SóProvas


ID
3919459
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Texto I

Publicidade de alimentos e obesidade infantil: uma reflexão necessária


    A epidemia de obesidade e doenças crônicas é um problema que atinge, de maneira crescente, o mundo inteiro. E tornou-se consenso entre as principais organizações e pesquisadores em saúde pública que a regulação da publicidade de alimentos é uma das estratégias necessárias para combatê-la. As campanhas de marketing não apenas influenciam as escolhas alimentares na infância, mas também buscam fidelizar consumidores desde a mais tenra idade. O objeto preferencial são os alimentos ultraprocessados, feitos a partir de ingredientes industriais, com pouco ou nenhum produto fresco, e, geralmente, com alta quantidade de açúcar, gordura e/ou sódio.

    Em 2010, a Organização Mundial da Saúde recomendou a redução da exposição das crianças à propaganda de alimentos, sobretudo aqueles com alta quantidade de açúcar, sal e gordura. Em 2012, a Organização Pan-Americana da Saúde aprofundouse no tema e também apresentou recomendações de ações concretas por parte dos governos para reduzir a exposição das crianças à publicidade de alimentos. Para especialistas, a autorregulamentação do setor não tem funcionado.

    A mais recente publicação sobre obesidade do periódico Lancet, divulgada em fevereiro deste ano, indica que, até o momento, as iniciativas de regulação da propaganda não foram suficientes. Desde os avanços conquistados na proteção da amamentação, com a eliminação de anúncios que apresentam substitutos do leite materno, poucas ações efetivas foram implementadas para frear o massivo marketing da indústria de alimentos para crianças em todo o mundo.

    No Brasil, apesar da proibição da publicidade abusiva (direcionada à criança) prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) desde 1990, a falta de regulamentação específica para alimentos prejudica a efetivação da lei. Em 2010, a movimentação internacional em torno do tema motivou a elaboração da primeira regulação sobre publicidade de alimentos em geral, por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A regulação, no entanto, foi suspensa logo após sua publicação, devido à pressão de diversas associações da indústria de alimentos. A Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) contribuiu muito para a proteção ao aleitamento materno, porém aguarda regulamentação, desde 2006, o que compromete a fiscalização e o cumprimento da lei.

    Alguns avanços também precisam ser reconhecidos, como a Resolução 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que regulamentou a propaganda abusiva, descrevendo todos os casos em que o Código do Consumidor deve ser aplicado. Porém, os órgãos de fiscalização ainda não possuem força suficiente para colocá-la em prática, também por conta da grande pressão das associações da indústria e de publicidade. Assim como na suspensão da resolução da Anvisa, esses segmentos fazem pressão contra a resolução do Conanda, alegando que esses órgãos não têm competência legal para regular a publicidade ou que as regras ferem a liberdade de expressão das empresas. Argumentos que já foram refutados por renomados juristas e contestados pelas evidências científicas na área da saúde pública.

    O novo Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, reconhece a influência e coloca a publicidade de alimentos como um dos obstáculos para a alimentação saudável. O guia destaca que a regulação é necessária, pois a publicidade estimula o consumo de alimentos ultraprocessados, induzindo a população a considerá-los mais saudáveis, com qualidade superior aos demais, e frequentemente associá-los à imagem de bem-estar, felicidade e sucesso. 

    Independentemente do tipo de alimento, a propaganda direcionada a crianças se aproveita da vulnerabilidade de indivíduos em fase de desenvolvimento para incentivar o consumo. Por isso, não deve ser permitida. Ainda temos um longo caminho pela frente para alcançar a garantia dos direitos à alimentação adequada e saudável e os direitos dos consumidores. 

Ana Paula Bortoletto (https://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/03/publicidade-de-alimentos-e-obesidade-infantil-buma-reflexao-necessariab.html) Adaptado.

O texto é construído com base no seguinte modo de organização do discurso:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    Temos um texto dissertativo-argumentativo. O autor expõe sua tese e procura defendê-la com os mais variados argumentos possíveis. 

    DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA: Este tipo de texto é caracterizado por esclarecer um assunto de maneira atemporal com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, sem intenção de convencer o leitor ou criar debate.

    DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA: Este tipo de texto – muito frequente nas provas de concursos! – apresenta posicionamentos pessoais e exposição de ideias apresentadas de forma lógica. Com razoável grau de objetividade, clareza, respeito pelo registro formal da língua e coerência, seu intuito é a defesa de um ponto de vista que convença o interlocutor (leitor ou ouvinte).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito: D

    o texto argumentativo visa o convencimento, à adesão do leitor. Há predomínio de argumentos.

  • Os textos injuntivos têm a proposta de instruir, informar, auxiliar, aconselhar e recomendar. Para isso, eles oferecem desde o passo a passo das ações que devem ser realizadas até o aconselhamento de como proceder.

    Para atender a essa proposta, esse tipo textual utiliza a ordem, o conselho e a exigência, por isso o tempo verbal mais presente nos textos injuntivos é o imperativo, pois transmite essa proposta dentro da ação que é pedida.

  • Observem:

    7º§ - Independentemente do tipo de alimento, a propaganda direcionada a crianças se aproveita da vulnerabilidade de indivíduos em fase de desenvolvimento para incentivar o consumo. Por isso, não deve ser permitida. Ainda temos um longo caminho pela frente para alcançar a garantia dos direitos à alimentação adequada e saudável e os direitos dos consumidores. 

    Observa-se aqui a intenção de convencimento ao leitor, tratando-se, portanto, de um texto dissertativo argumentativo.

  • Caboclo bão leu somente isso" A epidemia de obesidade e doenças crônicas é.....

  • Nem precisa ler o texto.

  • Texto predominantemente Argumentativo: visa defender uma tese por meio do ponto de vista, como também os argumentos.

    • A epidemia de obesidade e doenças crônicas é um problema que atinge, de maneira crescente, o mundo inteiro. (TESE) .......
    • Por isso, não deve ser permitida. Ainda temos um longo caminho pela frente para alcançar a garantia dos direitos à alimentação adequada e saudável e os direitos dos consumidores.

    "A FÉ NA VITÓRIA TEM QUE SER INABALÁVEL".

  • Informativo: texto com predominância de informações técnicas sem ser tendencioso (opinativo). Ex. A ex-presidente Dilma sofreu impecheament após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.

    Descritivo: texto em que predomina a riqueza de detalhes. A intenção deste tipo de texto é que o interlocutor possa criar em sua mente uma imagem do que está sendo descrito. Compara, enumera, descreve algo. O objetivo é transmitir as impressões, qualidades, sensações, características.

    A ex-presidente Dilma - acompanhada dos amigos Lula e Chico e Buarque (trajando vermelho e com aparência cansada) - sofreu impecheament após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.

    Injuntivo/instrucional: Propõe um contato direto com o leitor. Instrução, conselho, orientação. Verbos no imperativo; Bula de remédio ou mesmo frases como "chegue cedo", "traga identidade;

    Dissertativo: Este tipo de texto apresenta a defesa de uma opinião, de um ponto de vista, predomina a apresentação detalhada de determinados temas e conhecimentos. Pense como se estivesse vendo uma foto; predomina a presença de IDEIAS + DEFESAS (delas). A ex-presidente Dilma - marionete de Lula, criador do PT e acusado de manipulações veladas - sofreu impecheament após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.

    Dissertativo ArgumentativoTexto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência. Verbos no presente.

    Dissertativo ExpositivoExpõe, explica tem como objetivo informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema. Não há a necessidade de convencer o leitor, mas apenas expor conhecimentos, ideias e pontos de vidas.

    DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO = visão subjetiva e pessoal;

    DISSERTATIVO-EXPOSITIVO = dados de forma objetiva;

    Narrativo: pense como se estivesse vendo um filme; predominância de uma história. Isso exige: tempo, espaço e fechamento da narração. Verbos no passado; Ex. A presidente Dilma - julgada pelo Senado desde a última quinta-feira, cujo processo de impeacheament se baseia nas pedaladas fiscais praticadas pela líder perante a república federativa brasileira nos anos de 2010 e 2016 - deve sofrer a perda do cargo mais importante do poder executivo do Brasil.

    PENTEPersonagens; Enredo; Narrador;Tempo;Enredo

    Conto: texto curto com base no cotidiano e que possui começo meio e fim, ao contrário da crônica

    Crônica: texto curto com base no cotidiano, que leva a reflexão, emoção ou crítica e por isso não apresenta um desfecho

    Ensaio: Parte de um caso real

  • Nem precisa ler o texto.

  • TIPOLOGIA TEXTUAL

        1 - Narrativo à Contar histórias ,possui cenários, personagens. Ação-verbos. Narrador na 1° e 3°pessoa .

    2-Dissertativo à informação, comparação, contraste, tese.

    Normalmente vem em revistas

    Divide-se em 2:

    Expositivo- não tem sua opinião forma clara, informação , descrição , comparação, contraste. Textos jornalísticos.

    Argumentativo – defender a ideia hipótese , teoria ou opinião, convencer o leitor que acredite nela . Usa-se exemplos, citações, dados.Normalmente vem em revistas ou jornais.

    3- Descrição à Caracterizar, pessoas, objetos entre outros “fotografar”. Por meios de palavras, usa-se adjetivos-estáticos / verbos de ligação.

    4- INJUNTIVO à Orientador

    Ex: bula de remédio, receita de bolo. 

    @portuguesdocardoso (instagram)

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • Gabarito: D