SóProvas


ID
3899380
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito às ações fundamentais do acolhimento e da atenção à alteridade e à ambiência, que são diretrizes do Humaniza SUS que possibilitam a construção de um plano de atenção singular ao usuário, fomentando o vínculo e o acompanhamento terapêutico longitudinal.

Alternativas
Comentários
  • A alteridade:  refere-se à experiência internalizada da existência do outro, não como um objeto, mas como um outro sujeito. Trata-se de colocar-se no lugar do usuário para se comunicar com este com fluidez, ética, empatia e responsabilidade, compreendendo, assim, suas necessidades e demandas de saúde.

    O acolhimento: é uma postura ética, que envolve resolutividade e responsabilidade. Implica estar atento e aberto às diversidades culturais, raciais e étnicas. No processo de acolher, o profissional ouve as queixas dos usuários, por meio da escuta qualificada, analisando a demanda.

    A ambiência: trata do cuidado com os componentes estéticos que podem melhorar a condição de saúde da população, como, por exemplo, o cuidado com o espaço geográfico e afetivo, tal como luminosidade, presença de ruídos e temperatura, ou o cuidado com as características socioculturais, locais e regionais. Inclui a recepção dos usuários e sua relação com profissionais e gestores da forma mais ética, humana, respeitosa e inclusiva possível.

  • A questão trouxe um questionamento acerca das diretrizes da Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS) que norteiam o seu trabalho:

    - ACOLHIMENTO: Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva.  Deve ser realizado através de uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário. Assim, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.

    - AMBIÊNCIA: Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas. A discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço é uma orientação que pode melhorar o trabalho em saúde.

    A alteridade não é um dos princípios do HumanizaSUS, mas também está definida na política:

    - ALTERIDADE: A alteridade refere-se à experiência internalizada da existência do outro, não como um objeto, mas como um outro sujeito com presente no mundo das relações intersubjetivas.

    Gabarito do Professor: Letra C.