SóProvas


ID
3908542
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

Tem-se a expectativa de que I futura revolução tecnológica culmine no desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios II criação de materiais artificiais que hoje se restringem apenas III imaginação. Preenchem corretamente as lacunas I, II e III da frase acima: 

Alternativas
Comentários
  • Tem-se a expectativa de que A ⨠ Não temos nenhum termo regendo preposição, logo temos penas o artigo A, futura revolução tecnológica culmine no desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios À ⨠ Abrangem de novos remédios A, temos nosso primeiro A+A do substantivo criação, logo À, criação de materiais artificiais que hoje se restringem apenas À ⨠ Quem se restringe, se restringe A+A do substantivo imaginação, logo À, imaginação.

    Sequência correta: a − à − à

    GABARITO. A

  • ✅ Gabarito: A

    Tem-se a expectativa de que a (I) futura revolução tecnológica culmine no desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios à (III) criação de materiais artificiais que hoje se restringem apenas à (II) imaginação.

    ➥ I (somente artigo definido "a" para definir o sujeito; sujeito preposicionado é incorreto).

    ➥ II (abranjam de uma coisa a outra; preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino -criação= crase).

    ➥ III (restringem-se a alguma coisa; preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino -imaginação= crase).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Pô...respondi errado...

    Tem se a expectativa de que _____ futura...

    Nesse primeiro, achei que tivesse crase, pq mesmo depois de obejto direto( quem tem expectativa, tem expectativa de algo ou alguma coisa. De que? Obj. direto o "a "podia ser craseado pelo fato de vir antes de uma palavra feminina (futura).

    Mais está Errado também!!!

    Nesse segundo e terceiro casos não colocaria crase por ficar antes de (verbos).

    ERREI TODAS... ESSA questão descontruiu tudo que achava que sabia de crase...

    alguem poderia me ajudar?

  • Abranjam de , a algo ?? wtf

    alguem poderia explicar essa II ?

  • CUIDADO

    Existe erro na questão que a torna anulável. O comentário do colega Arthur Carvalho apenas justificou o gabarito.

    Na segunda lacuna temos a seguinte redação:

    "...desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios / criação de materiais artificiais..."

    Temos uma expressão que denota abrangência (de isso a aquilo), de modo que devemos preservar o paralelismo dentro da construção. Percebam que não existe artigo antes de "novos remédios", de modo que não deveria haver artigo antes de "criação de materiais artificiais", o que resultaria na impossibilidade da crase proposta pela banca.

    Sem adentrar no mérito das possíveis mudanças de sentido que a utilização dos artigos possa causar, a utilização de artigo em apenas um dos termos fere o paralelismo da construção. Ou utilizamos em ambos ou em nenhum.

    "...desenvolvimento de inovações que abranjam dos novos remédios à criação de materiais artificiais..." - COM ARTIGOS

    "...desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios a criação de materiais artificiais..." - SEM ARTIGOS

    Em resumo, não há artigo antecedendo "novos remédios", de modo que também não deve haver antes de "criação de materiais..."

    Gabarito incorreto, questão nula.

  • Cade Tu?

  • Letra A

    Sequência correta: A – À – À

    *força guerreiro*

  • é para preencher aonde? kkkk

  • Ñ entendi a questão

  • Adoro essa professora!

  • Raramente, mas raramente mesmo erro questões de crase. Sempre faço substituições por uma palavra masculina ou com os macetes que aprendi em curso preparatório.

  • de + a = não vai crase!

    Essa questão não tem resposta

  • Entendi nada

  • Gente, onde tem I,II,III você tem que completar com crase ou sem crase.

  • Não pera, De + a tem CRASE? Égua...

  • MDS, não vi motivo para a questão ser anulada. aliás, nem foi.

    Muita gente não conseguiu identificar o local para colocar a crase, que no caso, é onde tem: I,II,III.

    TE GENTE AI ENFEITANDO DE MAIS E PROCURANDO JUSTIFICATIVAS Q NÃO EXISTE. #minha opinião.

  • Caro colega Bbb Teixeira, artigo antes de verbo o converte em substantivo.

    Ex: Amor, o JANTAR está servido.

    Nesse caso, "jantar" é um substantivo e não um verbo.

    Bons estudos!

  • Quase não achava o item I

  • e só ler as colunas 1 2 3 que você vai achar as responta.

  • Quem abrange, abrange a algo + a criação

    Quem restringe, restringe a algo + a imaginação.

    segue o jogo!

  • A BANCA FCC NÃO É RIGOROSA COM O PARALELISMO SINTÁTICO.

  • Apesar de não entender o item ll...foi a A por eliminação kkkkkkk

  • Tem-se a expectativa de que a futura revolução tecnológica culmine no desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios à criação( para a) de materiais artificiais que hoje se restringem apenas à (até a) imaginação.