SóProvas


ID
3907333
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com as regras de concordância verbal, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C) A maioria dos diretores aprovou/ aprovaram a proposta. Estamos diante de uma expressão partitiva, o verbo pode concordar tanto com ela quanto com o determinante (diretores).

    GABARITO. C

  • ✅ Gabarito: C

    A) Nem tempestade nem frio é bem-vindos hoje → INCORRETO. O correto é "são" (=concorda com o sujeito composto, o qual é formado por dois núcleos).

    B) A multidão ultrapassaram o limite estabelecido → INCORRETO. Temos um sujeito simples com núcleo no singular, a concordância deve ser feita no singular (=ultrapassou).

    C) A maioria dos diretores aprovou/ aprovaram a proposta → CORRETO. Temos um caso facultativo de concordância, sujeito formado por expressão partitiva. A maioria dos diretos aprovou OU a maioria dos diretores aprovaram.

    D) As crianças adoram quando as flores desabrocha → INCORRETO. Temos um sujeito simples com núcleo no plural, o verbo deve se flexionar no plural (=desabrocham).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Sem entrar em pormenores, a concordância verbal diz respeito à correta flexão do verbo a fim de concordar com o sujeito. Esporadicamente, no entanto, foge-se à regra geral e faz-se a concordância de modo distinto, conforme se verá a seguir.

    a) Nem tempestade nem frio é bem-vindos hoje.

    Incorreto. Consoante à lição de Rocha Lima em Gramática Normativa da Língua Portuguesa, trata-se de caso complexo e difícil de disciplinar. A fim de evitar debruçamento prescindível sobre ele, leva-se em conta a seguinte norma: é empregado o verbo no plural quando os sujeitos são da terceira pessoa:

    I - "Nem a natureza, nem o demônio deixaram a sua antiga posse." (Manuel Bernardes)

    II - "Nem a resignação, nem o consolo são possíveis para ti neste momento." (Alexandre Herculano)

    III - "Em todo caso, nem o coadjutor nem o sacristão lhe perguntaram nada." (Machado de Assis)

    Correção: "Nem tempestade nem frio são bem-vindos hoje".

    b) A multidão ultrapassaram o limite estabelecido.

    Incorreto. Há somente um núcleo do sujeito (multidão) e com este concorda o verbo. Correção: "A multidão ultrapassava o limite estabelecido".

    c) A maioria dos diretores aprovou/aprovaram a proposta.

    Correto. Se o sujeito for constituído por expressões partitivas do tipo "a maioria", "a maior parte", o verbo concorda com estas ou com o determinante que lhes seguir.

    d) As crianças adoram quando as flores desabrocha.

    Incorreto. O verbo "desabrochar" deve concordar com o sujeito (flores). Correção: "(...) quando as flores desabrocham".

    Letra C