Conforme o CPC 12 (Ajuste a Valor Presente):
Dica I:
➤ Elementos→Ativo e Passivo: Se [...]:
➥ Circulante→Efeito Relevante?:
✓ Sim→Ajustados a valor presente
✓ Não→Não é ajustado
➥ Não Circulante→Ajustados a valor presente.
As vendas e as compras, quando feitas a prazo, inserem no valor da operação, juros e encargos financeiros referentes à remuneração de um capital no futuro.
Conforme o item 5, "o Pronunciamento determina-se que a mensuração contábil a valor presente seja aplicada no reconhecimento inicial de ativos e passivos".
Dica II:
Conforme o FIPECAFI, os itens monetários são compostos pelas contas de disponibilidades e de direitos e obrigações a serem liquidados com disponibilidades. Podem ser subdivididos em:
➥ Monetários:
✓ Puros: não contém ajuste/reavaliação→Caixa.
✓ Prefixados: expectativa de inflação inserida→Contas a receber - vendas a prazo.
✓ Indexados: sujeitos à atualização pós-fixada→Empréstimos em TR/dólar.
➥ Não monetários→todos os demais→Estoques e imobilizado etc.
Resolução:
Conforme o item 21, “Os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais”.
O item 8 preconiza: [...] ao se aplicar o conceito de valor presente deve-se associar tal procedimento à mensuração de ativos e passivos levando-se em consideração o valor do dinheiro no tempo (conforme a alternativa I) e as incertezas a eles associados (conforme a alternativa II). Desse modo, as informações prestadas possibilitam a análise e a tomada de decisões econômicas que resultam na melhor avaliação e alocação de recursos escassos (conforme a alternativa III). [...]
Por fim, todas as alternativas estão corretas.
Gabarito: Letra C.