Qual(is) das seguintes situações dá(ão) origem a um passivo financeiro?
I. Um contrato futuro, que contém a obrigação de comprar seus próprios instrumentos patrimoniais em caixa.
II. Um contrato que contém a obrigação da entidade comprar seus próprios instrumentos patrimoniais em caixa ou outro ativo financeiro
III. Uma obrigação contratual da entidade de comprar seus próprios instrumentos patrimoniais, mesmo que a obrigação de compra seja condicionada ao exercício do direito de resgate pela contraparte.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
No contexto da auditoria de demonstrações contábeis, o auditor deve fazer indagações à Administração relacionadas com:
I. Avaliação, pela Administração, do risco de que as demonstrações contábeis contenham distorções relevantes decorrentes de fraudes, inclusive a natureza, extensão e frequência de tais avaliações.
II. Processo da Administração para identificar e responder aos riscos de fraude da entidade, inclusive quaisquer riscos de fraudes específicos identificados pela Administração.
III. Comunicação da Administração, se houver, aos responsáveis pela governança em relação aos processos de identificação e resposta aos riscos de fraude na entidade.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
As demonstrações contábeis intermediárias devem incluir, pelo menos, os seguintes componentes:
I. Balanço patrimonial condensado.
II. Demonstração condensada do resultado e do resultado abrangente.
III. Demonstração condensada das mutações do patrimônio líquido e do fluxo de caixa.
IV. Notas explicativas condensadas.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
Conforme a norma “Ética profissional do contador”, o profissional da contabilidade deve, em relação aos colegas, observar algumas normas. Assinale a opção CORRETA.
I. O profissional da contabilidade deve abster-se de fazer referências prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras.
II. O profissional da contabilidade deve abster-se da aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram o referido procedimento.
III. O profissional da contabilidade jamais deve apropriar-se de trabalhos, iniciativas ou de soluções encontradas por colegas, que deles não tenha participado, apresentando-os como próprios.
IV. O profissional da contabilidade deve evitar desentendimentos com o colega a que vier a substituir no exercício profissional.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
O ativo financeiro decorrente de contrato de concessão, representado pelo valor devido, direta ou indiretamente, pelo concedente é contabilizado como:
I. empréstimo ou recebível.
II. ativo financeiro disponível para a venda.
III. ativo financeiro pelo valor justo por meio do resultado, caso sejam atendidas as condições para tal classificação no reconhecimento inicial.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Investimentos em operações no exterior podem ser mantidos diretamente pela controladora ou indiretamente por sua controlada ou controladas. É muito comum, nesses casos, que hedges sejam montados para proteção do valor desses investimentos. As questões tratadas nesta interpretação são:
I. a natureza do risco protegido e o montante do item objeto de hedge para o qual a relação de hedge pode ser designada.
II. onde, no grupo de sociedades, o instrumento de hedge pode ser mantido.
III. que montantes devem ser reclassificados do patrimônio líquido para o resultado como ajuste de reclassificação na baixa da operação no exterior.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns).
Nas operações de arrendamento mercantil, quando os pagamentos e outras contraprestações exigidas no contrato são separados, ou na celebração do contrato, ou quando de sua reavaliação, os pagamentos do arrendamento e aqueles pagamentos de outros elementos devem ser contabilizados separadamente, com base em seus respectivos valores justos. Esses outros pagamentos podem referir-se a outros elementos no contrato (por exemplo, referentes a serviços e custo de insumos).
Qual é o critério que o arrendatário e usuário de serviços deve adotar para a separação desses montantes?
Para reconhecer como ativo os custos de remoção na fase produtiva da atividade de mineração, a entidade deve considerar os referentes à atividade de remoção de material estéril se, e somente se, as seguintes condições forem atendidas:
I. É provável que benefícios econômicos futuros (melhoria de acesso à jazida mineral, por exemplo) associados com a atividade de remoção fluirão para a entidade.
II. É impraticável para a entidade identificar o componente da jazida mineral para o qual o acesso tiver sido melhorado.
III. Os custos relacionados com a atividade de remoção, associados com dito componente, podem ser mensurados com confiabilidade.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
Com relação à preparação de notas explicativas assinale a opção CORRETA.
Com relação à documentação da estratégia global da auditoria, julgue os itens abaixo.
I. O auditor deve documentar: a estratégia global de auditoria; o plano de auditoria e eventuais alterações significativas ocorridas na estratégia global de auditoria ou no plano de auditoria durante o trabalho de auditoria, e as razões dessas alterações.
II. A documentação da estratégia global de auditoria é o registro das decisões-chave consideradas necessárias para planejar adequadamente a auditoria e comunicar temas importantes à equipe de trabalho.
III. A documentação do plano de auditoria é o registro da natureza, época e extensão planejadas dos procedimentos de avaliação de risco e dos procedimentos adicionais de auditoria no nível da afirmação, em resposta aos riscos avaliados.
IV. O registro das mudanças significativas na estratégia global de auditoria e no plano de auditoria e respectivas mudanças na natureza, época e extensão planejadas dos procedimentos de auditoria, explicando o motivo de mudanças significativas, a estratégia global e o plano de auditoria adotado para a auditoria.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
Assinale como VERDADEIRO (V) ou como FALSO (F) as alternativas abaixo:
I. Ao conduzir um trabalho de auditoria inicial, o objetivo do auditor com relação a saldos iniciais é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se: (i) os saldos iniciais contêm distorções que afetam de forma relevante as demonstrações contábeis do período corrente; e (ii) as políticas contábeis apropriadas refletidas nos saldos iniciais foram aplicadas de maneira uniforme nas demonstrações contábeis do período corrente, ou as mudanças nessas políticas contábeis estão devidamente registradas e adequadamente apresentadas e divulgadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
II. O trabalho de auditoria inicial é um trabalho em que: (i) as demonstrações contábeis do período anterior não foram auditadas; ou (ii) as demonstrações contábeis do período anterior foram auditadas por auditor independente antecessor.
III. Saldos iniciais são os saldos contábeis existentes no início do período. Os saldos iniciais baseiam-se nos saldos finais do período anterior e refletem os efeitos de transações e eventos de períodos anteriores e políticas contábeis aplicadas no período anterior. Os saldos iniciais incluem, também, assuntos existentes no início do período, que precisam ser divulgados, tais como contingências e compromissos.
IV. O auditor deve expressar uma opinião com ressalva ou adversa, conforme apropriado, se ele concluir que: (i) as políticas contábeis do período corrente não estão aplicadas de maneira uniforme em relação aos saldos iniciais de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável; ou (ii) uma mudança nas políticas contábeis não está devidamente registrada, adequadamente apresentada ou divulgada, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
A sequência CORRETA é
Assinale como VERDADEIRO (V) ou como FALSO (F) as alternativas abaixo:
I. Estimativa contábil é a aproximação de um valor monetário na ausência de um meio de mensuração preciso. Este termo é usado para um valor mensurado ao valor justo quando existe incerteza de estimativa, bem como para outros valores que requerem estimativas. Quando a Norma trata apenas de estimativas contábeis que envolvem mensuração do valor justo, é usado o termo “estimativas contábeis do valor justo”.
II. Estimativa pontual ou intervalo é o valor, ou intervalo de valores, respectivamente, derivado de evidências de auditoria para uso na avaliação da estimativa pontual da administração.
III. Incerteza de estimativa é a suscetibilidade da estimativa contábil e das respectivas divulgações à falta de precisão em sua mensuração.
IV. Estimativa pontual da administração é o valor selecionado pela administração para registro ou divulgação nas demonstrações contábeis como estimativa contábil.
A sequência CORRETA é
Principais assuntos de auditoria são aqueles:
Qual dos trabalhos a seguir é trabalho de asseguração?