- ID
- 187612
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRE-RS
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
Entre as áreas de ação do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde estão:
Entre as áreas de ação do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde estão:
O Ministério da Saúde, a partir da década de 90 do século passado, definiu uma nova política de saúde mental, instituindo um modelo de serviços de base comunitária que incentiva a criação de serviços em saúde mental públicos e territorializados. Com relação aos termos base comunitária e territorializados, assinale a opção correta.
No Brasil, a partir de 24 de maio de 2000, foi lançado o PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, tendo como proposta reduzir as dificuldades encontradas durante o tratamento, recuperar a comunicação entre as equipes de saúde e o usuário, incluindo a família, diante do momento de fragilidade emocional do paciente. Face à necessidade e à importância de implantação desse programa, sugere-se que o profissional de saúde reflita sobre
humanização tem sido entendida como uma das principais dimensões para a construção de uma Política de Qualificação do SUS – Sistema Único de Saúde. Do conjunto de reformulações propostas nesse sentido, aquela que tem relação direta com o fator indicado em diferentes pesquisas como o principal responsável pelo desgaste da saúde dos profissionais que atuam nos hospitais e como principal obstáculo para a implantação de uma gestão humana é
Na apresentação do marco político do HumanizaSUS, é destacada a importância da realização de um debate sobre pontos críticos, o qual é “necessário para que possamos garantir o direito constitucional à saúde para todos, e urgente porque tal debate é uma condição para viabilizar uma saúde digna para todos, com profissionais comprometidos com a ética da saúde e com a defesa da vida” BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA-EXECUTIVA. NÚCLEO TÉCNICO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO.
HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. p.5
Tais pontos críticos são
I – os modelos de gestão e de atenção à saúde.
II – a incorporação de novas tecnologias de exame e de tratamentos.
III – a formação dos profissionais de saúde.
IV – as formas como o controle social vem sendo exercido.
V – a conscientização dos usuários quanto às limitações do sistema.
Estão corretas as afirmativas
“Assim, tomamos a Humanização como estratégia de interferência no processo de produção de saúde, levando-se em conta que sujeitos sociais, quando mobilizados, são capazes de transformar realidades transformando-se a si próprios nesse mesmo processo.” BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA-EXECUTIVA. NÚCLEO TÉCNICO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO.
HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. p.5
O mesmo intuito de valorizar os usuários como protagonistas observa-se na decisão da Organização Mundial de Saúde – OMS que, a partir de 2000, começou a empregar o conceito de responsividade, exigindo que as avaliações a respeito de atividades relacionadas à saúde
A direção de um hospital solicitou a um psicólogo que desenvolva um programa de treinamento sobre o HumanizaSUS, para todos os funcionários que têm contato com o público atendido. A primeira etapa de seu trabalho corresponde a
A psicologia da saúde tem-se fortalecido no reconhecimento da
interferência de variáveis comportamentais, cognitivas e afetivas
acerca da etiologia, do curso e do enfrentamento das doenças
orgânicas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
As propostas de humanização do atendimento à saúde e a implementação de ambientes ecológicos de tratamento médico que visam atender às necessidades psicossociais de crianças em tratamento não permitem afirmar que as intervenções planejadas visando à relação saúde-doença constituam intervenções no processo de desenvolvimento infantil.
A Estratégia Saúde da Família, política pública instaurada para auxiliar na reorganização do sistema de saúde e na consolidação do SUS – Sistema Único de Saúde, trouxe a inserção de outros profissionais na Saúde Pública. Segundo Celiane Camargo-Borges e Cármen Lúcia Cardoso, nesse esforço de articular saberes e fazeres de cada campo, a psicologia social da saúde propõe uma atuação mais social,
A Reforma Psiquiátrica Brasileira tem em seu histórico como marca propulsora a intervenção política de um movimento social que, fazendo coro com outros tantos comprometidos com a democratização da sociedade brasileira, trouxe a bandeira de uma sociedade sem manicômios e denunciou, sistematicamente, uma das suas maiores expressões: a política de atenção à saúde mental vigente no país.
O trecho acima foi extraído de uma publicação do Conselho Federal de Psicologia (2010) denominada IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Em conformidade ao enunciado, é correto afirmar que, ao defendermos a política pública que queremos, somos levados a cobrar avanços necessários e urgentes à implantação dessa política de saúde mental no âmbito
Com relação às equipes matriciais, uma nova modalidade de recurso para o atendimento no SUS, assinale a afirmativa correta.
Matéria recentemente publicada no jornal mostrou a situação de adolescentes autistas de Alagoas abandonados pelas famílias em abrigos e amarrados às camas em razão da gravidade de seus quadros e da precariedade da rede de atendimento.
Considerando os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica, o tratamento das crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista terá como diretrizes:
I – a articulação da rede intersetorial;
II – os serviços de atendimento territorializados;
III – a prioridade no atendimento em regime hospitalar;
IV – o atendimento por equipe multiprofissional;
V – o projeto terapêutico individual;
VI – a inserção em unidades escolares especializadas.
Está correto o que se afirma em:
Os Programas para a saúde do adolescente têm recebido especial atenção do SUS.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) promove uma abordagem que considera a perspectiva do cuidado em saúde, destacando a interdisciplinaridade como prática necessária ao atendimento integral. Pode-se afirmar que a interdisciplinaridade:
A integralidade em saúde, como diretriz do SUS,mais que um conceito fechado e estático, é um termo polissêmico e dinâmico, um conjunto de valores que representam um ideal de transformação das práticas tradicionais de saúde, dentre os quais pode-se identificar a:
No Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) está estruturado de uma maneira tal, que a União, os Estados e os Municípios possuem atribuições e competências específicas. Abaixo, seguem 5 competências do SUS:
I. planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde;
II. participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual;
III. participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho
IV. gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros;
V. controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde.
As competências listadas acima são:
Tendo como base a Lei n.º 8.080, leia as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Está incluída no campo de atuação do SUS a execução de ações no campo de vigilância sanitária e saúde do trabalhador.
II. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios (dentre outros): universalidade, integralidade, participação da comunidade, centralização da política administrativa.
III. É autorizada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, exceto através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos.
IV. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.
V. Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral.
Estão corretas, apenas, as assertivas:
A lei10.216/01 prevê que “o paciente há longo tempo hospitalizado ou para o qual se caracterize situação de grave dependência institucional, decorrente de seu quadro clínico ou de ausência de suporte social, será objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida.” É modelo de assistência preconizado pelo SUS:
Sobre a hospitalização de pacientes portadores de doenças mentais, o SUS preconiza:
A Estratégia Saúde da Família teve seu início no Brasil no ano de 1994, sendo um modelo de organização dos serviços de atenção primária à saúde e mantém coerência com os princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as características da organização do Programa de Saúde da Família (PSF), encontra-se
É um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.
A clínica ampliada é uma diretriz do SUS e implica uma modificação das práticas de atenção e de gestão do trabalho em saúde. Marque a alternativa que melhor caracteriza essa diretriz.
A Política Nacional de Humanização (PNH) propõe a:
Dos princípios a serem desenvolvidos através das ações e serviços públicos de saúde e pelos serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), é correto citar:
Avalie as afirmativas a seguir e assinale a correta:
No âmbito do Sistema Único de Saúde, prevê-se que o atendimento domiciliar e a internação domiciliar
O Projeto de Lei (PL) do Senado n.º 268/2002, conhecido como Ato Médico, teve vetado, pela Presidência da República, o item segundo o qual o diagnóstico de doenças é responsabilidade
Psicólogo social que trabalha em um CRAS, em zona central degradada de cidade com mais de 200 mil habitantes, recebe uma família que mora em cortiço, enviada por agente de saúde que notou desestruturação familiar, crianças em situação de risco (subnutrição, trabalho infantil, violência doméstica) e desemprego dos adultos (mãe e companheiro). Considerando orientação do material do CREPOP, qual a postura desse psicólogo frente à demanda?
Em conformidade com o previsto na Lei nº 8.080/90, são
estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o
atendimento domiciliar e a internação domiciliar. Com base
no exposto, considere as seguintes afirmativas.
I. Na modalidade de assistência de atendimento e
internação domiciliares incluem-se, principalmente, os
procedimentos médicos, de enfermagem,
fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social,
entre outros necessários ao cuidado integral dos
pacientes em seu domicílio.
II. O atendimento e a internação domiciliares serão
realizados por equipes multidisciplinares que atuarão
nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e
reabilitadora.
III. O atendimento e a internação domiciliares só poderão
ser realizados por indicação médica, com expressa
concordância do paciente e de sua família.
Está correto o que se afirma em:
Quais são as esferas que disponibilizam o dinheiro para os investimentos e o custeio do SUS?
É fonte de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS):
No Brasil, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, de acordo com a Constituição Brasileira. Em relação à assistência à saúde, NÃO é correto afirmar que:
Avalie se a epidemiologia, nas populações humanas, integra os princípios e diretrizes do SUS como ferramenta capaz de estabelecer:
I. prioridades para serviços públicos e contratação de serviços privados.
II. a alocação de recursos e promover a orientação programática em atenção à saúde.
III. a priorização da participação de empresas de planos de saúde na contratação dos serviços.
É correto o que consta apenas em:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Política Nacional de Saúde Mental.
Avalie se, de acordo com essa Política, os direitos da pessoa portadora de transtorno mental incluem:
I. ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades.
II. ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.
III. ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração.
IV. ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis.
Estão corretos:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), sobre a Legislação em Saúde Mental.
( ) A Lei n° 10.216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, estabelece que é responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.
( ) Segundo a Lei n° 10.216, a internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.
( ) A Lei n° 10.216 determina que a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio; o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros. É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados anteriormente e que não assegurem aos pacientes os direitos previstos em lei.
( ) A Lei n° 8080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. É uma lei importante pois aponta as premissas básicas do funcionamento e responsabilidades do SUS.
( ) São objetivos do SUS: a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre o disposto na Portaria 3088, de 23 de dezembro de 2011, que instituiu a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, é correto afirmar:
No planejamento de programas de saúde mental, é preciso estar atento às diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) dentre as quais destaca-se:
As Políticas Públicas de Saúde no Brasil surgem a partir da interação do Estado e da Sociedade, influenciadas pelo contexto histórico, político, econômico e cultural do país. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Em seu sentido mais abrangente, a saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas.
2. A Reforma Sanitária foi o movimento dos profissionais de saúde e de intelectuais da área da saúde coletiva por políticas menos universalistas e participação política na saúde em fins dos anos 70.
3. O Sistema Único de Saúde é uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde, estabelecido pela Constituição de 1988, pelas Leis Orgânicas de Saúde e pelas Portarias do Pacto pela Saúde.
Assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento das Políticas Públicas de Saúde no Brasil culminou na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê princípios doutrinários e organizativos na defesa do direito à saúde. A respeito dos princípios do SUS, considere as seguintes afirmativas:
1. Centralização, resolubilidade, regionalização e hierarquização, participação da comunidade e complementaridade do setor privado são princípios organizativos do SUS.
2. O SUS baseia-se nos princípios doutrinários de universalidade, equidade e integralidade nas ações e serviços de saúde.
3. A equidade pode ser vista como um princípio de proteção social, pois busca diminuir as desigualdades na saúde. Significa tratar de forma igual os desiguais, alocando recursos onde há necessidade.
Assinale a alternativa correta.
Em relação às diretrizes para a humanização em saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Valorização da dimensão social em detrimento da subjetiva em torno das práticas.
( ) Fortalecimento do trabalho em equipes multiprofissionais.
( ) Valorização do profissional de saúde.
( ) Centralização da responsabilidade na gestão e atenção.
Analise as afirmativas a seguir
I. A psicoterapia de grupo é uma estratégia para atendimento prevista no SUS, respeitando-se os princípios técnicos e éticos referentes a esta modalidade.
II. A redução de custos e a limitação temporal do serviço público são os fatores determinantes da inclusão das ações psicoterápicas grupais nestes serviços.
III. Definir grupos homogêneos, em relação ao diagnóstico e critérios sóciodemográficos, é sempre a melhor estratégia para garantir a operacionalidade do grupo.
Estão corretas:
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, sobre a história da relação entre trabalho e saúde no Brasil. Em seguida, marque a opção com a sequência correta.
( ) A consolidação da proposta de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 1986, trouxe significativa mudança de rumos na política de saúde brasileira, e, consequentemente, de saúde do trabalhador.
( ) No início dos anos de 1980, setores do movimento sindical, como bancários, metalúrgicos químicos, exigiram dos serviços de saúde pública maior envolvimento com as questões de saúde relacionadas ao trabalho.
( ) Os Programas de Saúde do Trabalhador (PST) foram criados e implantados em todas as regiões do país em 1985, em resposta à demanda do movimento sindical.
( ) A 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador visou incorporar a proposta do SUS, o qual teve que englobar ações e órgãos de Saúde do Trabalhador, na perspectiva da saúde como direito.
Considere as seguintes afirmações.
I. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).
II. As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
III. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.
De acordo com a Lei nº 8.080, pode-se afirmar que:
No Sistema Único de Saúde, uma Rede de Atenção à Saúde corresponde ao(à):
Os Conselhos de Saúde consubstanciam a participação da sociedade organizada na administração do SUS, propiciando e melhorando o controle social do sistema. A respeito desses órgãos, analise:
I. Para que os Municípios recebam quaisquer recursos do Ministério da Saúde ou se habilitem a seus programas é necessário que o Conselho Municipal de Saúde exista e esteja em funcionamento.
II. A legislação estabelece a composição paritária dos usuários em relação aos outros segmentos representados nos Conselhos de Saúde.
III. Uma das atribuições do Conselho Nacional de Saúde é acompanhar a execução do cronograma de transferência de recursos financeiros, consignados ao SUS, aos Estados, Municípios e Distrito Federal.
Assinale:
O SUS está assentado em três pilares: rede, regionalização e hierarquização. Marque a alternativa que indica a correta atribuição da hierarquização.
Sobre a Psicologia da saúde, assinale a alternativa incorreta:
I. Integralidade: Este princípio considera as
pessoas como um todo, atendendo a todas as
suas necessidades. Para isso, é importante a
integração de ações, incluindo a promoção da
saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a
reabilitação.
II. Humanidade: Tem a finalidade de prever um olhar
voltado questões humanas. Para que este princípio
seja universal, fazem-se necessárias articulações
de todas as equipes, na criação de postulados e
regras gerais de tratamento a população.
III. Eqüidade: O objetivo desse princípio é diminuir
desigualdades. Apesar de todas as pessoas
possuírem direito aos serviços, as pessoas não
são iguais e, por isso, têm necessidades distintas.
Em outras palavras, eqüidade significa tratar
desigualmente os desiguais, investindo mais onde
a carência é maior.
IV. Integralidade: Este princípio considera as
pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a
integração de ações, incluindo a promoção da
saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a
reabilitação.
V. Participação Popular: A sociedade deve
participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem
ser criados os Conselhos e as Conferências de
Saúde, que visam formular estratégias, controlar e
avaliar a execução da política de saúde.
Analise as assertivas sobre o processo saúde-doença e assinale a alternativa incorreta: