-
GABARITO: C
A Teoria dos Traços diz que a liderança está associada às características inatas de personalidade do homem, sendo estas características as que diferenciam das demais pessoas (TOLFO, 2004). Segundo Robbins (2005) esta é a teoria que “diferencia líderes de não-líderes com base nas qualidades e características pessoais”.
Na verdade, a Teoria dos Traços se resume ao dizer que os líderes nascem feitos. Esta suposição tem efeitos práticos, pois na hora da contratação de um profissional na qual se busque a característica de liderança se dará maior valor à seleção do que ao treinamento em si, ou seja, a empresa estará preocupada em admitir apenas pessoas com determinados traços de personalidade (GIL, 1994).
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias estudadas no âmbito da Gestão de Pessoas, envolvendo o tópico liderança e motivação. Diante do exposto, vejamos qual das alternativas apresentadas corresponde à teoria dos traços de personalidades.
A - INCORRETA. Abordagem que afirma que o trabalho é uma atividade tão natural como brincar é visualizada na teoria Z, de Willian Ouchi.
B - INCORRETA. Abordagem que afirma que as pessoas são preguiçosas e indolentes é a teoria X, de McGregor.
C - CORRETA. A teoria dos Traços leciona que os líderes já nascem com as características/ traços necessárias para exercer a liderança. Acredita que os traços contidos em sua personalidade lhes distinguem dos liderados. Ou seja, a referida teoria busca por traços que distinguem líderes de não-líderes. O líder “nasce feito” em razão das suas características.
D - INCORRETA. Abordagem comportamental afirma que é possível treinar qualquer pessoa para ser um líder. Se o comportamento de liderança pode ser aprendido, então as organizações podem treinar líderes.
De acordo com o que pudemos observas nas alternativas, a que corresponde ao que foi pedido é visualizada na letra "C".
GABARITO: C
-
GABARITO:C.
a) Abordagem que afirma que o trabalho é uma atividade tão natural como brincar.
ERRADA. A teoria Y, proposta por Douglas McGregor, traz uma ideia oposta à da teoria X. Com base nesta teoria, os gestores olham para os trabalhadores de forma positiva, pois para eles o trabalho é natural, veem o trabalho como uma forma de lazer e gostam de assumir responsabilidades.
b) Abordagem que afirma que as pessoas são preguiçosas e indolentes.
ERRADA. A teoria X e Y de Douglas Mcgregor e quando afirma “o homem médio não gosta do trabalho” refere-se à teoria X a qual afirma que o homem possui aversão ao trabalho e encara como um mal necessário para ganhar dinheiro.
c) Abordagem que afirma que o líder “nasce feito” em razão das suas características.
CERTA. A teoria dos traços de personalidade busca por traços que diferenciam os líderes dos não-líderes. Tenta-se traçar um perfil do líder pelos traços e se ignora os fatores situacionais. Assim, buscavam eleger quais atributos melhor definem a personalidade do líder. Thomas Carlyle, em1888, propõe a teoria do Grande Homem que enfatiza que há Grandes Homens destinados a exercer uma influência perante os demais.
d) Abordagem que afirma que é possível treinar qualquer pessoa para ser um líder.
ERRADA. As teorias do comportamento de liderança ensinam que a liderança poder ser aprendida. Nessa abordagem, a ênfase no treinamento, pois se o comportamento de liderança pode ser aprendido, a organização poderá treinar esse líder.
-
bela iniciativa da colega contra à PEC 32 alem de gabaritar a questão
-
Teoria dos Traços
Líderes Natos, ou seja, nascem feitos.
Não há a possibilidade da liderança ser aprendida ou desenvolvida, com base nessa teoria.