SóProvas



Questões de Políticas Públicas no SUS


ID
187612
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre as áreas de ação do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde estão:

Alternativas
Comentários
  • d) abuso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e vigilâncias epidemiológicas (álcool, tabaco, epilepsia, esquizofrenia).

  • Entre as áreas de ação do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde estão:

    d) abuso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e vigilâncias epidemiológicas (álcool, tabaco, epilepsia, esquizofrenia).

  • Entre as áreas de ação do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde estão:

    d) abuso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e vigilâncias epidemiológicas (álcool, tabaco, epilepsia, esquizofrenia).


ID
188092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Ministério da Saúde, a partir da década de 90 do século passado, definiu uma nova política de saúde mental, instituindo um modelo de serviços de base comunitária que incentiva a criação de serviços em saúde mental públicos e territorializados. Com relação aos termos base comunitária e territorializados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Ministério da Saúde, a partir da década de 90 do século passado, definiu uma nova política de saúde mental, instituindo um modelo de serviços de base comunitária que incentiva a criação de serviços em saúde mental públicos e territorializados. Com relação aos termos base comunitária e territorializados, assinale a opção correta.

    Base comunitária define que os cuidados são oferecidos na comunidade, em articulação com os recursos de que a comunidade dispõe.

  • Porque a letra D está incorreta?



  • A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços. 

    Isso é de extrema importância, pois não há uma fórmula mágica de organização que funcionará em qualquer território. Os territórios são extremamente diferentes uns dos outros, isso significa que uma forma de organização dos serviços que funcione muito bem em determinado local pode dar muito errado em outro.

    Por isso é necessário conhecer o território. Isso significa conhecer a população, o ambiente, e as suas relações. A partir disso, é possível conhecer as suas necessidades e, então, organizar o serviço de forma eficaz.

    Os serviços de saúde devem se adaptar às necessidades da população, e não o contrário


    http://redehumanizasus.net/94416-a-importancia-da-territorializacao/






ID
294997
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, a partir de 24 de maio de 2000, foi lançado o PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, tendo como proposta reduzir as dificuldades encontradas durante o tratamento, recuperar a comunicação entre as equipes de saúde e o usuário, incluindo a família, diante do momento de fragilidade emocional do paciente. Face à necessidade e à importância de implantação desse programa, sugere-se que o profissional de saúde reflita sobre

Alternativas
Comentários
    • a) as implicações da diminuição do seu compromisso profissional com o doente. errada
    • b) a relevância de estabelecer com o paciente relações de maior simetria e respeito. correta
    • c) a responsabilidade ante o processo de decisão sobre as questões de saúde. errada
    • d) a desvalorização do saber científico-tecnológico implícito nesse programa. errada
    • e) o aspecto imprescindível à sobrevivência do paciente do uso da tecnologia. errada
    • Na minha opinião, os grifos mostram o que há de errado nas questões


ID
295054
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

humanização tem sido entendida como uma das principais dimensões para a construção de uma Política de Qualificação do SUS – Sistema Único de Saúde. Do conjunto de reformulações propostas nesse sentido, aquela que tem relação direta com o fator indicado em diferentes pesquisas como o principal responsável pelo desgaste da saúde dos profissionais que atuam nos hospitais e como principal obstáculo para a implantação de uma gestão humana é

Alternativas
Comentários
  • Os inúmeros avanços no campo da saúde pública brasileira – operados especialmente ao longo das últimas duas décadas – convivem, de modo contraditório, com problemas de diversas ordens.

    Se podemos, por um lado, apontar avanços na descentralização e na regionalização da atenção e da gestão da saúde, com ampliação dos níveis de universalidade, equidade, integralidade e controle social, por outro, a fragmentação e a verticalização dos processos de trabalho esgarçam as relações entre os diferentes profissionais da saúde e entre estes e os usuários o trabalho em equipe, assim como o preparo para lidar com as dimensões sociais e subjetivas presentes nas práticas de atenção, fica fragilizado.


    Fonte: HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização como eixo norteador das praticas de atenção e gestção em todas as instâncias do SUS-Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Núcleo técnico da Política Nacional de Humanização.  Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

  • Pra quem não tem acesso as respostas, o gabarito é letra: C

  • Se podemos, por um lado, apontar avanços na descentralização e na regionalização da atenção e da gestão da saúde, com ampliação dos níveis de universalidade, eqüidade, integralidade e controle social, por outro, a fragmentação e a verticalização dos processos de trabalho esgarçam as relações entre os diferentes profissionais da saúde e entre estes e os usuários; o trabalho em equipe, assim como o preparo para lidar com as dimensões sociais e subjetivas presentes nas práticas de atenção, fica fragilizado

  • É só lembrar que a busca da melhoria na situação da saúde do país, assim como de melhores condições de trabalho para os profissionais diz respeito ao processo de HORIZONTALIZAÇÃO (um olhar que vai além do que está expresso/esposto em relação à saúde) e não de verticalização (olhar limitado em relação à saude como um todo).


ID
295066
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na apresentação do marco político do HumanizaSUS, é destacada a importância da realização de um debate sobre pontos críticos, o qual é “necessário para que possamos garantir o direito constitucional à saúde para todos, e urgente porque tal debate é uma condição para viabilizar uma saúde digna para todos, com profissionais comprometidos com a ética da saúde e com a defesa da vida” BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA-EXECUTIVA. NÚCLEO TÉCNICO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO.
HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. p.5

Tais pontos críticos são

I – os modelos de gestão e de atenção à saúde.

II – a incorporação de novas tecnologias de exame e de tratamentos.

III – a formação dos profissionais de saúde.

IV – as formas como o controle social vem sendo exercido.

V – a conscientização dos usuários quanto às limitações do sistema.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Avanços e desafios do SUS

    O SUS institui uma política pública de saúde que visa à integralidade, à universalidade, ao aumento da eqüidade e à incorporação de novas  tecnologias e especialização dos saberes. Apesar dos avanços acumulados no que se refere aos seus princípios norteadores e à descentralização da  atenção e da gestão, o SUS hoje ainda enfrenta:   - Fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais; - Fragmentação da rede assistencial dificultando a complementaridade entre a rede básica e o sistema de referência; - Precária interação nas equipes e despreparo para lidar com a dimensão  subjetiva nas práticas de atenção -  Sistema público de saúde burocratizado e verticalizado - Baixo investimento na qualificação dos trabalhadores, especialmente no que se refere à gestão participativa e ao  trabalho em equipe; Poucos dispositivos de fomento à co-gestão e à valorização e inclusão dos gestores, trabalhadores e usuários no processo de produção de  saúde;

    A Humanização vista não como programa, mas como política que atravessa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS, implica: - Desrespeito aos direitos dos usuários; - Formação dos profissionais de saúde distante do debate e da formulação da política pública de saúde; - Controle social frágil dos processos de atenção e gestão do SUS; - Modelo de atenção centrado na relação queixa-conduta.


    http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/doc_base.pdf
  • I – os modelos de gestão e de atenção à saúde.

    III – a formação dos profissionais de saúde. 

    IV – as formas como o controle social vem sendo exercido. 
     


ID
295069
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Assim, tomamos a Humanização como estratégia de interferência no processo de produção de saúde, levando-se em conta que sujeitos sociais, quando mobilizados, são capazes de transformar realidades transformando-se a si próprios nesse mesmo processo.” BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA-EXECUTIVA. NÚCLEO TÉCNICO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO.
HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. p.5

O mesmo intuito de valorizar os usuários como protagonistas observa-se na decisão da Organização Mundial de Saúde – OMS que, a partir de 2000, começou a empregar o conceito de responsividade, exigindo que as avaliações a respeito de atividades relacionadas à saúde

Alternativas
Comentários
  • No ano 2000, a Organização Mundial de Saúde – OMS introduziu nas pesquisas de avaliação em saúde o conceito de "responsividade" dos sistemas de saúde substituindo satisfação com a intenção de analisar também se o consumidor de serviços de saúde está sendo atendido com respeito a sua autonomia, dignidade, confidencialidade e apoio social. [3] Assim, para a OMS responsividade envolve respeitar as necessidades do consumidor e orientar o serviço para melhor atendê-lo. [4]

    (fonte: Wikipedia)
  • Complementando o primeiro comentário, a resposta certa é a alternativa: E)


ID
295081
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A direção de um hospital solicitou a um psicólogo que desenvolva um programa de treinamento sobre o HumanizaSUS, para todos os funcionários que têm contato com o público atendido. A primeira etapa de seu trabalho corresponde a

Alternativas
Comentários
  • As etapas de um treinamento são:

    1- Diagnóstico
    2- Desenho
    3- Implementação
    4- Avaliação
  • identificar as necessidades de treinamento que deverão ser atendidas pelo programa.

  • Esta questão esta errada, a primeira Etapa de um treinamento é o Diagnóstico, concordo plenamente com isso, contudo o Diagnóstico não faz parte do papel de um profissional Staff, mas sim responsabilidade de linha, ou seja, "cabe ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela carência de treinamento." (Chiavenato) 

  • Roney Leite, identificar as necessidades e demandas que deverão ser atendidas no programa de treinamento já é o próprio diagnóstico.


ID
406702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia da saúde tem-se fortalecido no reconhecimento da
interferência de variáveis comportamentais, cognitivas e afetivas
acerca da etiologia, do curso e do enfrentamento das doenças
orgânicas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

As propostas de humanização do atendimento à saúde e a implementação de ambientes ecológicos de tratamento médico que visam atender às necessidades psicossociais de crianças em tratamento não permitem afirmar que as intervenções planejadas visando à relação saúde-doença constituam intervenções no processo de desenvolvimento infantil.

Alternativas

ID
538780
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Estratégia Saúde da Família, política pública instaurada para auxiliar na reorganização do sistema de saúde e na consolidação do SUS – Sistema Único de Saúde, trouxe a inserção de outros profissionais na Saúde Pública. Segundo Celiane Camargo-Borges e Cármen Lúcia Cardoso, nesse esforço de articular saberes e fazeres de cada campo, a psicologia social da saúde propõe uma atuação mais social,

Alternativas
Comentários
  • A Psicologia Social da Saúde, que compreende, em
    seus pressupostos, uma intervenção mais local e
    c o l e t i v a ,   t e m   s i d o   u m   i m p o r t a n t e   c a m p o   d e
    conhe c imento  e  prát i ca para  cons t rui r   formas
    diferenciadas de intervenção na saúde.

    Camargo-Borges, C.; Cardoso, C.L. “A Psicologia e a estratégia saúde da família: compndo saberes e fazeres”
  • GABARITO C

     


ID
732337
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Reforma Psiquiátrica Brasileira tem em seu histórico como marca propulsora a intervenção política de um movimento social que, fazendo coro com outros tantos comprometidos com a democratização da sociedade brasileira, trouxe a bandeira de uma sociedade sem manicômios e denunciou, sistematicamente, uma das suas maiores expressões: a política de atenção à saúde mental vigente no país.

O trecho acima foi extraído de uma publicação do Conselho Federal de Psicologia (2010) denominada IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Em conformidade ao enunciado, é correto afirmar que, ao defendermos a política pública que queremos, somos levados a cobrar avanços necessários e urgentes à implantação dessa política de saúde mental no âmbito

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  •  Reforma Psiquiátrica Brasileira tem em seu histórico como marca propulsora a intervenção política de um movimento social que, fazendo coro com outros tantos comprometidos com a democratização da sociedade brasileira, trouxe a bandeira de uma sociedade sem manicômios e denunciou, sistematicamente, uma das suas maiores expressões: a política de atenção à saúde mental vigente no país. 

    O trecho acima foi extraído de uma publicação do Conselho Federal de Psicologia (2010) denominada IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Em conformidade ao enunciado, é correto afirmar que, ao defendermos a política pública que queremos, somos levados a cobrar avanços necessários e urgentes à implantação dessa política de saúde mental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


ID
1288621
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às equipes matriciais, uma nova modalidade de recurso para o atendimento no SUS, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Com  relação  às  equipes  matriciais,  uma  nova  modalidade  de  recurso para o atendimento no SUS, assinale a afirmativa correta. 

     b) O Sistema de Saúde apresenta um grau de integração aquém (Inferior ou menos que)  do  que  seria  necessário  para  uma  atuação  efetiva  dos  profissionais. 

  • A "questãozinha" que nos ensina que, para acertar as específicas, tem que estudar português! Kkkkk

  • Sobre o erro da letra E

    "Onde não houver serviços de saúde mental: criação de equipes de apoio matricial compostas, no mínimo, por um médico psiquiatra (ou generalista com capacitação em saúde mental), dois técnicos de nível superior (psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, etc.) e auxiliares de enfermagem, para no mínimo 6 e no máximo 9 equipes de PSF ou para grupos populacionais entre 15 a 30 mil habitantes"

    Fonte: Ministério da Saúde. SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA O VÍNCULO E O DIÁLOGO NECESSÁRIOS


ID
1369375
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Matéria recentemente publicada no jornal mostrou a situação de adolescentes autistas de Alagoas abandonados pelas famílias em abrigos e amarrados às camas em razão da gravidade de seus quadros e da precariedade da rede de atendimento.
Considerando os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica, o tratamento das crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista terá como diretrizes:

I – a articulação da rede intersetorial;
II – os serviços de atendimento territorializados;
III – a prioridade no atendimento em regime hospitalar;
IV – o atendimento por equipe multiprofissional;
V – o projeto terapêutico individual;
VI – a inserção em unidades escolares especializadas.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I – a articulação da rede intersetorial;
    II – os serviços de atendimento territorializados;

    IV – o atendimento por equipe multiprofissional;
    V – o projeto terapêutico individual;

  • Qdo se pensa em "escolares especializadas", pensa-se em exclusão e não na inclusão. O mesmo raciocínio serve para "regime hospitalar" que permitiria o abandono do paciente como ocorria antes da reforma psiquiátrica. Se hj pensa-se na inclusão do paciente no seio familiar, não há de se falar em regime hospitalar e sim em oferecer serviços que possibilitem o tratamento dele sem retirá-los dos cuidados de sua família.

  • duplo entendimento , é importante  frisar que a criança e adolescente tem prioridade de atendimento segundo o ECA

  • Respondendo ao colega Thiago sobre o duplo entendimento da questão, não caberia recurso pois a mesma não faz referencia ao ECA, e sim a reforma Psiquiatrica, onde se preconiza o cuidado em um nível primário, se assim fizesse caberia recurso, por isso a importância de prestar atenção ao enunciado da questão

  • Apesar de não encontrar nenhum documento que faça referência explícita às  diretrizes expostas na questão,  poderíamos facilmente respondê-la se levarmos em consideração os pilares da reforma psiquiátrica: a desospitalização e a reinserção social. Nesse sentido podemos considerar  nao plausíveis os itens III, em razão de priorizar o atendimento hospitalar, e o VI, por focar na escolarização  especializada em detrimento da reinserção social em escolas regulares.
    A título de complementação deixo aqui publicação do Ministério da Saúde que apresenta as  diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtornos do espectro do autismo (TEA), que pode ser acessada em:
    https://www.google.com/url?q=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwjAhrP_4ablAhVLQ6wKHUQXCMkQFjABegQIBxAB&usg=AOvVaw1hT9H2eoyDWQmvZRZQYGyK

    GABARITO: B

  • somente I, II, IV e V;

  • Gab B

    I – a articulação da rede intersetorial;

    II – os serviços de atendimento territorializados;

    III – a prioridade no atendimento em regime hospitalar; Errado

    IV – o atendimento por equipe multiprofissional;

    V – o projeto terapêutico individual;

    VI – a inserção em unidades escolares especializadas. Errado Podem ser inseridos nas Escolas Regulares.


ID
1398178
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os Programas para a saúde do adolescente têm recebido especial atenção do SUS.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1405249
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) promove uma abordagem que considera a perspectiva do cuidado em saúde, destacando a interdisciplinaridade como prática necessária ao atendimento integral. Pode-se afirmar que a interdisciplinaridade:

Alternativas
Comentários
  • "...A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fraccionada. Trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação..."

    http://conceito.de/interdisciplinaridade

    Letra: D



ID
1409113
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A integralidade em saúde, como diretriz do SUS,mais que um conceito fechado e estático, é um termo polissêmico e dinâmico, um conjunto de valores que representam um ideal de transformação das práticas tradicionais de saúde, dentre os quais pode-se identificar a:

Alternativas

ID
1412332
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) está estruturado de uma maneira tal, que a União, os Estados e os Municípios possuem atribuições e competências específicas. Abaixo, seguem 5 competências do SUS:

I. planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde;

II. participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual;

III. participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho

IV. gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros;

V. controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde.

As competências listadas acima são:

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete:
    I - planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos
    de saúde;

    II - participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema
    Único de Saúde (SUS),
    em articulação com sua direção estadual;
    III - participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho;
    IV - executar serviços:
    a) de vigilância epidemiológica;
    b) vigilância sanitária;
    c) de alimentação e nutrição;
    d) de saneamento básico; e
    e) de saúde do trabalhador;
    V - dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipamentos para a saúde;
    VI - colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana e
    atuar, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, para controlá-las;
    VII - formar consórcios administrativos intermunicipais;
    VIII - gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros;
    IX - colaborar com a União e os Estados na execução da vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras;
    X - observado o disposto no art. 26 desta Lei, celebrar contratos e convênios com entidades prestadoras de
    serviços privados de saúde, bem como controlar e avaliar sua execução;
    XI - controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde;
    XII - normatizar complementarmente as ações e serviços públicos de saúde no seu âmbito de atuação.

  • Lei 8.080 - ATRIBUIÇÕES:

    FEDERAL: COORDENAR sistema de saúde, FORMULAR políticas e diretrizes, FOMENTAR programas, FISCALIZAR a execução de recursos federais.

    ESTADUAL: ARTICULAR as regiões de saúde, MEDIAR o acesso alta complexidade, PLANEJAR, APOIAR técnica e financeiramente os municípios.

    MUNICIPAL: ADMINISTRAR serviços de saúde, GARANTIR acesso ao sistema e EXECUTAR ações de saúde.


ID
1412347
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo como base a Lei n.º 8.080, leia as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Está incluída no campo de atuação do SUS a execução de ações no campo de vigilância sanitária e saúde do trabalhador.

II. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios (dentre outros): universalidade, integralidade, participação da comunidade, centralização da política administrativa.

III. É autorizada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, exceto através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos.

IV. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

V. Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral.

Estão corretas, apenas, as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • II a política é descentralizada

    III inclusive através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos.

  • Alternativa correta C

    II- descentralização da política administrativa;

    III- É autorizada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos;

  • I. Está incluída no campo de atuação do SUS a execução de ações no campo de vigilância sanitária e saúde do trabalhador. (Correta)

     

    Art. 13. A

    articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais,

    abrangerá, em especial, as seguintes atividades:

    III- vigilância sanitária e farmacoepidemiologia;

    VI- saúde do trabalhador.

     

     

    II. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou

    conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de

    acordo com as diretrizes previstas no art.

    198 da Constituição Federal,

    obedecendo ainda aos seguintes princípios (dentre outros): universalidade,

    integralidade, participação da comunidade, centralização da política

    administrativa.(Errada)

     

    Art. 7º As ações

    e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados

    que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as

    diretrizes previstas no ,

    obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    IX- descentralização político-administrativa, com direção

    única em cada esfera de governo:

     

     

    III.É autorizada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais

    estrangeiros na assistência à saúde, exceto através de doações de organismos

    internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de

    cooperação técnica e de financiamento e empréstimos.( Na

    época em que a questão foi formulada - 2014, havia a vedação, conforme texto

    abaixo em azul, o que deixava essa alternativa falsa. Contudo, atualmente

    essa vedação não existe mais. Hoje, o texto aparece riscado na lei.) Assim,

    atualmente essa assertiva estaria correta.

     

    Art.23. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais

    estrangeiros na assistência à saúde, salvo através de doações de organismos

    internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de

    cooperação técnica e de financiamento e empréstimos.

     

    IV. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura

    assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde

    (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada(Correta)

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

     

    V.Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema

    Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral.(Correta)

     

    Art. 28. Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm


ID
1456087
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A lei10.216/01 prevê que “o paciente há longo tempo hospitalizado ou para o qual se caracterize situação de grave dependência institucional, decorrente de seu quadro clínico ou de ausência de suporte social, será objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida.” É modelo de assistência preconizado pelo SUS:

Alternativas
Comentários
  • CAPS

    Centro de Atenção Psicossocial – unidades de saúde especializadas em saúde mental cujo objetivo maior foca o tratamento do paciente e a diminuição de internações psiquiátricas.

  •  a) errada: Programa De Volta para Casa – pagamento de benefício assistencial mensal temporário para incentivar o retorno familiar.

    ! O programa DE VOLTA PARA MINHA CASA, enquanto estratégia de desinstitucionalização , é uma política pública de inclusão social que visa contribuir e fortalecer o processo de desistitucionalização, instituída pela lei n° 10708, de 31 de julho de 2003, que provê auxílio reabilitação para pessoas com transtorno mental egressas de internação de longa permanência. (longa permanência acima de 2 anos.)

  • Centro de Atenção Psicossocial – unidades de saúde especializadas em saúde mental cujo objetivo maior foca o tratamento do paciente e a diminuição de internações psiquiátricas. Correto letra D

  • O serviço residencial terapêutico (SRT) tem como objetivo a reinserção psicossocial do indivíduo na comunidade, em especial, daqueles que são egressos das instituições de longa permanência. Além disso, o público atendido pelo SRT apresenta dependência institucional e não contam com apoio familiar. Os SRT são vinculados a um CAPS de referência que auxiliam no desenvolvimento do projeto terapêutico singular (PTS) deste indivíduo.

    Assim, o CAPS está inserido na dinâmica do SRT

    Caso deseje saber mais:

  • O erro da assertiva A não está na palavra "temporário", na verdade a temporalidade é característica do programa. Vejamos:

    " § 3 O benefício terá a duração de um ano, podendo ser renovado quando necessário aos propósitos da reintegração social do paciente."

    Ou seja, é temporário. Entretanto, não se configura como uma forma de incentivo ao retorno na família, mas de uma reintegração do sujeito em sociedade. O interesse da política, como um todo, não está apenas na reinstituição de vínculos familiares, mas nos comunitários também e, além disto, se formos pensar que o sujeito é melhor aceito apenas pelo recebimento de seu benefício aqui não houve reintegração.


ID
1456093
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a hospitalização de pacientes portadores de doenças mentais, o SUS preconiza:

Alternativas
Comentários
  • 29. Como se dÁ a internaÇÃo PsiQUiÁtriCa? Por lei, é necessária uma prescrição médica para internação psiquiátrica. Mesmo quem vai voluntariamente para um estabelecimento é avaliado para saber se é autorizado ou não a ser CARTILHA DIREITO À SAÚDE MENTAL 24 internado, ou seja, nenhuma internação pode ser realizada sem um laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos. 30. QUais sÃo os tiPos de internaÇÃo? Há três modalidades: 1. internação voluntária: dá-se a pedido ou com o consentimento da própria pessoa com transtornos mentais; 2. internação involuntária: dá-se sem o seu consentimento, a pedido de terceiro; 3. internação compulsória: determinada pela Justiça. 31. QUando É aUtoriZada a internaÇÃo VolUntÁria? A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento, e o término dessa internação se dá por solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico responsável. Uma internação voluntária pode, contudo, se transformar em involuntária e o paciente, então, não poderá sair do estabelecimento sem a prévia autorização. 32. QUando É aUtoriZada a internaÇÃo inVolUntÁria? Da mesma maneira, a internação involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado onde se localize o estabelecimento, mas deverá ser comunicada em um prazo de até 72 horas ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta. O término da internação involuntária se dá por uma solicitação escrita do familiar, ou responsável legal, ou quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento. 

  • A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

  • GABARITO: LETRA A.

    LEI No 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001.

    Art. 6 o  A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.


ID
1514338
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Estratégia Saúde da Família teve seu início no Brasil no ano de 1994, sendo um modelo de organização dos serviços de atenção primária à saúde e mantém coerência com os princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as características da organização do Programa de Saúde da Família (PSF), encontra-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    "O caráter substitutivo do PSF em relação à "atenção básica tradicional" orienta-se pelos seguintes princípios: 1) adscrição de clientela; 2) territorialização; 3) diagnóstico da situação de saúde da população e 4) planejamento baseado na realidade local. A adscrição da clientela refere-se ao novo vínculo que se estabelece de modo permanente entre os grupos sociais, as equipes e as unidades de saúde. A territorialização aponta para a relação precisa que se estabelece mediante a definição do território e da população, o que implica o mapeamento e a segmentação da população por território. O diagnóstico da situação de saúde da população permite a análise da situação de saúde do território, mediante cadastramento das famílias e dos indivíduos e a geração de dados. O planejamento baseado na realidade local viabiliza a programação de atividades orientada segundo critérios de risco à saúde, priorizando solução dos problemas em articulação permanente com os indivíduos, famílias e comunidades."


ID
1562173
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    Cartão Nacional de Saúde;  


  • Gabarito letra C

    O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.

    Fonte:http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sgep/cartao-nacional-de-saude

  • A palavra vínculo. ...sem o cartão CNS.... não tem vínculo 

  • O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.
    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sgep/cartao-nacional-de-saude

  • Cartão Nacional de Saúde possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessário cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.


ID
1590808
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A clínica ampliada é uma diretriz do SUS e implica uma modificação das práticas de atenção e de gestão do trabalho em saúde. Marque a alternativa que melhor caracteriza essa diretriz.

Alternativas

ID
1590811
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Política Nacional de Humanização (PNH) propõe a:

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Humanização do SUS destaca a importância do trabalho coeso entre diversas profissionais de diversas áreas de saber, não mais somente o médico - procedimentos de enfermagem, fisioterapia, psicologia e assistência social - para a administração de um cuidado integral em todos os níveis da medicina - preventiva, terapêutica e reabilitadora.

  • Princípios norteadores da Política de Humanização

    1. Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão, fortalecendo/estimulando processos integradores e promotores de compromissos/responsabilização.

    2. Estímulo a processos comprometidos com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.

    3. Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade.

    4. Atuação em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS.

    5. Utilização da informação, da comunicação, da educação permanente e dos espaços da gestão na construção de autonomia e protagonismo de sujeitos e coletivos


ID
1657591
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dos princípios a serem desenvolvidos através das ações e serviços públicos de saúde e pelos serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), é correto citar:

Alternativas

ID
1698274
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Sistema de Saúde Brasileiro tem buscado implementar novos modelos de assistência em saúde, superando antigas e pouco eficazes formas de atendimento aos pacientes, ou atendendo a novas demandas de assistência.

Entre as questões abaixo, assinale a correta:

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Saúde Brasileiro tem buscado implementar novos modelos de assistência em saúde, superando antigas e pouco eficazes formas de atendimento aos pacientes, ou atendendo a novas demandas de assistência.

     a correta:

     a) o trabalho de Franco Basaglia teve importante contribuição para o desenvolvimento de novas formas de atuação em saúde no Brasil.

  • Pra mim todas pareciam corretas, achei mal formulada

  • Se alguém puder me auxiliar com o erro da letra E por favos?

  • O erro da letra E é afirmar que existe a abertura de um número significativo de CAPS i, na pratica o que existe ainda é aquém, insuficiente a demanda da população


ID
1698313
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 1978, a Organização Mundial de Saúde realizou a Conferência Internacional sobre Cuidados em Saúde de Alma-Ata, na qual foi acordado que os cuidados primários de saúde são a chave para a melhoria da saúde e, a partir da qual, foram realizadas uma série de Conferências Internacionais de Saúde. Apesar de não ter participado da Conferência Internacional sobre Cuidados em Saúde de Alma-Ata em 1978, o Brasil teve presença ativa nas outras conferências, de forma que, ao ser proposto o Sistema Nacional de Saúde, pode-se verificar a influência das propostas desenvolvidas nas diferentes conferências.

Avalie as afirmativas a seguir e assinale a correta:

Alternativas
Comentários
  • Em 1978, a Organização Mundial de Saúde realizou a Conferência Internacional sobre Cuidados em Saúde de Alma-Ata, na qual foi acordado que os cuidados primários de saúde são a chave para a melhoria da saúde e, a partir da qual, foram realizadas uma série de Conferências Internacionais de Saúde. Apesar de não ter participado da Conferência Internacional sobre Cuidados em Saúde de Alma-Ata em 1978, o Brasil teve presença ativa nas outras conferências, de forma que, ao ser proposto o Sistema Nacional de Saúde, pode-se verificar a influência das propostas desenvolvidas nas diferentes conferências.

    d) a preocupação com a participação comunitária é umimportante foco na atenção primária à saúde.

  • Gab D

    a preocupação com a participação comunitária é um importante foco na atenção primária à saúde.


ID
1698325
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Sistema Único de Saúde completou vinte anos com algumas dificuldades ainda presentes. Nas afirmativas abaixo, são apresentados os princípios do Sistema de Saúde, estratégias para atingir esses princípios e algumas das dificuldades que permanecem.

Avalie as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Intrigado com essa questão. A letra b estaria certa? Descentralização é um princípio, mas municipalização é sinônimo de descentralização, setorização não poderia substituir "regionalização e hierarquização".

    Por outro lado, existem conselhos estaduais e municipais de saúde, não? ao meu ver a fica difícil saber se ele quer saber se são exclusivamente estaduais e municipais ou se são componentes. Cria muita ambiguidade isso.

    "Quinta Diretriz: Aos Conselhos de Saúde Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, que têm competências definidas nas leis federais, bem como, em indicações advindas das Conferências de Saúde, compete:"

    Fonte> https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2005/resolucao333.htm#:~:text=Primeira%20Diretriz%3A%20Conselho%20de%20Sa%C3%BAde,composi%C3%A7%C3%A3o%2C%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20compet%C3%AAncia%20fixadas

  • Concordo, Billy! Fiquei na mesma situação de dúvida.


ID
1698343
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A idéia de “ integralidade" , termo que vem sendo utilizado para se referir ao “atendimento integral" previsto pelo SUS, envolve uma série de questões a serem analisadas.

Avalie as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C

    Gabarito

    c) a organização de espaços para brincadeiras em enfermarias de pediatria não tem a ver com o conceito de integralidade.

  • Gab C

    a organização de espaços para brincadeiras em enfermarias de pediatria não tem a ver com o conceito de integralidade. Errado


ID
1755274
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No âmbito do Sistema Único de Saúde, prevê-se que o atendimento domiciliar e a internação domiciliar

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO VI

    DO SUBSISTEMA DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR

    Art 19I

    § 2o O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.        (Incluído pela Lei nº 10.424, de 2002)

  • CORRETA - A

    Art. 19-I

    §2° O atendimento e a internação domiciliares serão realizadas por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

    Obs: As equipes que prestam esse serviço precisam ser multidisciplinares e adotar práticas profissionais integradoras.

  • No âmbito do Sistema Único de Saúde, prevê-se que o atendimento domiciliar e a internação domiciliar

     a) serão realizados por equipes multidisciplinares, nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

  • Art. 19-I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.   

    § 1o Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.  

    § 2o O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.    

    § 3o O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.    


ID
1755283
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Projeto de Lei (PL) do Senado n.º 268/2002, conhecido como Ato Médico, teve vetado, pela Presidência da República, o item segundo o qual o diagnóstico de doenças é responsabilidade

Alternativas

ID
1794124
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Psicólogo social que trabalha em um CRAS, em zona central degradada de cidade com mais de 200 mil habitantes, recebe uma família que mora em cortiço, enviada por agente de saúde que notou desestruturação familiar, crianças em situação de risco (subnutrição, trabalho infantil, violência doméstica) e desemprego dos adultos (mãe e companheiro). Considerando orientação do material do CREPOP, qual a postura desse psicólogo frente à demanda?

Alternativas
Comentários
  • Psicólogo social que trabalha em um CRAS, em zona central degradada de cidade com mais de 200 mil habitantes, recebe uma família que mora em cortiço, enviada por agente de saúde que notou desestruturação familiar, crianças em situação de risco (subnutrição, trabalho infantil, violência doméstica) e desemprego dos adultos (mãe e companheiro). Considerando orientação do material do CREPOP, qual a postura desse psicólogo frente à demanda?

    Receber a família e, junto com o assistente social, identificar as condições de vida que originaram o encaminhamento (se possível, in loco) e elaborar uma estratégia de apoio visando à proteção das crianças e possibilidades de geração de renda para os adultos.


ID
1804927
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em conformidade com o previsto na Lei nº 8.080/90, são estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar. Com base no exposto, considere as seguintes afirmativas.

I. Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.

II. O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

III. O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • § 1o Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.       (Incluído pela Lei nº 10.424, de 2002)

    § 2o O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.        (Incluído pela Lei nº 10.424, de 2002)

    § 3o O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.         (Incluído pela Lei nº 10.424, de 2002)


ID
1812235
Banca
CISCOPAR
Órgão
CISCOPAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quais são as esferas que disponibilizam o dinheiro para os investimentos e o custeio do SUS?

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO :

    Quais são as ESFERAS que DISPONIBILIZAM DINHEIRO PARA INVESTIR e CUSTEAR o SUS ?

    GABARITO C ) : Federal, estadual e municipal .


ID
1863637
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É fonte de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS):

Alternativas
Comentários
  • A questão foi anulada em razão de haver mais de uma resposta correta, já que, de acordo com a Lei Nº 8.080, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes:

    Art. 31. O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

    Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

    I - (Vetado)

    II - Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde;

    III - ajuda, contribuições, doações e donativos;

    IV - alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

    V - taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e

    VI - rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais


    GABARITO: ANULADA

ID
1863643
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, de acordo com a Constituição Brasileira. Em relação à assistência à saúde, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990

    TÍTULO III
    DOS SERVIÇOS PRIVADOS DE ASSISTÊNCIA À SAÙDE

    CAPÍTULO I
    Do Funcionamento

    Art. 23. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos.

  • GABARITO: 

     a) é livre a participação direta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país.

  • É possível comercializar orgãos e tecidos?

  • Julia, não é permitido comercializar órgão, a assertiva trouxe a vedação desse comércio, portanto estava correta. A questão pediu a opção incorreta.

  • De acordo com a Constituição Federal:

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

        § 1º As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

        § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

        § 3º É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

        § 4º A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.

    GABARITO: A



ID
1863646
Banca
BIO-RIO
Órgão
Fundação Saúde
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avalie se a epidemiologia, nas populações humanas, integra os princípios e diretrizes do SUS como ferramenta capaz de estabelecer:

I. prioridades para serviços públicos e contratação de serviços privados.

II. a alocação de recursos e promover a orientação programática em atenção à saúde.

III. a priorização da participação de empresas de planos de saúde na contratação dos serviços.

É correto o que consta apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Que porcaria de questão mais mal formulada!

  • De acordo com a Lei N° 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as conduções para a promoção, proteção e recuperação da saúde,  a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências:
    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

    VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;

    VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;


    VIII - participação da comunidade;

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;

    X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

    XIV – organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras, em conformidade com a Lei nº 12.845, de 1º de agosto de 2013.           (Redação dada pela Lei nº 13.427, de 2017)

    GABARITO: E

ID
1876834
Banca
BIO-RIO
Órgão
IABAS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Política Nacional de Saúde Mental.

Avalie se, de acordo com essa Política, os direitos da pessoa portadora de transtorno mental incluem: 


I. ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades.

II. ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.

III. ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração.

IV. ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis.


Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E


ID
1880572
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), sobre a Legislação em Saúde Mental.


( ) A Lei n° 10.216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, estabelece que é responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.


( ) Segundo a Lei n° 10.216, a internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.


( ) A Lei n° 10.216 determina que a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio; o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros. É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados anteriormente e que não assegurem aos pacientes os direitos previstos em lei.


( ) A Lei n° 8080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. É uma lei importante pois aponta as premissas básicas do funcionamento e responsabilidades do SUS.


( ) São objetivos do SUS: a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V) A Lei n° 10.216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, estabelece que é responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.

    (V ) Segundo a Lei n° 10.216, a internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.

    ( V) A Lei n° 10.216 determina que a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio; o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros. É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados anteriormente e que não assegurem aos pacientes os direitos previstos em lei.

    ( ) A Lei n° 8080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. É uma lei importante pois aponta as premissas básicas do funcionamento e responsabilidades do SUS.

    ( ) São objetivos do SUS: a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

  • Acho que esta questão esta muito errada

  • A questão aponta como gabarito a letra A, porém acho muito "perigoso" o apontamento da primeira assertiva quando menciona que "a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais."

    Assim, pode haver a compreensão que a instituição considera e contempla os serviços desenvolvidos nas instituições que não contemplam os objetivos da Reforma Psiquiátrica, como é o caso das Comunidades Terapêuticas e Hospitais Psiquiátricos.


ID
1880710
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o disposto na Portaria 3088, de 23 de dezembro de 2011, que instituiu a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A- correta.

    B - Errada. Pois, a redução de Danos é Objetivo Específico. O desenvolvimento de estratégias de Redução de Danos é diretriz.

    C - Não é o Nasf e sim o Centro de Convivência que oferece (...) espaços de sociabilidade, produção e convívio.

    D - CAPS I - é o menor, atende populção de cidades de até 20 mil habitantes. O Caps III é o maior e atende 24h.

    E - Esse é o Caps III.

  • PORTARIA Nº 3.088/2011

     

    Art. 3º – São objetivos gerais da Rede de Atenção Psicossocial:

    III - garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
1884358
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No planejamento de programas de saúde mental, é preciso estar atento às diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) dentre as quais destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • São diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial:
       • Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia, a liberdade e o exercício da cidadania.
       • Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde.
       • Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar.
       • Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, diversificando as estratégias de cuidado, com participação e controle social dos usuários e de seus familiares.
       • Organização dos serviços em RAS regionalizada, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado.
       • Desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades das pessoas com transtornos mentais, incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

    .

    Alternativa b) promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde.

  • a) respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia, a liberdade e o exercício da cidadania;

    c) combate a estigmas e aos preconceitos contra os usuários de saúde do SUS;

    d) garantia do acesso e da qualidade dos serviços na rede pública de atendimento, sob a lógica interdisciplinar;

    e) desenvolvimento de atividades territoriais, que favoreçam a inclusão social do doente mental em regiões mais populosas com vistas à promoção de autonomia e ao exercício da cidadania. 

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
1997155
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho têm se intensificado assustadoramente, nas últimas décadas em todas as categorias profissionais e níveis de formação. Com relação a essa problemática, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Discordo da resposta [A], não acredito que haja tal distanciamento. 


ID
2003071
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a PNH – Política Nacional de Humanização - conta com equipes regionais de apoiadores que se articulam às secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir dessa articulação se constroem planos de ação para promover e disseminar inovações nos modos de fazer saúde, de forma:

Alternativas

ID
2010793
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 pela Constituição Federal brasileira e alterou consideravelmente os direitos do cidadão aos sistemas de saúde. Em 2006, foram estabelecidas as seguintes prioridades para o SUS:

Alternativas
Comentários
  • a PNSH foi em 2009, portanto, o controle do cancer da prostata não entra em 2006 

  • Acredito que essas prioridades são do Pacto pela Vida/ 2006:

    SAÚDE DO IDOSO:

    Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.

    CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA:

    Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.

    MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA:

    Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias.

    DOENÇAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM ÊNFASE NA DENGUE, HANSENÍASE, TUBERCULOSE, MALÁRIA E INFLUENZA

    Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.

    PROMOÇÃO DA SAÚDE:

    Elaborar e implantar a Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regula,r alimentação saudável e combate ao tabagismo.

    ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

    Consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS.

    RESPOSTA LETRA A


ID
2011846
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As Políticas Públicas de Saúde no Brasil surgem a partir da interação do Estado e da Sociedade, influenciadas pelo contexto histórico, político, econômico e cultural do país. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Em seu sentido mais abrangente, a saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas.

2. A Reforma Sanitária foi o movimento dos profissionais de saúde e de intelectuais da área da saúde coletiva por políticas menos universalistas e participação política na saúde em fins dos anos 70.

3. O Sistema Único de Saúde é uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde, estabelecido pela Constituição de 1988, pelas Leis Orgânicas de Saúde e pelas Portarias do Pacto pela Saúde.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1- afirmativa ERRADA-  ACESSO E POSSE DE TERRA

    No artigo 3º da lei 8080/90, consta que: A saúdes têm como fatores “determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais”.

    ou o gabarito está errado ou a questão deveria ter sido anulada

  • A expressão "entre outras", abre margem para colocaç]oes que corraboram  para o complemento do conceito de saúde.

  • Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida, a saúde não é um conceito abstrato. Define-se no contexto histórico de determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas (CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE, 1986, p. 4).

    Fonte: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/47021/mod_resource/content/3/Unidade%203/top4_1.html

  • No artigo 3º da Lei Orgânica de Saúde 8.080/1990 traz o conceito ampliado de saúde: Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Francamente, o termo posse de terra é incoerente!


ID
2011849
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento das Políticas Públicas de Saúde no Brasil culminou na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê princípios doutrinários e organizativos na defesa do direito à saúde. A respeito dos princípios do SUS, considere as seguintes afirmativas:

1. Centralização, resolubilidade, regionalização e hierarquização, participação da comunidade e complementaridade do setor privado são princípios organizativos do SUS.

2. O SUS baseia-se nos princípios doutrinários de universalidade, equidade e integralidade nas ações e serviços de saúde.

3. A equidade pode ser vista como um princípio de proteção social, pois busca diminuir as desigualdades na saúde. Significa tratar de forma igual os desiguais, alocando recursos onde há necessidade.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a EQUIDADE é o princípio da JUSTICA SOCIAL e não da PROTEÇÃO SOCIAL. 

     

    "cabe aqui ressaltarmos que não podemos confundir igualdade com equidade, sabemos que os usuários devem ser vistos pelo sistema de forma igualitária, sem privilégios quanto à sua necessidade, é importante pontuarmos que o princípio da equidade assegurado a todos os cidadãos refere-se ao respaldo oferecido a estes de acordo com as suas prioridades, através da análise da vulnerabilidade de cada caso, já que com a equidade objetiva-se diminuir as diferenças sociais, proporcionando atendimento desigual para necessidades desiguais, caracterizado como o princípio de justiça social."

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/equidade-principios-doutrinarios-do-sus/43942

  • alternativa B

    1. Falsa

    Lei 8080 de 19 de setembro de 1990 inciso VI participação da comunidade inciso IX descentralização político-administrativa com direção única em cada esfera de governo

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios

    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde

    constituição federal

    Artigo 199

    Parágrafo 1*

    as instituições privadas poderão participar de forma complementar do SUS, segundo diretrizes deste mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos

    2. Correta . O SUS baseia-se nos princípios doutrinários de universalidade, equidade e integralidade nas ações e serviços de saúde.

    3. Falsa

    A equidade pode ser vista como um princípio de JUSTIÇA social, pois busca diminuir as desigualdades na saúde. Significa tratar de forma DESIGUAL os desiguais, alocando recursos onde há necessidade.

  •  EQUIDADE é o princípio da JUSTICA SOCIAL

    Princípios dos SUS doutrinários inicio vogal

    1 ª Equidade

    2 ª Universalidade

    3 ª Integralidade

    Princípios Organizativo do SUS início consoante

    1 ª Regionalização e Hierarquização

    2 ª Descentralização e Comando Único

    3 ª Participação Popular

    4 ª complementariedade do setor privado


ID
2022139
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As seguintes ocorrências são de notificação compulsória imediata (em menos de 24 horas) ao Ministério da Saúde:

Alternativas
Comentários
  • ebola; varíola; raiva humana; óbito por dengue

  • PORTARIA NO - 204, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 Que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.

    Art. 4º A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.

     

     

  • São de notificação semanal:
    > Acidente de trabalho com exposição a material biológico
    > Dengue - Casos 
    > Doença de Creutzfelt-Jakob
    > Doença aguda pelo vírus Zika
    > Esquistossomose
    > Febre Chikungunya
    > Hanseníase
    > Hepatites virais
    > HIV/ AIDS (em todos, gestante, criança exposta risco vestical)
    > Intoxicação exógena
    > Leishmaniose tegumentar americana
    > Leishmaniose visceral
    > Malária na região amazônica
    > Óbitos (infantil e materno)
    > Sífilis (adquirida/ congênita/ em gestante)
    > Toxoplasmose (gestacional/ congênita)
    > Tuberculose
    > Violência doméstica e outras violências


ID
2029366
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às diretrizes para a humanização em saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Valorização da dimensão social em detrimento da subjetiva em torno das práticas.

( ) Fortalecimento do trabalho em equipes multiprofissionais.

( ) Valorização do profissional de saúde.

( ) Centralização da responsabilidade na gestão e atenção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    a) F – V – V – F 


ID
2045722
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“(...) muitas referências na literatura vêm apontar o fato de estar havendo uma transposição pura e simples do modelo hegemônico de atuação clínica do psicólogo para o setor público, (...) independentemente dos objetivos dos mesmos e das características da população neles atendida, gerando com isso uma prática inadequada e descontextualizada.” (DIMENSTEIN, 1998, p. 74)

Sobre a afirmação de Dimenstein, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • É preciso considerar o contexto sociocultural e as concepções de saúde/doença de cada clientela específica atendida pelo psicólogo.

  • RESPOSTA "B"

    Vejamos:

    Entretanto, a sociologia e a antropologia vêm mostrando há algum tempo a não existência de uma “natureza humana” atávica, universal e, consequentemente, a não universalidade desses modelos e representações acima referidos pregnantes entre os saberes “psi”, e que eles podem não só variar de uma cultura para outra e através dos tempos, mas entre as classes sociais também. Quando os psicólogos transpõem suas técnicas e teorias psicológicas para o atendimento da clientela que freqüenta as instituições públicas de saúde, geralmente pertencentes às classes populares, partem do pressuposto de que essa população compartilha da mesma visão de mundo, das mesmas representações e modelo de subjetividade. Inúmeros trabalhos já se encarregaram de mostrar que a diversidade cultural entre psicólogos e usuários - pertencentes geralmente a diferentes grupos sociais - também tem implicação no que tange ao modelo de subjetividade próprio a cada um (Freire Costa, 1987). Além disso, que nas classes populares existe uma maneira própria de expressão dos conflitos - “ a doença dos nervos “, muito comum na realidade de Teresina, que em muito se diferencia da racionalidade presente no modelo psicológico dominante entre os profissionais.

    http://www.scielo.br/pdf/epsic/v3n1/a04v03n1.pdf

  • d) errado a atuacao em equipe não impede a atuacão do psicologo.

    c) errado - podem ser sim

    b) certíssima - sempre é preciso considerar a clientela, o contexto sociocultural e as concepções saúde-doença

    a) instrumentos universais não existem

     


ID
2045728
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir

I. A psicoterapia de grupo é uma estratégia para atendimento prevista no SUS, respeitando-se os princípios técnicos e éticos referentes a esta modalidade.

II. A redução de custos e a limitação temporal do serviço público são os fatores determinantes da inclusão das ações psicoterápicas grupais nestes serviços.

III. Definir grupos homogêneos, em relação ao diagnóstico e critérios sóciodemográficos, é sempre a melhor estratégia para garantir a operacionalidade do grupo.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • I, apenas 

  • Alguem sabe dizer por que a II esta errada?

  • Acredito que o erro da II esteja na expressão " fatores determinantes", uma vez que uma terapia grupal não é indicada apenas devido à redução de custos e limite temporal.

    III - Para grupos psicodinâmicos de longo prazo, é útil que a composição contemple uma homogeneidade quanto à capacidade intelectual e à de suportar ansiedade (força de ego) e heterogeneidade em áreas de conflito, dificuldades interpessoais, gênero e nível de atividade (CORDIOLI, 2002).

  • Sidney, está errada pois o fator determinante não pode ser a economia (de tempo e profissionais), mas a indicação para tal prática.  


ID
2045737
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a relação entre a rede básica de saúde e os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    O CAPS deve realizar apoio matricial às equipes da atenção básica, isto é, fomecer-lhes orientação e supervisão. 


ID
2045740
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação do psicólogo no SUS deve respeitar os princípios de intersetorialidade. A respeito desse conceito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A intersetorialidade vai além da assistência médica, envolvendo as dimensões do trabalho, habitação, lazer, educação e cultura. 

  • vários setores e não várias disciplinas.

  • RESPOSTA CERTA

    A intersetorialidade vai além da assistência médica, envolvendo as dimensões do trabalho, habitação, lazer, educação e cultura.

  • Vocês sabem qual conceito se refere "à articulação entre os âmbitos municipal, estadual e federal para a promoção de saúde"? Grato.


ID
2047540
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O sistema de saúde no Brasil é organizado segundo três níveis de atenção: primária, secundária e terci- ária. Com relação a estes níveis, é correto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • e) errado

    d) errado

    c) certo, mas não concordo que há baixa demanda por mão de obra. A mão de obra do nível primário demanda especialização em ações primárias e mais gerais - no entanto, não existia uma alternativa melhor. Apenas de não concordar 100% com a resposta.

    b) errado - terciária é correta nesse caso descrito

    a) errado - atencao secundária - UPA


ID
2057947
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo consta na Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, as populações indígenas devem

Alternativas
Comentários
  • ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local, regional e centros especializados, de acordo com suas necessidades, compreendendo a atenção primária, secundária e terciária à saúde.

  • De acordo com a Lei nº 8.080/1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, em seu capitulo V, que trata do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena:

    Art. 19-A. As ações e serviços de saúde voltados para o atendimento das populações indígenas, em todo o território nacional, coletiva ou individualmente, obedecerão ao disposto nesta Lei.

    Art. 19-B. É instituído um Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, componente do Sistema Único de Saúde – SUS, criado e definido por esta Lei, e pela Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, com o qual funcionará em perfeita integração.

    Art. 19-C. Caberá à União, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

    Art. 19-D. O SUS promoverá a articulação do Subsistema instituído por esta Lei com os órgãos responsáveis pela Política Indígena do País.

    Art. 19-E. Os Estados, Municípios, outras instituições governamentais e não-governamentais poderão atuar complementarmente no custeio e execução das ações.

    Art. 19-F. Dever-se-á obrigatoriamente levar em consideração a realidade local e as especificidades da cultura dos povos indígenas e o modelo a ser adotado para a atenção à saúde indígena, que se deve pautar por uma abordagem diferenciada e global, contemplando os aspectos de assistência à saúde, saneamento básico, nutrição, habitação, meio ambiente, demarcação de terras, educação sanitária e integração institucional.

    Art. 19-G. O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado.

    § 1o O Subsistema de que trata o caput deste artigo terá como base os Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

    § 2o O SUS servirá de retaguarda e referência ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, devendo, para isso, ocorrer adaptações na estrutura e organização do SUS nas regiões onde residem as populações indígenas, para propiciar essa integração e o atendimento necessário em todos os níveis, sem discriminações.

    § 3o As populações indígenas devem ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades, compreendendo a atenção primária, secundária e terciária à saúde.

    Art. 19-H. As populações indígenas terão direito a participar dos organismos colegiados de formulação, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, tais como o Conselho Nacional de Saúde e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, quando for o caso.


    GABARITO: D

ID
2057950
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Decreto nº 7.037/2009, aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos − PNDH-3 e dá outras providências. No Eixo Orientador III − “Universalizar direitos em um contexto de desigualdades” − encontra-se na Diretriz 7: “Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena”. Como ações pragmáticas para a ampliação do acesso universal a sistema de saúde de qualidade (Objetivo estratégico IV) consta: “Expandir e consolidar programas de serviços básicos de saúde e de atendimento domiciliar para a população de baixa renda, com enfoque na prevenção e diagnóstico prévio de doenças e deficiências, com apoio diferenciado às pessoas idosas, indígenas, negros e comunidades quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, crianças e adolescentes, mulheres" e também

Alternativas
Comentários
  • pescadores artesanais e população de baixa renda

  • GABARITO: E

  • Uau, que comentários pertinentes. Agradeço demais a vocês duas.

  • rafael, elas colocoram os comentários somente com o gabarito para facilitar a vida de quem não pode pagar a mensalidade do site. ninguém é obrigado a postar explicações das questões aqui, não! pra isso já tem os professores do qconcurso. se eles deixam a desejar são outros 500!

    bons estudos brother!

    :*

  • A questão diz respeito eixo orientador III do PNDH-3 (UNIVERSALIZAR DIREITOS EM UM CONTEXTO DE DESIGUALDADES). Referido eixo possui quatro diretrizes, dentre elas, a diretriz 7 (GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS DE FORMA UNIVERSAL, INDIVISÍVEL E INTERDEPENDENTE, ASSEGURANDO A CIDADANIA PLENA). Como ações pragmáticas para a ampliação do acesso universal a sistema de saúde de qualidade (OBJETIVO ESTRATÉGICO IV) consta a prevista na alínea “a”: “expandir e consolidar programas de serviços básicos de saúde e de atendimento domiciliar para a população de baixa renda, com enfoque na prevenção e diagnóstico prévio de doenças e deficiências, com apoio diferenciado às pessoas idosas, indígenas, negros e comunidades quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, crianças e adolescentes, mulheres, pescadores artesanais e população de baixa renda.

    Resposta: Letra E

  • GAB: E

    Decreto 7037

    Objetivo estratégico IV:

    Ampliação do acesso universal a sistema de saúde de qualidade.

    Ações programáticas:

    a) Expandir e consolidar programas de serviços básicos de saúde e de atendimento domiciliar para a população de

    baixa renda, com enfoque na prevenção e diagnóstico prévio de doenças e deficiências, com apoio diferenciado às

    pessoas idosas, indígenas, negros e comunidades quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua,

    lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, crianças e adolescentes, mulheres, pescadores artesanais e população

    de baixa renda.


ID
2066626
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, sobre a história da relação entre trabalho e saúde no Brasil. Em seguida, marque a opção com a sequência correta.

( ) A consolidação da proposta de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 1986, trouxe significativa mudança de rumos na política de saúde brasileira, e, consequentemente, de saúde do trabalhador.

( ) No início dos anos de 1980, setores do movimento sindical, como bancários, metalúrgicos químicos, exigiram dos serviços de saúde pública maior envolvimento com as questões de saúde relacionadas ao trabalho.

( ) Os Programas de Saúde do Trabalhador (PST) foram criados e implantados em todas as regiões do país em 1985, em resposta à demanda do movimento sindical.

( ) A 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador visou incorporar a proposta do SUS, o qual teve que englobar ações e órgãos de Saúde do Trabalhador, na perspectiva da saúde como direito.

Alternativas
Comentários
  • (V ) A consolidação da proposta de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 1986, trouxe significativa mudança de rumos na política de saúde brasileira, e, consequentemente, de saúde do trabalhador.

    ( V) No início dos anos de 1980, setores do movimento sindical, como bancários, metalúrgicos químicos, exigiram dos serviços de saúde pública maior envolvimento com as questões de saúde relacionadas ao trabalho.

    ( F) Os Programas de Saúde do Trabalhador (PST) foram criados e implantados em todas as regiões do país em 1985, em resposta à demanda do movimento sindical. Quem dera o Brasil conseguisse implantar em todas as regiões alguma coisa de uma só vez

    ( V) A 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador visou incorporar a proposta do SUS, o qual teve que englobar ações e órgãos de Saúde do Trabalhador, na perspectiva da saúde como direito.


ID
2066998
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações.


I. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).


II. As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.


III. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.


De acordo com a Lei nº 8.080, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • I. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). verdade

     

    II. As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente. verdade

     

    III. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde. certo

  • I. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

    II. As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    III. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.

    De acordo com a Lei nº 8.080, pode-se afirmar que:

    TODAS ESTÃO CORRETAS


ID
2100472
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao que se refere à instituição do Sistema Único de Saúde - SUS no Brasil podemos considerar como correta qual das características baixo descriminadas:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da D?

  • Os princípios doutrinários do SUS são: universalidade, equidade e integralidade. E os princípios operacionais são: descentralização, regionalização, hierarquização e participação social. 

  • Quando vcperceber duas alternativas bem semelhantes, ligue seu alerta de pegadinha da banca... pois não será nenhuma delas a resposta!

  •  

    Os princípios operacionais  do SUS giram em torno da descentralização, regionalização e hierarquização dos serviços e ações de saúde.

     

    Os princípios doutrinários do SUS giram em torno da universalização, equidade e integralidade nos serviços e ações de saúde.

  • O SUS representa uma nova concepção de saúde em nosso país, quando altera seu entendimento de estado de não doença e lógica de cura dos agravos da saúde, para uma nova concepção de prevenção dos agravos e promoção de saúde.

    LETRA A

  • Priscila, no enunciado ele pede as características do SUS e a questão D fala sobre o princípios do SUS.


ID
2100475
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na cartilha: Para Entender a Gestão do SUS, lançada pelo CONASS-MS, em 2003, o projeto de promoção da saúde consiste em proporcionar à população brasileira, condições e requisitos que propiciem controle da saúde envolvendo determinadas situações de vida. Indique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Cartilha é marketing... só por isso. As demais alternatias são muito vagas, iguais. 

    Pra uma banca safada você tem que responder com igual safadeza... na manha... com a ibfc e a upenet é preciso agir assim.

  • Mal formulada...

     

  • Marketing pessoal e apoio a projetos sociais.

    LETRA D

    ACHEI MAL FORMULADA TAMBÉM


ID
2100478
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O art. 1º. da Portaria 104/2011, do Ministério da Saúde, define a terminologia que deve ser adotada em todo território nacional, referente a doenças, agravos e eventos em saúde publica. Indique a definição correta estipulada por este instrumento legal:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "A"

    Vejamos:

    Art. 1º Definir as terminologias adotadas em legislação nacional, conforme o disposto no Regulamento Sanitário Internacional 2005 (RSI 2005).

    I - Doença: significa uma enfermidade ou estado clínico, independentemente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos;

    II - Agravo: significa qualquer dano à integridade física, mental e social dos indivíduos provocado por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas, e lesões auto ou heteroinfligidas;

    III - Evento: significa manifestação de doença ou uma ocorrência que apresente potencial para causar doença;

    IV - Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional - ESPIN: é um evento que apresente risco de propagação ou disseminação de doenças para mais de uma Unidade Federada - Estados e Distrito Federal - com priorização das doenças de notificação imediata e outros eventos de saúde pública, independentemente da natureza ou origem, depois de avaliação de risco, e que possa necessitar de resposta nacional imediata; e

    V - Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional - ESPII: é evento extraordinário que constitui risco para a saúde pública de outros países por meio da propagação internacional de doenças e que potencialmente requerem uma resposta internacional coordenada.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0104_25_01_2011.html


ID
2125087
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Educação Permanente em Saúde é uma proposta de ação estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS) capaz de contribuir para a transformação dos processos formativos, das práticas pedagógicas e de saúde, e para a organização dos serviços, empreendendo um trabalho articulado entre o sistema de saúde e as instituições formadoras. Assinale a alternativa que não apresenta uma das características dessa ação:

Alternativas
Comentários
  • A Educação Permanente em Saúde (EPS) pode ser de grande contribuição para as instituições de saúde em nosso país. A EPS busca formar profissionais para o trabalho nos diferentes contextos de saúde, partindo da ideia que o ensino - serviço é fundamental para a qualidade das ações na saúde. As residências médicas e as residências multiprofissionais em saúde são uma modalidade de pós graduação que é pautada na EPS. Nessas residências os profissionais tanto estudam quanto trabalham nas instituições de saúde em que estão inseridos.

  • LETRA D

    Prevê que as demandas para a capacitação na Educação Permanente em Saúde se definam somente a partir de uma lista de necessidades individuais de atualização, ou das orientações dos níveis centrais.


ID
2125090
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde, pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS), busca apreender de forma avaliativa, completa e abrangente a realidade dos serviços de saúde oferecidos à população. É uma característica desse Programa:

Alternativas
Comentários
  • A produção de conhecimento qualitativo da rede de serviços de saúde, como um instrumento de apoio à gestão do SUS, incorporando indicadores de produção para avaliação desses serviços.


ID
2174071
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 2004, o Ministério da Saúde implementa o PNH (Projeto Nacional de Humanização), publicando a cartilha sobre a Clínica Ampliada, dentro do Projeto HumanizaSUS, reconhecendo que o fator humano estava ausente do nosso sistema de saúde. Assim, a clínica ampliada em Psicologia consiste em

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    uma prática comprometida com o contexto sócio-político-cultural das pessoas, considerando especificidades dos significados e sentidos, e com os aspectos ambientais, culturais, sociais, etc.

  • A Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve estar presente e inserida em todas as políticas e programas do SUS. 

    Acolher é reconhecer o outro e o que ele traz como legítima e singular sua necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações. Como valor das práticas de saúde, o Acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede sócio afetiva. Acolhimento não só entendido para dentro dos estabelecimentos mas também ultrapassando seus limites institucionais constituindo como elemento de fortalecimento da rede de atenção à saúde. 

    RESPOSTA C

  • A proposta da Clínica Ampliada engloba os seguintes eixos fundamentais:

    1. Compreensão ampliada do processo saúde-doença. Busca evitar uma abordagem que privilegie excessivamente algum conhecimento específico. Cada teoria faz um recorte parcialmente arbitrário da realidade. Na mesma situação, pode-se “enxergar” vários aspectos diferentes: patologias orgânicas, correlações de forças na sociedade (econômicas, culturais, étnicas), a situação afetiva etc., e cada uma delas poderá ser mais ou menos relevante em cada momento. A Clínica Ampliada busca construir sínteses singulares tensionando os limites de cada matriz disciplinar. Ela coloca em primeiro plano a situação real do trabalho em saúde, vivida a cada instante por sujeitos reais. Este eixo traduz-se ao mesmo tempo em um modo diferente de fazer a clínica, numa ampliação do objeto de trabalho e na busca de resultados eficientes, com necessária inclusão de novos instrumentos. 

    Para ver os demais eixos:

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf


ID
2200003
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Constituição Federal legitima o direito de todos os cidadãos às ações de saúde em todos os níveis, assim como explicita que o dever de prover esse direito é responsabilidade do Poder Público. A respeito do que estabelece essa lei sobre o SUS, analise:

I. Uma das atribuições do Sistema Único de Saúde é incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico.

II. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às entidades filantrópicas.
III. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, o mínimo de 10% das arrecadações previstas em lei para este fim.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I-CORRETA

    II- ERRADA: a Constiuição não fala nada sobre destinação de recursos para entidades filantrópicas, apenas que dará preferência para as mesmas em caso de necessidade e que é vedada a destinação de recursos para empresas privadas. 

    III-ERRDA: Artigo 19 § 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre: I - no caso da União, a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, não podendo ser inferior a 15% (quinze por cento);


     

  • I. Uma das atribuições do Sistema Único de Saúde é incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico. 

    LETRA A


ID
2200006
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nos preceitos constitucionais, a construção do SUS se norteia por princípios
doutrinários e organizativos. Considerando esses princípios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • descentralização - distribuição de responsabilidades pelos entes federados

    regionalização -  permite o conhecimento do território e da sua população considerando as demandas e diversidades regionais

    integralidade - ter acesso a saúde integral

    universalidade - para todos

    igualdade - igualdade a todos (equidade - acesso diferenciado a alguns para garantir a igualdade)

  • a- integralidade

    b - CORRETA

    c - equidade

    d - descentralização

    e - regionalização

  • LETRA B

    A universalidade é a garantia de atenção à saúde por parte do sistema a todo e qualquer cidadão.Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde.


ID
2200009
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei nº 8.080/1990 determina que a necessidade de contratação de serviços privados, quando ocorre por insuficiência do setor público, deve se dar sob algumas condições. Considerando tais condições, analise as afirmativas a seguir:

I. A celebração do contrato deve se dar conforme as normas de direito público, ou seja, o interesse público deve prevalecer sobre o particular.

II. A instituição privada deverá estar de acordo com os princípios básicos e normas técnicas do SUS, uma vez que, quando contratada, atua em nome deste.

III. Dentre os serviços privados, as instituições não lucrativas terão preferência exclusiva na
participação do SUS.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I) verdadeiro

    II) verdade

    III) errado

     

  • pq  III tá errada?

  • Art. 25. Na hipótese do artigo anterior, as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Creio que ignoraram as entidades filantrópicas e escreveram preferência exclusiva para as entidades sem fins lucrativos. Daí consta o erro da alternativa III

  • Eu julguei o item III como falso porque no texto da questão colocou DENTRE AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS o que não aparece no texto da lei.

  • I. A celebração do contrato deve se dar conforme as normas de direito público, ou seja, o interesse público deve prevalecer sobre o particular. 

    II. A instituição privada deverá estar de acordo com os princípios básicos e normas técnicas do SUS, uma vez que, quando contratada, atua em nome deste. 

    LETRA D


ID
2200018
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Sistema Único de Saúde, uma Rede de Atenção à Saúde corresponde ao(à):

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 7.508

    Art. 2 Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    II - Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde - acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde;

    III - Portas de Entrada - serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS;

    IV - Comissões Intergestores - instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS;

    V - Mapa da Saúde - descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema;

    VI - Rede de Atenção à Saúde - conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde;

    VII - Serviços Especiais de Acesso Aberto - serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial; e

    VIII - Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica - documento que estabelece: critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. 

  • a) Gabarito

    b) Região de saúde

    c) Serviços especiais de acesso aberto

    d) Comissões intergestores

    e) Mapa de saúde


ID
2200021
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é o acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde que tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) é o acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde que tem como objetivo: 

    b) a organização e a integração das ações e dos serviços de saúde sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Região de Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários.

  • Decreto 7508/11

    Art 34 O objetivo do COAP é a organização e a integração das ações e dos serviços de saúde, sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Região de Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários. . 


ID
2200024
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das competências exclusivas da Comissão Intergestor Tripartite diz respeito à pactuação das(os):

Alternativas
Comentários
  • competências exclusivas da Comissão Intergestor Tripartite: 

    I - das diretrizes gerais para a composição da RENASES; 

    II - dos critérios para o planejamento integrado das ações e serviços de saúde da Região de Saúde, em razão do compartilhamento da gestão; e 

    III - das diretrizes nacionais, do financiamento e das questões operacionais das Regiões de Saúde situadas em fronteiras com outros países, respeitadas, em todos os casos, as normas que regem as relações internacionais. 

  • Uma das competências exclusivas da Comissão Intergestor Tripartite diz respeito à pactuação dos 

    critérios para o planejamento integrado das ações e serviços de saúde da Região de Saúde, em razão do compartilhamento da gestão.

  • Decreto 7508/11 

    Art 32

    PARÁGRAFO ÚNICO 

    II - dos critérios para o planejamento integrado das ações e serviços de saúde da Região de Saúde, em razão do compartilhamento da gestão;

  • Resposta: D


ID
2200027
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os Conselhos de Saúde consubstanciam a participação da sociedade organizada na administração do SUS, propiciando e melhorando o controle social do sistema. A respeito desses órgãos, analise:

I. Para que os Municípios recebam quaisquer recursos do Ministério da Saúde ou se habilitem a seus programas é necessário que o Conselho Municipal de Saúde exista e esteja em funcionamento.

II. A legislação estabelece a composição paritária dos usuários em relação aos outros segmentos representados nos Conselhos de Saúde.

III. Uma das atribuições do Conselho Nacional de Saúde é acompanhar a execução do cronograma de transferência de recursos financeiros, consignados ao SUS, aos Estados, Municípios e Distrito Federal.


Assinale: 

Alternativas
Comentários
  •  

    I - cinquenta por cento dos membros representantes de entidades e dos movimentos sociais de usuários do SUS, escolhidos em processo eleitoral direto; e 

     

    II - cinquenta por cento dos membros representantes de entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica da área de saúde, entidades de prestadores de serviços de saúde, entidades empresariais com atividade na área de saúde, todas eleitas em processo eleitoral direto; os representantes do governo, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) são indicados pelos seus respectivos dirigentes.

     

               A fim de manter equilíbrio dos interesses envolvidos, a distribuição das vagas é paritária, ou seja, 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de serviço e gestores.

  • se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.


ID
2200030
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as disposições legais do Planejamento da Saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C - O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e será indutor de políticas para a iniciativa privada.

  • Porque não a D? Alguem saberia?


ID
2200084
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS tem por objetivo promover inovações nas práticas gerenciais e de produção de saúde, propondo às equipes novas maneiras de organização dos serviços. Qual a metodologia utilizada para isso?

Alternativas
Comentários
  • foi no chute, mas valeu o raciocínio - por exclusão dava para chegar na correta.

  • Lembrei de Clínica Ampliada e chutei a letra "e" Comunidade Ampliada rsrs

  • A PNH tem como dispositivos para sua implementação:

    • Grupo de Trabalho de Humanização - GTH e Câmara Técnica de Humanização CTH
    • Colegiado Gestor
    • Contrato de Gestão
    • Sistema de escuta qualificada, ouvidoria e pesquisa de satisfação
    • Visita Aberta e Direito à acompanhante
    • Programa de Formação em Saúde do Trabalhador e Comunidade Ampliada de Pesquisa
    • Equipe Transdisciplinar
    • Projetos Cogeridos de Ambiência
    • Acolhimento com classificação de risco
    • PTS Projeto Terapêutico Singular e Projeto Saúde Coletiva
    • Projeto Memoria ao SUS que da certo.

    Recomendo: https://www.youtube.com/watch?v=evmTF0Nwgv4&ab_channel=ENFrenteEnfermagemContinuada


ID
2200168
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As ações de saúde do trabalhador estão previstas na Lei nº 8.080/1990. Marque a alternativa que indica corretamente qual(is) o(s) nível(eis) de gestão são responsáveis por estas ações e suas respectivas competências.

Alternativas
Comentários
  • Questão D, ao ente municipal cabe a execução.


ID
2200171
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O SUS está assentado em três pilares: rede, regionalização e hierarquização. Marque a alternativa que indica a correta atribuição da hierarquização.

Alternativas
Comentários
  • O SUS está assentado em três pilares: rede, regionalização e hierarquização. Marque a alternativa que indica a correta atribuição da hierarquização. 

     a)

    Responsável pela resolução da maioria das necessidades de saúde da população, deve ser estruturada qualitativamente.

  • QUESTÃO :

    SUS está assentado em três pilares: REDE, REGIONALIZAÇÃO e HIERARQUIZAÇÃO. Marque a alternativa que indica a CORRETA ATRIBUIÇÃO DA HIERARQUIZAÇÃO :

    GABARITO :

    A ) Responsável pela RESOLUÇÃO ( ORGANIZAR e RESOLVER em hierarquias : órdem de poder : UNIÃO, ESTADO e MUNICÍPIO ) a maioria das necessidades de saúde dapopulação: estruturada quali/tativa/mente .

  • Hierarquização

    A - ''Estruturada'' é palavra chave.

    # Tags: Níveis de Complexidade - Níveis de tecnologia.

    Ex - Atenção Primária - Secundária - Terciária de acordo com a necessidade do usuário.


ID
2214871
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Psicologia da saúde, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • essa foi balela

  • "(...) A Psicologia da Saúde, com base no modelo biopsicosossocial, utiliza os conhecimentos das ciências biomédicas, da Psicologia Clínica e da Psicologia Social-comunitária (Remor, 1999). Por isso, o trabalho com outros profissionais é imprescindível dentro dessa abordagem. Essa área fundamenta seu trabalho principalmente na promoção e na educação para a saúde, que objetiva intervir com a população em sua vida cotidiana antes que haja riscos ou se instale algum problema de âmbito sanitário. O trabalho é multiplicador, uma vez que capacita a própria comunidade para ser agente de transformação da realidade, pois aprende a lidar, controlar e melhorar sua qualidade de vida. Dessa maneira, torna-se evidente que a Psicologia da Saúde dá ênfase às intervenções no âmbito social e inclui aspectos que vão além do trabalho no hospital, como é o caso da Psicologia Comunitária (Besteiro & Barreto, 2003; Gonzalez-Rey, 1997)."

    Artigo: 

    Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional.

    Link; http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000300007

     


ID
2224381
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

[...] a complexidade envolvida na definição e operacionalização do conceito de pobreza ganha maior alcance com o de vulnerabilidade social que apresenta uma noção multidimensional, considerando diversos fatores para sua definição, como o bem estar de indivíduos, grupos e comunidades, referindo-se a suas diferentes formas e graus de intensidade.
(Cartilha da Defensoria Pública de São Paulo sobre Vulnerabilidade Social, p.2).
Em relação à vulnerabilidade social e às intervenções realizadas pela psicologia e equipe nos Centros de Atendimento Multidisciplinar − CAM, considere:

I. O CAM avalia vulnerabilidade social com base nas situações de fragilidade identificadas e na classificação do tipo de vulnerabilidade social em que as pessoas se encontram, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social − IPVS.
II. A intervenção junto à população em situação de rua, pela psicologia e pelo serviço social, está centrada na busca ativa da família de origem para reinserção da pessoa no contexto familiar.
III. No CAM, a psicologia não tem possibilidade de realizar uma escuta atenta para a subjetividade da pessoa atendida em função dos limites de ação próprios da Defensoria, que visa prestar assessoria jurídica nos casos de violação de direitos.
IV. A pessoa em situação de rua pode apresentar situação criminal que demande atendimento pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar Criminal (CAMCrim), problemas de saúde que necessite de atendimento no Consultório de Rua do SUS, problemas socioassistenciais que demandem atendimento pelo SUAS.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • gabarito I e IV estao corretas confirmado

  • Sobre a II não precisa necessariamente ser na família de origem, essa busca ativa pode se dar na família atual ou mesmo no contexto onde está inserido o sujeito.

  • Penso que a aternativa II reduziu o trabalho do psicólogo e do assistente social, pois, ele não consiste, apenas, em realizar a busca ativa dos moradores de rua, mas tembém, de escutar, acolher, analisar como eles percepem sua situação, refletir sobre os preconceitos e discriminações que sofrem perante a sociedade entre outros. 

     

     

    Fonte: 

    https://www.passeidireto.com/arquivo/38805039/intervencao-com-moradores-de-rua


ID
2224384
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As últimas décadas registraram o ressurgimento da importância do campo de conhecimento denominado políticas públicas, assim como das instituições, regras e modelos que regem sua decisão, elaboração, implementação e avaliação [...] A formulação de políticas públicas constitui-se no estágio em que os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real.
(SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da Literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p.20-45, dez. 2006).

Tendo como estímulo-base o excerto acima, analise as assertivas:
I. O processo de implementação de políticas públicas é uma oportunidade para a prática de cidadania e controle social. A participação social no Serviço Único de Saúde − SUS e no Serviço Único de Assistência Social − SUAS foi instituída pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela Lei nº 8.142/1990.
II. Nas políticas do SUS e do SUAS, a integralidade e a equidade norteiam as ações realizadas; a primeira possibilita a atenção integral a usuários, famílias e comunidades e, a segunda, a criação de Programas dirigidos a grupos específicos, tais como: mulheres, homens, crianças, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com privação de liberdade.
III. O Centro de Referência Especializado em Assistência Social − CREAS e o Centro de Referência em Assistência Social − CRAS são dispositivos criados pelo SUAS para execução do Plano Nacional de Assistência Social; os dois estão organizados de acordo com o tipo de proteção que o usuário precisa e com o grau de complexidade da problemática apresentada. Suas ações são interdisciplinares, intersetoriais e interinstitucionais.
IV. A concepção de sujeito de direitos e de cidadania está relacionada aos direitos sociais garantidos pela Constituição Federal de 1988, que assegura saúde, assistência social e educação como direitos do cidadão e deveres do Estado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • requer a anulação da questão pois a resposta III está equivocada: não é plano de assistencia social é política nacional de assistência social.

  • Qual o erro da primeira ?

  • O erro da primeira é que o SUAS surge pós constituição. Cronológicamente:

    Foi Deliberado na IV Conferência de As em 2003;

    Concebido na PNAS em 2004;

    Implantado com a deliberaçõa da NOB Suas em 2005;

    Incluído na Loas em 2011.

    Fonte: Nota técnica 001/2016

    *se houver outros erros não detectei.

  • A lei 8.142/90 regula a participação social dos usuários ao SUS, não ao SUAS.


ID
2244730
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

I. Integralidade: Este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.

II. Humanidade: Tem a finalidade de prever um olhar voltado questões humanas. Para que este princípio seja universal, fazem-se necessárias articulações de todas as equipes, na criação de postulados e regras gerais de tratamento a população.

III. Eqüidade: O objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, eqüidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

IV. Integralidade: Este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.

V. Participação Popular: A sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.

Em todo o país, o SUS - Sistema Único de Saúde deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde. Podemos entender o SUS da seguinte maneira: um núcleo comum, que concentra os princípios doutrinários, e uma forma e operacionalização, os princípios organizativos. Desta forma, julgue se as afirmações acima estão de acordo com os princípios doutrinário indicados e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa pergunta foi super mal formulada, pois as questoes I e IV sao iguais, e como pode ser a resposta correta a letra B. Deixa a desejar nesta questao. 

  • Pois é... mas upenet é isso... vc sabe da respota, mas o tempo que vc leva pra ajeitar, desvendar a pergunta remontando as alternativas é o que mata. Menos errada é a certa!

  • Putz, que banca lixo!


ID
2244736
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A municipalização da saúde é uma estratégia adotada no Brasil que reconhece o município como principal responsável pela saúde de sua população. No período de setembro de 1996 a abril de 1997, foi realizada a Pesquisa Municipalização da Saúde e Poder Local no Brasil, com o objetivo de estudar as mudanças ocorridas na configuração e no modo de funcionamento do sistema de poder municipal. Em relação ao tema municipalização da saúde, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • verdade - a

    verdade - b

    verdade - c

    falso - d No processo de descentralização da saúde, a maioria dos estados são presentes e participativos.

  • Alguém poderia explicar melhor o erro da "D" por favor?

     

  • Michele santos, a D está errada porque fala da maior participação dos Estados, quando deveria ser menor por causa da municipalização da saúde. No mais está correta.


ID
2244739
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado. A este respeito, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 2º, paragrafo 1º da referida lei.

  • Gabarito A.

    Erro das demais assertivas:

    B - O provimento da saúde é dever do Estado, mas isto não exclui a função da sociedade de agir em conformidade a manutenção desta. Trata-se de um trabalho baseado na corresponsabilidade, cabe a todos a sua boa execução.

    C - Art. 199 - A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. § 1º As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    D - Esta lei está em vigor e regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolados ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual.


ID
2244742
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmações abaixo, relacionadas à saúde e descritas nos Pactos pela Vida em Defesa do SUS e de Gestão, e marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
2279236
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH) criada em 2003 pelo Ministério da Saúde, o termo “humanização” vem sendo empregado no âmbito da saúde pública com diversos significados. Pensando na humanização enquanto política pública, assinale a alternativa que melhor caracterize a ação para sua efetivação.

Alternativas
Comentários
  • a) Criação de espaços que alterem as formas de produzir saúde, tomando como princípio o aumento do grau de comunicação entre sujeitos e equipes, permitindo que os sujeitos envolvidos possam exercer sua autonomia de modo acolhedor, corresponsável, resolutivo e de gestão compartilhada dos processos de trabalho.

  • Em questões cujas alternativas pareçam ser válidas a primeira vista, fique de olho naquela mais abrangente e consequentemente mais longa.

    A. Ok

    B. A questão da humanização ainda é precária atualmente. Não há o que reforçar quando ainda não se tem um projeto de humanização consolidado. Há que se alterar o descaso para tentar implantar uma prática condizente com os projetos, com a política de humanização.

    C. A comunicação deve sim ser plena.

    D.A autonomia do sujeito deve ser plena

    E.Quando se fala em humanizar o tratamento, interferências podem ser bem vindas. A letra E descarta generaliza, descartando todas elas. A interferência do próprio sujeito em atendimento é bem vinda. Além do mais, este é o protagonista da ação e não a equipe em si.


ID
2303362
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de ações do psicólogo nas atividades de saúde pública a cargo do município, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

  • a PNAB é de 2017.


ID
2304169
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Humanização na área da saúde refere-se à transformação dos modelos de atenção e de gestão nos serviços e sistemas de saúde, com vistas a melhorar as relações humanas nestes espaços sociais. O princípio da política de humanização que busca reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido, e que juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável é o (a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     e) Transversalidade

  • a transversalidade é um campo para a  interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, vinculando-se aos contextos, que podem ter evidência prática na vida real, social e comunitária. 

  • Transversalidade

    A Política Nacional de Humanização (PNH) deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.

    Indissociabilidade entre atenção e gestão

    As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. Ao mesmo tempo, o cuidado e a assistência em saúde não se restringem às responsabilidades da equipe de saúde. O usuário e sua rede sócio-familiar devem também se corresponsabilizar pelo cuidado de si nos tratamentos, assumindo posição protagonista com relação a sua saúde e a daqueles que lhes são caros.

    Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos

    Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades. Os usuários não são só pacientes, os trabalhadores não só cumprem ordens: as mudanças acontecem com o reconhecimento do papel de cada um. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.

    Fonte:


ID
2304175
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), que é referência em tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e ou persistentes, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas. Assinale a alternativa incorreta a respeito do CAPS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) É um serviço de atendimento de saúde mental criado para acontecer de forma simultânea às internações em hospitais psiquiátricos

  • substitutivo do tratamento baseado em internações psiquiátricas, ou seja, na separaçnao da pessoa com seu meio social.

  • Gab.: C) É um serviço de atendimento de saúde mental criado para acontecer de forma simultânea às internações em hospitais psiquiátricos.

    Os CAPS surgem com a proposta de ser substitutivos aos hospitais psiquiátricos.

  • Até notifiquei a questão como desatualizada, considerando que atualmente já existem outras modalidades de CAPS, como o CAPS AD IV (o que entendo não estar contemplado pelo item E). Contudo, percebo que o item E contempla algumas modalidades de CAPS, mas não faz uso da palavra excludente, como "apenas". A redação do item é: "Podem existir nas modalidades CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS ad e CAPS i".

    Ok, podem. Mas não são APENAS essas modalidades. Certo?

  • Exatamente, Sam.

    Por isso que é muito importante que a gente observe também o ano da aplicação da prova, já que muitas vezes elas podem apresentar informações desatualizadas, como é o caso de muitas questões de Saúde Mental que encontramos aqui, âmbito que vem sofrendo muitas modificações proveniente das determinações do atual governo.


ID
2304205
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Educação Permanente em Saúde é um importante instrumento para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que no campo de atuação do SUS está incluída a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde. Assinale a alternativa que não seja compatível com a educação permanente em saúde.

Alternativas
Comentários
  • gabarito 

    c) Parte do desafo central de que a formação e o desenvolvimento devem ocorrer de modo centralizado para que seja mais efetivo

  • Gabarito letra C

    A proposta da educação permanente parte de um desafio central: a formação e o desenvolvimento devem ocorrer de modo descentralizado, ascendente e transdisciplinar, ou seja, em todos os locais, envolvendo vários saberes. O resultado esperado é a democratização dos espaços de trabalho, o desenvolvimento da capacidade de aprender e de ensinar de todos os atores envolvidos, a busca de soluções criativas para os problemas encontrados, o desenvolvimento do trabalho em equipe matricial, a melhoria permanente da qualidade do cuidado à saúde e a humanização do atendimento.

     

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/educacao_permantente_entra_roda_p1.pdf

  • O erro está na palavra centralizado

    a educação permanente em saúde deve ocorrer de modo descentralizado.


ID
2304208
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo a respeito do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
( ) Um dos objetivos do PNASS é aferir a satisfação dos usuários do SUS nos estabelecimentos avaliados.
( ) O sigilo dos dados relacionados aos resultados não permite que estes sejam disponibilizados para conhecimento público, sendo que são utilizados apenas internamente para propostas a serem criadas a partir das demandas.
( ) Os resultados avaliativos são ferramentas imprescindíveis na incorporação do planejamento para o aperfeiçoamento do SUS.
A ordem correta de afirmações verdadeira e falsas, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    1. Consolidar o processo de avaliações sistemáticas dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares.

    2. Conhecer o perfil da gestão dos estabelecimentos de Atenção Especializada avaliados.

    3. Aferir a satisfação dos usuários do SUS nos estabelecimentos avaliados.

    4. Incorporar indicadores que meçam o resultado da atenção/assistência prestada pelos estabelecimentos avaliados.

    5. Conhecer a inserção dos estabelecimentos de Atenção Especializada avaliados como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde.

    6. Incentivar, pedagogicamente, a cultura avaliativa no processo de trabalho dos gestores de saúde.

    7. Incentivar a cultura avaliativa em estabelecimentos de saúde do SUS. (esses dois objetivos respondem a terceira opção, entao está correta!)

    8. Consolidar o Pnass como um instrumento de gestão do SUS. 

    9. Transformar o Pnass em uma ferramenta estratégica de regulação do SUS.

    O público deve ter conhecimento sobre os dados, esse é o erro na segunda opção.

  • a)V; F; V


ID
2312026
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as assertivas sobre o processo saúde-doença e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • a) correta- O processo saúde-doença é um dos pontos centrais para os profissionais da saúde que buscam promovê-la, cuidando para que as pessoas possam ter, tanto quanto possível, uma boa qualidade de vida, mesmo quando as limitações se estabelecem. Para essa relação especial com os clientes, é necessário o aprendizado do uso dos instrumentos e das tecnologias para o cuidado que compõe a formação desses profissionais.

    b) incorreta - O papel fundamental do campo da psicologia tornou-se visível e preciso na sociedade, sendo a Saúde Pública atualmente uma área que emprega muitos profissionais de psicologia. Contudo, a ação da própria prática psicológica deve contemplar de forma mais eficaz e transparente os seus usuários. O psicólogo necessita atuar de forma condizente com a proposta do macro sistema SUS, a fim de atender com fidedignidade as suas especificidades.

    c)correta - Saúde – estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente à ausência de doença ou enfermidade – é um direito fundamental, e que a consecução do mais alto nível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor saúde” (OMS, 1976).

    d)Cabe aos profissionais da saúde reverem sua prática, buscando entender que não basta trabalhar com as doenças, é necessário compreender o indivíduo no todo como alguém que vive a experiência da necessidade, do adoecimento, carregada de valores e significados subjetivos, únicos, capazes de interferir na qualidade do cuidado prestado.

  • E pq a alternativa B está incorreta?

  • Acho que a B está errada porque fala que em emprega muitos profissionais d apsicologia, quando na verdade o numero de profissionais ainda é muito pouco na Saude Publica.

  • O campo da Psicologia ainda é impreciso na sociedade e talvez por isso, pouco visível.

  • O psicólogo necessita atuar de forma condizente com o CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO, a fim de atender com fidedignidade as suas especificidades. (penso que essa seria a frase correta da questão) .


ID
2320825
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução nº 251/2002, do Ministério da Saúde, propõe caracterizar e abordar as questões de desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • A Resolução nº 251/2002, do Ministério da Saúde, propõe caracterizar e abordar as questões de desenvolvimento: 

    e) da assistência hospitalar em psiquiatria, reclassificando os hospitais psiquiátricos, definindo e estruturando a porta de entrada para as internações psiquiátricas na rede do SUS.

     


ID
2360986
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com princípios norteadores da Política de Humanização do Ministério da Saúde, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta D. No documento de 2003, um dos princípios no geradores da pnh é 2. Estímulos à processos comprometidos com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.
  • Princípios norteadores do HumanizaSUS

    1) Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão, fortalecendo/estimulando processos integradores e promotores de compromissos/responsabilização.

    2) Estímulo a processos comprometidos com a produção de saúde e com a produção de sujeitos

    3) Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade.

    4) Atuação em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS.

  • D

    Atribuições

    -Valorizar a dimensão subjetiva e coletiva em todas as práticas de Atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos de cidadania, destacando-se as necessidades específicas de gênero, étnico – racial, orientação/expressão sexual e de segmentos específicos (população negra, do campo, extrativista, povos indígenas, quilombolas, população em situação de rua, etc.);

    – Fortalecer o trabalho em equipe, fomentando a transversalidade e a grupalidade;

    – Apoiar a construção de redes de saúde cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde;

    – Viabilizar a autonomia e protagonismo do ser humano e coletivos implicados na rede do SUS;

    – Estabelecer a co-responsabilidade desses seres humanos nos processos de gestão e atenção;

    – Fortalecer o controle social, com caráter participativo, em todas as instâncias gestoras do SUS;

    – Democratizar as relações de trabalho e valorizar os trabalhadores da saúde, estimulando processos de educação permanente em saúde;

    -Valorizar a ambiência, com organização de espaços de trabalho saudáveis e acolhedores


ID
2360998
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Programa de Saúde Mental, que é parte integrante do SUS e segue as diretrizes da III Conferência Nacional de Saúde Mental e as deliberações da Lei Federal nº 10.216/01, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    a)Para receber atendimento no CAPS, não é necessário encontrar-se em intenso sofrimento psíquico, basta manifestar o desejo de um atendimento de qualidade, a fim de amenizar algumas intercorrências cotidianas. 

     

    ERRADOAs pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.

     

     b)Com a aprovação da lei da Reforma Psiquiátrica, o Ministério da Saúde publicou várias portarias que regulamentam a assistência em saúde mental no SUS, criando incentivos financeiros para a implantação de serviços extra-hospitalares como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). CORRETO

     

     c)Um grande benefício à população foi a criação do CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de usuários de álcool e outras drogas.

     

    ERRADO. CAPSad

     

     d)O Programa De Volta Para Casa, assegurado pela Lei nº 10.708, apesar de muito importante, por valorizar assistência, o acompanhamento e a integração social fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica, não teve bom desenvolvimento e sofre com a estagnação por não receber apoio do governo e muitas vezes até dos familiares desses pacientes.

     

    ERRADO. O programa teve bom desenvolvimento. 

     

    e)O programa de Atenção à Saúde Mental que compõe a política de saúde do Ministério da Saúde tem como objetivos a inserção social dos pacientes longamente internados em hospitais psiquiátricos, a expansão e melhoria da qualidade de atenção à saúde mental e permanência do modelo hospitalocêntrico.

     

    ERRADO. Não visa à permanência do modelo hospitalocêntrico, ao contrário. 


ID
2365069
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A EAP é uma equipe multiprofissional para avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas aplicáveis à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua função é:

Alternativas
Comentários
  • "Esse serviço tem como função garantir a individualização das medidas terapêuticas, de acordo com as singularidades e as necessidades de cada caso, viabilizando o acesso e a qualidade do tratamento, assim como o acompanhamento da sua execução em todas as fases do processo criminal. Não se trata de uma equipe assistencialista ou de perícia, sua incumbência reside na realização de ações de fechamento da “porta de entrada” dos espaços manicomiais judiciários e no processo de desinstitucionalização das pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, tendo o judiciário como principal demandante e a saúde como gestora desse serviço."

    (http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnaisp.php?conteudo=saude_mental_sistema_prisional)


ID
2365072
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A EAP (Equipe para avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas aplicáveis à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei no âmbito do SUS) é constituída por uma equipe interdisciplinar, composta por 5 (cinco) profissionais com as seguintes formações em nível superior:

Alternativas
Comentários
  • Letra C já descarta de primeira, pois na contagem há 6 profissionais 

  • B

    Art. 5º O serviço, com carga horária semanal mínima de 30 (trinta) horas, deve ser constituído por equipe interdisciplinar, composta por 5 (cinco) profissionais, e com as seguintes formações em nível superior: 1 (um) Enfermeiro; 1 (um) Médico Psiquiatra ou Médico com experiência em Saúde Mental; 1 (um) Psicólogo ; 1 (um) Assistente Social ; e 1 (um) profissional com formação em ciências humanas, sociais ou da saúde, preferencialmente Educação, Terapia Ocupacional ou Sociologia.


ID
2365075
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Constitui uma das atribuições da EAP (Equipe multiprofissional para avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas aplicáveis à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei no âmbito do SUS):

Alternativas
Comentários
  • c) apoiar a capacitação dos profissionais da saúde, da justiça e programas e serviços sociais para orientação acerca de diretrizes, conceitos e métodos para atenção à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei.

  • Portaria nº 94, de 14 de Janeiro de 2014

    Art. 4º A EAP tem por objetivo apoiar ações e serviços para atenção à pessoa com transtorno mental em conflito com a Lei na Rede de Atenção à Saúde (RAS), e terá as seguintes atribuições:

    I - Realizar avaliações biopsicossociais e apresentar proposições fundamentadas na Lei 10.216 de 2001 e nos princípios da PNAISP, orientando, sobretudo, a adoção de medidas terapêuticas, preferencialmente de base comunitária, a serem implementadas segundo um Projeto Terapêutico Singular (PTS) (Não se fala em perícias ou exames criminológicos, conforme alternativa B - errada);

    II - Identificar programas e serviços do SUS e do SUAS e de direitos de cidadania, necessários para a atenção à pessoa com transtorno mental em conflito com a Lei e para a garantia da efetividade do PTS (Apesar de trabalhar em parceria com o SUS e SUAS e de tratar do Projeto Terapêutico Singular, em momento algum a portaria fala do matriciamento, conforme alternativa E - errada);

    III - Estabelecer processos de comunicação com gestores e equipes de serviços do SUS e do SUAS e de direitos de cidadania e estabelecer dispositivos de gestão que viabilizem acesso e corresponsabilização pelos cuidados da pessoa com transtorno mental em conflito com a Lei;

    IV - Contribuir para a ampliação do acesso aos serviços e ações de saúde, pelo beneficiário, em consonância com a justiça criminal, observando a regulação do sistema (Mas não se fala aqui na portaria de disponibilização de aparato médico ou atendimento ou atendimento emergencial em caso de acidente, conforme alternativa D - errada);

    V - Acompanhar a execução da medida terapêutica, atuando como dispositivo conector entre os órgãos de Justiça, as equipes da PNAISP e programas e serviços sociais e de direitos de cidadania, garantindo a oferta de acompanhamento integral, resolutivo e contínuo;

    VI - Apoiar a capacitação dos profissionais da saúde, da justiça e programas e serviços sociais e de direitos de cidadania para orientação acerca de diretrizes, conceitos e métodos para atenção à pessoa com transtorno mental em conflito com a Lei; (Conforme ALTERNATIVA C que está correta) e

    VII - Contribuir para a realização da desinternação progressiva de pessoas que cumprem medida de segurança em instituições penais ou hospitalares, articulando-se às equipes da PNAISP, quando houver, e apoiando-se em dispositivos das redes de atenção à saúde, assistência social e demais programas e serviços de direitos de cidadania. (a portaria não trata de internação involuntária - conforme alternativa A, que está errada - e sim, desinternação progressiva)

    (Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt0094_14_01_2014.html)

  • Posso considerar este serviço como uma espécie de NASF, porém direcionada a população com transtorno mental e em conflito com a lei?


ID
2365078
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Portaria Ministerial que institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, são pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na atenção básica em saúde:

Alternativas
Comentários
  • NA AB:

    - UBS

    - NASF

    - Consultórios de Rua

    - Atendimento residencial de caráter transitório

    - Centro de convivência e cultura

  • http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/803-sas-raiz/daet-raiz/saude-mental/l2-saude-mental/12588-raps-rede-de-atencao-psicossocial

  • O que é a Rede de Atenção Psicossocial

    A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). Faz parte dessa política o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos. As informações completas para adesão à Rede estão na Portaria do GM Nº 3.088. RAPS: é no município que ela acontece!

     

     

    Na Atenção Básica

     • Unidade Básica de Saúde; UBS

     • Núcleo de Apoio a Saúde da Família; NASF

     • Consultório de Rua;

    • Apoio aos Serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório;

    • Centros de Convivência e Cultura.

     

    Atenção Psicossocial Estratégica

     • Centros de Atenção Psicossocial nas suas diferentes modalidades.

     

    Atenção de Urgência e Emergência

    • SAMU 192;

    • Sala de Estabilização;

     • UPA 24 horas e portas hospitalares de atenção à urgência /pronto socorro, Unidades Básicas de Saúde.

     

    Atenção Residencial de Caráter Transitório

     • Unidade de Acolhimento;

    • Serviço de Atenção em Regime Residencial.

     

    Atenção Hospitalar

     • Enfermaria especializada em hospital geral;

    • Serviço Hospitalar de Referência (SHR) para Atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com mecessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Estratégia de Desintitucionalização

    • Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT);

    • Programa de Volta para Casa (PVC).

     

     Estratégias de Reabilitação Psicossocial

     • Iniciativas de Geração de Trabalho e Renda;

    • Empreendimentos Solidários e Cooperativas Socias


ID
2365087
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde LGBT é:

Alternativas
Comentários
  •  c)a inclusão da temática da orientação sexual e identidade de gênero de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nos processos de educação permanente desenvolvidos pelo SUS. 

  • Diretrizes:

    VII - inclusão da temática da orientação sexual e identidade de gênero de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nos processos de educação permanente desenvolvidos pelo SUS, incluindo os trabalhadores da saúde, os integrantes dos Conselhos de Saúde e as lideranças sociais; 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf


    "Um dos segredos do sucesso é se recusar a deixar que reveses temporários nos derrotem." Mary Kay


ID
2373100
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Spink e Matta (2007, p.45) identificaram como o segundo desafio da prática psicológica no Sistema Único de Saúde (SUS) a

Alternativas
Comentários
  • a única questão que não se refere as diretrizes SUS é a alternativa A - portanto, resposta correta

  •  b)regionalização. 

     c)consolidação do SUS. 

     d)humanização.

    DIRETRIZES

  • Gabarito: A
    "O primeiro desafio que se impõe para todos os trabalhadores de saúde e sociedade brasileira é a consolidação do Sistema Único de Saúde. Apesar de seus 21 anos de história, o SUS ainda sofre com problemas como acesso, financiamento, descentralização, participação popular, iniqüidade do sistema em relação às demandas regionais, oferta de serviços e insumos, alem da gestão e formação para o trabalho em saúde.

    (...)

    Desta forma, o segundo desafio identificado para a Psicologia no SUS é a questão da noção do indivíduo. Segundo Spink (2007) a prática privada dos psicólogos e sua identificação histórica com o modelo médico-normativo, formaram a identidade cultural do psicólogo, identificada com o tempo vivido. A perspectiva diagnóstica e clínica trazem a marca do enorme desafio de formação, pesquisa e organização do trabalho que a Psicologia tem pela frente."
    http://principo.org/faculdade-guilherme-guimbala-curso-de-psicologia-autorizaco-pe.html


ID
2373112
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um desafio é colocado particularmente à Psicologia e às outras profissões que foram chamadas recentemente a contribuir com o Sistema Único de Saúde, especialmente atuando na Estratégia Saúde da Família. De acordo com Cunha e Campos (2009), uma das ferramentas do processo de trabalho mais utilizadas neste cenário é a Clínica

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : C 

    Clínica Ampliada

    A proposta da Clínica ampliada busca se constituir numa ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas.

    A Clínica ampliada reconhece que, em um dado momento e situação singular, pode existir uma predominância, uma escolha, ou a emergência de um enfoque ou de um tema, sem que isso signifique a negação de outros enfoques e possibilidades de ação. Outro aspecto diz respeito à urgente necessidade de compartilhamento com os usuários dos diagnósticos e condutas em saúde, tanto individual quanto coletivamente(...)

    para um melhor entendimento acesse:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_compartilhada.pdf 

     


ID
2406877
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Sistema Único de Saúde (SUS) é definido como “o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público” (LEI Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990). Indique a frase que NÃO mostra uma atribuição do SUS:

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se
    pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente
    habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção
    e recuperação da saúde.

  • Questão muito mal elaborada o enunciado pede o seguinte:  "Indique a frase que NÃO mostra uma atribuição do SUS".
    Letra b) formulação de política de saúde pública, não integrada ao sistema privado. A formulação de política de saúde pública é uma atribuição do SUS sim, independente se está vinculada ou não ao sistema privado. Logo a formulação do enunciado e das acertivas foi elaborado de maneira ambígua. Banca Ruim!

  • Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.


ID
2406901
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o álcool, o Conselho Federal de Psicologia preconiza a necessidade de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B) uma rede de atenção psicossocial que estabelece como prioritária a noção de integralidade, fundamentada na consideração da subjetividade e do campo das relações sociais como estruturante da atuação profissional.


ID
2406943
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a tabela SIA (Sistema de Informações Ambulatoriais), do SUS, há 53 diferentes tipos de procedimentos na área da Psicologia. No que tange à Psicologia Hospitalar, desde 1998, há portarias específicas para o atendimento em nas seguintes áreas e situações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Procurei e não encontrei nenhum material que falasse sobre o conteúdo proposto na questão. Acredito que esteja desatualizada e não será cobrada em provas atuais.

  • Dentre as Portarias mencionadas na questão, tem-se:

    Portaria 3477, de 20 de agosto de 1998. Regulamenta o atendimento hospitalar na assistência à Gestante de Alto Risco

    Portaria 2042, de 11 de outubro de 1996. DOU 199,de 14/10/96. Estabelece o regulamento técnico dos serviços de Terapia Renal Substitutiva e as normas para cadastramento desses estabelecimentos junto ao SUS. 

    Portaria 3.535, de 2 de setembro de 1998. Ministério da Saúde. Estabelece critérios para cadastramento de centros de atendimento em Oncologia.

    Portaria 3.018, de 19 de junho de 1998.Ministério da Saúde. Estabelece critérios para atendimento hospitalar na assistência à Gestante de Alto Risco 

    Portaria 3.432, de 12 de agosto de 1998. Ministério da Saúde. Estabelece critérios de classificação para as Unidades de Tratamento Intensivo - UTI.

    Portaria 2.414, de 23 de março de 1998.Ministério da Saúde. Estabelece requisitos para credenciamento de Unidades Hospitalares e critérios para realização de internação em regime de Hospital Geriátrico. 

    Portaria 2.413, de 23 de março de 1998. Ministério da Saúde. Estabelece requisitos para o atendimento hospitalar de Pacientes Crônicos, portadores de múltiplos agravos à saúde, convalescentes e/ou de cuidados permanentes.

    Portaria 211, de 15 de junho de 2004.Determina a criação dos Serviços e Centros de Referência em Nefrologia que deverão prestar atenção integral ao doente renal em todas as fases, desde o atendimento ambulatorial em fases precoces de IRC até o tratamento dialítico nas suas diferentes modalidades. Prevê a articulação dos Centros de Nefrologia com todos os níveis de atenção básica, média complexidade, hospitalares e emergência. 

    GM/MS 1.075, de 04 de julho de 2005. Institui diretrizes para atenção ao Paciente Portador de Obesidade. 

    Resolução-RDC 154, de 15 de junho de 2004. Regulamento técnico para o funcionamento dos serviços de Diálise.

    Portaria 210, de 15 de junho de 2004. Apresenta as normas de classificação e credenciamento de unidades de assistência em Alta Complexidade Cardiovascular.

    Obs: todas essas Portarias fundamentam a obrigatoriedade de Psicólogos nos serviços em questão.

    Ou seja, temos Portarias que contemplam os item A, C e D (Oncologia, UTI e Nefro). Não havendo Portarias que contemplem "Pediatria". Resposta item B.

  • Priscila, o conteúdo da questão pode ser encontrado na íntegra nesse link: https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/05/AF_CRP_Caderno_Hospitalar_pdf.pdf

    E é muito utilizado em provas até hoje, rs