SóProvas


ID
3890761
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Braier (2000), a resistência da transferência em processos psicoterápicos breves costuma ser menos intensa que na psicanálise tradicional. Considerando essa informação, julgue os próximos itens.


I A relação terapêutica em psicoterapia breve é menos frustrante para o paciente.

II Em processos psicoterápicos breves, existe maior proximidade afetiva entre terapeuta e paciente.

III Esse tipo de resistência nos processos psicoterápicos breves deriva do ressentimento infantil e arcaico do paciente.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    "Em P.B., a relação terapêutica é menos frustrante para o paciente, já que existe um vínculo mais “real” e uma maior proximidade afetiva da parte do terapeuta, consequentemente a hostilidade que desperta naquele pode ser menor do que a que o tratamento psicanalítico desperta; portanto, as resistências transferenciais também serão menores." Portanto, assertiva I e II corretas.

    III - O tema da resistência da transferência em P.B. também merece alguns comentários. Ao menos nas terapias desse tipo, tal resistência não costuma ser muito intensa. Isso se deve ao seguinte:

    Sabemos que esse tipo de resistência obedece em parte ao ressentimento despertado no paciente, por sentir-se frustrado em sua relação transferencial com o terapeuta, razão pela qual Menninger propõe chamá-la de resistência de frustração ou de vingança.