SóProvas


ID
3898558
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Simonetti (2013), a psicologia hospitalar utiliza-se de algumas ferramentas para traçar estratégias terapêuticas para o paciente. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta com relação ao diagnóstico realizado pelo psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Alfredo Simonetti nos apresenta que o diagnóstico em medica caracteriza-se pelo conhecimento da doença por meio de seus sintomas, enquanto na psicologia hospitalar o diagnóstico é o conhecimento da situação existencial e subjetiva da pessoa adoentada em sua relação com a doença. Sendo assim, na psicologia hospitalar não diagnosticamos doenças, mas o que acontece com as pessoas relativamente à doença e ele, o nosso diagnóstico, não é expresso em termos de nomes de doenças, mas sim por uma descrição abrangente dos processos que influenciam e são influenciados pela doença. Não oferecemos rótulos, e sim uma visão panorâmica. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Gabarito A.

    O conhecimento da doença não se dá por meio dos sintomas, que, segundo o autor, trata-se da ordem do real, mas o psicólogo deverá atuar pela ordem do simbólico, daquilo que não é visto numa análise médica.

    Numa primeira leitura, rápida, acabei marcando a "E" por me confundir com o diagnóstico, então vale ressaltar:

    Simonetti propõe que o Psicodiagnóstico, atualmente, não faz parte das práticas desempenhadas no ambiente hospitalar, ou seja, nada tem a ver as práticas do psi hospitalar com ações de psicodiagnóstico, por outro lado, o autor menciona o diagnóstico como a "estrela-do-norte" do manejo junto ao paciente.