SóProvas


ID
3889264
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à Fairness in Testing, apresentada nos Standards for Educational and Psychological Testing, Andrade e Valentini (2018) afirmam que a justiça na avaliação psicológica deve ser entendida como uma questão fundamental para a proteção dos direitos dos testandos. Considerando essa informação, julgue os próximos itens.

I. A justiça é uma questão fundamental de estimativa de erro de medida da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos.
II. A justiça é uma questão fundamental da padronização dos escores individuais para os usos pretendidos.
III. A justiça é uma questão fundamental de validade da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Argumenta-se que a justiça é uma questão fundamental de validade da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos e requer atenção em todos os estágios de desenvolvimento e uso de testes. Conclui-se que a nova Resolução apresenta avanços em relação as Resoluções e notas técnicas anteriores. A partir de um contínuo aprimoramento, o Satepsi buscou critérios psicométricos alinhados aos avanços técnicos e científicos da área.

  • Os autores referenciados escreveram um artigo no qual apresentam diretrizes para a construção de testes psicológicos  considerando as recomendações do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – Satepsi, a partir da Resolução do CFP nº 009, de 25 de abril de 2018. São discutidos os principais aspectos psicométricos considerados indispensáveis para a construção de testes psicológicos, a saber:  
    evidências de precisão/fidedignidade, evidências de validade, e, por fim, sistema de correção e interpretação dos escores.

    Vamos analisar cada um dos itens de acordo com o artigo:

    I. ERRADO. A justiça é uma  questão fundamental de validade da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos e requer atenção em todos os estágios de desenvolvimento e uso de testes.

    II. ERRADO. Vide justificativa anterior.

    III. CERTO. Vide justificativa anterior.

    A título de complementação,  "Fairness in Testing", significa, numa tradução livre, “Justiça na Testagem".

    ANDRADE, Josemberg Moura de; VALENTINI, Felipe. Diretrizes para a Construção de Testes Psicológicos: a Resolução CFP n° 009/2018 em Destaque. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 38, n.spe, p. 28-39,    2018.

    Gabarito do professor: Letra D.