SóProvas


ID
3905905
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Conta é o título representativo da composição, variação e estado do patrimônio, bem como de bens, direitos, obrigações e situações nele não compreendidas, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, exigindo por isso controle contábil específico. As Contas são agrupadas segundo suas funções, possibilitando, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Segundo o PCASP 8ª Edição:

    As contas são agrupadas segundo suas funções, possibilitando:

    a. Identificar, classificar e efetuar a escrituração contábil, pelo método das partidas dobradas, dos atos e fatos de gestão, de maneira uniforme e sistematizada; (alternativa A)

    b. Determinar os custos das operações do governo;

    c. Acompanhar e controlar a aprovação e a execução do planejamento e do orçamento, evidenciando a receita prevista, lançada, realizada e a realizar, bem como a despesa autorizada, empenhada, realizada, liquidada, paga e as dotações disponíveis;

    d. Elaborar os Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial, a Demonstração das Variações Patrimoniais, de Fluxo de Caixa, das Mutações do Patrimônio Líquido e do Resultado Econômico; (alternativa C)

    e. Conhecer a composição e situação do patrimônio analisado, por meio da evidenciação de todos os ativos e passivos;

    f. Analisar e interpretar os resultados econômicos e financeiros;

    g. Individualizar os devedores e credores, com a especificação necessária ao controle contábil do direito ou obrigação; e (alternativa D)

    h. Controlar contabilmente os atos potenciais oriundos de contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres.

    Disponível em: <https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31484>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Esse "exceto" me fudeu legal

  • Além da letra D, para mim, a alternativa B também está errada, pois o agrupamento das contas conforme suas funções não permite "Conhecer a situação dos responsáveis que, de algum modo, arrecadem receitas, efetuem despesas e administrem ou guardem bens pertencentes ou confiados a uma gestão."

    Nem o MCASP traz essa opção (página 381):

    As contas são agrupadas segundo suas funções, possibilitando:

    -Identificar, classificar e efetuar a escrituração contábil, pelo método das partidas dobradas, dos atos e fatos de gestão, de maneira uniforme e sistematizada;

    -Determinar os custos das operações do governo;

    -Acompanhar e controlar a aprovação e a execução do planejamento e do orçamento, evidenciando a receita prevista, lançada, realizada e a realizar, bem como a despesa autorizada, empenhada, realizada, liquidada, paga e as dotações disponíveis;

    -Elaborar os Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial, a Demonstração das Variações Patrimoniais, de Fluxo de Caixa, das Mutações do Patrimônio Líquido e do Resultado Econômico;

    -Conhecer a composição e situação do patrimônio analisado, por meio da evidenciação de todos os ativos e passivos;

    -Analisar e interpretar os resultados econômicos e financeiros;

    -Individualizar os devedores e credores, com a especificação necessária ao controle contábil do direito ou obrigação; e

    -Controlar contabilmente os atos potenciais oriundos de contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres.

    Ao meu ver a questão deveria ser anulada!

  • Controlar, registrar e fiscalizar o uso de recursos públicos por TODOS QUANTOS o manipulem.

    Bons estudos.