SóProvas


ID
3899377
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Kholenberg & Tsai, a regra n.ᵒ 1 da psicoterapia analítica funcional (FAP) é prestar atenção aos comportamentos clinicamente relevantes (CRB) e aos problemas que ocorrem na sessão (CRB1), visando a melhorar o resultado da terapia. Portanto, quanto maior for a proficiência do terapeuta em identificar CRB, melhores serão os resultados alcançados. Seguir a regra n.ᵒ 1 conduzirá a uma crescente intensidade, ou seja, a reações emocionais mais fortes entre cliente e terapeuta durante a sessão. Quanto à FAP, julgue os itens seguintes.


I. Em uma sessão de terapia, a consequência primária do comportamento do cliente é a reação do terapeuta. Caso o terapeuta não proceda a uma observação clara do comportamento do cliente, suas reações poderão ser inconsistentes ou antiterapêuticas, o que comprometeria o progresso. 
II. Se o terapeuta não estiver ciente dos comportamentos clinicamente relevantes do cliente que ocorrerem durante a sessão, o reforçamento dos progressos no momento de sua ocorrência será algo do tipo “pegar ou perder”. 
III. Se o terapeuta estiver consciente e prestar atenção nos CRB, ele garantirá que as melhoras sejam reforçadas e os comportamentos desfavoráveis sejam extintos ou punidos, porém isso aumenta a probabilidade de reações inapropriadas do terapeuta.

    

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens estão correto exceto o III que fala sobre técnicas do behaviorismo, enquanto a questão é de psicanálise.

  • Ao contrário do comentário da colega Mayra, a questão se refere a FAP, não tem nada a ver com psicanálise. A assertiva 3 está incorreta, pois reforçar a melhora e extinguir comportamentos desfavoráveis aumenta a probabilidade de reações apropriadas do terapeuta.

    A FAP é uma das terapias da terceira geração (ou onda). Muito embora seja uma terapia comportamental ela se diferencia das terapias clássicas, pois tem como pressuposto o envolvimento em uma relação genuína do terapeuta com o cliente.

    A questão foi feita baseada em uma referência específica Kohlenberg & Tsai (2006). Segue a citação que serviu de base para a questão: "Numa sessão de terapia, a conseqüência primária do comportamento do cliente é a reação do terapeuta. Caso o terapeuta não proceda a uma observação clara do comportamento do cliente, suas reações poderão ser inconsistentes ou antiterapêuticas, o que comprometeria o progresso. Em outras palavras, se o terapeuta não estiver ciente dos comportamentos clinicamente relevantes do cliente que ocorrerem durante a sessão, o reforçamento dos progressos no momento de sua ocorrência será algo do tipo “pegar ou perder”. Ainda que estar consciente e prestar atenção não garantam que melhoras sejam reforçadas e comportamentos desfavoráveis sejam extintos ou punidos, isto aumenta a probabilidade de reações apropriadas do terapeuta (p.28)".

  • Errei por ter duvidas na "II"

    Sobre a questão do "pegar ou perder"....