SóProvas


ID
391207
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre fraude e erro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBC TA 2408, as distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas emonstrações contábeis.
    O termo ERRO refere-se a ato NÃO-INTENCIONAL na elaboração de registros e demonstrações contábeis, que resulte em incorreções deles, consistente em:
    1- erros aritméticos na escrituração contábil ou nas demonstrações contábeis;
    2- aplicação incorreta das normas contábeis;
    3- interpretação errada das variações patrimoniais.
    O termo FRAUDE refere-se a ATO INTENCIONAL de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis, e pode ser caracterizada por:
    1-manipulação, falsificação ou alteração de registros contábeis ou documentos comprobatórios que serviram de base à elaboração de demonstrações contábeis;
    2- mentira ou omissão intencional nas demonstrações contábeis de eventos, operações ou outras informações significativas; e 
    3- aplicação incorreta intencional dos princípios contábeis relativos a valores, classificação, forma de apresentação ou divulgação.

  • Vamos analisar cada quesito:

    a) A fraude é um ato não intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis.
    [ Você mata a questão só no comecinho! O  "erro"  é que é um ato NÃO INTENCIONAL - FALSA ]


    b) Somente a auditoria independente tem condições de detectar erros e fraudes, já que o auditor interno não pode questionar a conduta de funcionários da companhia.
    [Isso está errado ! Um exemplo disso é o próprio contador , ele tem condições suficientes para detectar um erro que ele mesmo pode ter cometido...Isso não é mistério! ]


    c) Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigação de comunicá-los à administração da entidade e sugerir medidas corretivas. [CORRETA]


    d) O número de erros ou fraudes na companhia auditada guarda correlação positiva com a quantidade e qualidade dos controles internos.
    [ Positiva? Traz uma correlação negativa, fraudes e erros não trazem nada de positivo]

    e)  O erro é um ato intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.
    [ A questão só errou porque esqueceu do "NÃO", teria que dizer que é " não intencional" , ok? ]


    Quem quiser se aprofundar nos conceitos de FRAUDE e ERRO ,  é só olhar o item 12.1.4 da NBC T 12. Logo abaixo , segue o link!

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t12.htm


    Bons estudos !
    Fiquem todos com Deus !



  • Gabarito C.

    Segundo Davi Barreto, o auditor independente, ao encontrar uma fraude ou erro relevante, deve tempestivamente comunica-la à pessoal de nível apropriado da administração, por escrito ou verbalmente, a menos que todos da administração estejam envolvido na suposta fraude.
  • A base para a questão são as definições contidas na NBC TI 01.

    12.1.3.1

    A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    12.1.3.2

    O termo “fraude” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

    12.1.3.3

    O termo “erro” aplica-se a ato não-intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.

    Letra A- Falso. Conforme item 12.1.3.2.

    Letra B- Falso. Ambas têm condições de detectar erros e fraudes, embora este não seja o principal objetivo da auditoria externa. A auditoria externa está em busca de distorções relevantes, independentemente de serem causadas por fraudes ou erros. O auditor externo não é um investigador de fraudes, embora as fraudes possam interessar ao auditor na medida em que gerem distorções nas demonstrações contábeis.

    Em relação à auditoria interna, o item 12.1.3.1 nos esclarece.

    Quanto a indagar funcionários, não há restrição à auditoria interna. A propósito, lembremos que a Indagação é um procedimento de auditoria, a ser utilizado por auditores internos e externos.

    Letra C- Verdadeiro. Caso o auditor tenha identificado uma fraude ou obtido informações que indiquem a possibilidade de fraude, o auditor deve comunicar estes assuntos tempestivamente a pessoa de nível apropriado da administração que têm a responsabilidade primordial de prevenir e detectar fraude em assuntos relevantes no âmbito de suas responsabilidades.

    NBC TA 240, A60. 

    Quando o auditor obteve evidências de que existe ou pode existir fraude, é importante que o assunto seja levado à atenção de pessoa no nível apropriado da administração tão logo seja praticável. Isso é assim, mesmo que o assunto possa ser considerado não importante (por exemplo, um desfalque mínimo cometido por empregado em um nível inferior na organização da entidade). A determinação de qual nível da administração é o apropriado é questão de julgamento profissional e é afetada por fatores como a probabilidade de conluio e a natureza e magnitude da suspeita de fraude. Normalmente, o nível apropriado da administração está pelo menos um nível acima das pessoas que parecem estar envolvidas na suspeita de fraude. 

    Letra D- Falso. Quanto mais eficazes são os controles, a tendência é que menos erros e fraudes ocorram.

    Letra E- Falso. Conforme 12.1.3.3.

    Resposta: B

  • O QUE ME INTRIGOU FOI: SUGERIR MEDIDAS CORRETIVAS, NÃO ENCONTREI NENHUM COMENTÁRIO SOBRE ISSO EM LUGAR ALGUM, ATÉ MESMO NO DO PROFESSOR!