SóProvas


ID
3883396
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de São Pedro do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando-se as normas gramaticais, analisar os itens abaixo:

I - Em “Mas nem mesmo o homem mais poderoso do mundo pôde evitar uma repetição da tragédia.” (segundo parágrafo), o verbo sublinhado está conjugado incorretamente.
II - Em “Surgiu há pouco mais de um século.” (primeiro parágrafo), a utilização do verbo “haver” está correta, pois se trata de um tempo decorrido.
III - Em “Nós só podemos olhar as cenas e lamentar, porque não há muito que se possa fazer para influenciar a situação” (segundo parágrafo), a palavra sublinhada deve ser craseada, pois se trata da contração do artigo “a” com a preposição “a”.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    I - Em “Mas nem mesmo o homem mais poderoso do mundo pôde evitar uma repetição da tragédia.” (segundo parágrafo), o verbo sublinhado está conjugado incorretamente → INCORRETO. O verbo "poder" está conjugado corretamente na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (ele pôde).

    II - Em “Surgiu há pouco mais de um século.” (primeiro parágrafo), a utilização do verbo “haver” está correta, pois se trata de um tempo decorrido → CORRETO. O verbo "há" equivale a "faz" e indica tempo decorrido; trata-se de um verbo impessoal, não possui sujeito, e deve ser mantido no singular.

    III - Em “Nós só podemos olhar as cenas e lamentar, porque não há muito que se possa fazer para influenciar a situação” (segundo parágrafo), a palavra sublinhada deve ser craseada, pois se trata da contração do artigo “a” com a preposição “a” → INCORRETO. Influenciar alguma coisa (o "a" é somente um artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "situação"). Não deve haver crase, visto que o verbo não pede o uso da preposição "a"; é um verbo transitivo direto e não indireto. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Me sinto um gênio acertando essas questões

  • É possível trocar o Pôde por poderia e mesmo assim a frase estaria correta, por isso a questão ficou estranha.