SóProvas


ID
3898177
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Dubrin (2003), a liderança envolve influenciar outros a alcançar objetivos que são importantes para eles e para a organização, pois traduz-se como a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho. Dessa forma, embora a liderança seja uma função principal do gerenciamento, ela não é o mesmo que gerenciamento. Considerando tais pressupostos, julgue os itens a seguir.


I. O gerenciamento lida com a complexidade, que requer a preservação da ordem e da consistência. A liderança, por sua vez, lida com as mudanças em um mundo competitivo, rapidamente mutante.
II. Os líderes eficazes, embora lidem com as mudanças e devam formular uma visão do futuro, estabelecendo uma direção para essa visão, não devem se envolver em persuadir ou inspirar os outros para as mudanças previstas, pois isso compete ao gerenciamento.
III. O gerenciamento e a liderança eficaz são igualmente exigidos no moderno ambiente de trabalho. Os gerentes devem ser líderes, mas os líderes também devem ser bons gestores.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Há proximidade e, por vezes, sobreposição entre os conceitos de liderança e gestão, ou entre líder e gestor (gerente, chefe, supervisor, etc.). Em uma comparação, liderança é apontada como dizendo respeito aos aspectos interpessoais da gestão, enquanto planejar, organizar e  
    controlar são associados aos aspectos mais propriamente administrativos  (DuBrin, 2013; apud Zanelli et al., 2014). Também se afirma que liderança toca em  aspectos como mudança, inspiração, motivação e influência. Já a gestão (e gestor, chefe, supervisor, etc.) é associada a elementos como eficiência, planejamento, procedimentos, regulação e controle, ao passo que liderança é mais frequentemente associada a correr riscos, dinâmica, criatividade, visão e inspiração (Hughes; Ginnett; Curphy, 2012; apud Zanelli et al., 2014).
    Quando se distingue liderança e gestão, ora se põe ênfase em aspectos que separam e desconciliam líder e gestor, ora em aspectos que os fazem sinônimos. Autores como Bass, 1990; Hughes; Ginnett; Curphy, 2012; Kotter, 1990; Mintzberg, 1973 (apud Zanelli et al., 2014) preferem tratá-los como  intimamente relacionados, mas com funções distinguíveis: embora possa haver  áreas de sobreposição entre liderança e gestão, cada um deles preserva funções  únicas. Yukl e Lepsinger (2005; apud Zanelli et al., 2014) defendem que tanto a  gestão como a liderança são essenciais nas organizações e devem ser integradas de maneira eficiente a fim de se alcançar desempenhos elevados.

    Zanelli, J. C.; Borges-Andrade, J. E.; Bastos, A. V. (2014) Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed.

    Gabarito do Professor: Letra D.