Assim como as formas de coesão e solidariedade, o suicídio, para Durkheim, também é um fato social. Segundo o sociólogo, o suicídio repete-se em todas as sociedades, sendo modificadas apenas as motivações e os seus índices de uma sociedade para a outra.
Para o sociólogo francês, existem três tipos fundamentais de suicídio e eles estão apresentados nos tópicos a seguir:
- Suicídio egoísta: acontece quando o ego pessoal sobrepõe-se ao ego social, e o indivíduo passa a sofrer por não ver mais sentido em sua própria vida. Essa falta de sentido faz com que o ego individual seja visto como maior que o ego social, de modo que não há sentido em continuar sofrendo por uma sociedade que não o compreende como indivíduo.
- Suicídio altruísta: nesse caso, acontece o inverso do caso apresentado anteriormente, pois o ego social e coletivo é encarado como maior que o ego individual, de modo que a pessoa encontra-se disposta a tirar a sua própria vida em nome de um objetivo que, em seu julgamento, será bom para a coletividade. Podemos citar o exemplo dos pilotos kamikaze japoneses que, na , com a falta de projéteis, lançavam seus próprios aviões nos alvos, causando suas próprias mortes.
- Suicídio anômico: comum em períodos de crise financeira, política e de valores, esse tipo de suicídio é provocado por uma desordem social que leva a uma desordem psíquica no indivíduo. Esse que, muitas vezes, era detentor de muitos bens e de uma estrutura de vida estável até perder toda a ordem financeira e/ou psicológica que possuía. No momento da perda e sem saber lidar com a nova situação, o indivíduo provoca a sua própria morte.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/emile-durkheim.htm
Suicídio Egoísta: É aquele em que o indivíduo não se mais com o coletivo, rompendo laços socias
Suicídio Altruísta: Famoso Kamikaze kkkkk, onde o indivíduo se identifica muito com um grupo, sendo capaz de tirar sua vida por ele
Suicídio Anômico: Onde o indivíduo tomado por frustações (CRISES FINACEIRAS POR EXEMPLO), tem a sensação de desamparo da sociedade que passa por uma desagregação social