadas, simultaneamente, as seguintes condições:

    a) as dimensões da abertura devem corresponder no máximo a 1/10 do vão menor (lx) (ver Figura 13.1);

    b) a distância entre a face de uma abertura e o eixo teórico de apoio da laje deve ser igual ou maior que 1/4 do vão, na direção considerada; e

    c) a distância entre faces de aberturas adjacentes deve ser maior que a metade do menor vão.

  • Alternativa 2 está certa?? Ora, para armadura ativa a abertura das fissuras não se limitaria a 0,2mm?? E para a passiva em função da classe de agressividade.. Não concordo com o gabarito. Alguém entendeu??

  • As fissuras em armaduras passivas e ativas são diferentes

  • Atenção no que se pede na questão, quais estão INCORRETAS.

  • Só incrementando a resposta do Sid, para o II

    "13.4.2 Limites para fissuração e proteção das armaduras quanto à durabilidade

    (...)

    Como para as armaduras ativas existe a possibilidade de corrosão sob tensão, esses limites devem ser mais restritos e função direta da agressividade do ambiente, dada pela classe de agressividade ambiental (ver Seção 6)."