A questão cobrou conhecimento sobre as características da função ou processo de controle e quer saber a EXCEÇÃO ou a que NÃO faz parte do processo de controle, ou seja, para um sistema eficaz.
Chiavenato (2009, pág 379) enumera as características da seguinte maneira:
✔ 1. Orientação estratégica para resultados. ✔ 2. Compreensão. ✔ 3. Orientação rápida para as exceções. ✔ 4. Flexibilidade. ✔ 5. Autocontrole. ✔ 6. Natureza positiva. ✔ 7. Clareza e objetividade.
A) INCORRETA. Deve ser compreensível ( por meio de relatórios e dados simples) pois são meios de fomentar a tomada de decisão. Ou seja, os dados devem ser acessíveis, claros e objetivos. (MOREIRA, 2019) (CHIAVENATO, 2009) *INCOGNOSCÍVEL= qualidade daquilo que não se pode ser conhecível, inacessível , ou seja, isso não é interessante para o controle.
B) CORRETA. O controle, assim como o planejamento, deve ser dinâmico e contínuo. As etapas do processo controle são: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente (realimenta o processo).
C) CORRETA. De acordo com Moreira (2019), o controle deve ser flexível, para se adaptar as novas situações
D) CORRETA. De acordo com Moreira, o controle deve "possuir uma orientação para as exceções, para os desvios positivos e negativos, mostrando variações, para que possa corrigi-las."
Fontes: Chiavenato, Idalberto "Administração geral e pública!" 2.ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2009 // MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019. (pág. 401)
GABARITO: LETRA "A".