SóProvas


ID
3898813
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Brodzinsky (1990), uma boa porcentagem de crianças adotivas e seus pais experienciam como estressante o período que se segue à colocação, o que aumenta a vulnerabilidade da criança para problemas emocionais e comportamentais. Segundo o autor, a ideia de que a adoção é estressante contraria vários mitos e estereótipos prevalentes sobre essa situação, que tem sido vista, tipicamente, como uma solução da sociedade para o estresse que envolve as três partes do triângulo da adoção.


I Uma das partes do triângulo da adoção é a dos pais biológicos, que não desejam ou não podem ficar com o filho.

II Uma das partes do triângulo da adoção é a infertilidade ou ausência de filhos por parte dos pais adotivos (acrescente‐se, aqui, o desejo de ter outros filhos).

III Uma das partes do triângulo da adoção é um estado de ausência de lar e insegurança por parte da criança a ser adotada.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Brodzinsky (1990), a ideia de que a adoção é estressante contraria vários mitos e esteriótipos prevalentes sobre esta situação, que tem sido vista, tipicamente, como uma solução da sociedade para o estresse que envolve as três partes do triângulo da adoção:

    • a dos pais biológicos, que não desejam ou não podem ficar com o filho;

    • a infertilidade ou ausência de filhos por parte dos pais adotivos (acrescentaríamos, aqui, o desejo de ter outros filhos); e

    • um estado de ausência de lar e a insegurança por parte da criança a ser adotada.

    O acompanhamento preventivo no processo de adoção, sobretudo a tardia, deve respeitar todas as fases, e será uma solução terapêutica para as crises que poderá manifestar-se neste momento da adoção. Esse período que é chamado de estágio de convivência requer um acompanhamento técnico específico à família, por se tratar de um período permeado por rupturas dolorosas e se caracteriza de intensa instabilidade. Este processo irá desenvolver-se de acordo com cada família e circunstâncias que estas se encontram, o que implicará num processo dinâmico que deverá respeitar a individualidade de cada grupo familiar, o que requererá muito trabalho de todos os envolvidos.

    Gabarito: E