SóProvas


ID
389092
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao elaborar um plano estratégico, um dos aspectos mais importantes é relacionado às consequências de sua implementação junto aos grupos de interesse, ou stakeholders. De forma geral, os grupos de interesse podem ser classificados em duas categorias básicas – primários e secundários. A característica que permite diferenciar os grupos secundários dos primários é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Stakeholders primários: são indivíduos ou grupo que exercem impacto direto sobre a empresa. É o público tradicional que aparece nas primeiras análises das relações de stakeholders com a organização. São formados basicamente pelos empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, investidores e proprietários. Stakeholders secundários: são indivíduos ou grupos que não estão diretamente ligados às atividades econômicas da empresa, porém podem exercer influência  considerável sobre ela ou podem afetar seriamente suas operações Exemplo: governo, imprensa, comunidade, instituições financeiras, etc.

    Após a definição acima, podemos concluir que quanto mais os stakeholders podem impactar as empresas, mais também podem sofrer impactos com a implantação de um plano, ou seja, a amplitude das consequências de implantação de um plano será maior para os stakeholders primários, já que estão mais próximos da organização.

    (se alguém tiver um fundamento melhor, me avise!) 
    • Stakeholders primários: são aqueles que exercem influência direta e têm poder de interferência direta dentro de qualquer empresa.

    • Stakeholders secundários: não são diretamente ligados às atividades econômicas da organização, mesmo podendo mobilizar a opinião pública.

    Dessa forma, podemos concluir que os stakeholder primarios "sofrem" mais com as consequencias de um plano, ou seja, a diferença entre eles é amplitude de atingimento de implementação de um plano estratégico