-
Conforme CPC 00 (R2) - Estrutura Conceitual.
➜ A letra "A" ERRA ao afirmar que a comparabilidade poderá estar relacionada com um único item. Segundo o CPC 00 (R2), "Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens".
➜ A letra "B" ACERTA. Segundo o CPC 00 (R2), "Comparabilidade não é uniformidade. Para que informações sejam comparáveis, coisas similares devem parecer similares e coisas diferentes devem parecer diferentes. A comparabilidade de informações financeiras não é aumentada fazendo-se que coisas diferentes pareçam similares, tanto quanto se fazendo que coisas similares pareçam diferentes".
➜ A letra "C" ACERTA. Segundo o CPC 00 (R2), "É provável que se atinja certo grau de comparabilidade ao se satisfazer às características qualitativas fundamentais. A representação fidedigna de um fenômeno econômico relevante deve naturalmente possuir certo grau de comparabilidade com a representação fidedigna de fenômeno econômico relevante similar por outra entidade que reporta".
➜ A letra "D" ACERTA. Segundo o CPC 00 (R2), "Consistência, embora relacionada à comparabilidade, não é a mesma coisa. [...]".
➜ A letra "E" ACERTA. Segundo o CPC 00 (R2), "Consistência, embora relacionada à comparabilidade, não é a mesma coisa. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, seja de período a período na entidade que reporta ou em um único período para diferentes entidades. Comparabilidade é a meta; a consistência ajuda a atingir essa meta".
Por fim, a opção que NÃO reflete essa característica considerada fundamental:
Gabarito: Letra A.
-
A comparação exige, no mínimo, dois itens.
-
Vamos analisar as alternativas propostas.
a) Incorreta. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens.
b) Correta. Comparabilidade não é uniformidade. Para que informações sejam comparáveis, coisas similares devem parecer similares e coisas diferentes devem parecer diferentes. A comparabilidade de informações financeiras não é aumentada fazendo-se que coisas diferentes pareçam similares, tanto quanto se fazendo que coisas similares pareçam diferentes
c) Correta. É provável que se atinja certo grau de comparabilidade ao se satisfazer às características qualitativas fundamentais. A representação fidedigna de um fenômeno econômico relevante deve naturalmente possuir certo grau de comparabilidade com a representação fidedigna de fenômeno econômico relevante similar por outra entidade que reporta.
d) Correta. Segundo a Estrutura Conceitual básica consistência, embora relacionada à comparabilidade, não é a mesma coisa.
e) Correta. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, seja de período a período na entidade que reporta ou em um único período para diferentes entidades. Comparabilidade é a meta; a consistência ajuda a atingir essa meta.
-
A. Errada. Comparabilidade
2.25 Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens
Fonte: Gabriela Stabile