A questão requer conhecimentos acerca do processo histórico e atual da Avaliação Psicológica no Brasil.
A avaliação psicológica é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica.
Como meio de informações aos profissionais, bem como aprimorar a qualidade da aplicação de suas técnicas, o Conselho Federal de Psicologia, através do SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) estipulou em 2007 a Cartilha de Avaliação Psicológica, o qual se constitui como um documento explicativo com várias perguntas e respostas. "De acordo com a cartilha, a Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo", dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.
Já a Resolução CFP nº 09/2018 foi estabelecida para regulamentar as diretrizes para aplicação da Avaliação Psicológica, determinando quais as fontes fundamentais e secundárias da informação, os documentos que devem originar o resultado da avaliação, aspectos éticos e possíveis penalidades, dentre outros.
Vamos para as alternativas:
(A) FALSA
Locke e Rousseau não são estudiosos ligados à psicologia, e sim a sociologia. Esses estudiosos preocupavam-se com a sociedade, suas relações e as formas de dominação do Estado.
Quanto a Freud e Piaget, não são vertentes organicistas da Avaliação Psicológica. Esses teóricos não estão voltados para a prática avaliativa, e sim aspectos teóricos do desenvolvimento humano. Enquanto Freud possui embasamento da teoria psicanalítica psicodinâmica, Piaget possui da teoria cognitiva.
As vertentes mecanicistas e organicistas estão relacionadas à Sociologia, e não a Avaliação Psicológica.
(B) FALSA
Vamos analisar esse item por partes.
O primeiro laboratório de avaliação psicológica foi fundado pelo fisiólogo alemão Wundt, em 1879, em Leipzig, na Alemanha. ERRADO!
Perceba que a questão diz laboratório de avaliação psicológica. Wundt foi o fundador do laboratório de Psicologia Experimental! A partir da criação deste laboratório, a psicologia se desloca de uma sub-disciplina da fisiologia e biologia e passa a constituir-se como ciência.
Wertheimer foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos. Em seguida, surgiu Titchener, que se dedicava aos estudos dos processos da percepção. ERRADO!
Wertheimer foi um dos fundadores da Teoria da Gestalt junto com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler no século XX. Wundt consolidou a Psicologia no séc. XIX. Já Titchener, foi o fundador do Estruturalismo, divergente da abordagem de Wundt e não estudava os processos de percepção.
No Brasil, a avaliação psicológica foi reconhecida como função do psicólogo por meio da Lei n.ᵒ 4.119, quando o curso de formação profissional em psicologia foi oficializado no Ministério da Educação (MEC). ERRADO!
A lei 4119 regulamenta o curso de Psicologia no Brasil e a formação do Psicólogo. Conforme art 13 $1º desta lei:
$1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:
a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) orientação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento.
Essa lei não refere-se a portaria do MEC. A portaria atual é do ano de 2004 PARECER N.º: CNE/CES 0062/2004
Atualmente, o maior desafio da avaliação é a falta de referências para avaliar populações com deficiências. ERRADO!
São muitos desafios a serem enfrentados pela Avaliação Psicológica. Desafios quanto aos aspectos éticos, quanto a formação de diretrizes e testes psicológicos, quanto a divulgação irregular dos testes e manuais para o público...populações com deficiências são avaliados de forma semelhante, não há segregações.
(C) FALSA
Acredita-se que os primórdios da avaliação psicológica se deu na China, em 2200 A.C. A testagem foi instituída como um meio de selecionar quem, entre muitos candidatos, obteria empregos no governo. o conteúdo dos exames mudava ao longo do tempo e de acordo com as expectativas culturais do dia – e também com os valores da dinastia governante. Em geral, os testes examinavam a proficiência em matérias como música, arco-e-flecha, equitação, escrita e aritmética, bem como agricultura, geografia, direito civil e estratégia militar. O conhecimento e a habilidade nos ritos e nas cerimônias da vida pública e social também eram avaliados.
Está correta o trecho em que diz que Galeno estudou os temperamentos, mas o médico e filósofo viveu muitos e muitos anos depois, já em 129 d.C
(D) VERDADEIRA
No curso de suas tentativas de explorar e quantificar as diferenças individuais entre as pessoas, Galton tornou-se um colaborador influente para o campo da mensuração, querendo classificar as pessoas conforme seus dotes naturais e determinar seus desvios de acordo com uma certa média. Ao longo de sua trajetória, lhe seriam creditadas a elaboração ou a contribuição para o desenvolvimento de muitos instrumentos de avaliação psicológica contemporâneos, incluindo questionários, escalas de avaliação e inventários de autorrelato.
Cattel foi um dos pioneiros no estudo da personalidade e inteligência a partir de um estudo metodológico científico. Seu estudo foi baseado na aplicação de questionários, qualificação ou entrevista e testes psicológicos.
Em 1889 Alfred Binet foi o fundador do primeiro laboratório de Psicologia na França¹. Em 1895, Binet e Victor Henri publicaram diversos artigos nos quais defendiam a mensuração de capacidades como memória e compreensão social. Dez anos mais tarde, Binet e o colaborador Theodore Simon publicaram uma “escala de medida da inteligência" de 30 itens, projetada para ajudar na identificação de alunos mentalmente retardados das escolas de Paris (Binet e Simon, 1905). O teste de Binet a seguir passaria por muitas revisões e traduções – e, no processo, lançaria o movimento de testagem da inteligência e o movimento de testagem clínica. Os testes psicológicos tiveram bastante repercussão em diversos contextos.
E, finalmente Spearmam, que descobriu a teoria bifatorial, o qual consistia em um sistema formado por dois fatores: fator S (especial) e fator G (geral). Foi um grande colaborador nos estudos estatísticos e psicométricos de testes psicológicos.
Binet concedeu um teste de inteligência grupal que surgiu nos Estados Unidos em resposta à necessidade dos militares de um método eficiente de avaliar a capacidade intelectual de recrutas da Primeira Guerra Mundial. Também foi necessário para quando os Estados Unidos se preparavam para entrar na Segunda Guerra Mundial. Psicólogos voltariam a ser chamados pelo governo para desenvolver testes grupais, administrá-los aos recrutas e interpretar os dados obtidos. ²
Nos anos 1900 ocorreram diversos eventos que impulsionaram a Avaliação psicológica no Brasil: fundação dos primeiros laboratórios dedicados a testes psicológicos no Brasil (Pedagogium, por Manoel Bonfim, em 1906, e o laboratório do Hospício Nacional, por Maurício de Medeiros, em 1907) e a publicação do livro Tests de Medeiros e Albuquerque, publicado em 1924¹
(E) FALSA
Na verdade, os recursos tecnológicos estão se expandindo somente agora com criação de métodos avaliativos remotos e online. Grande parte dos processos avaliativos ainda são em formato “papel" e de forma presencial. Inclusive, esse é um dos desafios da ciência diante dos avanços da modernidade e da tecnologia.
Fontes:
Site SATEPSI
Resolução CFP 09/2018
Lei 4119/62
¹Site Amer Hadan - Universidade Federal do Paraná
²COHEN, R. J. Testagem e avaliação psicológicas: introdução a testes e medidas [recurso eletrônico]. Tradução: Maria J G. Monteiro. 8ª Ed. AMGH, Porto Alegre, 2014.
Gabarito da professora: Letra D.