SóProvas



Prova Quadrix - 2020 - CFP - Especialista em Psicologia - Hospitalar


ID
3889186
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, a grupo ou à instituição. Com relação a esse documento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C - Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação única e exclusiva do usuário do serviço de psicologia, já que o princípio basilar e norteador da relação profissional entre as partes é o sigilo.

  • Resolução 6/2019

    Art. 4º - § 1º - A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 4º, § 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    Gabarito: C


ID
3889189
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta ação que contraria um dever fundamental estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Art 1- Deveres:

    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    Gabarito B!

  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos: 
    a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;  
    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;
    c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;
    e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;  
    f) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;  
    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
    h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;  
    i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;
    j) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;
    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;
    l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • resposta: B

    além de estar escrito 1, é também uma questão humanitária.


ID
3889192
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica, e respeitando os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
II. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, os grupos, as organizações e as comunidades envolvidas.
III. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o acesso das pessoas, dos grupos ou das organizações aos resultados das pesquisas ou dos estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Das Responsabilidades, art. 16° do código de ética.

    Leiam o código, gente. Procurem compreender, para além das provas, ele será de extrema importância para sua prática profissional. Em suma, é um conjunto de princípios que nos faz se orgulhar ainda mais da profissao que temos, com pontos questionáveis e passíveis de melhora, mas, ainda assim, belo numa macro visão, ele "dá gosto de ler".

    Força, galera!


ID
3889195
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes nesse regulamento. No que se refere a esses princípios, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E. É obrigado numerar e rubricar as laudas. Para que o mesmo não seja adulterado. Já pensou se alguém tira uma pagina do documento? - estando numeradas e rubricadas evita isso :)

  • Resolução 6/2019

    Art. 5º - § 8º - Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 5º, § 8.º Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página. 

    Gabarito: E

  • Achei a letra B equivocada. Deu a entender que todos os documentos decorrem de avaliação psicológica o que nao é verdade.

ID
3889198
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os próximos itens.

I. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
II. O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando, crítica e historicamente, a realidade social e cultural, mas sem adentrar em análises de qualquer natureza da realidade política e(ou) econômica, dada a isenção exigida para o exercício da profissão.
IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Justificativa:A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, os itens I, II e IV da questão estão corretos. Considerando que não há alternativa que atenda ao comando da questão, a banca examinadora opta por sua anulação.Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos."

  • Não tem essa alternativa

  • Eu aqui tentando responder kkkkkkkk


ID
3889201
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com aplicação das seguintes penalidades:

Alternativas
Comentários
  • disposições gerais- artigo 21-

    ADVERTÊNCIA, MULTA E CENSURA PÚBLICA;

    SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL POR ATE 3O DIAS, CASSAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.


ID
3889204
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da guarda do registro documental que, conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, é de responsabilidade do psicólogo e(ou) da instituição em que ocorreu o serviço, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    4°. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.  
     § 1.° O período de guarda deve ser de no mínimo 05 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em  
    que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.  
    § 2º. O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e  fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos 
    disciplinares e à defesa legal.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
3889207
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito aos princípios da linguagem técnica do documento psicológico, estabelecidos pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, assinale alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições não se justifiquem tecnicamente.

  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.

    Vamos analisar cada assertiva de acordo com a resolução:

    A) ERRADA. Art. 6°- § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais  dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.
    B) CERTA. Art. 6° - §1°.
    C) CERTA. Art. 6° - §4°.
    D) CERTA. Art. 6° - §3°.
    E) CERTA. Art. 6° - §2°


    Gabarito do professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 6º, § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    As descrições literais apenas serão justificáveis quando forem necessárias à argumentação desenvolvida no texto e para evidenciar o contexto de que se trata, e não como resposta a solicitações que extrapolem a condição dos serviços psicológicos e que prejudiquem o sigilo e outras prerrogativas éticas da profissão.

    Gabarito: A


ID
3889210
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, julgue os itens que se seguem.

I. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a identificação do usuário ou da instituição.
II. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a avaliação de demanda e a definição de objetivos do trabalho.
III. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro da evolução do trabalho, de modo a permitir seu acompanhamento e os procedimentos técnico-científicos adotados.
IV. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro de encaminhamento ou encerramento.
V. Os documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 1 /2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro  documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
    Segundo tal resolução:
    Art. 2°. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar:  
    I – identificação do usuário/instituição;
    II – avaliação de demanda e definição de objetivos do trabalho;  
    III – registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento do mesmo e seu acompanhamento, bem como os procedimentos técnico-científicos adotados;  
    IV – registro de Encaminhamento ou Encerramento; 
    V – documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo.  
    VI – cópias de outros documentos produzidos pelo psicólogo para o usuário/instituição do serviço de psicologia prestado, deverão ser arquivadas, além do registro da data de emissão, finalidade e destinatário.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
3889213
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao relatório psicológico, assinale a alternativa incorreta à luz da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 6, de 29 de março de 2019, conhecida como o novo manual de documentos psicológicos, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional:

    Art. 11 - III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.
    As demais alternativas estão todas de acordo com a resolução e referem-se a características do relatório psicológico.

    Gabarito do professor: Letra B.



  • O relatório psicológico consiste em um documento que por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. O relatório psicológico é composto de cinco itens: Identificação, descrição da demanda, procedimento, análise, conclusão.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 11, III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.

    Gabarito: B


ID
3898519
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da Rede de Atenção à Saúde (RAS), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As alternativas A, B, C e D estão corretas, já que trazem exatamente o que se está redigido na Portaria 4279, de 30 de dezembro de 2010. 

    A Atenção Terciária ou alta complexidade designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização. Quando falamos em SUS, inicia-se com a atenção primária (Unidades Básicas de Saúde, RAS), passando para atenção secundária e, por última, a terciária, ou seja, vai aumentando o grau de complexidade do atendimento. Portanto, fundamenta-se na compreensão da Atenção Primária da Saúde como primeiro nível de atenção, enfatizando a função resolutiva dos cuidados primários sobre os problemas mais comuns de saúde e a partir do qual se realiza e coordena o cuidado em todos os pontos de atenção. 

    Gabarito do Professor: Letra D 
  • Fundamenta-se na compreensão da atenção básica como nível primário de atenção, a partir do qual se realiza e coordena o cuidado em todos os pontos de atenção, enfatizando a função resolutiva dos cuidados secundários e terciários sobre os problemas mais comuns de saúde.


ID
3898522
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No exame psíquico, um paciente apresenta-se consciente, desorientado no tempo e no espaço, com alucinação visual, delírio persecutório e labilidade afetiva.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o paciente demonstra alterações psicopatológicas

Alternativas
Comentários
  • DESMEMBRE OS SINTOMAS DO ENUNCIADO E ENCAIXE NAS ALTERNATIVAS

    ALTERAÇÕES PSICOPATOLÓGICAS

     tempo e no espaço= PENSAMENTO

    com alucinação visual =SENSOPERCEPÇÃO

    delírio persecutório = CONSCIENCIA

    labilidade afetiva = HUMOR

    LETRA B

  • O método da colega ajuda bastante, porém acredito que há um equívoco:

    Há presença de "delírio persecutório", não indica uma alteração da consciência: o delírio indica uma alteração do Juízo de Realidade e conteúdo "persecutório" é o que preenche a estrutura do pensamento, logo indica uma alteração do conteúdo do pensamento.

    Fonte: Dalgalarrondo. O pensamento e suas alterações.

  • Acertei a questão!

    E pensei igual o FERREIRA. Delírio é um transtorno ligado ao JUIZO DE REALIDADE.

    Então fui procurar uma alternativa que não falasse em "consciência" (já que inclusive a questão diz que o paciente encontra-se consciente).

    *Mas incrivelmente TODAS alternativas colocam ele com transtorno de consciencia.* :S

    Então tive que, contrariado, resolver por eliminação.


ID
3898525
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As influências do ambiente da unidade de terapia intensiva (UTI), como, por exemplo, a presença constante de luminosidade e de ruídos dos aparelhos, a falta de privacidade, a alteração dos ciclos circadianos, os procedimentos invasivos, o desconforto e as privações sensório-motoras, favorecem o surgimento de sintomas psicopatológicos e são geradoras de angústia. Com relação ao papel do psicólogo hospitalar no ambiente da UTI, julgue os seguintes itens.

I. No caso de pacientes que não podem se comunicar verbalmente, buscam-se alternativas de comunicação por meio de leitura labial, sinalizações, gestos, uso da escrita ou de figuras, incentivando a capacidade de expressão do indivíduo e acessando seu universo subjetivo.
II. O paciente em coma não pode receber atendimento psicológico devido à ausência da fala, instrumento imprescindível para o psicólogo.
III. No caso de o paciente estar em coma ou sedado, apesar de não ser capaz de falar, o psicólogo pode falar para ele e sobre ele. O psicólogo pode, por exemplo, dizer como está indo o tratamento, o quanto a família deseja sua recuperação e outras coisas positivas e motivadoras.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação dos aspectos psicossociais do paciente e a manutenção de uma comunicação próxima e atenta são fatores terapêuticos, favorecendo o paciente a expressar suas emoções, sentimentos, esclarecer fantasias que possam prejudicar seu tratamento (ex: estar na UTI necessariamente não implica em morrer), ajudá-lo a buscar recursos internos para enfrentar suas dificuldades, fortalecer as motivações de sua vida (ex: vínculos afetivos), incentivar o vínculo de confiança na equipe, facilitar a aceitação da situação de dependência (transitória ou não). No caso de pacientes que não podem se comunicar verbalmente, busca-se alternativas de comunicação através de leitura labial, sinalizações, uso da escrita ou figuras, incentivando a capacidade de expressão do indivíduo e acessando seu universo subjetivo.

    LUCCHESI, Fátima; MACEDO, Paula Costa Mosca; MARCO, Mario Alfredo De. Saúde mental na unidade de terapia intensiva. Rev. SBPH,  Rio de Janeiro ,  v. 11, n. 1, p. 19-30, jun.  2008 .  

    Mesmo o artigo não falando especificamente sobre a intervenção com pacientes em estados de inconsciência, podemos facilmente considerar o item III correto, pois negar ao paciente o atendimento,  como sugere o item II não parece concebível 


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3898528
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A UTI é considerada como um local altamente agressivo e invasivo, em razão da intensidade das situações. Para que o ambiente se torne mais humanizado, é importante adotar algumas medidas. Quanto a elas, julgue os itens a seguir.

I. Dentro da UTI, alguns fatores devem ser considerados para que a humanização aconteça, tais como: respeitar a privacidade dos pacientes, pois eles não são separados por sexo ou por gravidade da doença, o que os leva a vivenciar não apenas a sua doença, mas também o que acontece a seu redor; e personalizar o atendimento, pois a assistência individual proporciona maior conhecimento sobre o paciente.
II. Antes de realizar qualquer procedimento no paciente, deve-se sempre informá-lo, solicitar sua permissão e consentimento e deixá-lo à vontade, a qualquer momento, para esclarecer suas dúvidas.
III. O familiar deve ser visto como um aliado da equipe, podendo ser um recurso por meio do qual o paciente pode reafirmar e recuperar sua confiança no tratamento, investindo em suas possibilidades de recuperação.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Humanização é a valorização da dimensão subjetiva e social, em todas as práticas de atenção e de gestão da saúde, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, raça, religião, cultura, orientação sexual e às populações específicas. Assim, a primeira afirmativa está correta. 

    O paciente tem o direito de saber tudo o que acontece com ele, de decidir qual procedimento quer realizar e aquele que não quer. Portanto, em todo momento o profissional de saúde deve informar e sanar possíveis dúvidas com relação ao cuidado do paciente. Segunda afirmativa está correta. 

    A humanização do cuidado não se restringe ao paciente. Mas também, aos familiares e aos membros da equipe multiprofissional. O paciente é um seguimento da família, portanto a família tem um papel fundamental na recuperação do enfermo. A terceira afirmativa está correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E 

    Bibliografia 

    Oliveira, Nara Elizia Souza de. Humanização do cuidado em terapia intensiva: saberes e fazeres expressos por enfermeiros/ Nara Elizia Souza de Oliveira – 2012. 
  • Todos os itens estão certos.


ID
3898531
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da atenção básica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Portaria do Ministério da Saúde 2488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Está corretamente descrito as alternativas A, B, D e E, pois, trazem informações idênticas a legislação supracitada. 

    Um dos princípios do Sistema Único de Saúde é a descentralização, portanto a atenção básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. Alternativa C tem conteúdo incorreta. 

    Gabarito do Professor: Letra C 

ID
3898534
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo hospitalar trabalha na UTI com a tríade: paciente; família; e equipe. No que se refere ao papel do psicólogo na equipe, assinale a alternativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Romano (1999), na atuação do psicólogo na UTI ele avalia paciente e familiares, discute com a equipe qualquer dificuldade específica que possa haver tanto no que diga respeito à comunicação quanto ao manejo dos quadros psicopatológicos que se apresentarem; interpreta sua transitoriedade, seu caráter reativo, sua leitura inserida na história de vida do paciente; orienta-os frente a quadros psiconeurológicos, apontando a estimulação e a condução pertinentes frente a esses distúrbios.

    Outra tarefa do psicólogo é responsabilizar-se por reuniões didáticas sobre tópicos de sua especialidade, como, por exemplo, como lidar com familiares em crise, qual o comportamento indicado diante de um paciente desorientado, discutir cooperação do doente - o ansioso tem dificuldade para cooperar, o que delira não pode cooperar com nada -, entre outros.
    No entanto , todas estas atividades são sempre orientadas visando diretamente o paciente e sua família. Se algum membro da equipe desejar orientação psicológica por problemas pessoais ou se a equipe está com dificuldades para o desempenho de suas funções, o psicólogo poderá somente fazer o encaminhamento mais adequado.

    ROMANO, Bellkiss Wilma Princípios para a prática da psicologia clínica em hospitais / Bellkiss Wilma Romano. — São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

    Gabarito do Professor: Letra C.



ID
3898537
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos elementos constitutivos e das ferramentas de microgestão das RAS, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As Linhas de Cuidado (LC) são uma forma de articulação de recursos e das práticas de produção de saúde. Portanto, está correta a alternativa A com relação a efetivação das linhas de cuidado. 

    Os Sistemas de Apoio são os lugares institucionais da rede onde se prestam serviços comuns a todos os pontos de atenção à saúde e não as centrais de regulação. Alternativa B traz informações incorretas. 

    Os pontos de atenção a saúde são entendidos como espaços onde se ofertam determinados serviços de saúde, por meio de uma produção singular como: os domicílios; as unidades básicas de saúde; as unidades ambulatoriais especializadas; os serviços de hemoterapia e hematologia; os centros de apoio psicossocial; e as residências terapêuticas, entre outros. Alternativa C traz informações verdadeiras. 

    Está correta a informação com relação as Linhas de Cuidado na alternativa D, assim como estava correta na alternativa A. 

    São pontos de atenção à saúde: os domicílios, as unidades básicas de saúde, as unidades ambulatoriais especializadas, os serviços de hemoterapia e hematologia, os centros de apoio psicossocial, as residências terapêuticas, entre outros. Portanto, está correta a informação de que os hospitais podem abrigar diversos pontos de atenção à saúde. 

    Gabarito do Professor: Letra B 


  • As Linhas de Cuidado (LC) são uma forma de articulação de recursos e das práticas de produção de saúde. Portanto, está correta a alternativa A com relação a efetivação das linhas de cuidado. 

    Os Sistemas de Apoio são os lugares institucionais da rede onde se prestam serviços comuns a todos os pontos de atenção à saúde e não as centrais de regulação. Alternativa B traz informações incorretas. 

    Os pontos de atenção a saúde são entendidos como espaços onde se ofertam determinados serviços de saúde, por meio de uma produção singular como: os domicílios; as unidades básicas de saúde; as unidades ambulatoriais especializadas; os serviços de hemoterapia e hematologia; os centros de apoio psicossocial; e as residências terapêuticas, entre outros. Alternativa C traz informações verdadeiras. 

    Está correta a informação com relação as Linhas de Cuidado na alternativa D, assim como estava correta na alternativa A. 

    São pontos de atenção à saúde: os domicílios, as unidades básicas de saúde, as unidades ambulatoriais especializadas, os serviços de hemoterapia e hematologia, os centros de apoio psicossocial, as residências terapêuticas, entre outros. Portanto, está correta a informação de que os hospitais podem abrigar diversos pontos de atenção à saúde. 

    Gabarito do Professor: Letra B 


ID
3898540
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Nas últimas décadas, a obesidade tornou-se, em todo o mundo, um dos principais fatores de risco para inúmeras doenças, prejudicando a qualidade de vida dos indivíduos e reduzindo sua expectativa de vida. A cirurgia bariátrica tem sido uma possibilidade terapêutica para a obesidade. Em relação à obesidade e à cirurgia bariátrica, julgue os próximos itens.

I. Ter obesidade grau III aumenta o risco de suicídio.
II. Qualquer tipo de transtorno mental é contraindicação para realizar a cirurgia bariátrica.
III. Algumas razões psiquiátricas para atrasar a cirurgia bariátrica ou não a indicar são: transtorno mental grave insuficientemente controlado; abuso ou dependência de álcool ou drogas; e recusa em aderir ao tratamento.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3898543
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação do psicólogo na UTI envolve o atendimento à família do paciente. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Todas as assertivas estão em perfeito acordo com a atuação do psicólogo em UTI, com exceção da alternativa E, pois as limitações às visitas nesse ambiente tem muita mais a ver com uma preocupação com os pacientes ali internados quem com os familiares. A circulação nas UTIs é limitada devido a um rigoroso controle hospitalar contra infecções.



    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3898546
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Alfredo Simonetti, a psicologia hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Com essa perspectiva, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alfredo Simonetti define a psicologia hospitalar como o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Esse adoecimento se dá quando o sujeito humano, carregado de subjetividade, esbarra em um "real", de natureza patológica, denominado "doença", presente em seu próprio corpo, produzindo uma infinidade de aspectos psicológicos que podem se evidenciar no paciente, na família, ou na equipe de profissionais.
    Vamos analisar cada uma das alternativas de acordo com as ideias do autor.
    A) CORRETA. Aspectos psicológicos são as manifestações da subjetividade humana diante da doença, tais como sentimentos, desejos, a fala, os pensamentos e comportamentos, as fantasias e lembranças, as crenças, os sonhos, os conflitos, o estilo de vida e o estilo de adoecer. Esses aspectos estão por toda a parte, como uma atmosfera a envolver a doença, transmutando-a em adoecimento, e, dependendo do caso, podem aparecer como causa da doença, como desencadeador do processo patogênico, como agravante do quadro clínico, como fator de manutenção do adoecimento, ou ainda como consequência desse adoecimento.

    B) CORRETA. O objetivo da psicologia hospitalar é a subjetividade, pois a doença, como falamos, é um real do corpo no qual o homem esbarra, e quando isso acontece toda a sua subjetividade é sacudida. É então que entra em cena o psicólogo hospitalar, que se oferece para escutar esse sujeito adoentado falar de si, da doença, da vida ou da morte, do que pensa, do que sente, do que teme, do que deseja, do que quiser falar. A psicologia está interessada mesmo em dar voz à subjetividade do paciente, restituindo-lhe o lugar de sujeito que a medicina lhe afasta.

    C) CORRETA. . O foco da psicologia hospitalar é o aspecto psicológico em torno do adoecimento, como falamos. Mas os aspectos psicológicos não existem soltos no ar, e sim estão encarnados em pessoas; na pessoa do paciente, nas pessoas da família, e nas pessoas da equipe de profissionais. A psicologia hospitalar então define como objeto de trabalho não só a dor do paciente, mas também a angústia declarada da família, a angústia disfarçada da equipe e a angústia geralmente negada dos médicos. Além de considerar essas pessoas individualmente a psicologia hospitalar também se ocupa das relações entre elas, constituindo-se em uma verdadeira psicologia de ligação, com a função de facilitar os relacionamentos entre pacientes, familiares e médicos.

    D) CORRETA. Ao escutar, o psicólogo "sustenta" a angústia do paciente o tempo suficiente para que ele, o paciente, possa submetê-la ao trabalho de elaboração simbólica. A maioria dos outros profissionais, bem como a família e os amigos, por não suportarem ver o paciente angustiado, não conseguem lhe prestar esse serviço e querem logo apagar, negar, destruir, ou mesmo encobrir a angústia. Mas angústia não
    se resolve, se dissolve, em palavras. O psicólogo mantêm a angústia do paciente na sua frente para que ele possa falar dela, simbolizá-la, dissolvê-la.

    E) ERRADA. Para concretizar a sua estratégia de trabalhar o adoecimento no registro do simbólico, a psicologia hospitalar se vale de duas técnicas: escuta analítica e manejo situacional. A primeira reúne as intervenções básicas da psicologia clínica, tais como escuta, associação livre, interpretação, análise da transferência, etc. Essas intervenções são familiares para o psicólogo, a novidade é o setting inusitado em que elas se dão — o hospital. Já a segunda técnica, que é o manejo situacional, engloba intervenções direcionadas à situação concreta que se forma em torno do adoecimento: controle situacional, gerenciamento de mudanças, análise institucional, mediação de conflitos, psicologia de ligação, etc. Todas essas ações são específicas à psicologia hospitalar, ou seja, geralmente o psicólogo não faz nada disso em seu consultório, mas no hospital é preciso sair um pouco da posição de neutralidade e passividade características da psicologia clínica. 

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • Gabarito E.

    No próprio livro Simonetti lança crítica acerca da prática do Psicólogo Hospitalar que tenta transcrever as práticas realizadas na clínica para o ambiente hospitalar, sendo esta uma das formas de fracassar quanto a qualidade de trabalho.

  • manutenção na doença? não seria manutenção da saúde??

ID
3898549
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos subtipos de delirium, julgue os itens que se seguem.

I. Pacientes com delirium hiperativo interagem pouco com o ambiente e apresentam retardo motor e verbal, baixa responsividade e lentificação psíquica.
II. O diagnóstico de pacientes com delirium hipoativo passa despercebido com maior frequência. Também há casos em que o paciente é erroneamente diagnosticado com depressão.
III. Caso haja evidência dos dois tipos (hiperativo e hipoativo) nas últimas 24 h, trata-se de delirium misto.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O delirium é uma síndrome orgânico-cerebral caracterizada como uma síndrome confusional aguda. Pode ser dividido em três subtipos: 
    - hiperativo: apresenta inquietação ou mesmo agitação psicomotora, ansiedade, agressividade, ilusões ou alucinações visuais e discurso confuso. 
    - hipoativo: manifesta hipersonolência e pouca expressão motora e afetiva (o paciente permanece apático em seu leito, retraído, movendo-se e falando pouco).
    - misto: forma mais comum de delirium, alternando-se períodos de hiperatividade e
    hipoatividade.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3898552
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho de Elisabeth Kluber-Ross explica os estágios pelos quais o paciente em fase terminal passa. No que concerne a eles, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Elisabeth Kübler-Ross descreveu a reação psíquica de cada paciente em estado terminal e assim formulou as cinco fases do luto ou perspectiva da morte: negação, raiva, negociação ou barganha, depressão e aceitação.

    A primeira fase, da negação, se manifesta como uma defesa psíquica, onde a pessoa se nega a acreditar no que ocorreu e de alguma forma, tenta não entrar em contato com a realidade e prefere não falar sobre o assunto. É uma fase de dor intensa e dificuldade para lidar com a perspectiva da ausência. 

    A segunda fase, da raiva, se caracteriza pelo sentimento de revolta com o mundo e todos, onde o indivíduo se sente injustiçado e não se conforma pelo o que está passando. Porém aqui já começa uma conexão com a realidade e o indivíduo passa a perceber que não é possível reverter a situação.

    Na terceira fase, da negociação ou barganha, a pessoa negocia consigo mesma. É uma tentativa de aliviar a dor e ponderar possíveis soluções para sair daquela circunstância. 

    Nesta quarta fase, da depressão, o paciente se reclui para o seu mundo interno, onde passa a se isolar e a se considerar impotente frente ao ocorrido. Comumente é a fase mais duradoura do processo do luto, caracterizada por um sofrimento intenso.

    E por fim, a quinta e última fase do luto, a da aceitação, se caracteriza por um não sentimento de desespero; o paciente já consegue enxergar a realidade como ela é. Ocorre assim, a assimilação e aceitação por completo da perda ou morte de forma consciente.

    Vamos então analisar as alternativas:

    A) ERRADA. Refere-se à fase da negação.

    B) CORRETA.

    C) ERRADA. Se dá também por condições psicológicas, como uma defesa, como vimos.

    D) ERRADA. O erro da assertiva está no advérbio sempre. O paciente pode negar certos aspectos da doença, como a gravidade e as limitações que ela provoca, por exemplo; mas admitir a própria doença. Em alguns pacientes pode durar anos realmente, mas ao passar para o segundo estágio da revolta, já caracteriza a impermanência dessa fase.

    E) ERRADA. Difícil descrever emoções predominantes em cada uma das fases, porém a tristeza seria mais característica do estágio depressivo.

    Gabarito do Professor: Letra B.






ID
3898555
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à morte encefálica e à doação de órgãos, julgue os itens subsequentes.

I. No imaginário de algumas famílias, a doação de órgãos é a continuidade da vida do ente querido, que permanecerá vivo em outra pessoa.
II. Na maioria dos casos, a morte encefálica é identificada como a impossibilidade de o paciente vir a recuperar a consciência, e não como sua morte, dificultando a aceitação do óbito.
III. Quando há desconfiança a respeito da eficácia do atendimento prestado ao paciente, a família, por vezes, estende a mesma desconfiança ao procedimento de captação de órgãos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3898558
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Simonetti (2013), a psicologia hospitalar utiliza-se de algumas ferramentas para traçar estratégias terapêuticas para o paciente. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta com relação ao diagnóstico realizado pelo psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Alfredo Simonetti nos apresenta que o diagnóstico em medica caracteriza-se pelo conhecimento da doença por meio de seus sintomas, enquanto na psicologia hospitalar o diagnóstico é o conhecimento da situação existencial e subjetiva da pessoa adoentada em sua relação com a doença. Sendo assim, na psicologia hospitalar não diagnosticamos doenças, mas o que acontece com as pessoas relativamente à doença e ele, o nosso diagnóstico, não é expresso em termos de nomes de doenças, mas sim por uma descrição abrangente dos processos que influenciam e são influenciados pela doença. Não oferecemos rótulos, e sim uma visão panorâmica. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Gabarito A.

    O conhecimento da doença não se dá por meio dos sintomas, que, segundo o autor, trata-se da ordem do real, mas o psicólogo deverá atuar pela ordem do simbólico, daquilo que não é visto numa análise médica.

    Numa primeira leitura, rápida, acabei marcando a "E" por me confundir com o diagnóstico, então vale ressaltar:

    Simonetti propõe que o Psicodiagnóstico, atualmente, não faz parte das práticas desempenhadas no ambiente hospitalar, ou seja, nada tem a ver as práticas do psi hospitalar com ações de psicodiagnóstico, por outro lado, o autor menciona o diagnóstico como a "estrela-do-norte" do manejo junto ao paciente.


ID
3898561
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao papel do psicólogo hospitalar, no acompanhamento dos familiares, enquanto recebem a notícia do óbito de criança, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • É comum que no acompanhamento de crianças internadas a assistência da psicologia já tenha sido iniciada e que já exista um vínculo estabelecido tanto com o paciente, que foi a óbito, como com a família. Assim sendo a preferência é que o psicólogo já vinculado realize o atendimento da família no momento do óbito. Caso não haja a disponibilidade do psicólogo, ou nenhum atendimento tenha sido realizado anteriormente, qualquer psicólogo hospitalar disponível é capacitado para realizar esse atendimento e o vínculo poderá iniciar exatamente no momento da notícia do óbito que é anunciada pelo médico. O que não pode, obviamente,  é a família ficar sem assistência.

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3898564
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma paciente tenta esconder a existência de sua doença das pessoas queridas e próximas, em uma tentativa de protegê-las. Ela fala: ̶ “Minha mãe não vai aguentar saber que estou com câncer”.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que se trata de exemplo de

Alternativas

ID
3898567
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Simonetti (2013), assinale a alternativa correta acerca da intervenção do psicólogo junto ao paciente em cada estágio da doença.

Alternativas
Comentários
  • Simonetti aponta quatro posições passiveis de serem assumidas pelo paciente em rrelação à sua doença. A posição em que o paciente se encontra na órbita da doença é o melhor que ele pode fazer naquele momento: ele não está nessa posição para provocar ninguém, e se pudesse agir de modo mais produtivo já o teria feito, mas não pode ainda. O normal é o ser humano ter dificuldades para se adaptar à doença.



    Vamos analisar cada uma das alternativas comentando as quatro posições:
    A)  ERRADA. Se o paciente nega a doença mas aceita bem o tratamento, o psicólogo não deve fazer nada, é melhor deixar como estar e ficar atento, porque provavelmente logo surgirão os sinais de que ele já pode reconhece-la. 

    B) ERRADA. O psicólogo de mediar essas situações, escutando as queixas mais como uma testemunha do que como um juiz.

    C) ERRADA.  Quando a depressão é um instrumento de preparação para as perdas iminentes, o encorajamento e o otimismo exagerado não tem razão de ser. O trabalho psicológico geralmente é silencioso, em contraposição ao que sugere a alternativa, que requer muita conversa. No pesar preparatório há pouca ou nenhuma necessidade de palavras, em geral um toque carinhoso de mão, um afago nos cabelos ou apenas um silencioso sentar-se ao lado é suficiente. 

    D) CORRETA. Se além de negar a existência da doença o paciente também recusar o tratamento, e isso colocar em risco a sua condição clínica, cabe então dizer a ele que existe, sim, um problema de saúde a ser tratado, e cabe escutar sua resposta sem entrar em disputa; afinal, essa afirmação é mais uma provocação para fazê-lo falar do que uma instrução a ser cumprida. Simultaneamente a essa afirmação, o psicólogo deve se interessar pelos motivos do paciente para recusar o tratamento. O objetivo da psicologia hospitalar não é convencer o paciente de que ele é um doente, nem forçá-lo a concordar com o diagnóstico médico; tudo o que o psicólogo deseja é que o paciente fale, fale de si, da doença, do que quiser. Quando o paciente pode falar livremente, a negação não raro se desvanece. 

    E) ERRADA. Diante de um paciente na posição de revolta o psicólogo deve focalizar a verdade da pessoa e não apenas o errado da situação. Esse é um principio fundamental, válido para todas as situações em psicologia hospitalar. Todo problema envolvendo pacientes apresenta essas duas facetas, como dois lados de uma moeda: o que é errado do ponto de vista do tratamento médico, e o que é certo do ponto de vista da vivência do paciente. Existe sempre uma verdade no sentimento do paciente que o leva a um ato errado; há sempre uma intenção positiva embutida em um comportamento negativo. O psicólogo não precisa concordar com o comportamento, mas pode reconhecer a autenticidade dos sentimentos do paciente; isso ajuda enormemente. 

    Gabarito do Professor: Letra D.


  • Gabarito D.

    A - Não se deve confrontar o paciente, tendo em vista que, pelo menos naquele momento, a negação é o único mecanismo possível para lidar com o adoecimento;

    B - É comum que na fase da revolta o paciente se comporte assim, entretanto, assim como mencionado acima, não é função do psicólogo, repreender ou, de qualquer forma, tentar controlar ou modificar diretamente as formas de afeto do paciente;

    C - Não se fala sobre estes tipos de intervenção, pelo contrário, menciona-se que não se recomenda, neste quadro, intervenções do tipo otimista;

    D - Correta.

    E - Todas as intervenções devem se basear numa perspectiva de acolhimento, numa abordagem compreensiva e não de ênfase no erro.


ID
3898570
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A escala Glasgow é utilizada para a avaliação da consciência. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Escala de Coma de Glasgow

    A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir


    A) ERRADA.  Como podemos observar na tabela, pontuações de 3 a 8 são graves, sendo 3 o estado de inconsciência.

    B) CORRETA. São os três parâmetros mostrados na tabela.

    C) ERRADA. Pontuações 15 representam o estado acordado de plena consciência.

    D) ERRADA. Não existe esse parâmetro de avaliação.

    E) ERRADA. De 3 a 15 como podemos ver. 3 seria a pontuação mínima de 1 ponto em cada parâmetro.


    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Cadê a reatividade pupilar ?

    Ultima atualização 2018

    Prova de 2020

    ????


ID
3898573
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), de 2009, algumas estratégias podem ser adotadas, pela equipe de atenção básica, para favorecer a construção de vínculos, a responsabilização e a resolutividade. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta estratégia que não se enquadra entre as previstas.

Alternativas
Comentários
  • No que diz respeito a Política Nacional de Humanização PNH, é importante identificar famílias que requeiram atenção especial como com pessoas em situação ou risco de violência, pessoas com deficiência, portadores de transtornos mentais entre outros. Alternativa A traz conteúdo correto. 

    Assim como descrito na alternativa A é importante no PNH uma atenção especial em pessoas com risco/vulnerabilidade, portanto a alternativa B também traz informação verdadeira.  

    A pessoa a ser atendida deve ser analisada no contexto familiar e singular, por isso é importante a realização de um projeto terapêutico singular, verificando a necessidade de marcar retornos periódicos, agendar visita domiciliar, solicitar apoio de outros profissionais, combinar atendimento em grupo ou outras práticas que potencializem o cuidado. Alternativa C tem informações corretas. 

    A alternativa D ressalta o que já foi exposto acima, é importante encontrar risco/vulnerabilidade na população atendida, para isso, deve-se, também, identificar pessoas, em situação de transtorno ou adoecimento, em função de discriminação de gênero. Alternativa D traz informação correta. 

    Para um atendimento integrado, é imprescindível se trabalhar em articulação com outros níveis de atenção e não de forma independente. Alternativa E traz informação falsa. 

    Gabarito do Professor: Letra E 

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. O HumanizaSUS na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 


  • trabalhar de maneira independente da articulação com outros níveis de atenção

  • Trabalhar de maneira depende de articulação aos demais níveis de atenção á saúde;

  • COMENTÁRIOS

    Pense na transversalidade! Isso significa que permeia todas as políticas, logo, se articula. Segundo ponto, a humanização não é um nível de atenção, mas está presente em todos eles.

    RESPOSTA: E.


ID
3898576
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das fases da depressão vivenciada pelo paciente, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O luto também pode estar correlacionado com alguma época da vida, ou algum emprego que o indivíduo teve, por exemplo.

  • Freud distingue 2 tipos de depressão: o luto e a melancolia. Tanto o luto quanto a melancolia são maneiras de lidar c/ a perda do objeto- objeto da pulsão, objeto da libido e objeto de amor.

  • Elisabeth Kübler-Ross descreveu a reação psíquica de cada paciente em estado terminal e assim formulou as cinco fases do luto ou perspectiva da morte: negação, raiva, negociação ou barganha, depressão e aceitação.

    A primeira fase, da negação, se manifesta como uma defesa psíquica, onde a pessoa se nega a acreditar no que ocorreu e de alguma forma, tenta não entrar em contato com a realidade e prefere não falar sobre o assunto. É uma fase de dor intensa e dificuldade para lidar com a perspectiva da ausência. 

    A segunda fase, da raiva, se caracteriza pelo sentimento de revolta com o mundo e todos, onde o indivíduo se sente injustiçado e não se conforma pelo o que está passando. Porém aqui já começa uma conexão com a realidade e o indivíduo passa a perceber que não é possível reverter a situação.

    Na terceira fase, da negociação ou barganha, a pessoa negocia consigo mesma. É uma tentativa de aliviar a dor e ponderar possíveis soluções para sair daquela circunstância. 

    Nesta quarta fase, da depressão, o paciente se reclui para o seu mundo interno, onde passa a se isolar e a se considerar impotente frente ao ocorrido. Comumente é a fase mais duradoura do processo do luto, caracterizada por um sofrimento intenso.

    E por fim, a quinta e última fase do luto, a da aceitação, se caracteriza por um não sentimento de desespero; o paciente já consegue enxergar a realidade como ela é. Ocorre assim, a assimilação e aceitação por completo da perda ou morte de forma consciente.

    O luto não não necessariamente se refere a perda de um ente querido. Pode caracterizar a perda do estado de saúde na vivência de uma doença; perda de planos impossíveis de serem concretizados; etc.
     

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3898579
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A clínica ampliada foi uma proposta da Política Nacional de Humanização do SUS (2009). No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A Clínica Ampliada trabalha com o indivíduo e leva em consideração como o indivíduo se relaciona com a doença, trabalhando com a formação do vínculo entre a equipe e usuário. As informações da alternativa A estão incorretas. 

    A alternativa B traz informação correta sobre a Clínica Ampliada, já que o profissional de saúde ajuda o usuário a desenvolver a capacidade não só de combater as doenças, mas de transformar-se, de inventar e reinventar saídas. 

    O vínculo entre os profissionais de saúde e os usuários é importante, pois aumenta a resolutividade dos casos. Portanto, a alternativa C traz informações corretas. 

    A alternativa D traz informações corretas, pois com a formação do vínculo a participação do usuário na sua própria saúde aumenta, estimulando a autonomia. 

    A alternativa E está correta como já mencionado nas alternativas anteriores com relação ao vínculo e a participação do usuário no processo de decisão sobre a saúde e doença. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. O HumanizaSUS na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 
  • Identifica o que o sujeito apresenta de igual aos demais, pois, assim, consegue atingir o maior número de usuários possível com a mesma proposta de tratamento.

  • A primeira alternativa não vê nenhuma particularidade no sujeito!

    A clínica ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário. A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado

    RESPOSTA: A.

  • A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença.

    Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf

    Ou seja, a clínica ampliada busca exatamente o oposto do descrito na opção A. Busca-se considerar a SINGULARIDADE do sujeito e não aqulo que é um padrão.


ID
3898582
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao cuidado com a criança, julgue os itens seguintes.

I. O brincar é excelente instrumento preventivo, diagnóstico, prognóstico e terapêutico para crianças em fase terminal.
II. Algumas atividades que o psicólogo hospitalar pode executar com as crianças que estão internadas no hospital são: desenho; pintura; recortes; colagens; teatro de fantoches; e playmobil de hospital.
III. O psicólogo deve orientar a família a não falar sobre a morte de um ente querido com a criança, para protegê-la da dor.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Todas as assertivas estão de acordo com a prática da ludoterapia no contexto hospitalar, com exceção do item III, pois os pais acreditam que evitando falar sobre a morte com a criança, estão protegendo a mesma, como se aliviasse a dor ou mudasse a realidade. No entanto, a criança sente-se confusa, desamparada e sem ter com quem conversar a respeito. Falar dessa morte não significa aumentar a dor, mas, provocar um alívio. A criança percebe o fato, e embora não expresse verbalmente, manifesta em seus jogos, desenhos e brincadeiras. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gabarito C

    A assertiva III está errada, pois...

    A criança percebe quando ocorreu uma morte, e não falar sobre ela pode provocar medo, insegurança. O uso de metáforas para explicar a morte deve ser evitado. Exemplificando: falar da morte como “sono eterno” pode causar incompreensão, porque se confunde com o sono diário, o mesmo ocorre quando se fala da morte como “viagem eterna”, comparada com as viagens de fim de semana, com ida e volta. O que tem como objetivo diminuir a dor pode causar dificuldades de compreensão.

    Fonte: https://www.ip.usp.br/revistapsico.usp/index.php/30-commentor-2/79-falando-de-morte-com-criancas.html


ID
3898585
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desastre é um acontecimento traumático que causa perda de vidas, da saúde e de bens materiais de muitas pessoas. Em relação às intervenções psicológicas em emergência, julgue os itens que se seguem.

I. Em situações de desastre, são dadas informações aos sujeitos envolvidos sobre as reações e os comportamentos esperados.
II. O psicólogo trabalha nos seguintes locais de acidente: saguão de aeroporto; canteiro de obras; velórios; cemitérios; Instituto Médico Legal (IML); hotéis; ou casa dos familiares das vítimas, ou seja, onde for preciso.
III. Muitas vezes, as pessoas envolvidas no desastre param de realizar cuidados básicos como dormir e comer. Nesses casos, cabe ao psicólogo somente compreender e aguardar o tempo de cada um no retorno à realização desses cuidados.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Franco (2015), no atendimento em situações de desastres e emergências, pequenas coisas que provavelmente não fariam sentido no consultório psicológico são de grande importância, como por exemplo, o psicólogo sugerir à pessoa afetada pela emergência que está com as roupas sujas ou molhadas que se troque, começando assim a se destacar de ser mais um figurante da cena caótica em questão, podendo esse ser o início da organização dessa pessoa, uma primeira referência a quem teve seu mundo interno e externo devastados ao mesmo tempo.

    FRANCO, M.H.P. A intervenção psicológica em emergências : fundamentos para a prática / organização Maria Helena Pereira Franco. — São Paulo : Summus, 2015.

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Gabarito C.

    Não cabe ao psicólogo assumir apenas uma postura passiva, em toda situação cabe estratégias que possam colaborar no melhor funcionamento do indivíduo, portanto a assertiva III está incorreta.


ID
3898588
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O manejo psicológico dos pacientes diagnosticados com síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) deve levar em consideração alguns aspectos psicológicos durante o tratamento. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O sigilo ou segredo profissional foi contemporaneamente associado ao princípio bioético da autonomia, vez que, pertencendo os dados pessoais ao paciente, apenas ele pode decidir, a priori, a quem deseja informá-los. O psicólogo, como receptor desses dados, por força de sua profissão, não deve divulgá-los senão por autorização do doente ou em situações excepcionais, apontadas pela ética e pelo direito, como casos de notificação compulsória previstos em lei e regulamentos, em que o profissional deve quebrar o sigilo em virtude de critérios epidemiológicos oriundos da saúde pública, como no caso da AIDS.

    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3898591
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um paciente apresenta abertura ocular ora acompanhando com os olhos o movimento das pessoas, ora com olhar vago e atenção voluntária flutuante, não verbaliza, manifesta, às vezes, resposta de “sim” ou “não”, por meio do piscar dos olhos, ausência de atividade motora e reflexos superficiais e profundos preservados.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o nível de consciência do paciente.

Alternativas

ID
3898594
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à atuação do psicólogo na UTI neonatal, julgue os itens subsequentes.

I. O psicólogo em UTI neonatal evita a criação de grupos de pais, devido aos altos índices de óbito dos recém-nascidos.
II. Faz parte do trabalho do psicólogo em UTI neonatal o incentivo ao acompanhamento pré-natal, a prevenção de gravidez indesejada, a alimentação adequada da gestante, bem como os programas voltados à informação sobre os problemas de saúde do feto detectados ainda na gravidez ou após o nascimento.
III. Os psicólogos trabalham com avaliação e intervenção psicológica com pais ou responsáveis, familiares e equipe de saúde, objetivando, além da vinculação inicial com o bebê, o bom contato entre os membros da equipe de saúde e entre estes e o cuidador.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, em uma unidade neonatal de terapia intensiva, a atuação da Psicologia foca no suporte aos pais. A ida de um bebê para uma UTI representa a quebra, a frustração dos sonhos e expectativas desses pais. Muitas vezes, o bebê precisa ser alimentado por sonda e a mãe não pode ou não consegue amamentá-lo. Não pode carregá-lo no colo, pois este está em uma incubadora. A sensação dos pais é de impotência e um dos trabalhos da(o) psicóloga(o) é ajudar a eles a estabelecerem um vínculo com o bebê e recuperarem a sensação de que são imprescindíveis a ele. Em muitos casos, a mãe pode descompensar e não saber como auxiliar a equipe e o próprio filho nesta relação. O acompanhamento psicológico nestes casos é de construção da resiliência e de ressignificação desta relação com um bebê real e não mais um bebê “ideal" para ajudar a mãe a construir seu vínculo com ele. Esse acompanhamento visa a localização das potencialidades, da resiliência, do manejo da ansiedade e dor, mas não necessariamente se transforma em um atendimento psicoterápico.
    Assim, podemos identificar apenas o item III como de acordo com a referência técnica.

    Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS / Conselho Federal de  Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas . —— 1. ed. —— Brasília : CFP, 2019.


    Gabarito do Professor: Letra B.


  • O erro da II está em dar a ideia que é função apenas do Psi. ou tem algo a mais nessa assertiva?

  • Não entendi porque o item II está incorreto

ID
3898597
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os estressores encontrados na UTI podem ser minimizados com ações de humanização. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma das formas como o psicólogo hospitalar pode amenizar o estresse nesse ambiente

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sem um conhecimento aprofundado acerca da atuação do psicólogo hospitalar, especificamente em unidades de terapia intensiva, tal questão poderia ser facilmente respondido com o simples conhecimento do código de ética da profissão, que afirma:

    Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:

    b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
3898600
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estresse é qualquer mudança que precisa de adaptação. Hans Selye foi um dos primeiros a estudar o assunto. De acordo com suas ideias, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Hans Seyle, endocrinologista radicado no Canadá, utilizou, 1936, o termo estresse, pioneiramente, para denominar o conjunto de reações que um organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para a adaptação. Ele demonstrou que o organismo, quando exposto a um esforço desencadeado por um estímulo percebido como ameaçador à homeostase, seja ele físico, químico, biológico ou mesmo psicossocial, apresenta a tendência de responder de forma uniforme e inespecífica, anatômica e fisiologicamente, respostas estas que constituem uma síndrome. A esse conjunto de reações inespecíficas na qual o organismo participa como um todo, ele chamou de Síndrome Geral de Adaptação.
    Ele caracterizou tal síndrome em três fases, não sendo necessário que se desenvolva até o final para que haja o estresse (só nas situações mais graves que se atinge a última  fase, a de exaustão):  
    I. Reação de Alarme, que subdivide-se em dois tempos, o shock e o contra-shock, e se caracteriza pelas principais alterações fisiológicas que são cruciais para a adaptação do organismo ao estresse a que está sendo submetido – ou seja, lutar ou fugir; 
    II. Fase de Resistência, que se caracteriza pelo persistência dos agentes estressores obrigado o indivíduo a manter seu esforço de adaptação; e 
    III. Fase de Exaustão, que se caracteriza pela cronicidade dos estressores, o que mantém a resposta juntamente com uma diminuição da amplitude e antecipação das respostas. Poderá ainda haver falha nos mecanismo de defesa, dificuldade na manutenção de mecanismos adaptativos, perda de reservas e morte.
    Estressor é qualquer estímulo capaz de provocar o surgimento dessas respostas orgânicas, mentais, psicológicas e/ou comportamentais. Podem variar quanto a sua natureza, podendo ter origem emocional, biológica, ambiental e física; e podem ainda ser classificados como externos (ameaças concretas do cotidiano da pessoa),ou internos (originados dos conflitos pessoais, refletindo a sensibilidade afetiva de cada
    indivíduo).

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A palavra estressor È aplicada para qualquer  
    estÌmulo capaz de provocar o surgimento de  
    respostas org‚nicas, mentais, psicolÛgicas e/ou  
    comportamentais relacionadas com as mudanÁas  
    fisiolÛgicas esteriotipadas, que resultam em  
    hiperfunÁ„o da gl‚ndula supra-renal e do sistema  
    nervoso autÙnomo simp·tico (BALLONE, 2001;  
    TENSÃO, 2003).  
    Os estÌmulos estressores podem variar quanto a  
    sua natureza, podendo ter origem emocional,  
    biolÛgica, ambiental e fÌsica. O estresse fÌsico atinge  
    diretamente o organismo humano, expressando  
    sintomas fÌsicos. J· o estresse emocional È criado  
    pelos processos de pensamento e pode ser real ou  
    imagin·rio, estando ligado ‡s carÍncias e  
    sentimentos das pessoas (BALLONE, 2001; FIORI,  
    1997).  
    Estes estÌmulos podem ainda ser classificados  
    como externos ou internos. Os estÌmulos externos  
    representam as ameaÁas concretas do cotidiano da  
    pessoa, n„o sendo por isso constante. Por outro lado,  
    os estÌmulos internos s„o originados dos conflitos  
    pessoais, refletindo a sensibilidade afetiva de cada  
    indivÌduo. Eles desempenham maior papel no  
    desencadeamento e manutenÁ„o do estresse, sendo  
    ameaÁas continuadas (BALLONE, 2001).
  • Tanto a B como a E estão incorretas

    A Síndrome de Adaptação Geral (SAG) constitui um conjunto de reações NÃO específicas desencadeadas quando o organismo é exposto a um estímulo ameaçador à manutenção da homeostase.

  • Ao meu ver, a "B" está correta! As reações/respostas são específicas do estresse (dores, sudorese, desanimo...)

  • Atenção para a quantidade de fases da síndrome geral de adaptação considerada por cada banca! Para algumas bancas, ela possui quatro fases:

    1) alarme

    2) resistência

    3) quase exaustão

    4) exaustão


ID
3898603
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O mapa da doença proposto por Simonetti (2013) oferece uma visão panorâmica do que está acontecendo em torno da doença e da pessoa adoentada. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Eixos: 1. Reacional: reação da pessoa em relação a doença.

     São 4 posições principais, não fixas e podendo sobrepor-se:

     • Negação: geralmente, primeira reação presente, que segue ao choque e a descrença. Na negação a pessoa pode se comportar como se a doença não existisse, minimizá-la ou adiar providências e cuidados necessários

     • Revolta: prevalece o sentimento de raiva, podendo ser direcionado a qualquer um. Pacientes nessa posição são comumente rotulados de “pacientes difíceis”. A revolta normalmente segue pela frustração – irritação – depressão. Considerada uma posição ativa, mas sem foco/objetivo.

    Depressão: a entrega passiva a doença, com presença de desesperança e impotência. A depressão pode ser do tipo reacional (luto) ou melancólica.

    Enfrentamento – momento em que é possível o contato com o real da doença. Posição entre luta e luto, com presença de fluidez emocional, sem negação das emoções. O enfrentamento abarca as reações frente ao limite e a perda. Considerada uma reação ativa produtiva, com objetivo e foco no processo da doença. Cabe pontuar que, logo de início, identificamos facilmente que o diagnóstico reacional proposto por Simonetti foi inspirado no estudo de Kübler-Ross sobre como os pacientes lidavam com a proximidade da morte. 

  • O diagnóstico é construído a partir de quatro eixos: reacional; emocional; médico; e transferencial.

    Errada, pois os eixos são: reacional; médico; situacional e transferencial (nada de emocional).


ID
3898606
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao atendimento psicológico a pacientes cirúrgicos, julgue os itens a seguir.

I. Algumas intervenções relevantes do psicólogo hospitalar para pacientes que serão submetidos à cirurgia são: música; suporte emocional centrado na pessoa; esclarecimento das dificuldades físicas e psicológicas esperadas; vídeo como medida profilática; e procedimentos psicoeducacionais.
II. Os pacientes cirúrgicos geralmente trazem como demandas ao psicólogo o manejo de dor, os constrangimentos da internação e a ansiedade em relação à cirurgia.
III. Existe a necessidade de integração entre os membros da equipe no processo de comunicação sobre a cirurgia.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Turra e colaboradores (2011) realizaram um levantamento bibliográfico, específico e sistematizado, acerca da assistência psicológica ao paciente cirúrgico adulto internado, no intuito de identificar os eixos estruturantes/norteadores da intervenção psicológica no período pré, peri e/ou pós-operatório. 
    Todos itens apresentados na questão estão de acordo com possibilidades de intervenção do psicólogo hospitalar.
    Talvez o item que pudesse gerar mais dúvidas fosse o I, em especial por listar música como uma intervenção possível. Os autores citam por exemplo o trabalho de Walworth e colaboradores, que pesquisaram efeitos da música  ao vivo recebida por pacientes de cirurgia eletiva no cérebro, registrando indicadores de qualidade de vida (ansiedade, percepção da hospitalização, relaxamento, estresse, humor, medicação para dor e tempo de hospitalização) antes e depois do procedimento cirúrgico.

    TURRA, V.; COSTA JUNIOR, A. L.; ALMEIDA, F. F.; DOCA, F. N. P. Contribuições 
    da Psicologia na atenção ao paciente cirúrgico: uma análise da literatura. Com.
    Ciências Saúde, 22(4), 353-366, 2011.

    Gabarito do Professor: Letra E.