SóProvas


ID
3886189
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Entre as providências de controle geralmente adotadas para manter as organizações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos, destaca-se a segregação de funções, como, por exemplo, atribuir a pessoas diferentes o(a)

Alternativas
Comentários
  • Alguém? não entendi essa

  • também não entendi mas acho que deve ser porque vendas a crédito não necessariamente é lançado na conta clientes

  • Se a Banca pelo menos se fizesse entender, seria ótimo.

  • Indiquei para comentário do professor. Sinceramente, não entendi.

  • Segregação de funções é um princípio do controle interno que estabelece a separação de atribuições entre servidores distintos nas várias fases de um determinado processo.

    No trâmite para aquisição de bens e serviços, por exemplo, este princípio estabelece que cada etapa de processamento da despesa (autorização, aprovação, execução, controle e contabilização) deve ser desempenhada por diferentes agentes públicos.

  • Tbm não entendi a questão, mas acertei por levar em consideração que a alternativa E era a menos complexa e passível de delegar.

  • GABARITO: LETRA E

    Entre as providências de controle geralmente adotadas para manter as organizações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos, destaca-se segregação de funções, como, por exemplo, atribuir a pessoas diferentes o(a)

    a) recebimento e a armazenagem de um bem.

    INCORRETA. Não há nenhum impedimento para que essas funções sejam desempenhadas pela mesma pessoa. Muitas organizações, inclusive, repassam essas funções para um único funcionário. Isso ocorre porque não há nenhuma atitude que possa ser provocada em tais funções e que possam gerar uma fraude. Ambas são atividades de execução.

    b) registro de uma transação e o acesso ao plano de contas da entidade.

    INCORRETA. Repare que para registrar uma transação é necessário ter prévio conhecimento ou acesso ao plano de contas, sob pena de incorrer no erro de fazer lançamentos equivocados. Aqui estamos diante de atividades que se completam.

    c) compra de determinado bem e os respectivos catálogos de preços.

    INCORRETA. Para realizar uma compra, o órgão comprador precisa ter acesso ao catálogo de preços, até mesmo para se ter uma ideia da expectativa de gasto e da quantidade do pedido. 

    d) controle do almoxarifado e o acesso ao arquivo de requisição de materiais.

    INCORRETA. Essas são funções desempenhadas por uma mesma pessoa. Afinal, para realizar o controle do almoxarifado, a pessoa precisa ter acesso ao arquivo de requisição de materiais. E, ao manipular tal arquivo, a pessoa está, de certa forma, controlando o almoxarifado. Ambas são, de certa forma, atividades de controle.

    e) autorização de vendas a crédito e o controle da conta Clientes.

    CORRETA. É o nosso gabarito! Olha só: no fundo, quem autoriza as vendas a crédito só quer vender. As vendas à crédito acabam prolongando o fluxo de recebimentos da organização. Existe, inclusive, o risco do não recebimento (inadimplência). Quem controla a conta clientes, por outro lado, quer que os recebimentos estejam sempre em dia, no azul. Veja como são funções que podem gerar algum tipo de conflito. Se uma mesma pessoa ocupasse tais funções, ela poderia manipular dados e informações para fraudar e falsear a verdadeira realidade. As funções de autorização e controle devem ser desempenhadas por pessoas diferentes? Olha aí o "bizu" batendo na sua porta: autorização de vendas a crédito e controle da conta clientes.

    FONTE: Prof. Arthur Oliveira - Tec Concursos