SóProvas


ID
3896518
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 1º Distrito Naval
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1553, Nicolau Durand de Villegagnon foi nomeado Vice-Almirante da Bretanha e desenvolveu um plano para fundar uma colônia na Baía de Guanabara (RJ); Qual o nome do núcleo da colônia que Villegagnon instalou na ilha que atualmente tem seu nome?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - Alternativa "B"

    “Villegagnon chegou à Baía de Guanabara em 1555, instalou o núcleo da colônia – que chamou de França Antártica – na ilha que atualmente tem seu nome e construiu uma fortificação, dando-lhe o nome de Forte de Coligny, em homenagem ao almirante francês que lhe apoiara.” 

  • Em 1553, Nicolau Durand de Villegagnon foi nomeado Vice-Almirante da Bretanha e desenvolveu um plano para fundar uma colônia na Baía de Guanabara (RJ); Qual o nome do núcleo da colônia que Villegagnon instalou na ilha que atualmente tem seu nome?

    Alternativas

    A

    Ilha Franco-Tupinanbá.

    B

    França Antártica.

    C

    Coligny.

    D

    Ilha da Glória.

    E

    Henryville.

    O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon era de Provins, Seine-et-Marne, na França e nasceu em 1510, vindo a falecer em Beauvais-en-Gâtinais em nove de janeiro de 1571. Ele foi um diplomata e cavaleiro da Ordem de Malta que ganhou notoriedade pela fundação de uma  francesa no litoral brasileiro, a Ilha de Villegagnon.

    Localizada no interior da baía de Guanabara, a Ilha de Villegagnon fica na capital do Rio de Janeiro. Os indígenas haviam lhe dado o nome de Ilha de Serigipe, já os portugueses deram-lhe o nome de Ilha das Palmeiras. Seu nome atual deriva da época em que os franceses exploraram a região. O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon chegou na ilha em 1555 e construiu o Forte Coligny. Nesta época os descobridores franceses tentavam estabelecer a  no Brasil.

    Este tipo de invasão ocorreu no período colonial, mas não foram apenas os franceses que tentaram cravar sua bandeira em território tupiniquim, diversas incursões estrangeiras de ingleses e holandeses também fizeram suas tentativas e, em muitos casos, obtiveram êxito, como nas  no nordeste brasileiro.

    Um dos maiores mistérios que envolvem os turbulentos anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro é o da construção de Henryville, aquele que seria o primeiro aglomerado urbano europeu nas Américas. Teria sido fundado pelos franceses comandados pelo almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon em 1556 na altura da atual praia do Flamengo, mais precisamente na foz do rio Carioca, que obviamente na época era formado por águas limpas e cristalinas, bem diferente de hoje, quando desemboca de forma fétida na praia do Flamengo.