SóProvas


ID
3924382
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
ALEPI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na consolidação das contas nacionais, a Secretaria do Tesouro Nacional excluirá as operações intergovernamentais, para evitar dupla contagem de despesas, receitas, ingressos e dispêndios do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8ª:

    A. A fixação da despesa representa a programação de pagamentos e o estabelecimento do cronograma mensal de desembolsos.

    A letra "A" ERRA, pois "A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas. A fixação da despesa orçamentária insere-se no processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo". 

    B. A liquidação tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, já que a importância exata foi estabelecida no estágio da fixação.

    A letra "B" ERRA, pois a importância exata é estabelecida no empenho, consistindo na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. "A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: § 1º Essa verificação tem por fim apurar:

    → a origem e o objeto do que se deve pagar;

    → a importância exata a pagar;

    → a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação". 

    C. Na liquidação de uma despesa, ocorre redução do crédito disponível orçamentário e da disponibilidade financeira.

    A letra "C" ERRA, pois é no empenho que ocorre redução do crédito disponível orçamentário. A disponibilidade financeira só é alterada no pagamento. O empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

    D. O empenho da despesa pode ser ordinário, global ou por estimativa.

    A letra "D" ACERTA, pois os empenhos podem ser classificados em:

    Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

    Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 

    E. O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento.

    A letra "E" ERRA, pois "O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento".

    Por fim, o CORRETO é:

    Gabarito: Letra D.

  • GABARITO "D"

    A) A fixação da despesa representa a programação de pagamentos e o estabelecimento do cronograma mensal de desembolsos.

    ERRADO. A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuadas pelas entidades públicas.

    B) A liquidação tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, já que a importância exata foi estabelecida no estágio da fixação.

    ERRADO. A importância exata do quantum a ser pago é definida no empenho da despesa.

    C) Na liquidação de uma despesa, ocorre redução do crédito disponível orçamentário e da disponibilidade financeira

    ERRADO. Ocorre no empenho, já que este ato consiste na RESERVA de dotação orçamentária para o pagamento da despesa.

    D) O empenho da despesa pode ser ordinário, global ou por estimativa.

    CORRETO. Consta no artigo 60 da Lei 4.320/64.

    E) O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento.

    ERRADO. O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual.

    Fonte: AFO. 2ª Edição. Giovanni Pacelli

  • Pessoal, o comando da questão me pareceu confuso.

    É certo que a STN excluirá as operações intergovernamentais (3, 4 e 5), mas a dupla contagem seria evitada com a não inclusão das despesas INTRAgovernamentais (2). Ou seja, aquelas que estão dentro das unidades/entidades.

  • LETRA D

    MCASP 8ª:

    A. A fixação da despesa representa a programação de pagamentos e o estabelecimento do cronograma mensal de desembolsos.

    letra "A" ERRA, pois "A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas. A fixação da despesa orçamentária insere-se no processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo". 

    B. A liquidação tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, já que a importância exata foi estabelecida no estágio da fixação.

    letra "B" ERRA, pois a importância exata é estabelecida no empenho, consistindo na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. "A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: § 1º Essa verificação tem por fim apurar:

    → a origem e o objeto do que se deve pagar;

    → a importância exata a pagar;

    → a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação". 

    C. Na liquidação de uma despesa, ocorre redução do crédito disponível orçamentário e da disponibilidade financeira.

    letra "C" ERRA, pois é no empenho que ocorre redução do crédito disponível orçamentário. A disponibilidade financeira só é alterada no pagamento. O empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

    D. O empenho da despesa pode ser ordinário, global ou por estimativa.

    A letra "D" ACERTA, pois os empenhos podem ser classificados em:

    → Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

    → Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    → Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 

    E. O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento.

    letra "E" ERRA, pois "O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento".