GABARITO: ERRADO
O comportamento, sozinho, não condiz com o conceito de desempenho.
Para Sonnentag e Freese (2002), o conceito de desempenho no trabalho pode envolver comportamentos e resultados. Ou seja, está associado, em geral, a ações empreendidas para a consecução de resultados. Expressa a ideia de atuação humana voltada para o alcance de metas, passível de julgamento em termos de adequação, eficiência e eficácia.
Vamos analisar por partes:
“Além do sentido de regularidade pelo tempo, a avaliação de desempenho é norteada”
Esse início é bem estranho, pois não fica claro o sentido da expressão “regularidade pelo tempo” da avaliação de desempenho. Em uma primeira interpretação podemos pensar que a expressão quer dizer que a avaliação de desempenho tem que ser realizada de maneira periódica/regular. Nessa interpretação, teríamos que o trecho está correto. Outra interpretação possível, no entanto, é de que o desempenho dos indivíduos é regular ao longo do tempo. Nessa interpretação, por outro lado, o trecho estaria errado, pois o desempenho é dinâmico. Vamos continuar....
“a avaliação de desempenho é norteada pelo comportamento do indivíduo em função de sua dinâmica no ambiente de trabalho e pelo trabalho a ser executado a fim de criar metas para o colaborador”.
Quanto a esse trecho, não temos dúvidas que existe erro.
A avaliação de desempenho é, de fato, norteada/baseada pelo comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho. Entretanto, é incorreto afirmar que a avaliação de desempenho é norteada pelo trabalho a ser executado a fim de criar metas. Não! Não temos criação de metas na avaliação de desempenho.
Recorde que na avaliação de desempenho verificamos se os indivíduos atingiram as metas definidas no planejamento, ou seja, as metas são definidas previamente, sendo que a avaliação de desempenho apenas verifica se essas metas foram ou não alcançadas. Além disso, a avaliação de desempenho verifica o trabalho que foi realizado e não aquele que será realizado. Portanto, o enunciado está errado.
Gabarito: Errado