SóProvas


ID
3884935
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os valores correspondentes à remuneração de férias e adicional de férias a que os empregados terão direito são registrados como despesa:

Alternativas
Comentários
  •  as provisões de férias, como o próprio nome indica, são estimativas de gastos com as férias dos empregados.

    Elas devem ser contabilizadas mensalmente, pelo valor referente a 1/12 (um doze avos) da remuneração de cada funcionário, e devem atender ao princípio da competência. E todas as despesas devem ser registradas tão logo incorridas, ou seja, no momento em que acontecem.

    No geral, a complexidade do cálculo das provisões de férias se deve ao fato de que a remuneração dos empregados não é estática, mas sofre variações em decorrência de horas extras, adicionais noturnos, comissões e outras parcelas eventuais.

    É justamente por essa razão, inclusive, que o lançamento dos valores relativos às férias é feito como uma provisão, e não como um número exato.

    Contabilização da provisão de férias

    Em regra, levando-se em conta as obrigações fiscais, se uma apura os seus resultados trimestralmente – seja por meio de balanços ou balancetes -, o registro das despesas com férias e seus respectivos encargos sociais pode ser feita trimestral ou mensalmente.

    Se ela optar por fazer uma estimativa mensal (balanço anual), é possível que o registro da apropriação seja feito apenas no final do exercício, ou no momento do levantamento de balanços.

    De toda forma, a Provisão para Férias deve ser classificada no Passivo Circulante em relação aos trabalhadores que, no fechamento do período de referência, tiverem adquirido direito a férias, sejam integrais ou não, referente ao período correspondente.

    E o valor das férias, assim como o respectivo abono constitucional e os encargos sociais incidentes, devem ser reconhecidos contabilmente como custos ou como despesas operacionais.

    https://www.jornalcontabil.com.br/o-que-e-provisao-de-ferias-entenda-como-calcular/

  • Gabarito letra A.

    Embora seja pago no momento em que se concede as férias (as férias propriamente ditas e o adicional), deve seguir o regime de competência e ser contabilizado mensalmente.