SóProvas


ID
3899407
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atitude do psicólogo, empática e continente das angústias do paciente/cliente ou usuário, em uma disposição para a escuta e para estabelecer um verdadeiro vínculo, deve incluir o paciente no processo, compartilhando o trabalho compreensivo em curso. Segundo Bleger, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O campo da relação interpessoal deve ser predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistado!

  • Porque o item B está errado? Não seria demais estabelecer que nunca alguém pode ser alguma coisa? Pra mim nã faz sentido afirmar isso.

  • Para acertar questões de Bleger você tem que decorar o que mais cai. Após apanhar muito desse autor tive que decorar questões recorrentes. O seu livro "Entrevistas psicológicas" (Apesar de Bleger ser psicanalista e psiquiatra ) sua linguagem é voltada para área médica. Portanto nós como psicólogos ao estudar Bleger devemos ter uma visão que muitas dessas questões não é para psicólogo mas para qualquer profissional da saúde, desde médicos enfermeiros, ass sociais , pedagogos etc.

    A chave fundamental da entrevista está na investigação que se realiza durante seu transcurso. Uma forma de se observar bem é ir formulando hipóteses enquanto observa e, durante a entrevista, verificar e retificar as hipóteses no momento em que ocorrem, em função das observações subsequentes, que, por sua vez, se enriquecem com as hipóteses prévias. >>> CORRETA

    Observar, pensar e imaginar coincidem totalmente e formam parte de um só e único processo dialético. Quem não utiliza sua fantasia poderá ser um bom verificador de dados, porém nunca um investigador. >>> CORRETA

    A entrevista diagnóstica é sempre e, ao mesmo tempo, e, em parte, terapêutica. O primeiro fator terapêutico é sempre a compreensão do entrevistador, que deverá comunicar alguns elementos dessa compreensão que possam ser úteis ao entrevistado. Nesse sentido, Bleger enfatiza a qualidade da relação entre psicólogo e cliente como fator que intervém no efeito terapêutico. >>> CORRETA.

    O entrevistado controla a entrevista, porém quem a dirige é o entrevistador. A relação entre ambos delimita e determina o campo da entrevista e tudo o que nela acontece, contudo o entrevistado deve permitir que o campo da relação interpessoal seja predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistador. >>> ERRADA.

    A BANCA INVERTEU AS DEFINIÇÕES QUEM CONTROLA É O ENTREVISTADOR E QUEM DIRIGE É O ENTREVISTADO.

    Tempo, lugar e papel do profissional são fatores do enquadramento da entrevista. O papel técnico do psicólogo implica que ele nunca deverá ser como um amigo em um encontro fortuito nem pretender outro benefício da entrevista que não sejam os seus honorários e(ou) interesses científicos e(ou) profissionais..>>> CORRETO.

  • Antonio a B está correta...presta atenção no enunciado da questão ela está pedindo a incorreta no caso a letra D.

  • Apesar de todo emergente ser sempre situacional ou, dito em outras palavras, provir de um campo, dizemos que na entrevista tal campo está determinado, predominantemente, pelas modalidades da personalidade do entrevistado. De outra forma, poder-se-ia dizer que o entrevistador controla a entrevista, porém quem a dirige é o entrevistado. A relação entre ambos delimita e determina o campo da entrevista e tudo o que nela acontece, porém, o entrevistador deve permitir que o campo da relação interpessoal seja predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistado.