SóProvas


ID
3898180
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Bergamini e Coda (1997), podem existir divergências na relação entre o superior e seu subordinado. Tanto o superior quanto o subordinado darão grandes passos quando eles considerarem que esses conflitos podem ser condições de desenvolvimento. A respeito de conflitos, julgue os itens que se seguem.


I. O superior está mal posicionado para servir como terapeuta de seus subordinados. Ele não deveria tentar fazer isso. Deveria saber o suficiente para distinguir os problemas razoáveis das relações de trabalho daqueles conflitos neuróticos do desenvolvimento pessoal.
I. O superior e o subordinado podem aprender pela experiência quando estiverem razoavelmente libertos dos conflitos passados. O crescimento e a mudança realmente podem acontecer, dependendo, porém (tal aprendizagem), dos alicerces sólidos de competência pessoal de ambos.
III. O superior, ao se prender aos problemas razoáveis, aumenta o sentimento de culpa que perturba as relações de trabalho. Tal atitude serve para ampliar grande parte daquilo que obscurece as comunicações.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos acerca dos conflitos entre superior e subordinados

    Em qualquer relação pode haver divergências e conflitos devido a personalidades diferentes, entendimentos diferentes de determinadas opiniões ou atitudes conflitantes entre os sujeitos. Na organização, na relação entre subordinado e superior também não seria diferente. Porém, conflitos positivos podem propiciar grandes melhorias na produtividade e na relação entre os sujeitos. 

    I - VERDADEIRO

    O superior não exerce papel de psicoterapeuta. Sua missão não consiste em diagnosticar ou realizar terapia, mas, como chefe, deve ter capacidade de discernir as atitudes e comportamentos do subordinado que estejam interferindo em sua produtividade, daquelas características pessoais que estão fora do alcance da chefia.


    II - VERDADEIRO


    Aqueles sujeitos que possuem capacidade de desenvolver sua competência pessoal possuem oportunidade de crescimento e mudança na organização. Para os sujeitos que não possuem tal capacidade, os autores afirmam que devem ser reeducados, pois estão agindo no passado ao invés do presente. “Essa reeducação é melhor feita no contexto de um relacionamento profissional e será geralmente sábio procurar um especialista em psiquiatria ou em psicanálise para fazer isso." (Bergamini e Coda, 1997)


    III - FALSO

    É o oposto. Prendendo-se aos problemas razoáveis o superior pode destruir sentimentos de culpa

    Gabarito da Professora: Letra C.


    Fonte:

    BERGAMINI, Cecília; CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Livraria Pioneira editora, 1990