SóProvas


ID
3898126
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Schein (1982), uma organização é a coordenação planejada das atividades de uma série de pessoas para a consecução de algum propósito ou objetivo comum, explícito, por meio da divisão do trabalho e de funções e por meio de uma hierarquia de autoridade e responsabilidade. Sendo assim, julgue os itens seguintes.


I. Se partes diferentes fazem coisas diferentes, é necessária uma função integradora para assegurar que todos os elementos trabalhem, pelos objetivos estabelecidos, de comum acordo.

II. A noção de coordenação implica que cada unidade organizacional se submeta a alguma espécie de autoridade, em prol da consecução de um objetivo comum. Se cada unidade seguir seus próprios interesses e ignorar as atividades das outras unidades, a coordenação, por definição, será desfeita. No entanto, a noção de submissão à alguma espécie de autoridade significa necessariamente controle externo.

III. A organização é um complexo conjunto de grupos interdependentes, possuindo um modelo de diferenciação muito mais intrincado em seu funcionamento que uma simples divisão do trabalho.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • II. A noção de coordenação implica que cada unidade organizacional se submeta a alguma espécie de autoridade, em prol da consecução de um objetivo comum. Se cada unidade seguir seus próprios interesses e ignorar as atividades das outras unidades, a coordenação, por definição, será desfeita. No entanto, a noção de submissão à alguma espécie de autoridade significa necessariamente controle externo. ERRADO

  • A questão solicita conhecimentos sobre o conceito de organização.

    Uma organização é um conjunto estruturado de pessoas e recursos que trabalham em conjunto para o alcance de objetivos em comum (resultados). Nesse sentido, cada grupo ou pessoa é responsável por exercer características específicas para a produtividade da empresa. Todos da organização tem papel essencial para os cumprimentos desses objetivos.

    Vamos às alternativas:

    I - VERDADEIRA

    Caso não haja a função integradora, os objetivos passam a ser divergentes e o grupo deixa de ser uma organização, perde sentido. 

    “Uma organização é a coordenação planejada das atividades de uma série de pessoas para a consecução de algum propósito ou objetivo comum, explícito, através da divisão do trabalho e função através de uma hierarquia de autoridade e responsabilidade.'' (SHEIN, 1982, p. 12)

    II - FALSA

    Existem quatro propriedades nas organizações: coordenação, objetivos comuns , divisão do trabalho e integração. A partir da coordenação das atividades é possível realizar mais em menor tempo, convergindo esforços conjuntamente.  A divisão de trabalho de forma coordenada permite isso, onde cada setor responsabiliza-se por determinada tarefa. Cada setor possui um responsável pelo qual os colaboradores irão se reportar. O erro da alternativa está em mencionar que, necessariamente, haverá controle externo. A depender da organização, as atividades de controle podem ser realizadas internamente, pelos funcionários ou respeitando a hierarquia (pelos superiores). Já os órgãos públicos, por exemplo,  possuem controle interno e externo - já que possuem de prestar contas com a sociedade. 

    III - VERDADEIRA

    Os grupos devem relacionar-se entre si para que as tarefas de cada um possam convergir para os resultados que espera alcançar. Apesar de cada setor/equipe possuir atividades específicas, todas estão interligadas para o objetivo maior da organização.

    Gabarito da Professora: Letra D.


    Fonte:

    SCHEIN, H. Edgar. Psicologia Organizacional. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1982.