SóProvas


ID
3905281
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma paciente de 44 anos de idade, costureira, foi atendida, em unidade de saúde de seu município, com rebaixamento do nível de consciência, hipertensão arterial e perda da função motora. Foi encaminhada à unidade de terapia intensiva (UTI) com diagnóstico de acidente vascular hemorrágico e, após algumas semanas de internação, estava sem sedoanalgesia e manifestava, durante a visita dos familiares, apenas abertura ocular espontânea, com olhar vago.


Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o provável nível de consciência clínica da paciente.

Alternativas
Comentários
  • Por favor, peçam comentário do professor para esta questão.

    Ou partilhe-a conosco, quem souber a referência da resposta.

  • Coma. É o grau mais profundo de rebaixamento do nível de consciência. No estado de coma, não é possível qualquer atividade voluntária consciente. Além da ausência de qualquer indício de consciência, os seguintes sinais neurológicos podem ser verificados: movimentos oculares errantes com desvios lentos e aleatórios, nistagmo, transtornos do olhar conjugado, anormalidades dos reflexos oculocefálicos (cabeça de boneca) e oculovestibular (calórico) e ausência do reflexo de acomodação.

    Além disso, dependendo da topografia e da natureza da lesão neuronal, podem ser observadas rigidez de decorticação ou de decerebração, anormalidades difusas ou focais do EEG com lentificações importantes e presença de ondas patológicas.

    Os graus de intensidade de coma são classificados de I a IV: grau I (semicoma), grau II (coma superficial), grau III (coma profundo) e grau IV (coma dépassé).

    Fonte: Livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2ª edição, pág. 96

    Gabarito: B