SóProvas


ID
3907672
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Diamante D`Oeste - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Vitamina D não previne Alzheimer, aponta estudo.


     Uma revisão de estudos publicada recentemente no periódico científico Nutricional Neuroscience revelou que a vitamina D não ajuda a prevenir Parkinson e Alzheimer. A análise mostrou que não há evidências suficientes que comprovem o potencial preventivo do nutriente contra doenças neurodegenerativas. No entanto, os pesquisadores indicam que a luz solar pode ser capaz de proteger contra a esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson, independente da produção de vitamina D.

    Segundo especialistas, a prescrição de suplementos vitamínicos para idosos, com o intuito de prevenir doenças neurológicas, é uma prática comum. Mas os novos dados indicam que essa decisão não traz benefícios reais.

    De acordo com a análise, a maioria dos dados atuais que apoiam o efeito neuroprotetor da vitamina D é baseada em estudos pré-clínicos e observacionais que não foram capazes de comprovar o potencial preventivo do nutriente.

    Segundo Renato Bandeira de Mello, geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a associação da vitamina D com a prevenção de doenças neurológicas surgiu porque a maioria dos pacientes com doenças neurológicas, cardíacas e câncer apresentavam deficiência deste nutriente, o que poderia ser a causa dos problemas. No entanto, o novo estudo afirma que não foi possível concluir se a vitamina D tem potencial benéfico, indicando que os baixos níveis da substância são consequência e não causa da doença.

https://veja.abril.com.br/saude/vitamina-d-nao-previne-alzheimeraponta-estudo/ 

"Segundo Renato Bandeira de Mello, geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a associação da vitamina D com a prevenção de doenças neurológicas surgiu porque a maioria dos pacientes com doenças neurológicas, cardíacas e câncer apresentavam deficiência deste nutriente, o que poderia ser a causa dos problemas."

Sobre o termo em destaque: nutriente, é correto afirmar:


I - Há uma relação semântica entre nutriente e vitamina D.

II - Trata-se de uma catáfora, pois nutriente retoma um outro termo dentro do texto.

III - O termo em destaque colabora para a coesão do texto.

IV - O termo em destaque é essencial para a coerência do texto.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ✓ "Segundo Renato Bandeira de Mello, geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a associação da vitamina D com a prevenção de doenças neurológicas surgiu porque a maioria dos pacientes com doenças neurológicas, cardíacas e câncer apresentavam deficiência deste nutriente, o que poderia ser a causa dos problemas."

    I - Há uma relação semântica entre nutriente e vitamina D → CORRETO. O substantivo -nutriente substitui o termo -vitamina D. É um recurso coesivo de substituição que evita repetições e deixa o texto mais coeso.

    II - Trata-se de uma catáfora, pois nutriente retoma um outro termo dentro do texto → INCORRETO. Trata-se de uma relação anafórica (ana volta). O termo retoma algo mencionado anteriormente no texto (vitamina D). 

    III - O termo em destaque colabora para a coesão do texto → CORRETO. O substantivo -nutriente substitui o termo -vitamina D. É um recurso coesivo de substituição que evita repetições e deixa o texto mais coeso.

    IV - O termo em destaque é essencial para a coerência do texto → INCORRETO. A eliminação do termo não causaria prejuízo à coerência textual. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!