-
O chamado "passivo fictício" tem seu fundamento na seguinte lógica: pagam-se, por exemplo, duplicatas a fornecedores com dinheiro do "caixa dois". Como não há saldo de caixa(contábil) suficiente, não se procede a baixa porque ocorreria o “estouro do caixa” contábil (saldo credor de caixa). Desta forma, mantém-se o passivo pendente de registro, embora pago, baixando-o quando o caixa contábil apresenta condições. A forma de identificar o passivo fictício mais comumente encontrado nas empresas é comparar o saldo da conta fornecedores, existente na data do balanço, com as duplicatas representativas deste saldo. Pela análise da data da quitação verifica-se a ocorrência ou não de passivo fictício, ou seja, as duplicatas quitadas antes do balanço, ainda pendentes contabilmente, representam passivo fictício.
-
Ativo Fictício - Quando se constatam bens e direitos que somente existem no Balanço Patrimonial, mas de fato não constam no patrimônio da empresa. Em outras palavras, é algo que não existe (=fictício).
Passivo Fictício - São obrigações que somente constam nas demonstrações, mas de fato não existem ou já foram quitadas.
Por outro lado, a situação inversa pode ocorrer: direitos e obrigações que de fato existem e não são registrados na contabilidade da empresa. Nesse caso, temos, respectivamente, Ativos Ocultos e Passivos Ocultos.
-
primeiramente, percebe-se que estamos tratando da conta passivo, pois a questão trata de “obrigações com terceiros da companhia auditada”. Já poderíamos eliminar as letras B e D.
Observem ainda que as obrigações já tinham sido quitadas (não existiam mais na vida real), mas ainda estavam registrados. Trata-se, portanto, do conceito de passivo fictício, que é o passivo quitado e ainda mantido escriturado como se em aberto estivesse.
Gabarito: alternativa E.
-
Letra e. O passivo mantido escriturado já foi quitado, entretanto, como fora pago com recursos não escriturados, mantidos à margem da contabilidade (caixa 2), não há como fazer o registro deste pagamento ( C- Caixa e D- Passivo), uma vez que o caixa “oficial” não tem saldo suficiente para quitar o passivo, o que poderia ocasionar o estouro da conta caixa ( saldo credor).
Resposta: E
-
Ao contrário do ativo fictício, que não existe mas é elencado no Balanço Patrimonial, o ativo oculto existe, mas não é declarado.