SóProvas



Prova Quadrix - 2018 - CFP - Especialista em Psicologia - Hospitalar


ID
3905257
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Portaria n.º 2.488/2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa correta acerca dos núcleos de atenção à saúde da família (NASFs).

Alternativas
Comentários
  • a) Não médico intensivista e sim médico internista.

    b) Correta

    c) Constitui uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por categorias de profissionais da saúde, complementar àsequipes que atuam na Atenção Básica. É formada por diferentes ocupações (profissões e especialidades) da área da saúde, atuando de maneira integrada para dar suporte (clínico, sanitário e pedagógico) aos profissionais das equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Básica (eAB).

    d) Não se constitui como serviço com unidade física independente ou especial, e não é de livre acesso para atendimento individual ou coletivo.

    e) Atenção primária


ID
3905260
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na Portaria n.º 4.279/2010, as ferramentas de microgestão partem das diretrizes clínicas para desenhar a rede de atenção à saúde. Elas orientam a linha de cuidado, caracterizada pelo(pela)

Alternativas
Comentários
  • Portaria n.º 4.279/2010/✌

    a- auditoria clínica

    A auditoria clínica consiste na análise crítica e sistemática da qualidade da atenção à saúde, incluindo os procedimentos usados no diagnóstico e tratamento, o uso dos recursos e os resultados para os pacientes em todos os pontos de atenção, observada a utilização dos protocolos clínicos estabelecidos. Essa auditoria não deve ser confundida com a auditoria realizada pelo Sistema Nacional de Auditoria (SNA).

    b- lista de espera

    pode ser conceituada como uma tecnologia que normatiza o uso de serviços em determinados pontos de atenção à saúde, estabelecendo critérios de ordenamento por necessidades e riscos, promovendo a transparência, ou seja, constituem uma tecnologia de gestão da clínica orientada a racionalizar o acesso a serviços em que exista um desequilíbrio entre a oferta e a demanda.

    c - gestão de caso

    é um processo que se desenvolve entre o profissional responsável pelo caso e o usuário do serviço de saúde para planejar, monitorar e avaliar ações e serviços, de acordo com as necessidades da pessoa, com o objetivo de propiciar uma atenção de qualidade e humanizada. Seus objetivos são: a) atender às necessidades e expectativas de usuários em situação especial; b) prover o serviço certo ao usuário no tempo certo; c) aumentar a qualidade do cuidado; e d) diminuir a fragmentação da atenção. É, portanto, uma relação personalizada entre o profissional responsável pelo caso e o usuário de um serviço de saúde.

    d- linha de cuidado

    Linhas de Cuidado (LC) - uma forma de articulação de recursos e das práticas de produção de saúde, orientadas por diretrizes clínicas, entre as unidades de atenção de uma dada região de saúde, para a condução oportuna, ágil e singular, dos usuários pelas possibilidades de diagnóstico e terapia, em resposta às necessidades epidemiológicas de maior relevância. Visa à coordenação ao longo do contínuo assistencial, através da pactuação/contratualização e a conectividade de papéis e de tarefas dos diferentes pontos de atenção e profissionais.

    e- diretrizes clínicas

    entendidas como recomendações que orientam decisões assistenciais, de prevenção e promoção, como de organização de serviços para condições de saúde de relevância sanitária, elaboradas a partir da compreensão ampliada do processo saúde-doença, com foco na integralidade, incorporando as melhores evidências da clínica, da saúde coletiva, da gestão em saúde e da produção de autonomia. As diretrizes desdobram-se em Guias de Prática Clínica/Protocolos Assistenciais, orientam as Linhas de Cuidado e viabilizam a comunicação entre as equipes e serviços, programação de ações e padronização de determinados recursos.


ID
3905263
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As redes de atenção à saúde (RAS) constituem‐se em arranjos organizativos formados por ações e serviços de saúde com diferentes densidades tecnológicas e missões assistenciais, articulados de forma complementar e com base territorial. Segundo a Portaria n.º 2.488/2011 e a Portaria n.º 4.279/2010, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As portas de entrada do Sistema pelo Decreto 7.508, são:

    -a atenção primária:(principal porta e ordenadora aos demais níveis de complexidade);

    -a urgência e emergência;

    -a saúde mental e seus serviços como o CAPS;

    serviços especiais de acesso aberto, como os centro de referência de AIDS, a saúde do trabalhador e outros que atendam necessidades específicas do cidadão objeto de serviços próprios.


ID
3905266
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta princípios da Política Nacional de Humanização (2003).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos.


ID
3905269
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A diretriz da Política Nacional de Humanização (2003) que é considerada como uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Acerta é a letra C.

    Clínica ampliada e compartilhada

    O que é?

    A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.

    Como fazer?

    Utilizando recursos que permitam enriquecimento dos diagnósticos (outras variáveis além do enfoque orgânico, inclusive a percepção dos afetos produzidos nas relações clínicas) e a qualificação do diálogo (tanto entre os profissionais de saúde envolvidos no tratamento quanto destes com o usuário), de modo a possibilitar decisões compartilhadas e compromissadas com a autonomia e a saúde dos usuários do SUS.

     


ID
3905272
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente de 32 anos de idade, marceneiro, foi atendido, em caráter de urgência, no pronto‐atendimento de seu município após ter sofrido traumatismo cranioencefálico em acidente automobilístico. Durante atendimento da equipe médica, manifestou estar desperto, desorientado no tempo e no espaço, mas conseguia se identificar. Relatou não se lembrar do fato ocorrido e tinha convicção de que existiam pessoas a caminho do hospital para matá‐lo. Apresentava choro, agitação psicomotora, sudorese, respiração ofegante e aumento da frequência cardíaca.


Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que as funções psíquicas alteradas sejam

Alternativas

ID
3905275
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Humanização (2003) em contexto hospitalar, assinale a alternativa incorreta acerca do projeto terapêutico singular (PTS).

Alternativas

ID
3905278
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nesse local onde tudo é da ordem do imprevisível, o atendimento psicológico também é.

Cotta & Miranda, 1997.


A frase se refere ao atendimento do psicólogo diante da urgência do pronto‐socorro (PS). Nesse contexto, a respeito da atuação do profissional de psicologia, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3905281
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma paciente de 44 anos de idade, costureira, foi atendida, em unidade de saúde de seu município, com rebaixamento do nível de consciência, hipertensão arterial e perda da função motora. Foi encaminhada à unidade de terapia intensiva (UTI) com diagnóstico de acidente vascular hemorrágico e, após algumas semanas de internação, estava sem sedoanalgesia e manifestava, durante a visita dos familiares, apenas abertura ocular espontânea, com olhar vago.


Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o provável nível de consciência clínica da paciente.

Alternativas
Comentários
  • Por favor, peçam comentário do professor para esta questão.

    Ou partilhe-a conosco, quem souber a referência da resposta.

  • Coma. É o grau mais profundo de rebaixamento do nível de consciência. No estado de coma, não é possível qualquer atividade voluntária consciente. Além da ausência de qualquer indício de consciência, os seguintes sinais neurológicos podem ser verificados: movimentos oculares errantes com desvios lentos e aleatórios, nistagmo, transtornos do olhar conjugado, anormalidades dos reflexos oculocefálicos (cabeça de boneca) e oculovestibular (calórico) e ausência do reflexo de acomodação.

    Além disso, dependendo da topografia e da natureza da lesão neuronal, podem ser observadas rigidez de decorticação ou de decerebração, anormalidades difusas ou focais do EEG com lentificações importantes e presença de ondas patológicas.

    Os graus de intensidade de coma são classificados de I a IV: grau I (semicoma), grau II (coma superficial), grau III (coma profundo) e grau IV (coma dépassé).

    Fonte: Livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2ª edição, pág. 96

    Gabarito: B


ID
3905284
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da pessoa idosa, julgue os itens a seguir.


I Muitas vezes, os idosos recusam o tratamento proposto por sua grande invasão ou por não acreditarem em sua eficácia.

II A velhice é o período existencial em que geralmente acontecem perdas significativas. Pode haver alteração da autoestima e visão negativa da autoimagem. O impacto de todos esses aspectos negativos pode atingir o humor, com perigo de desenvolver transtornos mentais.

III O paciente idoso que se submeta a uma cirurgia de amputação vivenciará a perda de acordo com a representação simbólica que ele tenha do membro amputado, dependendo dos danos ocasionados.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3905290
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas ideias de Caponero (2015) sobre a comunicação de más notícias no contexto hospitalar, julgue os itens subsequentes.


I Uma das técnicas utilizadas para a comunicação de más notícias é o protocolo SPIKES (Setting – Perception – Invitation – Knowledge – Emotions – Strategy and Summary).

II Uma forma adequada de reduzir a ansiedade é partilhar com o paciente as decisões terapêuticas, permitindo sua autonomia no tratamento.

III O psicólogo hospitalar acompanha a comunicação de más notícias, geralmente dadas pelo médico. Uma importante intervenção é investigar como o paciente enxerga sua condição clínica e verificar se ele está negando a doença. Além disso, deve‐se avaliar se o indivíduo está utilizando pensamento mágico, comportamento que pode fazer parte de sua personalidade ou constituir‐se em um mecanismo momentâneo de proteção.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3905293
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.

Mário Quintana.


Considerando o psicólogo como parte da equipe do hospital, assinale a alternativa correta a respeito da comunicação entre equipe e paciente.

Alternativas

ID
3905299
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à psicologia hospitalar, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Tomar sempre muito cuidado com assertivas que dão a entender a psicologia como uma área suplementar a medicina, pois a função do psicólogo está para além daquilo que se observa a medicina, ou seja, o corpo doente.


ID
3905302
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo hospitalar precisa compreender algumas peculiaridades de fases/estados que os pacientes vivenciam no processo de perda e luto ligado à doença, à hospitalização e ao tratamento. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3905305
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente de 32 anos de idade, casado, sempre foi uma pessoa conflituosa com seus relacionamentos afetivos, com experiências “desregradas” sexualmente e histórico de adultério. Começou a sentir fraqueza, febre e emagrecimento e procurou orientação médica, necessitando de ficar internado. Após exames, constatou o contágio pelo vírus HIV. A equipe contou a ele o resultado, esclarecendo algumas dúvidas quanto à doença e ao tratamento. Após algum tempo da constatação do diagnóstico, uma de suas falas com a equipe foi a de que renovaria os votos com sua esposa e receberia a cura.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a fase/o estado em que o paciente estaria.

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente podemos considerar um processo de negação, contudo, ao fantasiar que receberá a cura através da renovação dos votos, o paciente encaixa-se na fase de barganha.

    Letra: B


ID
3905308
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao setting terapêutico descrito por Simonetti (2014), julgue os itens que se seguem.


I O ambiente hospitalar tem condições desfavoráveis à atividade psicoterapêutica: local com falta de privacidade; barulhos; interrupções etc., porém isso não impede que seja realizada.

II O propósito da psicologia hospitalar é levar o paciente a uma psicoterapia mais prolongada após a alta do hospital.

III A cessação da demanda do paciente determina o final do tratamento psicológico no hospital.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    II - Cabe enfatizar que o objetivo do atendimento psicológico hospitalar não é levar o paciente a uma psicoterapia mais prolongada após sua saída do hospital.

    Assertivas I e III corretas, de acordo com o Manual de Psicologia Hospitalar, Simonetti.


ID
3905311
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da UTI, julgue os próximos itens.


I É importante que o psicólogo hospitalar na UTI realize, como conduta, a orientação espaçotemporal ao paciente, facilitada com a presença de relógios e calendários próximos ao leito.

II Durante a internação na UTI, o paciente necessita da manutenção/recuperação de sua identidade e da preservação das necessidades psicológicas básicas por meio da alta tecnologia envolvida.

III Na UTI, o paciente não deve ser tocado pela família, visto que existem muitos equipamentos de monitoramento e preservação da vida.

IV As reações mais comuns entre os familiares dos pacientes da UTI são: ansiedade; estresse; negação; medo; e desespero pela falta de controle da situação.

V Os equipamentos de ventilação mecânica geralmente assustam os familiares que têm contato com o paciente nas situações de visita, portanto é interessante que recebam orientações antes de entrarem na UTI.


A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão porque não observei no item 2 terem mencionado "alta tecnologia" e considerei como correto.

  • achei que alta tecnologia se dava pelo aparelho de suporte da uti .


ID
3905314
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta atuação que não se insere na prática profissional do psicólogo hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Não é função do psi. nenhuma ação de convencimento ou desconvencimento do paciente.


ID
3905317
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao trabalho do psicólogo na UTI, julgue os itens seguintes.


I Na UTI, os sinais e sintomas que merecem atenção especial do psicólogo e de todos os membros da equipe são: desânimo; negatividade; agressividade; e alterações de sono ou apetite, pois podem indicar a evolução para quadros psicopatológicos mais graves, que necessitem de avaliação psiquiátrica e uso de psicofármacos.

II Na UTI, há pacientes conscientes que não podem se comunicar verbalmente, como, por exemplo, aqueles que estão em uso de ventilação mecânica. Para eles, o psicólogo aguarda melhora clínica para realizar o atendimento, visto que a comunicação alternativa é ineficiente.

III No caso de pacientes sedados ou em coma na UTI, o psicólogo fala para ele sobre ele. Diz, por exemplo, como está indo o tratamento, o quanto a família deseja sua recuperação e outras coisas positivas e esperançosas, pois ainda há subjetividade ali.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3905320
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a fases/estados estudados por Elisabeth Kluber‐Ross, julgue os itens que se seguem.


I Não há uma ordem para a ocorrência dessas manifestações e o paciente pode vivenciar mais de um desses estágios concomitantemente, ou não vivenciar alguns deles.

II A divisão em fases é bastante didática e se aplica somente quando a terminalidade for real.

III As fases/os estados que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade são: negação; raiva; barganha; depressão; e angústia.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As fases/os estados que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade são: negação; raiva; barganha; depressão; e ACEITAÇÃO.


ID
3905323
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na UTI, são frequentes os quadros de confusão mental e a presença de delirium nos pacientes internados. A respeito desse tema, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • delirium, ou estado confusional agudo, é caracterizado por estreitamento da consciência, prejuízo na atenção e alterações cognitivas e sensoperceptivas. CORRETA

    B

    delirium pode ser uma consequência fisiológica direta de uma condição médica geral, intoxicação ou abstinência de substâncias psicoativas, uso de medicação, exposição a toxinas ou uma combinação desses fatores. CORRETA

    C

    delirium

    D

    Ter idade avançada, lesão cerebral prévia e comprometimento cognitivo são fatores de proteção de delirium.

    Ter idade avançada, lesão cerebral prévia e comprometimento cognitivo são fatores de RISCO de delirium.

    E

    delirium pode estar associado a internações mais longas e ser indicativo de mau prognóstico. CORRETA


ID
3905326
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao quadro de delirium nos pacientes internados na UTI, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3905329
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da família no ambiente da UTI, julgue os itens subsequentes.


I A internação do paciente na UTI provoca um período de crise na família, porém não interferem nele os conflitos pré‐existentes que acompanham o grupo familiar.

II É indicado que o psicólogo avalie e identifique, entre os membros da família, aquele(s) que demostre(m) ter recursos internos mais preservados, pois poderá(ão) ser um elo facilitador da relação equipe‐família.

III A maneira como a família irá lidar com tal situação independe de sua história familiar, do quanto o sistema era saudável emocionalmente e dos mecanismos de defesa que utilizem no cenário de gravidade.

IV A internação na UTI promove elevado grau de estresse. Nessas situações, os familiares podem escutar aquilo que é menos difícil de assimilar do ponto de vista emocional, estando muitas vezes despreparados ou sendo incapazes de ouvir, aceitar ou interpretar a verdade em determinado momento.

V Na UTI, é comum o surgimento de fantasias e a “contaminação do cenário” por vivências experimentadas por outras famílias na mesma condição e(ou) passando por outras experiências.


A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Estão corretas:

    II É indicado que o psicólogo avalie e identifique, entre os membros da família, aquele(s) que demostre(m) ter recursos internos mais preservados, pois poderá(ão) ser um elo facilitador da relação equipe‐família.

    IV A internação na UTI promove elevado grau de estresse. Nessas situações, os familiares podem escutar aquilo que é menos difícil de assimilar do ponto de vista emocional, estando muitas vezes despreparados ou sendo incapazes de ouvir, aceitar ou interpretar a verdade em determinado momento.

    V Na UTI, é comum o surgimento de fantasias e a “contaminação do cenário” por vivências experimentadas por outras famílias na mesma condição e(ou) passando por outras experiências

    Letra C

  • "aquilo que é MENOS difícil de assimilar do ponto de vista emocional"?!

  • Felipe, quando a assertiva propõe a noção de escutar aquilo que é menos difícil não se refere a conduta que o profissional deve adotar, certo? Mas sim que, nas condições de fragilidade em que se encontram, esses poderão suprimir parte das informações e absorver apenas aquilo que é menos doloroso de ser ouvido, o que pode acontecer de forma comum nesta realidade.

    Espero ter ajudado. :)


ID
3905332
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à equipe que atua dentro da UTI, julgue os próximos itens.


I Na UTI, torna‐se fundamental a realização de reuniões multiprofissionais da equipe para troca de informações e percepções sobre os casos, pois elas terão repercussão direta nos vínculos terapêuticos com os pacientes, com impacto no tratamento e também no ambiente de trabalho.

II As trocas entre os membros da equipe demonstram ser uma estratégia resiliente para lidar com as angústias que são mobilizadas e as dificuldades que emergem pelo ambiente estressor da UTI.

III Muitas vezes, observa‐se o uso exacerbado de mecanismos de defesa dos profissionais de saúde que atuam na UTI na tentativa de lidar com o estresse proporcionado nesse ambiente, como, por exemplo, a construção de uma couraça impermeável às emoções e aos sentimentos, que se expressa por um embotamento emocional, traduzido por uma aparente “frieza” no contato com os pacientes e com as pessoas de um modo geral, ou, ainda, pelo uso de ironias.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3905335
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação psicológica e aos envolvidos no processo de transplantes de órgãos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Não visa apenas excluir aqueles que não se enquadram como candidatos ao processo de transplante, mas também avalia as condições daqueles que são possíveis candidatos, visando analisar os recursos do pré; durante e pós transplante. A avaliação não seria tão superficial assim.


ID
3905338
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a atuação do psicólogo hospitalar, assinale a alternativa que apresenta conduta que não se insere na prática de manejo da ansiedade do paciente no pré‐cirúrgico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    O psicólogo não possui, em nenhum âmbito de atuação, a função de prescrição medicamentosa.

  • presente de mãe. kkkkkkkkkk . babinha.


ID
3905341
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para o International Work Group on Death Dying Bereavement (2002), desastre é um acontecimento traumático que causa perda de vidas, da saúde e de bens materiais e impacta muitas pessoas. Acerca das intervenções psicológicas em situações de desastre, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3905344
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação aos aspectos emocionais envolvidos nas urgências em obstetrícia e ginecologia, julgue os itens a seguir.


I Um óbito fetal pode representar a frustração de muitos desejos e fantasias e, sobretudo, rompe a possibilidade do exercício da maternidade.

II O luto de uma criança pode desenvolver sentimentos de raiva, hostilidade e rancor nos familiares, que podem depositá‐los na equipe de saúde.

III O nascimento de uma criança com malformação congênita geralmente envolve a perda do filho idealizado.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3905347
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Botega (2017), em alguns casos, podem existir razões psiquiátricas para atrasar a cirurgia bariátrica ou não a indicar. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta uma delas.

Alternativas

ID
3905350
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao comportamento suicida, julgue os itens que se seguem.


I A fala “Quero sumir desse mundo” indica um plano suicida.

II A fala “Se eu pudesse, dormiria para nunca mais acordar” refere uma ideação suicida.

III O psicólogo hospitalar, ao identificar o risco de suicídio do paciente, deve orientar a equipe e a família para que ele não permaneça sozinho e seja mantido sob observação 24h por dia.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    I A fala “Quero sumir desse mundo” indica um plano suicida. ñ indica que o paciente seja suicida.

  • Acredito que a questão I está errada pela frase , que expressa desejo de não existir, indicar ideação suicida mas não um plano de como fazê-lo.


ID
3905353
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente de 25 anos de idade encontra‐se internado na UTI há vinte dias por ter sofrido acidente automobilístico, com grave dano neurológico. Durante o atendimento da equipe, não abriu os olhos, não respondeu verbalmente e não reagiu ao estímulo de dor.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta de acordo com a escala de Glasgow

Alternativas
Comentários
  • D - Abertura ocular, resposta verbal e resposta motora.

  • A - Varia de 3 - 15


ID
3905356
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicofarmacologia é a ciência que estuda os remédios de ação psíquica. Nesse contexto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3905359
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    Sim, ainda há muito o que fazer pelo paciente quando  já não há mais nada a fazer pela cura.

   Simonetti, 2014.  


Considerando o texto acima, julgue os próximos itens. 


I  O psicólogo hospitalar deve evitar conversas a respeito  de  conteúdos  relacionados  à  morte,  pois  o  paciente  encontra‐se em um momento de sofrimento psíquico. 

II  A equipe de saúde deve dizer a verdade do diagnóstico,  do  prognóstico e  do  tratamento  ao  paciente,  sem  se  preocupar com os recursos de enfrentamento que ele  tem. 

III  O  termo  cuidados  paliativos  implica  cuidado  total  e  ativo  de  pacientes  cuja  enfermidade  não  mais  responda  aos  tratamentos  curativos  e  em  que  a  prioridade  seja  o  controle  da  dor  e  a  abordagem  de  aspectos psicológicos, sociais e espirituais. 

IV  O profissional de saúde mental e a equipe de saúde não  devem mediar conflitos familiares. 

V  O  acompanhamento  psicológico  da  família  durante  a  internação  do  paciente  terminal  pode  evitar  lutos  patológicos, que incluem identificações com o morto,  quadros  melancólicos,  somatizações  e  mortes,  suicídios e autopunições inconscientes. 


A quantidade de itens certos é igual a 

Alternativas
Comentários
  • não concordo com a resposta considera como certa nessa alternativa que no caso é a letra B II A equipe de saúde deve dizer a verdade do diagnóstico, do prognóstico e do tratamento ao paciente, sem se preocupar com os recursos de enfrentamento que ele tem. Pois, a mesma se refere sobre os cuidados paliativos onde se trabalha com paciente a qualidade de vida e bem estar do mesmo. Então o correto é a alternativa C III O termo cuidados paliativos implica cuidado total e ativo de pacientes cuja enfermidade não mais responda aos tratamentos curativos e em que a prioridade seja o controle da dor e a abordagem de aspectos psicológicos, sociais e espirituais.

  • Acredito que as questões consideradas corretas são III (apesar em desacordo com o conceito atual de CP definido pela OMS) e V.

  • Duas. Apenas alternativas III e V São verdadeiras


ID
3905362
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As unidades de urgência e emergência frequentemente recebem casos de pessoas com tentativa de autoextermínio. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta um fator de risco para o suicídio.

Alternativas

ID
3905365
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os desastres provocam rupturas bruscas na vida das pessoas em virtude da sua manifestação violenta e destruidora, deixando‐as subitamente enlutadas, não somente as que vivenciam perdas por mortes, mas também aquelas que perdem suas casas, seus pertences ou até mesmo sua segurança no mundo que conheciam.

Franco (org.). A Intervenção Psicológica em Emergências. 2015 (com adaptações).


Acerca do luto das pessoas que vivenciaram um desastre, julgue os itens que se seguem.


I Em situações de desastre, a pessoa sobrevivente pode não se permitir vivenciar e compartilhar sua dor, já que está viva quando tantos outros morreram.
II O luto não reconhecido é definido como aquele que as pessoas experimentam quando ocorre uma perda que não é ou não pode ser abertamente conhecida, publicamente lamentada ou socialmente apoiada.

III A vivência do desastre provoca a ideia de que o mundo é um lugar inseguro, levando ao desequilíbrio emocional, aspecto que pode ser considerado como um fator de risco para o desenvolvimento de luto patológico.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a ALTERNATIVA 1 é verdadeira!

  • Soraia, a alternativa I é verdadeira porque, de fato, a pessoa sobrevivente pode acreditar que já foi "beneficiada" de uma forma especial, diferentemente daqueles que morreram, o que pode fortalecer no sobrevivente a ideia de que não deve murmurar, sendo forçada a inibir a sua dor.

  • Todos as alternativas estão corretas.

    I Em situações de desastre, a pessoa sobrevivente pode não se permitir vivenciar e compartilhar sua dor, já que está viva quando tantos outros morreram. correta

    II O luto não reconhecido é definido como aquele que as pessoas experimentam quando ocorre uma perda que não é ou não pode ser abertamente conhecida, publicamente lamentada ou socialmente apoiada. Texto confuso todavia a III está correta portanto a alternativa é a E

    III A vivência do desastre provoca a ideia de que o mundo é um lugar inseguro, levando ao desequilíbrio emocional, aspecto que pode ser considerado como um fator de risco para o desenvolvimento de luto patológico. correta


ID
3905368
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à prática profissional do psicólogo em emergências e desastres, julgue os itens seguintes.


I A ação do psicólogo no pós‐desastre é somente identificar os transtornos mentais, com foco principal no transtorno de estresse pós‐traumático.

II Uma das importantes funções do psicólogo de emergências e desastres é cuidar das pessoas, lembrá‐las, incentivá‐las ou conduzi‐las para realizarem cuidados básicos, como o de se alimentar e o de dormir.

III Muitas vezes, o atendimento psicológico é feito em local público, com pessoas passando, chorando ou gritando, barulhos e cheiros.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3905371
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto ao luto vivenciado pela criança em situações de desastre, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A. Geralmente, o luto da criança não é reconhecido ou validado. (é uma crítica ao que comumente ocorre nas famílias)

    B. O não fornecimento de informações corretas a respeito do ocorrido é benéfico ao processo de luto da criança, pois ela não tem compreensão para assimilá‐lo. (INCORRETO)

    C. Grande parte da construção de significado que a criança pode fazer de seu luto é influenciada pela família, que lhe dá suporte tanto para crescer quanto para lidar com crises desencadeadas por perdas. (a sociedade, a família, o grupo que cerca o indivíduo fornece sentidos e significados para esse processo)

    D. Estudos comprovam que pessoas que apresentaram distúrbios psiquiátricos após a perda provavelmente receberam uma atenção paterna ou materna deficiente no processo de luto. (correto também, tomando como base o viés psicanalítico)

    E. A criança em processo de luto pode canalizar sua ansiedade de separação em algo que lhe dê segurança, como um bichinho de pelúcia, um animal de estimação ou o pai sobrevivente. (correto também)


ID
3905374
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere‐se a seguinte fala de um médico e seu relacionamento profissional de saúde com o doente e a doença: “A senhora é uma bomba relógio, pode morrer a qualquer momento com a doença que tem”. De acordo com Angerami‐Camon (2002), é correto afirmar que esse profissional de saúde tenha adotado como postura o(a)

Alternativas
Comentários
  • Pelo uso de expressões e da maneira imposta, se trata de uma calosidade profissional, onde o profissional da saúde expressa e, talvez, nem perceba a falta de empatia que trouxe em sua fala.

  • A Calosidade Profissional é definida como a indiferença com o sofrimento de pacientes, adquirida por profissionais da saúde depois de anos de trabalho, demonstrando-se insensibilidade dos mesmos frente ao sujeito adoecido. Compreende-se de forma consensual a partir da literatura pertinente, que por vezes tal CP é oriunda de diversos fatores que fazem com que profissionais apreendam o sujeito adoecido apenas como um corpo fragmentado, não vislumbrando tal sujeito para além de sua doença, isto é, em sua integralidade psíquica e biológica.

  • No livro ''Urgências Psicológicas no Hospital'' o autor Angerami-Camon (1998) fala de quatro posturas do profissional da saúde:

    Calosidade Profissional;

    Distanciamento Crítico;

    Empatia Genuína e

    Profissionalismo Crítico.