SóProvas


ID
3889147
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os historiadores da Grécia Antiga.


( ) Nos escritos de Heródoto, percebe-se um esforço em distinguir o verdadeiro do falso através da investigação.

( ) Tucídides demonstrava preocupação com a crítica e com a confrontação de diferentes fontes orais e escritas.

( ) Os textos produzidos na Grécia Antiga não apresentam características históricas, pois são fundados em registros orais de teor mítico.

( ) Para Heródoto e Tucídides, a única forma que permitia a redação de textos históricos era a participação nos eventos registrados.

( ) Políbio, no seu escrito Pragmateia, descreveu a sucessão dos regimes políticos para explicar as relações entre gregos e romanos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    V • V • F • F • V

    Heródoto é considerado o "Pai da História", por ter sido o primeiro homem a tentar um estudo ordenado e objetivo das inter-relações entre os eventos históricos. Viajou para o Egito e percorreu o Mediterrâneo, estudando as culturas dessas regiões e registrando os fatos do modo mais fiel possível para a época. Ao teorizar sobre a História, ele aplicou a tradicional ideia grega da moderação, ou meio termo, segundo a qual o equilíbrio é desejável, e o excesso e o desequilíbrio são a receita para o desastre.

    Tucídides em sua narrativa intitulada “História da Guerra do Peloponeso", registra a guerra entre Esparta e Atenas, ocorrida no século V a.C.Tucídides estava convencido de que a História não deveria ser uma narrativa de fábulas e anedotas, mas um estudo documentado e compreensível do passado. Foi então o primeiro ocidental a relatar a verdadeira história dos fatos e identificar seus os personagens como homens e não como mitos. Sua obra composta de oito volumes, só foi interrompida com sua morte.

    Políbio narra preferencialmente os acontecimentos da sua própria geração e da imediatamente anterior. É um dos primeiros historiadores a encarar a História como uma sequência lógica de causas e efeitos. A sua obra baseia-se numa cuidadosa análise crítica das fontes existentes e da tradição, descrevendo com vivacidade os acontecimentos e as motivações e valores subjacentes, tendo como objetivo uma visão global dos acontecimentos e não uma simples cronologia de fatos.