SóProvas


ID
3890122
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Anapu - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na Constituição Federal de 1988 encontramos os princípios da Organização do Estado e Municípios. Mediante os itens das respostas, qual deles apresenta conformidade com o capítulo que trata da Organização dos Municípios?

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    A) ERRADA: Não existe esta previsão, A CF inicia sua previsão da quantidade máxima a partir dos 15 mil habitantes >> CRFB/88, Art. 29, IV - para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de: a) 9 (nove) Vereadores, nos Municípios de até 15.000 (quinze mil) habitantes;

    B) CORRETA: CRFB/88, Art. 29, XII - cooperação das associações representativas no planejamento municipal;

    C) ERRADA: CRFB/88, Art. 29, VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município;  

    D) ERRADA: CRFB/88, Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    E) ERRADA: CRFB/88, Art. 29, VII - o total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município;

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o assunto referente aos Municípios.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Conforme a alínea "g", do inciso IV, do artigo 29, da Constituição Federal, para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de 21 (vinte e um) Vereadores, nos Municípios de mais de 160.000 (cento e sessenta mil) habitantes e de até 300.000 (trezentos mil) habitantes. Logo, esta alternativa está errada, pois, para se ter 20 vereadores no Município, este terá que possuir mais de 160.000 (cento e sessenta mil) habitantes e de até 300.000 (trezentos mil) habitantes.

    Letra b) Conforme o inciso XII, do artigo 29, da Constituição Federal, um dos preceitos que os Municípios irão seguir é a cooperação das associações representativas no planejamento municipal. Portanto, esta alternativa está correta e é o gabarito em tela.

    Letra c) Conforme o inciso VIII, do artigo 29, da Constituição Federal, os Vereadores possuem inviolabilidade quanto às suas opiniões, às suas palavras e aos seus votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município. Este dispositivo trata da imunidade material dos Vereadores, restrita à circunscrição do seu respectivo Município. Logo, esta alternativa está incorreta, devido à troca das expressões "violabilidade" por "inviolabilidade".

    Letra d) Conforme o caput, do artigo 29, da Constituição Federal, o Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado. Logo, esta alternativa está incorreta.

    * DICA: LEI ORGÂNICA = "DDD"

    D = Dois turnos

    D = Dez dias

    D = Dois terços

    Letra e) Conforme o inciso VII, do artigo 29, da Constituição Federal, o total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município. Logo, esta alternativa está incorreta.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Dica: o número de vereadores será sempre ímpar.

  • MUNICÍPIOS

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    DISTRITO FEDERAL

    Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.