SóProvas


ID
3918619
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taubaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Carl Rogers propõe uma aprendizagem significante, ou seja, uma aprendizagem que provoque modificações quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação da ação futura que escolhe, ou nas atitudes e na personalidade. É uma aprendizagem penetrante que não se limita ao acúmulo de fatos nem ao aumento de conhecimento. São alguns princípios de aprendizagem proposto por Rogers:

I- Os seres humanos têm uma potencialidade natural para a aprendizagem: são curiosos, e neste aspecto Rogers alicerça sua concepção de educação: o aluno tem um desejo natural de aprender e esta é uma tendência na qual se pode confiar.

II- A aprendizagem significante ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno com relevante para os seus objetivos, isto torna a aprendizagem mais rápida.

III- Grande parte da aprendizagem significante é adquirida através de atos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Começando pelo primeiro princípio, onde Rogers afirma que os seres humanos possuem potencialidade natural para aprender, ou seja, tem desejo natural de aprender. Seu segundo princípio afirma que a aprendizagem é significante quando o aluno consegue unir o que está aprendendo com seus próprios objetivos. O terceiro princípio está ligado às mudanças do eu e às dificuldades em aceitar valores externos. O quarto princípio está relacionado a diminuir as ameaças externas, as dificuldades trazidas pelo aluno, para que ele possa progredir. O progredir deste aluno relaciona-se ao quinto princípio, onde Rogers afirma que com as ameaças externas diminuídas o aluno percebe de maneira diferenciada e assim sua aprendizagem pode progredir. No sexto princípio, Rogers fala sobre a aprendizagem significante, sendo que, para que ela ocorra, é necessário colocar os assuntos de maneira prática na vida do aluno de maneira que ele possa expandir suas experiências. A aprendizagem é facilitada quando o aluno faz suas próprias escolhas, quando é ativo no seu processo de aprendizagem, isto é o que diz o sétimo princípio. Para complementar o princípio anterior, o oitavo princípio traz que a aprendizagem deve envolver quem está aprendendo, deve envolver seu intelecto e sentimentos para que essa seja mais abrangente e duradoura. O nono princípio discute sobre a importância da criatividade e da autoconfiança no processo de aprendizagem, sendo que Rogers afirma que a criatividade é uma maneira de ter liberdade, e a autocrítica participa desse processo da construção da autonomia. Por último, o décimo princípio é sobre a importância de aprender a aprender e, com isso, estar em constante mudança, em contínua busca pelo conhecimento, estar aberto a novas experiências (