SóProvas



Questões de Consolidação Nacional das Contas Públicas


ID
55258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na doutrina e nas legislações orçamentária e financeira
públicas, julgue os itens de 86 a 103.

As contas do Poder Judiciário serão apresentadas, no âmbito da União, pelos presidentes do STF e dos tribunais superiores, que, por sua vez, consolidarão as contas dos respectivos tribunais.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a LRF: “Art. 56.As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo incluirão, além das suas próprias, as dos Presidentes dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do Ministério Público, referidos no art. 20, as quais receberão parecer prévio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas. § 1o As contas do Poder Judiciário serão apresentadas no âmbito: I - da União, pelos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, consolidando as dos respectivos tribunais;” :)
  • "O STF ao julgar Pedido de liminar da ADIn 2238/DF, determinou a suspensão deste art 56 da LC 101/2000 afirmando que trata-se de "norma que contraria o inciso II do art 71 da Carta Magna, tendo em vista que apenas as contas do Presidente da República deverão ser apreciadas pelo CN""Segue o inciso II do art 71, CF:II - Julgar as contas dos admnistradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.Neste caso as chamadas "contas dos administradores" podem ser apresentadas/submetidas ao colegiado do TCU sob duas formas: tomada de contas (prestação de contas dos órgãos da administração direta) e prestação de contas (prestações de contas das entidades da administração indireta)Extraído de:ANDRADE,Flávia Cristina Moura de. Direito Administrativo. 3ª ed. são Paulo:Premier Máxima, 2009.
  • A resposta da questão consta no art 99 parág 2º inciso I da CF:
    "O encaminhamento da proposta, ouvidos os outros tribunais interessados, compete:
    I) No âmbito da União, aos presidentes do STF e dos tribunais superiores, com a aprovação dos respectivos tribunais."

  • Li "as contas", pensei no julgamento das contas, e escorreguei bonito...

  • As contas do Poder Judiciário serão apresentadas, no âmbito da União, pelos presidentes do STF e dos tribunais superiores, que, por sua vez, consolidarão as contas dos respectivos tribunais. CERTO

    ________________________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

     

    Art. 56. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo incluirão, além das suas próprias, as dos Presidentes dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do Ministério Público, referidos no art. 20, as quais receberão parecer prévio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas.

     

    § 1o As contas do Poder Judiciário serão apresentadas no âmbito:

     

    I - da União, pelos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, consolidando as dos respectivos tribunais;

     

    II - dos Estados, pelos Presidentes dos Tribunais de Justiça, consolidando as dos demais tribunais.

  • Gabarito: CERTO

    Observação: No edital a Banca considerou "Contabilidade Pública" como um assunto contido na matéria "Noções de Administração Financeira e Orçamentária", ou seja, esta questão deveria estar classificada como "Administração Financeira e Orçamentária (AFO)".

    Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)

    Art. 56. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo incluirão, além das suas próprias, as dos Presidentes dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do Ministério Público, referidos no art. 20, as quais receberão parecer prévio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas.    

    § 1 As contas do Poder Judiciário serão apresentadas no âmbito:

    I - da União, pelos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, consolidando as dos respectivos tribunais;

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm


ID
59830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No governo federal, o plano de contas é composto por seis
classes de contas: ativo, passivo, despesa, receita, resultado
diminutivo do exercício e resultado aumentativo do exercício.
Com relação às características dessas classes de contas
públicas, julgue os próximos itens.

Enquanto não for implantado o Conselho de Gestão Fiscal, caberá ao órgão central de contabilidade da União a edição de normas gerais para consolidação das contas públicas.

Alternativas
Comentários
  • lEI 101/01 Art. 50. § 2o A edição de normas gerais para consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da União, enquanto não implantado o conselho de que trata o art. 67
  •  Complementando o comentário anterior, aí vai o Art. 67 da Lcp 101:

    Art. 67. O acompanhamento e a avaliação, de forma permanente, da política e da operacionalidade da gestão fiscal serão realizados por conselho de gestão fiscal, constituído por representantes de todos os Poderes e esferas de Governo, do Ministério Público e de entidades técnicas representativas da sociedade, visando a:

    I - harmonização e coordenação entre os entes da Federação;

    II - disseminação de práticas que resultem em maior eficiência na alocação e execução do gasto público, na arrecadação de receitas, no controle do endividamento e na transparência da gestão fiscal;

    III - adoção de normas de consolidação das contas públicas, padronização das prestações de contas e dos relatórios e demonstrativos de gestão fiscal de que trata esta Lei Complementar, normas e padrões mais simples para os pequenos Municípios, bem como outros, necessários ao controle social;

    IV - divulgação de análises, estudos e diagnósticos.

    § 1o O conselho a que se refere o caput instituirá formas de premiação e reconhecimento público aos titulares de Poder que alcançarem resultados meritórios em suas políticas de desenvolvimento social, conjugados com a prática de uma gestão fiscal pautada pelas normas desta Lei Complementar.

    § 2o Lei disporá sobre a composição e a forma de funcionamento do conselho.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

    O MCASP informa que a competência para a edição de normas gerais para consolidação das contas públicas foi atribuída pela LRF à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), enquanto órgão central de contabilidade da União.  

    Dessa forma, cabe à STN criar, alterar, excluir, codificar, especificar, desdobrar e detalhar as contas contábeis. 

    No que se refere ao detalhamento, vale destacar que a STN estabelece nível mínimo a partir do qual os entes poderão detalhar as contas do PCASP de acordo com suas peculiaridades. 

    ===

    TOME NOTA !

    LCP 101

    • Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:
    • § 2°  A edição de normas gerais para consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da União, enquanto não implantado o conselho de que trata o art. 67.
    • Art. 67. O acompanhamento e a avaliação, de forma permanente, da política e da operacionalidade da gestão fiscal serão realizados por conselho de gestão fiscal, constituído por representantes de todos os Poderes e esferas de Governo, do Ministério Público e de entidades técnicas representativas da sociedade, visando a:


ID
359593
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à consolidação nacional das contas públicas, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LRF Art. 51. O Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público.
    § 1o Os Estados e os Municípios encaminharão suas contas ao Poder Executivo da União nos seguintes prazos:
    I - Municípios, com cópia para o Poder Executivo do respectivo Estado, até trinta de abril;
    II - Estados, até trinta e um de maio.

    PORTANTO, ERRADA LETRA E
  • GABARITO: Letra E (DESATUALIZADA)

    Atualmente, a questão está desatualizada.

    A LRF sofreu alteração pela Lei Complementar nº 178, de 2021, de modo que agora os Estados e os Municípios devem encaminhar suas contas ao Poder Executivo da União até o dia 30 de abril. Assim, a letra E agora está correta.


ID
778396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre os efeitos decorrentes de existência de empresas coligadas, fundidas ou cindidas, julgue os itens subsecutivos.

Os efeitos fiscais decorrentes do prejuízo contábil apurado por determinada companhia podem ser compensados, na consolidação das demonstrações contábeis, pelo lucro apurado por outra companhia do mesmo grupo.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Como a demonstração consolidada não pertence a uma pessoa jurídica ela não gera nenhum efeito fiscal ou societário, pois:

    1 - Os efeitos do imposto de renda e demais tributos são calculados individualmente em cada empresa pertencentes do grupo societário. Assim, mesmo que determinada empresa pertencente ao grupo tenha prejuízo contábil ou fiscal, não poderá compensá-lo com o lucro de outra e vice-versa.

    2 - Em termos societários, os dividendos são calculados sobre o lucro de cada empresa e não sobre o lucro consolidado do grupo. Compete a cada uma das empresas individualmente satisfazer ou suprir os acionistas dos dividendos a que fazem jus.


ID
1006786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca dos aspectos conceituais aplicáveis ao Sistema de Informações de Custos do Setor Público e à lógica de registro das contas de consolidação do Plano de Contas Aplicados ao Setor Público, composto por oito classes de contas.

Sendo uma obrigação decorrente de serviços educacionais contratados de empresas privadas reconhecida pela União, toda a transação deve constar nos demonstrativos consolidados.

Alternativas
Comentários
  • Questão redigida com um péssimo português! Mas vamos entendê-la:

    “Sendo uma obrigação decorrente de serviços educacionais contratados de empresas privadas reconhecida pela União, toda a transação deve constar nos demonstrativos consolidados”.
     
    O verbo “reconhecida” se refere à “obrigação”
     
    Portanto, podemos reescrever a frase assim: “Sendo uma obrigação reconhecida pela União, toda a transação deve constar nos demonstrativos consolidados”.
     
    Logicamente, se a União reconheceu (apropriou) a obrigação, mesmo que de terceiros, deve constá-la em seus demonstrativos consolidados.
  • NBC T 16.7
    Item 5. As demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de todas as unidades contábeis incluídas na consolidação.

    Logo, uma obrigação reconhecida, ou seja, que atenda aos critérios de reconhecimento, será consignada nas demonstrações contábeis consolidadas.

  • Sim, faltou uma vírgula obrigatória para separar essa intercalação...


ID
1059307
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A partir da análise das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCT 16, é correto afirmar:

O patrimônio autônomo de uma entidade pública, na condição de pessoa jurídica constitui uma Unidade Contábil Originária, e a soma do patrimônio de duas ou mais unidades contábeis originárias, excluídas as transações entre elas, resultará em uma Unidade Contábil Consolidada.

Alternativas
Comentários
  • 10. Unidade Contábil é classificada em:

    (a) Originária – representa o patrimônio das entidades do setor público na condição de pessoas jurídicas;

    (b) Descentralizada – representa parcela do patrimônio de Unidade Contábil Originária;

    (c) Unificada – representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Descentralizadas;

    (d) Consolidadarepresenta a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Originárias.


    Fonte: NBCT 16.1 ITEM 10.

  • Ao meu ver a questão está errada, uma vez que na NBCT não cita que as transações entre as Unidades Originárias são EXCLUIDAS.

    Segue texto da Norma:

    10. Unidade Contábil é classificada em:

    (a) Originária – representa o patrimônio das entidades do setor público na condição de pessoas jurídicas;

    (b) Descentralizada – representa parcela do patrimônio de Unidade Contábil Originária;

    (c) Unificada – representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Descentralizadas;

    (d) Consolidada – representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Originárias

     


ID
1059325
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A partir da análise das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCT 16, é correto afirmar:

Para fins de consolidação, as demonstrações contábeis das entidades do setor público devem ser levantadas na mesma data, entretanto é permitida uma defasagem de até doze meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta - Errado Justificativa na seguinte norma: NBC T 16.7 – CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    PROCEDIMENTOS PARA CONSOLIDAÇÃO

    4. No processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser consideradas as

    relações de dependência entre as entidades do setor público.

    5. As demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de todas as

    unidades contábeis incluídas na consolidação.

    6. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser

    realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na

    escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

    7. As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de

    consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até

    três meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam

    divulgados em notas explicativas.


  • ERRADO,

    a) Defasagem máxima é de dois meses, sendo diferente, a controlada deverá fazer ajustes; assim como fará ajustes quando as políticas utilizadas forem diferentes, uma vez que deve haver uniformidade;

    b) Quando as demonstrações forem de exercício diferente, a controlada deverá publicar demonstração extraordinária, a menos que seja diferente.


ID
1062160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre dívida pública e restos a pagar, escrituração e consolidação das contas, relatório resumido da execução orçamentária e relatório de gestão fiscal, julgue o item que se segue.

Na consolidação das contas nacionais, a Secretaria do Tesouro Nacional excluirá as operações intergovernamentais, para evitar dupla contagem de despesas, receitas, ingressos e dispêndios do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro da questão está na afirmativa de que a Secretaria do Tesouro Nacional excluirá as operações intergovernamentais. 

    Estas operações não devem ser excluídas, pois não geram dupla contagem. 

    São as operações realizadas entre, por exemplo, a União e um Estado membro. Agora já as operações intragovernamentais, essas sim devem ser excluídas para se evitar a dupla contagem, pois estas acontecem dentro da mesma entidade, ou seja, são transações realizadas entre diferentes órgãos da União, não envolvendo outro entre.

  • RESPOSTA – Errada

    O artigo 50 da LRF trata da Escrituração e Consolidação das Contas. De acordo com o § 1o desse artigo, nas demonstrações conjuntas, deverão ser excluídas as operações intragovernamentais.

    Em 2006, através da Portaria Interministerial nº 338, a STN/SOF desmembraram as Categorias econômicas para incluir as receitasintraorçamentárias correntes e de capital, que constituem contrapartida das despesas realizadas na modalidade de Aplicação 91 – Aplicação Direta Decorrente de Operação entre Órgãos, Fundos e Entidades Integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social. Dessa forma, na consolidação das contas públicas, essas despesas e receitas poderão ser identificadas, de modo que se anulem os efeitos de duplas contagens decorrentes de sua inclusão no orçamento.

    Com relação às receitas e despesas intergovernamentais (entre diferentes entes públicos), elas continuam a integrar as contas públicas, sem qualquer exclusão.

    Portanto, a afirmativa está errada porque a Secretaria do Tesouro Nacional excluirá as operações intra e não inter – governamentais, a fim de evitar a dupla contagem dos recursos.

    fonte - http://www.comopassar.com.br/provacomentada-orcamentoafolrf-ace-tcu2013/

  • Vamos recorrer a letra da Lei de Responsabilidade Fiscal. Vejamos:

    "Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:
    ...
    § 1º No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações intragovernamentais."
    Na consolidação das contas, tais operações são excluídas a fim de que se anulem os efeitos de duplas contagens decorrentes de sua inclusão no orçamento.

    As operações intergovernamentais são contabilizadas normalmente, sem exclusão de qualquer espécie.

    Só pra lembrar e ratificar, a STN é o Órgão Central de Contabilidade Federal, conforme a Lei 10.180/2001. De acordo com sua redação, é da STN a atribuição de "consolidar os balanços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vistas à elaboração do Balanço do Setor Público Nacional" (Art. 18, VII).

    Gostaria de ressaltar também a importância de ler com cuidado e atenção as assertivas. Uma leitura descuidada e rápida pode levar ao erro, e a perda de um ponto precioso. Essa questão é um bom exemplo disso. Garanto que muitos erraram por desatenção.


    Gabarito: ERRADO.
  • art 50 lrf § 1o No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações intragovernamentais.

  • Gab: ERRADO

    Para se evitar a DUPLA CONTAGEM, evitaremos incluir as despesas INTRAgovernamentais. Ou seja, aquelas que estão dentro de nossas unidades/ entidades.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1069672
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A consolidação intergovernamental das demonstrações contábeis forma uma unidade contábil

Alternativas
Comentários
  • Unidade Contábil é classificada em:

    (a) Originária – representa o patrimônio das entidades do setor público na condição de pessoas jurídicas;

    (b) Descentralizada – representa parcela do patrimônio de Unidade Contábil Originária;

    (c) Unificada – representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Descentralizadas;

    (d) Consolidada – representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Originárias.

    Fonte: NBC T 16.1

  • A LRF, em seu artigo 51, prevê que “o Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público”. Essa determinação legal gera para o Tesouro Nacional, como órgão central de contabilidade, a responsabilidade de padronizar os procedimentos com a finalidade de promover a referida consolidação. manual da contabilidade  2011

  • NBC T 16.7 – CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.

    Consolidação das Demonstrações Contábeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.

     

    Dependência orçamentária: quando uma entidade do setor público necessita de recursos orçamentários de outra entidade para financiar a manutenção de suas atividades, desde que não represente aumento de participação acionária.

     

    Dependência regimental: quando uma entidade do setor público não dependente orçamentariamente esteja regimentalmente vinculada a outra entidade.

     

    Relação de dependência: a que ocorre quando há dependência orçamentária ou regimental entre as entidades do setor público.

     

    Unidade Contábil Consolidada: a soma ou a agregação de saldos ou grupos de contas de duas ou mais unidades contábeis originárias, excluídas as transações entre elas


ID
1071850
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da consolidação das contas de que trata o art. 51 da Lei Complementar n. 101/2000 e sua repercussão na consolidação das demonstrações contábeis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 51.O Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público.

  • Conforme o MCASP:

    Letra A - No Brasil, inicialmente a consolidação deve abranger todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social - CORRETO

     

    B - Sabemos que a realidade brasileira conta com a União, 26 Estados, Distrito Federal e mais de 5.500 Municípios. Dessa forma, a consolidação nacional compreenderá as demonstrações contábeis de todos esses entes da Federação.

     

    C - A doutrina define que para as demonstrações contábeis consolidadas devem ser excluídos os seguintes itens:

    I – as participações nas empresas estatais dependentes;

    II – as transações e saldos recíprocos entre entidades (Ex. UG 1 - clientes/ UG 2 – fornecedores); e

    III – as parcelas dos resultados do exercício, do lucro/prejuízo acumulado e do custo dos estoques ou ativo imobilizado ou intangível que corresponderem a resultados ainda não realizados.

     

    D -  “o Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público”.

     

    E - o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público identifica, no 5º nível, as contas que devem ser utilizadas obrigatoriamente.

     

    Vamos em frente... ;)

  • III - as demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente;


ID
1111135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a consolidação das demonstrações contábeis, a transações no setor público, à Conta Única do Tesouro, ao SIAFI e a regime contábil, julgue os itens seguintes.

No processo de consolidação das contas públicas, a demonstração das mutações no patrimônio líquido será obrigatoriamente elaborada por ente incorporador de empresa estatal dependente.

Alternativas
Comentários
  • As empresas estatais dependentes não necessita da publicação da DMPL

  • deve ser elaborada APENAS pelas empresas estatais dependentes e pelos entes que as incorporarem no processo de consolidação das contas. NBCT16.6

  • Complementando....

     

    Item 38-B da NBCT16.6.

     

     

    38B. A DMPL deve ser elaborada apenas pelas empresas estatais dependentes e pelos entes que as incorporarem no processo de consolidação das contas. (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13).

  • DESATUALIZADA.

    A 5ª Edição do MCASP (em vigor à época do certame) previa que:
    A Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido será
    obrigatória apenas para as empresas estatais dependentes e
    para os entes que as incorporarem no processo de
    consolidação das contas.
    Antigamente (já estamos na sétima edição do MCASP) a segunda alternativa
    estaria correta. Hoje, todavia, é falsa. Por dois motivos:
    1) Não é qualquer empresa estatal dependente que é atualmente obrigada
    a elaborar a DMPL. Apenas as constituídas sob a forma de sociedade
    anônima.
    2) As versões mais recentes do MCASP não contêm mais o trecho “para os
    entes que as incorporarem no processo de consolidação das contas”.

    Profs. Luiz Airosa e Daniel Façanha 

     


ID
1126933
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a NBC T 16.7, as demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo- se a defasagem de até três meses, desde que, sejam divulgadas em notas explicativas

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.7 - Consolidação das Demonstrações Contábeis

    7. As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até três  meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas.

    Bons estudos!


  • Para conhecimento:

     

    Consolidação das Demonstrações Contábeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.


ID
1178428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base na legislação e em instruções aplicáveis à contabilidade pública, julgue os itens subsecutivos.

Por determinação do ministro de Estado da Fazenda, a Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão central do Sistema de Contabilidade Federal, está incumbida de editar o plano de contas nacional para efeito de consolidação das demonstrações contábeis e tendo em vista a convergência às normas internacionais e brasileiras de contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • No setor público, a Portaria MF nº 184, de 25 de agosto de 2008 e o Decreto nº 6976, de 7 de

    outubro de 2009, estabeleceu que a Secretaria do Tesouro Nacional deve promover a busca da

    convergência aos padrões internacionais de contabilidade do setor público, respeitados os

    aspectos formais e conceituais estabelecidos na legislação vigente.

    Fonte - MCASP - PARTE GERAL


    04.03.03 RESPONSABILIDADES

    A Secretaria do Tesouro Nacional - STN, com o apoio do Grupo Técnico de Procedimentos

    Contábeis, é responsável pela administração do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público até a

    implantação do Conselho de Gestão Fiscal, instituído pela LRF, a quem compete:

    · Criar, extinguir, especificar, desdobrar, detalhar e codificar contas;

    · Expedir instruções sobre a utilização do plano de contas, compreendendo os

    procedimentos contábeis pertinentes; e

    · Promover as alterações e ajustes necessários à atualização do plano de contas, observada

    sua estrutura básica, incluindo os lançamentos típicos do setor público.


    Fonte - MCASP - parte IV

  • certa

    Portaria MPS nº 509/2013.
    Art. 1° Os procedimentos contábeis aplicados aos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios deverão observar o previsto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP, aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional.

     

    Art. 3° As Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público - DCASP dos RPPS devem seguir as regras e modelos definidos no MCASP, aprovado por Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional

     

    A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)1 e abrange
    todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS), a saber2:


    a. as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios);
    b. os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e
    c. a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes.
    mcasp

     

  • Certo

    Consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado.

    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS), a saber:

    a. as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios);

    b. os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e

    c. a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes.

    A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, foi criado no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Este mecanismo consiste na utilização do 5º nível (Subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP para identificar os saldos recíprocos nas contas de natureza patrimonial.

    Mcasp


ID
1209640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, julgue os itens subsequentes.

Segundo o MCASP, o objetivo da consolidação das demonstrações contábeis não é atingir a perfeição, devendo ser avaliados os aspectos de custo-benefício na exclusão de pequenas transações e os saldos recíprocos entre as entidades consolidadas.

Alternativas
Comentários
  • "...É importante saber que não é viável consolidar todas as informações, apenas as transações de possível identificação, bem como as mais relevantes...."

    Fonte - MCASP - PARTE V - pág 53

  • A consolidação é o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma  unidade contábil consolidada e tem por objetivo o conhecimento e a disponibilização de macroagregados do setor público, a visão global do resultado e a instrumentalização do controle 

    social. 

    Busca evitar a dupla contagem de transações ou saldos entre unidades aumentando, assim, a utilidade dos dados consolidados. 

    doutrina define que para as demonstrações contábeis consolidadas devem ser excluídos os  seguintes itens: 

    I – as participações nas empresas estatais dependentes; 53 

    II – as transações e saldos recíprocos entre entidades (Ex. UG 1 - clientes/ UG 2 – fornecedores); e 

    III – as parcelas dos resultados do exercício, do lucro/prejuízo acumulado e do custo dos estoques ou ativo imobilizado ou intangível que corresponderem a resultados ainda não realizados.




  • Gabarito Correto.

     

    Deve-se consolidar as contas mais relevantes, isto é, a consolidação precisa ser objetiva.


ID
1255540
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da escrituração e da consolidação de contas, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) os recursos vinculados a fundos, para todos os efeitos, integram as disponibilidades de caixa, sendo identificados apenas extracontabilmente. ERRADA. Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes: I - a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada;

    b) as demonstrações contábeis abrangem as operações das empresas estatais dependentes e não dependentes. ERRADA. Art. 50. III - as demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente;

    c) devem ser excluídas as operações intragovernamentais nas demonstrações conjuntas, pois os saldos se compensam. CORRETA. Art. 50. § 1o No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações intragovernamentais.

    d) a edição das normas gerais a respeito da consolidação das contas públicas é de competência do Conselho Federal de Contabilidade.ERRADA. Art. 50. § 2o A edição de normas gerais para consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da União, enquanto não implantado o conselho de que trata o art. 67.

    e) a manutenção de sistema de custos é indispensável para o ente habilitar-se ao recebimento de transferências voluntárias. ERRADA. Art. 50 § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.






ID
1308760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, segundo o MCASP 5.ª edição, julgue os itens.

A consolidação das demonstrações contábeis na esfera pública pode ocorrer tanto no âmbito intergovernamental quanto no intragovernamental.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, inicialmente a consolidação deve abranger todas as entidades incluídas no orçamento

    fiscal e da seguridade social, a saber:

    · as esferas de governo (Governo Federal, estados, Distrito Federal e mais de 5.500

    municípios);

    · os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e

    · toda a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, fundações, autarquias e

    empresas estatais dependentes.

    Assim, ela pode ser elaborada em diferentes níveis ou esferas do Setor Público:

    1. Intragovernamental (Abrange cada ente da Federação);

    2. Intergovernamental (Contas Nacionais).

    Fonte: MCASP - PARTE V - pág 52

  • MCASP VI Ed. Consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado. No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

  • Com relação às demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, segundo o MCASP 5.ª edição, julgue os itens.

    A consolidação das demonstrações contábeis na esfera pública pode ocorrer tanto no âmbito intergovernamental quanto no intragovernamental. CERTO

    __________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
     

    9. CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


    Consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado.
    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional). A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS), a saber:


    a. as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios);
    b. os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e
    c. a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes.
     


ID
1374163
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto à consolidação da contabilidade pública, de acordo com a Legislação vigente, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a LRF, o gabarito correto é a letra "D".

       Art. 51.O Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público.


ID
1412737
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“A soma, agregação ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público resultará em novas unidades contábeis.”. Avalie se, de acordo com a NBCT 16.1, esse procedimento pode ser utilizado nos seguintes casos:

I – registro dos atos e dos fatos que envolvem o patrimônio público ou suas parcelas.
II – unificação de parcelas do patrimônio público vinculadas a unidades contábeis descentralizadas, para fins de controle e evidenciação dos seus resultados.
III – consolidação de entidades do setor público para fins de atendimento de exigências legais ou necessidades gerenciais.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • 9. A soma, agregação ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público resultará em novas unidades contábeis. Esse procedimento será utilizado nos seguintes casos:

    (a) registro dos atos e dos fatos que envolvem o patrimônio público ou suas parcelas, em atendimento à necessidade de controle e prestação de contas, de evidenciação e instrumentalização do controle social;

    (b) unificação de parcelas do patrimônio público vinculadas a unidades contábeis descentralizadas, para fins de controle e evidenciação dos seus resultados;

    (c) consolidação de entidades do setor público para fins de atendimento de exigências legais ou necessidades gerenciais.


    Fonte: NBCT 16.1



ID
1472143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, com relação à aplicação dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público e ao Sistema de Contabilidade Federal (SCF) no âmbito da Universidade de Brasília (UnB).

Além da padronização e consolidação das contas nacionais, o SCF deve promover o acompanhamento contínuo das normas contábeis no âmbito dos órgãos setoriais de contabilidade da UnB, de modo a garantir que os princípios de contabilidade sejam respeitados.

Alternativas
Comentários
  • D6976

    Art. 4o O Sistema de Contabilidade Federal tem como objetivo promover:

    I - a padronização e a consolidação das contas nacionais;

    II - a busca da convergência aos padrões internacionais de contabilidade, respeitados os aspectos formais e conceituais estabelecidos na legislação vigente; e

    III - o acompanhamento contínuo das normas contábeis aplicadas ao setor público, de modo a garantir que os princípios fundamentais de contabilidade sejam respeitados no âmbito do setor público.



ID
1472179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relacionado à estrutura e às instruções de preenchimento das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.

Não deverão ser incluídas no processo de consolidação das demonstrações contábeis as parcelas do ativo imobilizado ou intangível que corresponderem a resultados ainda não realizados.

Alternativas
Comentários
  • Previsão do MCASP 2015:


    Consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado.

    [..]

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.


    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/367031/CPU_MCASP_6edicao/05eea5ef-a99c-4f65-a042-077379e59deb


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Valeu, Raio Dantas.

    Página 348


  • MCASP - 8a edição pg.465

    9. CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades;

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.


ID
1514425
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao
Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação de demonstrações contábeis
devem ser escriturados no livro diário e no livro razão da entidade pública responsável pela consolidação.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.7 – CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    6. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em

    documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das

    entidades que formam a unidade contábil.

  • Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

    Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser escriturados no livro diário e no livro razão da entidade pública responsável pela consolidação. ERRADO

    ____________________________________________________________________________________________________

    NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

    NBC T 16.7 – CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

     

    Procedimentos para consolidação

     

    6. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.


ID
1575532
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Instruções: Para responder à questão, considere os fatos relacionados, a seguir, referentes ao exercício financeiro de 2014 de uma Prefeitura Municipal:


− Previsão da receita e fixação da despesa referente à aprovação do orçamento com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 50.000.000,00

− Lançamento de receitas tributárias no valor de R$ 16.000.000,00 e arrecadação no valor de R$ 15.000.000,00

− Lançamento e Arrecadação de Transferências Correntes Intergovernamentais no valor de R$ 20.000.000,00

− Lançamento e arrecadação de receitas de serviços no valor de R$ 6.000.000,00

− Lançamento e arrecadação de outras receitas correntes − multas e juros no valor de R$ 300.000,00

− Recebimento de créditos tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 1.000.000,00

− Recebimento de aluguéis no valor de R$ 900.000,00, cujo direito já havia sido reconhecido pela contabilidade em 2013.

− Obtenção de operações de crédito de longo prazo no valor de R$ 8.000.000,00

− Abertura de Créditos Adicionais Especiais no valor de R$ 3.000.000,00, cujos recursos para cobertura foram oriundos do Superávit Financeiro do Exercício Anterior


− Empenho de despesas com:

    − Pessoal e Encargos Sociais: R$ 28.000.000,00

    − Outras Despesas Correntes − Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica: R$ 1.200.000,00

    − Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 4.500.000,00

    − Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 3.000.000,00

    − Investimentos − Obras e Instalações: R$ 13.500.000,00

    − Juros e Encargos da Dívida: R$ 1.300.000,00


− Liquidação de despesas com:

   − Pessoal e Encargos Sociais: R$ 28.000.000,00

   − Outras Despesas Correntes− Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica: R$ 1.100.000,00

   − Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 4.100.000,00

   − Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 3.000.000,00

   − Investimentos − Obras e Instalações: R$ 4.000.000,00

   − Juros e Encargos da Dívida: R$ 1.300.000,00


− Pagamento de despesas com:

   − Pessoal e Encargos Sociais: R$ 25.000.000,00

   − Outras Despesas Correntes − Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica: R$ 900.000,00

   − Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 3.700.000,00

   − Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 2.800.000,00

   − Investimentos − Obras e Instalações: R$ 3.500.000,00

   −Juros e Encargos da Dívida: R$ 850.000,00


− Pagamento de Restos a Pagar Processados (referentes à despesa corrente) no valor de R$ 2.400.000,00

− Depreciação do ativo imobilizado no valor de R$ 5.000.000,00

− Devolução de Depósitos Cauções no valor de R$ 550.000,00


Informação Adicional:


− Os fatos geradores das receitas de multas e juros ocorreram em 2014.

− A despesa com Pessoal e Encargos é relativa à manutenção das atividades governamentais.

− Do material de consumo adquirido, foram consumidos R$ 3.900.000,00 em 2014 e não havia estoque inicial em 2014.

− Os serviços de terceiros (pessoa jurídica) referem-se à manutenção dos elevadores de um dos prédios da entidade pública e foram prestados em 2014.

− Os juros e encargos da dívida são referentes ao exercício de 2014.

No exercício de 2014, considerando as demonstrações consolidadas do Município, o Ativo foi, em reais,

Alternativas
Comentários
  • Lançamentos que afetaram o ativo:

    Aumentos no ativo:

    Receita tributária arrecadada + transferências correntes + receita  de serviços + outras receitas correntes + recebimento da dìvida ativa + recebimento de alugueis + obtenção de operações de crédito + equipamento e material permanente + obras e instalações: 15000 + 20000 + 6000 + 300 + 1000 + 900 + 8000 + 2800 + 3500 = 57.500.000


    Diminuições no ativo: 

    Pagamentos das despesas + pagamentos dos restos a pagar + depreciação + devolução da caução: 44.700.000

    Saldo: 57.500.000 - 44.700.000 = 12.800.000 aumentando no ativo. 

    Gabarito letra B 

  • Discordo do colega, embora o resultado tenha sido igual:

     

    Movimentação do Ativo:
    (+) Lançamento de receitas tributárias no valor de R$ 16.000.000,00
    (+) Lançamento e Arrecadação de Transferências Correntes Intergovernamentais no valor de R$ 20.000.000,00
    (+) Lançamento e arrecadação de receitas de serviços no valor de R$ 6.000.000,00
    (+) Lançamento e arrecadação de outras receitas correntes − multas e juros no valor de R$ 300.000,00
    (+) Obtenção de operações de crédito de longo prazo no valor de R$ 8.000.000,00
    (+) Liquidação de Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 4.100.000,00
    (+) Liquidação de Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 3.000.000,00
    (+) Liquidação de Investimentos − Obras e Instalações: R$ 4.000.000,00
    Total de incorporação: R$ 61.400.000

    Pagamento de despesas com:
    (−) Pessoal e Encargos Sociais: R$ 25.000.000,00
    (−) Outras Despesas Correntes − Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica: R$ 900.000,00
    (−) Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 3.700.000,00
    (−) Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 2.800.000,00
    (−) Investimentos − Obras e Instalações: R$ 3.500.000,00
    (−) Juros e Encargos da Dívida: R$ 850.000,00
    (−) Pagamento de Restos a Pagar Processados (referentes à despesa corrente) no valor de R$ 2.400.000,00
    (−) Depreciação do ativo imobilizado no valor de R$ 5.000.000,00
    (−) Devolução de Depósitos Cauções no valor de R$ 550.000,00
    (−) Do material de consumo adquirido, foram consumidos R$ 3.900.000,00 em 2014 e não havia estoque inicial em 2014.
    Total de baixas: R$ 48.600.000

    Aumento de R$ 12.800.000.


ID
1575535
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Instruções: Para responder à questão, considere os fatos relacionados, a seguir, referentes ao exercício financeiro de 2014 de uma Prefeitura Municipal:


− Previsão da receita e fixação da despesa referente à aprovação do orçamento com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 50.000.000,00

− Lançamento de receitas tributárias no valor de R$ 16.000.000,00 e arrecadação no valor de R$ 15.000.000,00

− Lançamento e Arrecadação de Transferências Correntes Intergovernamentais no valor de R$ 20.000.000,00

− Lançamento e arrecadação de receitas de serviços no valor de R$ 6.000.000,00

− Lançamento e arrecadação de outras receitas correntes − multas e juros no valor de R$ 300.000,00

− Recebimento de créditos tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 1.000.000,00

− Recebimento de aluguéis no valor de R$ 900.000,00, cujo direito já havia sido reconhecido pela contabilidade em 2013.

− Obtenção de operações de crédito de longo prazo no valor de R$ 8.000.000,00

− Abertura de Créditos Adicionais Especiais no valor de R$ 3.000.000,00, cujos recursos para cobertura foram oriundos do Superávit Financeiro do Exercício Anterior


− Empenho de despesas com:

    − Pessoal e Encargos Sociais: R$ 28.000.000,00

    − Outras Despesas Correntes − Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica: R$ 1.200.000,00

    − Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 4.500.000,00

    − Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 3.000.000,00

    − Investimentos − Obras e Instalações: R$ 13.500.000,00

    − Juros e Encargos da Dívida: R$ 1.300.000,00


− Liquidação de despesas com:

   − Pessoal e Encargos Sociais: R$ 28.000.000,00

   − Outras Despesas Correntes− Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica: R$ 1.100.000,00

   − Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 4.100.000,00

   − Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 3.000.000,00

   − Investimentos − Obras e Instalações: R$ 4.000.000,00

   − Juros e Encargos da Dívida: R$ 1.300.000,00


− Pagamento de despesas com:

   − Pessoal e Encargos Sociais: R$ 25.000.000,00

   − Outras Despesas Correntes − Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica: R$ 900.000,00

   − Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 3.700.000,00

   − Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 2.800.000,00

   − Investimentos − Obras e Instalações: R$ 3.500.000,00

   −Juros e Encargos da Dívida: R$ 850.000,00


− Pagamento de Restos a Pagar Processados (referentes à despesa corrente) no valor de R$ 2.400.000,00

− Depreciação do ativo imobilizado no valor de R$ 5.000.000,00

− Devolução de Depósitos Cauções no valor de R$ 550.000,00


Informação Adicional:


− Os fatos geradores das receitas de multas e juros ocorreram em 2014.

− A despesa com Pessoal e Encargos é relativa à manutenção das atividades governamentais.

− Do material de consumo adquirido, foram consumidos R$ 3.900.000,00 em 2014 e não havia estoque inicial em 2014.

− Os serviços de terceiros (pessoa jurídica) referem-se à manutenção dos elevadores de um dos prédios da entidade pública e foram prestados em 2014.

− Os juros e encargos da dívida são referentes ao exercício de 2014.

Considerando as demonstrações consolidadas do Município, na Demonstração dos Fluxos de Caixa referente ao exercício financeiro de 2014, o valor do caixa consumido pelas atividades de investimento foi, em reais,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    − Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 2.800.000,00 

    − Investimentos − Obras e Instalações: R$ 3.500.000,00 

    Fluxo de caixa - investimentos = 6.300.000


    Obs: essa prova estava difícil, se alguém souber as respostas publiquem ai

  • Dúvida: por que a depreciação não entrou no cálculo?

  • Felipe a depreciação não entrou porque ela não interfere no Caixa.

  • Acertei a questão por eliminação, mas fiquei com uma dúvida: 

    O aluguel recebido em 2014 de 900.000 não seria uma entrada de caixa por investimento?

  • Deivis,  

     

    O aluguel recebido é uma receita patrimonial (originária) e comporá o Fluxo das Operações. Vejamos:

     

    FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS

    Ingressos

    Receitas derivadas e originárias

    Transferências correntes recebidas

     

    Desembolsos

    Pessoal e demais despesas

    Juros e encargos da dívida

    Transferências concedidas

     

     

    Acrescento:

     

    6.3.2. Quadro das Receitas Derivadas e Originárias

    Receitas Derivadas

    Compreendem as receitas obtidas pelo poder público por meio da soberania estatal. Decorrem de imposição constitucional ou legal e, por isso, auferidas de forma impositiva, como, por exemplo, as receitas tributárias e as de contribuições especiais.

     

    Receitas Originárias

    Compreendem as receitas arrecadadas por meio da exploração de atividades econômicas pela Administração Pública. Resultam, principalmente, de rendas do patrimônio mobiliário e imobiliário do Estado (receita de aluguel), de preços públicos, de prestação de serviços comerciais e de venda de produtos industriais ou agropecuários.

     

    Bons estudos

     

    Fonte : MCASP, 7ª ed.


ID
1595395
Banca
FCC
Órgão
TCM-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Antes do encerramento do exercício, em 31/12/2014, a contabilidade da Prefeitura Municipal de Gama ainda precisava registrar as transações, apresentadas a seguir, referentes ao mês de dezembro de 2014:


− Depreciação de veículo no valor de R$ 250,00 referente ao mês de dezembro de 2014.

− Arrecadação de transferências correntes no valor de R$ 10.000,00, cujo direito de recebimento já havia sido reconhecido pela contabilidade.

− Reconhecimento de perda por impairment no valor de R$ 950,00 referente a um ativo intangível.

− Empenho e liquidação de despesa com material de consumo no valor de R$ 7.500,00.

− Utilização de medicamentos no valor de R$ 6.000,00 na prestação de serviços de saúde.

− Empenho e liquidação da despesa com a aquisição de um aparelho por R$ 15.000,00, cuja entrega pelo fornecedor ocorreu em 31/12/2014 e cujo pagamento ocorrerá em 2015.

− Empenho, liquidação e pagamento da despesa com amortização da dívida fundada no valor de R$ 20.000,00.

− Pagamento a fornecedores no valor de R$ 13.000,00.

− Arrecadação de dívida ativa não tributária no valor de R$ 14.000,00.


Considerando as demonstrações contábeis consolidadas do Município referentes a 2014, o impacto do registro das transações, tomadas em conjunto, no resultado patrimonial do exercício de 2014 foi, em reais, 

Alternativas
Comentários
  • O Resultado patrimonial do exercício é calculado na Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP). Essa demonstração é similar a DRE da Contabilidade Societária. Na DVP apuramos o Resultado patrimonial através da diferença entra as Variações patrimoniais positivas e as negativas. Porém, teremos que ter bastante cuidado, pois somente as variações patrimoniais quantitativas deverão ser utilizadas no cálculo, ou seja, aquelas que decorrem de fatos modificativos. Vamos verificar cada uma das informações dadas:  − Depreciação de veículo no valor de R$ 250,00 referente ao mês de dezembro de 2014. (É uma Variação Patrimonial Quantitativa Diminutiva (VPD) ou seja, interfere no resultado patrimonial);

    − Arrecadação de transferências correntes no valor de R$ 10.000,00, cujo direito de recebimento já havia sido reconhecido pela contabilidade. - Se já houve reconhecimento do direito, seu efetivo recebimento será um fato permutativo (troca de um direito por numerário);− Reconhecimento de perda por impairment no valor de R$ 950,00 referente a um ativo intangível. (É uma Variação Patrimonial Quantitativa Diminutiva (VPD) ou seja, interfere no resultado patrimonial);

    − Empenho e liquidação de despesa com material de consumo no valor de R$ 7.500,00. (O reconhecimento do aquisição de material de consumo pelo enfoque patrimonial se dá quando da ocorrência do fato gerador. Portanto, será um fato permutativo pois há contrapartida no Passivo (fornecedores). Assim, não há VPD;

    − Utilização de medicamentos no valor de R$ 6.000,00 na prestação de serviços de saúde. (segundo o MCASP, deve-se reconhecer uma VPD quando ocorre o Uso de bens, serviços etc. Assim, devemos considerar no Resultado patrimonial a Utilização/uso desses medicamentos (VPD); 

    − Empenho e liquidação da despesa com a aquisição de um aparelho por R$ 15.000,00, cuja entrega pelo fornecedor ocorreu em 31/12/2014 e cujo pagamento ocorrerá em 2015. (é a mesma situação do fato Empenho e liquidação de despesa com material de consumo. Não há VPD, apenas fato permutativo (variação qualitativa);

    − Empenho, liquidação e pagamento da despesa com amortização da dívida fundada no valor de R$ 20.000,00. (amortização de dívida é fato permutativo, não sendo considerada uma VPD);

    − Pagamento a fornecedores no valor de R$ 13.000,00. (mais um fato meramente permutativo)

    − Arrecadação de dívida ativa não tributária no valor de R$ 14.000,00. (A arrecadação da Dívida ativa também é um fato permutativo, pois é na inscrição da dívida ativa que se reconhece uma VPD. Assim, quando ocorre uma arrecadação ocorre um fato permutativo com contrapartida no direito já lançado. 
    Enfim, vamos apurar o Resultado: VPA's - VPD's. Encontramos apenas VPD's: Depreciação, Impairment e Utilização de medicamentos. Agora somente a soma: 250,00 + 950,00 + 6.000,00 = 7.200,00 RESULTADO PATRIMONIAL NEGATIVO - LETRA A   
  • Depreciação de veículo ................................................................................................................ R$ 250,00 -> Despesa

    Reconhecimento de perda por impairment ...................................................................................... R$ 950,00 -> Despesa

    Utilização de medicamentos ....................................................................................................... R$ 6.000,00 -> Despesa

    Total ........................................................................................................................................ R$ 7.200,00

     

    Gabarito: Letra A

     

  • OBS: A arrecadação da Dívida ativa é fato permutativo, pois é na inscrição da dívida ativa que se reconhece uma VPA (aumentativa)


ID
1713934
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com o objetivo de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, com a adequada elaboração das demonstrações contábeis, o PCASP possui um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Constituem operações que devem ser identificadas no nível de consolidação com o dígito 1, EXCETO transações:

Alternativas
Comentários
  • As contas identificadas no nível de consolidação com o dígito 1 (Consolidação) identificarão as operações decorrentes de:
    a. Transações entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma entidade privada, por exemplo: pessoas físicas; empresas, associações e fundações privadas; organizações sociais; organismos internacionais;
    b. Transações entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma entidade pública que não pertence ao OFSS de qualquer ente público, por exemplo: empresas estatais independentes;
    c. Alterações patrimoniais dentro de uma mesma entidade, por exemplo: depreciação;
    d. Transações entre entidades que pertencem ao mesmo OFSS, quando não forem utilizados recursos do orçamento;
    e. Registro e a baixa de ativos, no caso de transferência de ativos entre entidades públicas, por exemplo: doação de bens de um ente a outro, transferência dos créditos para inscrição em dívida ativa entre a unidade de origem e a unidade responsável por sua inscrição. Observação: o registro das variações patrimoniais referentes à transferência dos ativos serão Intra OFSS ou Inter OFSS, conforme o caso.



    x.x.x.x.3.xx.xx -  INTER OFSS – UNIÃO: Compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e a União.

    MCASP 6, p.287

  • Qual a possibilidade de cair uma questão dessas numa prova que não seja de contador?

  • Manoel, praticamente zero. kkkk

  • O PCASP tem 7 níveis  X.X.X.X.X.XX.XX  ( C-G-S-T-S-I-II-SS )

    5º Nível ( Subtítulo ) 

    1 – CONSOLIDAÇÃO → X.X.X.X.1.XX.XX

    2 – INTRA OFSS* →X.X.X.X.2.XX.XX

    3 – INTER OFSS** – UNIÃO → X.X.X.X.3.XX.XX

    4 – INTER OFSS** – ESTADO → X.X.X.X.4.XX.XX

    5 - INTER OFSS** – MUNICÍPIO→ X.X.X.X.5.XX.XX


ID
1785886
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O processo de consolidação de demonstrações contábeis deve considerar as relações de dependência entre as entidades do setor público e abranger as transações contábeis de todas as unidades contábeis incluídas na consolidação. Acerca das regras para consolidação, analise as afirmativas a seguir.
I) ajustes e eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser lançados na escrituração das entidades que formam a unidade contábil; 

II) para fins de consolidação, as demonstrações contábeis das entidades do setor público devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se defasagem de até três meses; 

III) dependência regimental se dá quando uma entidade do setor público necessita de recursos orçamentários de outra entidade para financiar a manutenção de suas atividades.
Está correto apenas o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Vamos por parte, tudo retirado da NBCT 16.7

    7. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser

    realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na

    escrituração das entidades que formam a unidade de natureza econômico-contábil.

    3. No processo de consolidação de demonstrações contábeis deverão ser consideradas

    as relações de dependência entre as entidades.

    8. As demonstrações contábeis das entidades governamentais, para fins de

    consolidação, devem ser levantadas na mesma data.

    9. Nos casos de consolidação de demonstrações contábeis com datas diferentes, devem

    ser divulgados em notas explicativas os efeitos dos eventos relevantes entre as

    diferentes datas.

    BEM SEI DO ITEM I , e os demais? Alguem pode ajudar?
  • Erro do Item III: Dependência regimental: quando uma entidade do setor público não dependente orçamentariamente esteja regimentalmente vinculada a outra entidade (NBC T 16.7)

  • NBC T 16.7

    ITEM I - ERRADO

    6. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em

    documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das

    entidades que formam a unidade contábil.


    ITEM II - CERTO

    7. As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem

    ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até três meses, desde que os

    efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas

    explicativas.


    ITEM III - ERRADO

    3. Dependência regimental: quando uma entidade do setor público não dependente 

    orçamentariamente esteja regimentalmente vinculada a outra entidade.


    Gabarito: Letra b - apenas II.


ID
1845472
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação das demonstrações contábeis referentes ao setor público

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    NBC T 16.7 "Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil."


ID
1845544
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
CGM - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as normas aplicadas ao setor público, um determinado município ao elaborar o balanço patrimonial consolidado, deverá excluir, no processo de consolidação, todas as contas cujo dígito do quinto nível da sua estrutura – x.x.x.x.X.xx.xx - seja representado pelo seguinte número:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    O processo de consolidação do ente deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta os dígitos 1 (Consolidação), 3, 4 e 5 (Inter OFSS), e excluir as que apresentam o dígito 2 (Intra OFSS).

    O processo de consolidação nacional deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta o dígito 1 (Consolidação), e excluir as que apresentam os dígitos 2 (Intra OFSS), 3, 4 e 5 (Inter OFSS).

    MCASP, Pág. 389.


ID
1845796
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
CGM - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as normas aplicadas ao setor público, um determinado município ao elaborar o balanço patrimonial consolidado, deverá excluir, no processo de consolidação, todas as contas cujo dígito do quinto nível da sua estrutura – x.x.x.x.X.xx.xx - seja representado pelo seguinte número:

Alternativas
Comentários
  • Caso o ente queira informar os saldos decorrentes de operações INTRA-OFSS já consolidados, as contas identificadas com o dígito “2” no quinto nível (INTRA-OFSS) deverão ser excluídas no processo de consolidação, ou seja, o ente deverá informá-las com saldo ZERO. As operações denominadas INTRA-OFSS compreendem os saldos que serão excluídos devido ao fato de pertencerem ao orçamento do mesmo ente, para que não haja duplicidade de saldos.

    Fonte:

    http://www.tesouro.gov.br/documents/10180/21643/DCA_RegrasGerais_Instrucoes_preenchimento_das_declaracoes_do_Siconfi.pdf/9721231a-b228-4acf-a6bf-c0f2f67cf8c7

  • Há duas regras, uma para a consolidação das contas do Ente e para as contas nacionais. Vejamos

    ENTE:

    O processo de consolidação do ente deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta os dígitos 1 (Consolidação), 3, 4 e 5 (Inter OFSS), e excluir as que apresentam o dígito 2 (Intra OFSS).

    NACIONAL

    O processo de consolidação nacional deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta o dígito 1 (Consolidação), e excluir as que apresentam os dígitos 2 (Intra OFSS), 3, 4 e 5 (Inter OFSS).

    GABARITO LETRA A


ID
1879816
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
CONFERE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A consolidação das demonstrações contábeis, objetiva o conhecimento e a disponibilização de macroagregados do setor público, a visão global do resultado e a instrumentalização do controle social. O processo se dá pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada. Em relação à Consolidação das Demonstrações Contábeis aplicadas ao Setor Público, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  

    ERRADA LETRA C

    Consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado.
     

    MCASP

  • NBC T 16.7

    Consolidação das Demonstrações Contábeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.

    Unidade Contábil Consolidada: a soma ou a agregação de saldos ou grupos de contas de duas ou mais unidades contábeis originárias, excluídas as transações entre elas.

     

    c) Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem-se incluir as participações nas empresas estatais dependentes e as transações e saldos recíprocos entre as entidades. (ERRADO)

    GAB - C


ID
2266435
Banca
Alternative Concursos
Órgão
Câmara de Bandeirantes - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Lei Complementar nº 101/2000, define normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. No que se refere, a Escrituração e Consolidação das Contas, estas deverão além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará o seguinte:
Indique a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    a) ERRADA - Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa;

     

    b) CORRETA - Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    I - a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada.

     

    c) ERRADA - Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    IV - as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos.

     

    d) ERRADA - Art. 50 Parágrafo 3o. A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

     

    e) ERRADA - Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    V - as operações de crédito, as inscrições em Restos a Pagar e as demais formas de financiamento ou assunção de compromissos junto a terceiros, deverão ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variação da dívida pública no período, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor.


ID
2352367
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a Consolidação das Demonstrações Contábeis, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item C

     

     

    A) A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). (Correto)

     

     

    B) Consolidação abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS), a saber: (Correto)


    a. as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios);

    b. os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e

    c. a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas
    estatais dependentes.

     

     

    C) Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

     

    a. as participações nas empresas estatais dependentes; (Errado)

     

     

    D) No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional). (Correto)

     

     

    E) O PCASP indica as contas obrigatórias e o nível de detalhamento mínimo a ser utilizado pelos entes da Federação, a fim garantir a consolidação das contas nacionais. (Correto)

     

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed)

  • Comentários: O MCASP – Exercício 2017 traz o seguinte acerca da consolidação das demonstrações contábeis:


     

    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional). (ITEM “D” CORRETO)


     

    A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS), a saber: (ITEM “A” CORRETO)


     

    as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios);

    os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e

    a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes. (ITEM “B” CORRETO)



    O PCASP indica as contas obrigatórias e o nível de detalhamento mínimo a ser utilizado pelos entes da Federação, a fim garantir a consolidação das contas nacionais. (ITEM “E” CORRETO)



    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    as participações nas empresas estatais dependentes;

    as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados. (ITEM “C” INCORRETO)



    Portanto, o gabarito da questão é a Letra “C”.

  • Gabarito Letra C
     

    CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

     

    Competência: STN

     

    Abrangência:

    -  Entidades do orçamento Fiscal

    -  Entidades do orçamento da Seguridade Social

     

    Modalidades de consolidação:

    -  Âmbito inTRAgovernamental (em cada Ente da Federação)

    -  Âmbito inTERgovernamental (consolidação nacional).

     

    Itens excluídos da consolidação:

    ·  Participações nas empresas estatais dependentes;

    ·  Transações e saldos recíprocos entre as entidades (Operações intraorçamentárias).

    ·  Resultados ainda não realizados.

    PCASP: 5 nível (subtítulo)  serve para abertura em Intra OFSS, Inter OFSS ou Consolidação

    FONTE: MCASP 7ed
    bons estudos


ID
2402842
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macroagregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado. Com relação à consolidação das demonstrações contábeis no âmbito da União, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 1.     CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)1 e abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS),

    A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, foi criado no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação.

    MCASP 7º edição.

  • CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
    Consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de
    mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro
    agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado.
    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada
    ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).
    A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)1 e abrange
    todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS)

  • A) Gabarito

    B) A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, foi criado no PCASP um mecanismo para segregação dos valores das transaçoes que serão incluídas ou excluídas na consolidação.

    C) STN

    D) Intragovernamental ou intergovernamental

    E) Itens exclúido no processo de consolidação: I) participações nas empresas estatais dependentes; II) transações e saldo recíprocos entre entidades e III) parcelas dos resultados do exercício, do lucro/prejuízo acumulado e do custo dos ativos que correspoderem a resultados ainda não realizados.

     


ID
2471299
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilidade aplicada ao setor público, julgue o item.

No processo de consolidação de demonstrações contábeis, devem ser consideradas as relações de dependência entre as entidades do setor público. Para esse efeito, considera-se apenas a dependência orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Dependência orçamentária e financeira.
  • Orçamentária e regimental

  • Gabarito "Errado"

     

    NBC TSP 16.7

     

    DEFINIÇÕES


    3. Para efeito desta Norma, entende-se por:

    Consolidação das Demonstrações Contábeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.


    Dependência orçamentária: quando uma entidade do setor público necessita de recursos orçamentários de outra entidade para financiar a manutenção de suas atividades, desde que não represente aumento de participação acionária.


    Dependência regimental: quando uma entidade do setor público não dependente orçamentariamente esteja regimentalmente vinculada a outra entidade.


    Relação de dependência: a que ocorre quando há dependência orçamentária ou regimental entre as entidades do setor público.


    Unidade Contábil Consolidada: a soma ou a agregação de saldos ou grupos de contas de duas ou mais unidades contábeis originárias, excluídas as transações entre elas.
     

  • No processo de consolidação das demonstrações contábeis, devem ser consideradas as relações de dependência entre as entidades do setor público, sendo elas:

    > Orçamentária

    > Regimental 

  • Notem o quanto esse assunto é exigido quando se trata da NBC T 16.7!

    Pessoal, novamente, para responder essa questão, basta nos atentarmos para a definição da relação de dependência segundo a NBC T 16.7:

    Relação de dependência: a que ocorre quando há dependênciaorçamentáriaou regimentalentre as entidades do setor público.

     

    Como a dependência orçamentária ou regimental entre as entidades do setor público determina a relação de dependência, fica fácil ver que o item é errado!

    Gabarito: ERRADO


ID
2505127
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As afirmações, abaixo, tratam da consolidação das Demonstrações Contábeis inseridas na NBC-T 16.7. Analise e marque a correta:

Alternativas
Comentários
  • Olá deixarei minha contribuição:

    De acordo com a NBCT 16.7

    A alternativa correta é a letra C.

    Vejamos:

    A) as demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis das entidades ditas independentes incluídas na consolidação. ERRADA

    RESP: as demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de TODAS AS UNIDADES CONTÁBEIS incluídas na consolidação.

    B) os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados por lançamentos na escrituração das entidades que formam a unidade contábil. ERRADA

    RESP: os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados EM DOCUMENTOS AUXILIARES, NÃO ORIGINANDO NENHUM TIPO DE LANÇAMENTO NA ESCRITURAÇÃO das entidades que formam a unidade contábil

    C) as demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas. CERTO

    As demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, pelo menos, as seguintes informações:

    (a) identificação e características das entidades do setor público incluídas na consolidação;

    (b) procedimentos adotados na consolidação;

    (c) razões pelas quais os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor público não foram avaliados pelos mesmos critérios, quando for o caso;

    (d) natureza e montantes dos ajustes efetuados;

    (e) eventos subseqüentes à data de encerramento do exercício que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis consolidadas.

    D) no processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser consideradas as relações de dependência entre as entidades do setor público e privado. ERRADO

    RESP: No processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser consideradas as relações de dependência entre as entidades do setor PÚBLICO.

    E) as demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até seis meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas. ERRADA

    RESP: As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de ATÉ TRÊS MESES, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas.


ID
2506567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, foi criado, no plano de contas aplicado ao setor público (PCASP), um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Esse mecanismo consiste na utilização do 5.º nível (subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP (contas de natureza patrimonial), para identificar os saldos recíprocos considerando-se os seguintes dígitos: 1 (consolidação), 2 (intra OFSS) e 3, 4 e 5 (inter OFSS). OFSS significa orçamento fiscal e da seguridade social.


Utilizando-se esse mecanismo, o processo de consolidação do ente deverá incluir as contas cujo 5.º nível apresenta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    O processo de consolidação do ente deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta os dígitos 1 (Consolidação), 3, 4 e 5 (Inter OFSS), e excluir as que apresentam o dígito 2 (Intra OFSS).

    O processo de consolidação nacional deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta o dígito 1 (Consolidação), e excluir as que apresentam os dígitos 2 (Intra OFSS), 3, 4 e 5 (Inter OFSS).

    MCASP

  • Fala sério essa questão.

    Na hora da prova deu um nó, nem perdi tempo tentando entender. Agora que parei pra ler. 

  • Gabarito “B”.
    "O jeito é decocar, pq chorar não resolve"

    MCASP 7 ed.

    3.2.3. 5º Nível – Consolidação

    O processo de CONSOLIDAÇÃO DO ENTE deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta os dígitos 1 (Consolidação), 3, 4 e 5 (Inter OFSS), e excluir as que apresentam o dígito 2 (Intra OFSS). 

    O Processo de CONSOLIDAÇÃO NACIONAL deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta o dígito 1  (Consolidação), e excluir as que apresentam os dígitos 2 (Intra OFSS), 3, 4 e 5 (Inter OFSS).” (Página 350)

     

    Meu Resumo:

    ____________________________ // ________________________

    O PCASP tem 7 níveis X.X.X.X.X.XX.XX  ( C-G-S-T-S-I-II-SS )

    5º Nível ( Subtítulo ) → Consolidação – Varia de 1 a 5 - (Vide tabela Página 346)

    1 – CONSOLIDAÇÃO → X.X.X.X.1.XX.XX

    2 – INTRA OFSS* →X.X.X.X.2.XX.XX

    3 – INTER OFSS** – UNIÃO → X.X.X.X.3.XX.XX

    4 – INTER OFSS** – ESTADO → X.X.X.X.4.XX.XX

    5 - INTER OFSS** – MUNICÍPIO→ X.X.X.X.5.XX.XX

     

    CONSOLIDAÇÃO DO ENTE 1 | 3,4,5| -2

    CONSOLIDAÇÃO NACIONAL 1| -2, |- 3, - 4, - 5|

     

    * “As contas com o dígito 2 (Intra OFSS) no nível de consolidação identificarão as operações decorrentes de transações entre entidades que pertencem ao OFSS do mesmo ente público.” (Página 347) 

    **  "As contas com os dígitos 3, 4 e 5 (Inter OFSS) no nível de consolidação identificarão as operações 
    decorrentes de transações entre entidades que pertencem a OFSS de entes públicos distintos, tais como: 

    a. Repartição dos créditos tributários do ente público federal para o ente estadual ou municipal; 
    b. Alterações patrimoniais decorrentes da transferência de bens móveis ou imóveis entre entes 
    públicos distintos que utilizam o PCASP.  " (Página 347) 

  • Deve exluir a conta de Intra-orçamento, para evitar dupla contagem. Creio ser este o raciocínio.

  • Nacional = 1 - ( 2+3+4+5) CONSOLIDAÇÃO

    Ente = (1+3+4+5) - 2

    Bons estudos.

  • Letra B

    “O processo de CONSOLIDAÇÃO DO ENTE deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta os dígitos 1 (Consolidação), 3, 4 e 5 (Inter OFSS), e excluir as que apresentam o dígito 2 (Intra OFSS). 

    O Processo de CONSOLIDAÇÃO NACIONAL deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta o dígito 1 (Consolidação), e excluir as que apresentam os dígitos 2 (Intra OFSS), 3, 4 e 5 (Inter OFSS).”

    Nacional = 1 - ( 2+3+4+5)

    Ente = (1+3+4+5) - 2

  • Tatuar no cérebro:

    Todos os entes da federação dependentes do OFSS serão consolidados. Exclui-se a participação que um ente tem no outro. Há uma dependência orçamentária e regimental. Não há registro contábil (escrituração).

    1.Consolida (no mesmo ente) - União

    2.Exclui (no mesmo ente) - (intragovernamental)

    3.Exclui - União (intergovernamental)

    4.Exclui - Estado (intergovernamental)

    5.Exclui - Município (intergovernamental)

  • B - incluir: dígito 1 (consolidação) e os dígitos 3, 4 e 5 (inter OFSS) e

    excluir: as contas cujo 5.º nível apresenta o dígito 2 (intra OFSS).

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

    Segundo o MCASP, a fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, com a adequada elaboração das DCASP e do BSPN, foi criado no PCASP um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. 

    Este mecanismo consiste na utilização do 5º nível (Subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP (contas de natureza patrimonial) para identificar os saldos recíprocos, da seguinte forma: 

    x.x.x.x.1.xx.xx  

    • CONSOLIDAÇÃO 
    • Compreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos  consolidados  do  orçamento  fiscal  e da seguridade social (OFSS). 

    x.x.x.x.2.xx.xx  

    • INTRA OFSS 
    • Compreende  os  saldos  que  serão  excluídos  nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) do mesmo ente. 

    x.x.x.x.3.xx.xx 

    • INTER OFSS – UNIÃO 
    • Compreende  os  saldos  que  serão  excluídos  nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da  Seguridade  Social  (OFSS)  de  entes  públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e a União. 

    x.x.x.x.4.xx.xx  

    • INTER OFSS – ESTADO 
    • Compreende  os  saldos  que  serão  excluídos  nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da  Seguridade  Social  (OFSS)  de  entes  públicos distintos,  resultantes  das  transações  entre  o  ente  e um estado. 

    x.x.x.x.5.xx.xx 

    • INTER  OFSS  – MUNICÍPIO 
    • Compreende  os  saldos  que  serão  excluídos  nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da  Seguridade  Social  (OFSS)  de  entes  públicos distintos,  resultantes  das  transações  entre  o  ente  e um município. 

    Logo, o processo de consolidação DO ENTE deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta os dígitos 1 (Consolidação), 3, 4 e 5 (Inter OFSS), e excluir as que apresentam o dígito 2 (Intra OFSS). 

    Vale destacar que existem dois tipos de consolidação: NACIONAL e do ENTE

    O processo de consolidação DO ENTE deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta os dígitos 1 (Consolidação), 3, 4 e 5 (Inter OFSS), e excluir as que apresentam o dígito 2 (Intra OFSS).  

    O processo de consolidação NACIONAL deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta o dígito 1 (Consolidação), e excluir as que apresentam os dígitos 2 (Intra OFSS), 3, 4 e 5 (Inter OFSS).  

    Observe que a consolidação nacional exclui todos os dígitos (2, 3, 4 e 5). Já a consolidação do ente exclui apenas o dígito 2.

  • Por que essa questão está desatualizada?


ID
2522470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca da estrutura do plano de contas aplicado ao setor público (PCASP) e da consolidação das demonstrações contábeis.


As participações nas empresas estatais dependentes devem ser incluídas na elaboração das demonstrações contábeis consolidadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito inicial está como errado, eu errei, estudei e mesmo assim não consigo compreender, pra mim- embasada nas outras questões e na lógica da lei/orçamento, se é DEPENDENTE tem que estar incluída, mas quem sou eu pra achar algo rsrsrs

     

    A justificativa é que por força do MCASP 7ª Edição, as participações nas empresas estatais dependentes devem ser EXCLUÍDAS do processo de consolidação.

    aceitemos e rememos...

     

  • Resposta na última página do MCASP.

     

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

  • Se excluem as participações nas empresas dependentes para evitar a dupla contabilização dos ativos.

    Aqui temos dois conceitos importantes, para ajudar a entender a questão:

    1. As demonstrações contábeis consolidadas são as demonstrações contábeis de uma entidade econômica, considerando-a como uma única entidade.

    2. As empresas estatais dependentes são consideradas parte da entidade controladora, para fins de consolidação de demonstração contábil.

    Se você inclui, primeiramente, o patrimônio da empresa dependente na demonstração consolidada e também inclui a participação (i.e. ações), haverá dupla contabilização, e a demonstração contábil não refletirá a realidade.

    Exemplo: determinado ente possui 80% de uma empresa dependente. 

    Na demonstração contábil consolidada, 80% do patrimônio da empresa dependente é considerado patrimônio do ente controlador. Se, concomitantemente, você também contabiliza as "ações" que o ente possui, estará inflando o balanço contábil, artificialmente. Em outras palavras, se já contabilizou o patrimônio, não há motivo para contabilizar a participação.

  • Helen, na demonstração consolidada o patrimônio das estatais dependentes é somado ao do ente federativo, constituindo um patrimônio só, por isso a PARTICIPAÇÃO é excluída, para evitar dupla contagem.

  • Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    as participações nas empresas estatais dependentes;

    as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

  • *não anotar* copiando

    "na demonstração consolidada, o patrimônio das estatais dependentes é somado ao do ente federativo, constituindo um patrimônio só, por isso a PARTICIPAÇÃO é excluída, para evitar dupla contagem".

  • Questão sobre consolidação das demonstrações contábeis.

    De acordo com a doutrina contábil¹, o ato de consolidar demonstrações significa conjugar em um mesmo relatório as demonstrações de um grupo de sociedades sob um mesmo controle financeiro. Consolidar não significa simplesmente somar saldos de todas as contas entre as empresas de um mesmo grupo, unificando balanços. Há necessidade de cancelar as operações recíprocas entre as entidades do grupo, fazendo outros ajustes.

    No setor público, a essência é a mesma. Segundo o MCASP, a consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado.

    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    Para ilustrar, imagine o balanço patrimonial (BP) do município de São Paulo, por exemplo. Ele poderá comportar diversas entidadescomo a própria Prefeitura, Autarquias, Fundações Públicas, etc. Quando formos consolidar esse BP no nível do ente municipal (intragovernamental), deveremos realizar diversos ajustes para evitar dupla contagem de elementos patrimoniais.

    Nesse sentido, o MCASP dispõe:

    “Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;
    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e
    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados."

    Com isso, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    As participações nas empresas estatais dependentes devem ser incluídas na elaboração das demonstrações contábeis consolidadas.

    As participações nas empresas estatais dependentes devem ser excluídas na elaboração das demonstrações contábeis consolidadas. Esse ajuste contábil é realizado para se evitar a dupla contagem dos elementos patrimoniais (ex.: ativos), pois no processo de consolidação ocorre a agregação das contas das entidades.


    Fonte:

    ¹IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; PEREIRA, Elias; SLOMSKI, Valmor. Dicionário de termos de contabilidade. [S.l: s.n.], 2001.


    Gabarito do Professor ERRADO.

ID
2531629
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A consolidação das demonstrações contábeis objetiva o conhecimento e a disponibilização de macroagregados do setor público, a visão global do resultado e a instrumentalização do controle social. Para que seja feita a consolidação das demonstrações contábeis entre entidades do setor público, é necessário que exista uma relação de dependência entre elas, a qual pode ser

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    NBC T 16.7 - Consolidação das Demonstrações Contábeis

     

    Para efeitos desta Norma, entende-se por:

     

    - Relação de dependência: a que ocorre quando há dependência orçamentária ou regimental entre as entidades do setor público.

  • NBC T 16.7 – CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    Definições
    3. Para efeito desta Norma, entende-se por:

    Dependência orçamentária: quando uma entidade do setor público necessita de recursos
    orçamentários de outra entidade para financiar a manutenção de suas atividades, desde que
    não represente aumento de participação acionária.


    Dependência regimental: quando uma entidade do setor público não dependente
    orçamentariamente esteja regimentalmente vinculada a outra entidade.


    Relação de dependência: a que ocorre quando há dependência orçamentária ou regimental
    entre as entidades do setor público.

  • Pessoal, para responder essa questão, basta nos atentarmos para a definição da relação de dependência segundo a NBC T 16.7:

    Relação de dependência: a que ocorre quando há dependênciaorçamentáriaou regimentalentre as entidades do setor público.

    Ora, desse modo, fica fácil identificar que está correta a alternativa D).

    Gabarito: LETRA D


ID
2532391
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Consolidação das Demonstrações Contábeis consiste no processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada. Sobre a Consolidação das Demonstrações Contábeis é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    NBC T 16.7

    As demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de todas as unidades contábeis incluídas na consolidação.

  • NBC T 16.7

    Procedimentos para Consolidação

     

     7. As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem
    ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até três meses, desde que os
    efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas
    explicativas. (letra A)

     

    6. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em
    documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das
    entidades que formam a unidade contábil. (letra B)

     

    4. No processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser consideradas as relações
    de dependência entre as entidades do setor público. (letra C)

     

    5. As demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de todas as unidades
    contábeis incluídas na consolidação
    . (erro da letra D)

     

    3. Para efeito desta Norma, entende-se por:

    Dependência orçamentária: quando uma entidade do setor público necessita de recursos
    orçamentários de outra entidade para financiar a manutenção de suas atividades, desde que
    não represente aumento de participação acionária. (letra E)


ID
2570968
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A identificação no nível de consolidação para as operações decorrentes de transação entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma empresa estatal independente é realizada da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • x.x.x.x.1.xx.xx CONSOLIDAÇÃO Compreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS).

    b. Transações entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma entidade pública que não pertence ao OFSS de qualquer ente público, por exemplo: empresas estatais independentes;

    MCASP 7ª EDIÇÃO PAG. 345

  • As contas identificadas no nível de consolidação com o dígito 1 (Consolidação) identificarão as operações decorrentes de:
    a. Transações entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma entidade privada, por exemplo: pessoas físicas; empresas, associações e fundações privadas; organizações sociais; organismos internacionais;
    b. Transações entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma entidade pública que não pertence ao OFSS de qualquer ente público, por exemplo: empresas estatais independentes;
    c. Alterações patrimoniais dentro de uma mesma entidade, por exemplo: depreciação;
    d. Registro e a baixa de ativos, no caso de transferência de ativos entre entidades públicas, por exemplo: doação de bens de um ente a outro, transferência dos créditos para inscrição em dívida ativa entre a unidade de origem e a unidade responsável por sua inscrição. Observação: o registro das variações patrimoniais referentes à transferência dos ativos serão Intra OFSS ou Inter OFSS, conforme o caso.
    e. Transações entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma entidade que não pertença a nenhum OFSS, porém, seja obrigada a utilizar o PCASP. Exemplo: conselhos profissionais.

    f. Registros de uma entidade que utilize o PCASP por exigência normativa ou voluntariamente, porém, não faça parte do OFSS de nenhum dos entes. Exemplo: conselhos profissionais e empresas estatais independentes.


    As contas com o dígito 2 (Intra OFSS) no nível de consolidação identificarão as operações decorrentes de transações entre entidades que pertencem ao OFSS do mesmo ente público.


    As contas com os dígitos 3, 4 e 5 (Inter OFSS) no nível de consolidação identificarão as operações decorrentes de transações entre entidades que pertencem a OFSS de entes públicos distintos, tais como:
    a. Repartição dos créditos tributários do ente público federal para o ente estadual ou municipal;
    b. Alterações patrimoniais decorrentes da transferência de bens móveis ou imóveis entre entes públicos distintos que utilizam o PCASP.

  • Resumindo:

    Regra geral:

    Utiliza o digito 1;.... x.x.x.x.1.xx.xx CONSOLIDAÇÃO Compreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS).

    1 - Entidade do ente que pertence ao OFSS: (Vs)

          Entidade Privada (PF; PJ; ASSOCIAÇÕES; FUNDAÇÕES; ORG SOC; ORG INT).

          Variações patrimoniais do ente (DEPRE; DOAÇÃO DE BENS"entre entidades pub";) *Obs1

          Entidade que utilizam o PCASP, facultiva ou obrigatoriamente e não faça parte de nehum OFSS (Estatal INdependente; Conselhos Profissionais)

     

    Obs1: As VPAs e VPDs geradas na DOAÇÂO de BENS (recebendo ou concedendo), serão EXCLUÍDAS na consolidação NACIONAL.

     

    "Doação de bem imóvel a um Estado pela União. Trata-se de operação entre entidades
    pertencentes a OFSS distintos. O bem deve ser baixado pela União e incorporado pelo
    estado. As contas de bens sempre apresentarão o dígito 1 (Consolidação) no 5º nível.
    Caso contrário, na consolidação nacional, o bem não estaria registrado em nenhum dos
    entes. Ele também fará parte da consolidação do ente que tiver recebido o bem. As
    variações patrimoniais aumentativas (VPA) e diminutivas (VPD) serão incluídas na
    consolidação de cada ente (operação Inter OFSS) e excluídas na consolidação nacional."


ID
2619031
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo as normas relativas à consolidação das demonstrações contábeis no setor público, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • MCASP:


    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada 
    ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental
    (consolidação nacional).  (LETRA B)

    A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) (LETRA  C)  e abrange 
    todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS), a saber 2 : 
     
    a.  as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios); 
    b.  os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e  
    c.  a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas 
    estatais dependentes. (LETRA D)
     

    O PCASP indica as contas obrigatórias e o nível de detalhamento mínimo (LETRA E) a ser utilizado pelos 
    entes da Federação, a fim garantir a consolidação das contas nacionais. 
    Para  fins  de  elaboração  das  demonstrações  contábeis  consolidadas,  devem  ser  excluídos  os 
    seguintes itens, por exemplo: 
     
    a.  as participações nas empresas estatais dependentes;  (LETRA A CORRETA)
    b.  as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e 
    c.  as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que 
    corresponderem a resultados ainda não realizados. 
     
       Espero ter ajudado :)

  • Só para complementar e não confundir na hora da prova:

     

    LRF 101/00

    Da Escrituração e Consolidação das Contas

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

            

            III - as demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente;

     

           


ID
2632033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A consolidação de patrimônios do grupo econômico estatal inclui as operações de entidades da administração descentralizada, entre as quais se incluem

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "C"

     

    Questão que exige conhecimentos de "DIREITO ADMINISTRATIVO"

     

    As entidades descentralizadas, também chamadas de "administração indireta" são: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista"

  • Administração Indireta (administração descentralizada) os seguintes entes:

    1. Autarquias.

    É o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. Algumas características adicionais:

    2. Fundações Publica

    Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes. 

    3. Empresas Públicas.

    Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, autorizada por lei () para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.

    4. Sociedades de Economia Mista. 

    Sociedade de Economia Mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.

    Gabarito: C

  • Uma questão mais voltada para o direito administrativo. Mas vamos lá...

    O termo chave do comando da questão é "entidades da administração descentralizada".

    Ora, quando estudamos administração pública, vemos que ela se divide em Administração Direta (ou centralizada) e Administração Indireta (ou descentralizada).

    Os entes descentralizados também são chamados de entidades administrativas, e uma característica marcante é que possuem personalidade jurídica própria. Aqui no Brasil, os entes administrativos são: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    Gabarito: C.

  • Autarquia é descentralizada.

  • autarquia tem patrimônio próprio, mas esse patrimônio da autarquia será considerado durante "a consolidação de patrimônios do grupo econômico estatal", pois essa consolidação "inclui as operações de entidades da administração descentralizada".

  • Questão de Dir. Adm-

    RESPOSTA- Autarquias


ID
2637322
Banca
UFOP
Órgão
UFOP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“Editar normativos, manuais, instruções de procedimentos contábeis e plano de contas aplicado ao setor público, objetivando a elaboração e publicação de demonstrações contábeis consolidadas, em consonância com os padrões internacionais de contabilidade aplicados ao setor público.”


Essas atribuições competem:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A competência para a edição de normas gerais para a consolidação das contas públicas foi atribuída pela LRF à STN, enquanto órgão central de contabilidade da União.

    ...Dessa forma, cabe à STN criar, alterar, excluir, codificar, especificar, desdobrar e detalhar as contas contábeis

    Em síntese: A STN é o órgão central de contabilidade da união e responsável pelo PCASP.

    Fonte: MCASP

  • Conforme o MCASP 8a. Edição, a STN quanto ao PCASP é responsável por:

    "C - A -- C-- E -- D -- E -- D "

    (C)riar

    (A)lterar

    (C)odificar

    (E)xcluir

    (D)detalhar

    (E)specificar

    (D)esdobrar as contas contábeis.

    Bons estudos.


ID
2677270
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Câmara de Palmas - TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia o fragmento de texto a seguir e responda a QUESTÃO ABAIXO.


A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, com a adequada elaboração das DCASP e do BSPN, foi criado no PCASP um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Esse mecanismo consiste na utilização do 5º nível (Subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP (contas de natureza patrimonial) para identificar os saldos recíprocos.


Sobre consolidação das contas públicas, nos diversos níveis de governo, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • x.x.x.x.1.xx.xx CONSOLIDAÇÃO: Saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados.

     

    x.x.x.x.2.xx.xx INTRA OFSS: Saldos que serão EXCLUÍDOS nos demonstrativos consolidados do MESMO ente.

     

    x.x.x.x.3.xx.xx INTER OFSS – UNIÃO: Saldos que serão EXCLUÍDOS nos demonstrativos consolidados de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e a União.

     

    x.x.x.x.4.xx.xx INTER OFSS – ESTADO: Saldos que serão EXCLUÍDOS nos demonstrativos consolidados de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um estado.

     

    x.x.x.x.5.xx.xx INTER OFSS – MUNICÍPIO: Saldos que serão EXCLUÍDOS nos demonstrativos consolidados de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um município.

     

  • LETRA A

    x.x.x.x.1.xx.xx CONSOLIDAÇÃO: Saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados. 

    x.x.x.x.2.xx.xx INTRA OFSS: Saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do mesmo ente

    x.x.x.x.3.xx.xx INTER OFSS – UNIÃO: Saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados; Resultantes das transações entre o ente e a União. 

    x.x.x.x.4.xx.xx INTER OFSS – ESTADO: Saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados; Resultantes das transações entre o ente e um estado.

     x.x.x.x.5.xx.xx INTER OFSS – MUNICÍPIO: Saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados; Resultantes das transações entre o ente e um município.


ID
2728435
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a NBC T 16.7, que trata da consolidação das demonstrações contábeis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Unidade contábil consolidade é a soma ou agregação de duas ou mais originárias, excluidas as transações entre elas para evitar dupla contagem.

    O erro da letra A é que se admite defasagem de 3 meses.

  • Questão desatualizada,  a NBC T 16.7 foi revogada pela NBC TSP 17. Não existe mais essa conceituação. Estudande de contabilidade sofre, a cada ano uma atualização

  • Vamos analisar as alternativas:

    A alternativa A) está errada, pois a NBC T 16.7 dispõe que apesar de que as demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admite-se defasagem de até três meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas.

    A alternativa B) está certa, pois essa é justamente a definição de Unidade Contábil Consolidada segundo a NBC T 16.7.

    A alternativa C) está errada, pois a NCB T 16.7 estabelece que as demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, pelo menos, as seguintes informações:

    1. identificaçãocaracterísticas das entidades do setor público incluídas na consolidação;

    2. procedimentos adotados na consolidação;

    3. razões pelas quais os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor público não foram avaliados pelos mesmos critérios, quando for o caso;

    4. naturezamontantes dos ajustes efetuados;

    5. eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis consolidadas.

    A alternativa D) está errada, pois a NBC T 16.7 define relação de dependência como sendo a que ocorre quando há dependência orçamentária ou regimental entre as entidades do setor público.

    A alternativa E) está errada, pois a NBC T 16.7 define Consolidação das Demonstrações Contábeis como sendo o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.

    Assim, está certa a alternativa B).

    Gabarito: LETRA B


ID
2753086
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser escriturados no livro diário e no livro razão da entidade pública responsável pela consolidação.

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

    Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser escriturados no livro diário e no livro razão da entidade pública responsável pela consolidação. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________________

    NBC T 16.7 – CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    6. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

  • Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

    Gabarito: ERRADO


ID
2898697
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na consolidação intragovernamental de um determinado Estado, devem ser excluídos as transações e saldos recíprocos com

Alternativas
Comentários
  • No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada

    ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    GAB - A

  • As empresas estatais não dependentes vinculadas ao Estado, as autarquias federais, as prefeituras municipais e as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público Federal nem sequer fazem parte do orçamento do Estado. Dessa forma, não tem como excluir algo que nem sequer faz parte. Desse modo, a única alternativa possível seria a A (autarquias vinculadas a este Estado).

  • MCASP 8ª

    Pág. 465 

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

    Gab. A

  • O item afirma que a " consolidação intragovernamental de um determinado Estado", logo devemos ver o que será ou não excluído da consolidação.

    Se é intra, devemos lembrar que se trata de operações realizadas dentro de um mesmo ente. Nesse sentido, a única que apresenta transação com o próprio ente que está realizando a consolidação é a letra a, pois a autarquia é ESTADUAL.

    As demais opções apresentam órgãos e entidade que estão ligados a outra esfera do governo, que não a estadual.

    Gabarito A


ID
2941747
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No setor público brasileiro, a consolidação das demonstrações contábeis pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).Nesse contexto da consolidação, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª   

    A. CERTO

    NÃO ENCONTREI A JUSTIFICATIVA!

     

    B. ERRADO

    A consolidação nacional é de competência da STN e abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS),

     

    C. ERRADO

    7. Receitas Correntes Intraorçamentárias

    8. Receitas de Capital Intraorçamentárias

     

    D. ERRADO

    Conforme as necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária fica facultado por parte de cada ente o desdobramento dos elementos de despesa.

     

    GAB. A

  • Letra A: Esse item é o art. 7ª da Portaria Interministerial STN/SOF n. 163/2001:

    Art. 7º A alocação dos créditos orçamentários na lei orçamentária anual deverá ser feita diretamente à unidade orçamentária responsável pela execução das ações correspondentes, ficando vedada a consignação de recursos a título de transferência para unidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social.

  • Gabarito A

    Ficou consignado no art. 7º da Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/01, com o propósito de inibir qualquer tentativa de manutenção da sistemática anterior, que a alocação dos créditos orçamentários na lei orçamentária anual deverá ser feita diretamente à unidade orçamentária responsável pela execução das ações correspondentes, ficando vedada a consignação de recursos a título de transferência para unidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social.

    Essas transferências, como já se viu e se verá, não se confundem com a descentralização de créditos, tema que se passa a investigar.

    Fonte: Site da SEFAZ/MS

  • Portaria interministerial 1/2018

    §10- A natureza de receita intraorçamentária deve ser constituída substituindo-se o dígito referente às categorias econômicas 1 ou 2 pelos dígitos 7, se receita intraorçamentária corrente, ou 8, se receita intraorçamentária de capital, mantendo-se o restante da codificação.


ID
2960914
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à consolidação das demonstrações contábeis.


A consolidação nacional das contas públicas abrange todos os Poderes e todas as esferas da Administração, inclusive as empresas estatais dependentes, com base em normas hoje editadas pela STN.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e abrange

    todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS), a saber:

    a. as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios);

    b. os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e

    c. a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas

    estatais dependentes.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 8ª edição.

  • correto,

    a consolidação nacional compreende todos os entes do orçamento fiscal e da seguridade social, o que inclui as estatais dependentes; entretanto, "Para fins de elaboração das demonstrações consolidadas, devem ser excluídos, por exemplo: a. empresas estatais dependentes." (MCASP, 8 ed) #FicaDica

  • Gabarito: certo.

    Para não confundir:

    A consolidação nacional (de competência da STN) abrange todas as entidades incluídas no Orçamento Fiscal e da Seguridade Social, inclusive as empresas estatais dependentes.

    Já para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídas as participações nas empresas estatais dependentes.

    Fonte: MCASP 8ª edição


ID
3052150
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
Lemeprev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A competência para realizar a consolidação nacional das contas públicas é exercida pela:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra A

    Outro fator que impactou a CASP foi a exigência de consolidação nacional das contas públicas1 trazida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Essa competência é exercida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), materializada por meio da publicação do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN).

  • A LRF estabeleceu, ainda, a exigência de realizar-se a consolidação nacional das contas públicas. Esta competência é exercida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) por meio da publicação anual do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), congregando as contas da União, estados, Distrito Federal e municípios.

    Portanto, a letra A é a única que representa o exposto. As demais letras não encontram respaldo no âmbito patrimonial do setor público.

    Gabarito: A.


ID
3257527
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da legislação e das práticas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, julgue o item.

Na consolidação das demonstrações contábeis, os ajustes e as eliminações devem ser objeto de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    NBC T 8 DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS

    8.1.3.1 Os ajustes e as eliminações na consolidação não originam nenhum tipo de lançamento na escrituração das Entidades que formam o conjunto.

  • errado, complementando a colega, trata-se de ajustes extra-contábil que não é escriturado.

  • Gab. Errado

    Conforme a NBC T 16.7, os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.


ID
3415108
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª

    As receitas que compõem a base de cálculo do Fundeb (impostos e transferências constitucionais e legais) deverão ser registradas contabilmente pelos seus valores brutos (não líquidos dos valores destinados ao Fundeb), de acordo com o disposto no Capítulo sobre Transações Sem Contraprestação, da Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais deste manual. 

    GAB. D

  • A) É caracterizado como fundo especial de natureza contábil, de âmbito municipal. ERRADO

    MCASP 8° Parte III pág.270..... caracterizado como fundo especial de natureza contábil, de âmbito estadual.

    B) Tem vigência estabelecida para o período de 2008 – 2021. ERRADO

    MCASP 8° Parte III pág.270.....Com vigência estabelecida para o período de 2007 – 2020

    C) Destina-se à manutenção e ao desenvolvimento da saúde e educação pública e à valorização dos trabalhadores, incluindo sua condigna remuneração. ERRADO

    MCASP 8° Parte III pág.270........ A saúde não faz parte do Fundeb.

    D) As receitas que compõem a base de cálculo do Fundeb deverão ser registradas contabilmente pelos seus valores brutos. CORRETO

    MCASP 8° Parte III pág 272....... As receitas que compõem a base de cálculo do Fundeb (impostos e transferências constitucionais e legais) deverão ser registradas contabilmente pelos seus valores brutos (não líquidos dos valores destinados ao Fundeb)...

  • Atualização.

    Com as alterações promovidas pela EC nº 108/2020, o Fundeb, anteriormente com vigência temporária, passou a ser permanente. O Fundeb, caracterizado como fundo especial de natureza contábil, de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos) destina-se à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, incluindo sua condigna remuneração.

    Fonte: Mcasp. 9º Ed; p. 337.

    Gabarito: Letra D.

    Bons estudos!


ID
3453877
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto ao processo de consolidação das demonstrações contábeis, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Consolidação das demonstrações contábeis :É o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B)As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até três meses- Desde que os eventos relevantes sejam evidenciados em notas explicativas...

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    NOTAS EXPLICATIVAS

    Procedimentos adotados na consolidação;

    Identificação e características das entidades do setor público incluídas na consolidação

    C)Razões pelas quais os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor público não foram avaliados pelos mesmos critérios, quando for o caso;(GABARITO)

    Natureza e montantes dos ajustes efetuados

    D)Eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis consolidadas

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E)No processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser consideradas as relações de dependência entre as entidades do setor público

    Bons estudos!

    GABARITO:C

  • Gab. C

    Complementando:

    Conforme a NBC T 16.7, as demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, pelo menos, as seguintes informações:

    (a) identificação e características das entidades do setor público incluídas na consolidação;

    (b) procedimentos adotados na consolidação;

    (c) razões pelas quais os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor público não foram avaliados pelos mesmos critérios, quando for o caso;

    (d) natureza e montantes dos ajustes efetuados;

    (e) eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis consolidadas.


ID
3461659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando as transações do setor público e as etapas e os estágios das despesas e receitas públicas, julgue o item subsequente.


As transações e saldos recíprocos entre as entidades devem ser excluídos para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

    MCASP 8 pág. 465

  • De fato, o MCASP, 8ª ed., pg. 465, estabelece que para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

     A ideia é evitar dupla contagem. No Distrito Federal, por exemplo, são produzidas Demonstrações Contábeis com e sem as chamadas operações intraorçamentárias, ou seja, as transações e saldos recíprocos estre as entidades.

    Gabarito: CERTO

  • As transações e saldos recíprocos entre as entidades devem ser excluídos para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas. CERTO

    _____________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição

    O PCASP indica as contas obrigatórias e o nível de detalhamento mínimo a ser utilizado pelos entes da Federação, a fim garantir a consolidação das contas nacionais. Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 465

  • Como posso ler esses parágrafos azuis, gente?! Poxa!
  • Questão sobre demonstrações contábeis consolidadas.

    De acordo com a doutrina contábil¹, o ato de consolidar demonstrações significa conjugar em um mesmo relatório as demonstrações de um grupo de sociedades sob um mesmo controle financeiro. Consolidar não significa simplesmente somar saldos de todas as contas entre as empresas de um mesmo grupo, unificando balanços. Há necessidade de cancelar as operações recíprocas entre as empresas do grupo, fazendo outros ajustes.

    No setor público, a essência é a mesma. Segundo o MCASP, a consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado.

    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    O balanço patrimonial (BP) do município de São Paulo, por exemplo, comporta inúmeras entidades, como a Prefeitura, Autarquias, Fundações Públicas, etc. Quando formos consolidar esse BP no nível do ente municipal (intragovernamental), devemos realizar diversos ajustes, excluindo operações entre as entidades municipais.

    Nesse sentido, o MCASP dispõe:
    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:
    a. as participações nas empresas estatais dependentes;
    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e
    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.


    Com isso, já podemos identificar a correção da afirmativa:
    As transações e saldos recíprocos entre as entidades devem ser excluídos para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas

    Gabarito do Professor: Certo.

    ¹IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; PEREIRA, Elias; SLOMSKI, Valmor. Dicionário de termos de contabilidade. [S.l: s.n.], 2001.
  • Considerando as transações do setor público e as etapas e os estágios das despesas e receitas públicas, julgue o item subsequente:

    As transações e saldos recíprocos entre as entidades devem ser excluídos para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas. [VERDADEIRO]

    CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    ◙ Trata-se de um processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade: exclui-se as transações recíprocas (para disponibilizar os macro agregados do setor público) e para proporcionar uma visão global do resultado e a instrumentalização do controle social;

    • Objetivo do processo de consolidação: evitar a dupla contagem de transações ou saldos entre unidades através da exclusão dos saldos das transações recíprocas;

    ◙ As demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de todas as unidades contábeis incluídas na consolidação: e, para isso, deve se observar as relações de dependência entre as entidades do setor público (se há uma dependência regimental ou orçamentária entre elas para assim poder definir se determinada entidade participará ou não do processo de consolidação).

    ◙ Segundo o MCASP 8ª Edição:

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a) as participações nas empresas estatais dependentes;

    b) as transações de saldos recíprocos entre as unidades;

    c) as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultado ainda não realizados;

    Fonte(s):

    Luis Kayanoki, TEC;

  • CERTO

    De acordo com a doutrina contábil¹, o ato de consolidar demonstrações significa conjugar em um mesmo relatório as demonstrações de um grupo de sociedades sob um mesmo controle financeiro. Consolidar não significa simplesmente somar saldos de todas as contas entre as empresas de um mesmo grupo, unificando balanços. Há necessidade de cancelar as operações recíprocas entre as empresas do grupo, fazendo outros ajustes.

    No setor público, a essência é a mesma. Segundo o MCASP, a consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado.

    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    O balanço patrimonial (BP) do município de São Paulo, por exemplo, comporta inúmeras entidades, como a Prefeitura, Autarquias, Fundações Públicas, etc. Quando formos consolidar esse BP no nível do ente municipal (intragovernamental), devemos realizar diversos ajustes, excluindo operações entre as entidades municipais.

    Nesse sentido, o MCASP dispõe:

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

    Prof. QC


ID
3599122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os registros contábeis dos entes públicos obedecem aos procedimentos determinados por norma específica. Acerca desses registros e seus reflexos no patrimônio dos entes públicos, julgue o item a seguir.

Para que ocorra uma correta consolidação das contas públicas, recomenda-se que a restituição de receitas orçamentárias recebidas em qualquer exercício seja feita por meio do registro da anulação da receita.

Alternativas
Comentários
  • no mesmo exercício, é anulação de despesa, em outros, é receita orçemtaria.
  • MCASP:

    "(...) com o objetivo de possibilitar uma correta consolidação das contas públicas de todos os entes, nacional e por esfera de governo, deve-se proceder à restituição de receitas orçamentárias recebidas em qualquer exercício por dedução da respectiva natureza de receita orçamentária."

  • Errado

    MCASP:

    "(...) com o objetivo de possibilitar uma correta consolidação das contas públicas de todos os entes, nacional e por esfera de governo, deve-se proceder à restituição de receitas orçamentárias recebidas em qualquer exercício por dedução da respectiva natureza de receita orçamentária."

  • Não entendi, a "dedução da respectiva natureza de receita orçamentária" não seria uma anulação da receita?

  • Questão antiga, contudo, deveria ter sido considerada como certa.

    Decreto nº 93.872/1986:

    Art. 14 A restituição de receitas orçamentárias, descontadas ou recolhidas a maior, e o ressarcimento em espécie a título de incentivo ou benefício fiscal, dedutíveis da arrecadação, qualquer que tenha sido o ano da respectiva cobrança, serão efetuados como anulação de receita, mediante expresso reconhecimento do direito creditório contra a Fazenda Nacional, pela autoridade competente, a qual, observado o limite de saques específicos estabelecido na programação financeira de desembolso, autorizará a entrega da respectiva importância em documento próprio.


ID
3801157
Banca
VUNESP
Órgão
ESEF - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre consolidação das demonstrações contábeis no setor público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    MCASP 8 edição

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados

    A exclusão anula o efeito da dupla contagem.

  • No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional). 

    FONTE: MCASP 8 edição.

  • Gab: C

    a) A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, foi criado no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação.

    Dessa forma, cabe à STN criar, alterar, excluir, codificar, especificar, desdobrar e detalhar as contas contábeis

    A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    A utilização do PCASP é facultativa para as demais entidades.

    b) e d)No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    c) e e)Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que

    corresponderem a resultados ainda não realizados.

    MCASP 8a ed

  • Essa questão trata das consolidações das demonstrações contábeis. Vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está errada, porque o Plano de Contas possui alcance nacional, podendo os entes detalhar as contas contábeis nos níveis posteriores ao nível apresentado na relação de contas do PCASP.

    B) Essa alternativa está errada, porque a consolidação pode ser feita tanto no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) quanto no âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    C) Essa alternativa está certa, porque, segundo o MCASP, para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;
    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e
    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

    D) Essa alternativa está errada, porque a consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

    E) Essa alternativa está errada, por conta da alínea b mencionada na justificativa da alternativa C acima.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • LETRA C

    A) Essa alternativa está errada, porque o Plano de Contas possui alcance nacional, podendo os entes detalhar as contas contábeis nos níveis posteriores ao nível apresentado na relação de contas do PCASP.

    B) Essa alternativa está errada, porque a consolidação pode ser feita tanto no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) quanto no âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    C) Essa alternativa está certa, porque, segundo o MCASP, para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

    D) Essa alternativa está errada, porque a consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

    E) Essa alternativa está errada, por conta da alínea b mencionada na justificativa da alternativa C acima.

    Fonte: Prof. QC


ID
3826078
Banca
FAFIPA
Órgão
Câmara de Foz do Iguaçu - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Prefeitura Municipal de Novo Horizonte apresentou os dados a seguir, referentes ao exercício financeiro de 2016:

* Previsão e Lançamento:

− Previsão da receita e fixação da despesa referente à aprovação do orçamento com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 27.000.000,00;

− Lançamento de receitas tributárias no valor de R$ 8.000.000,00 e arrecadação no valor de R$ 5.000.000,00;

− Lançamento e Arrecadação de Transferências Correntes Intergovernamentais no valor de R$ 12.000.000,00;

* Empenho de despesas:

− Pessoal e Encargos Sociais: R$ 6.000.000,00; − Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 1.700.000,00;

− Investimentos− Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.300.000,00;

− Investimentos − Obras e Instalações: R$ 7.500.000,00;

* Liquidação de despesas com:

− Pessoal e Encargos Sociais: R$ 6.000.000,00; − Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 1.700.000,00;

− Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.300.000,00;

− Investimentos − Obras e Instalações: R$ 4.000.000,00;

* Pagamento de despesas com:

− Pessoal e Encargos Sociais: R$ 5.000.000,00; − Outras Despesas Correntes − Material de Consumo: R$ 1.200.000,00;

− Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.050.000,00; − Investimentos − Obras e Instalações: R$ 3.500.000,00.

Considerando as demonstrações consolidadas do Município, na Demonstração dos Fluxos de Caixa referente ao exercício financeiro de 2016, o valor do caixa consumido pelas atividades de investimento foi, em reais:

Alternativas
Comentários
  • Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento

    Ingressos de Investimento: Compreendem as receitas referentes à alienação de ativos não circulantes e de amortização de empréstimos e financiamentos concedidos.

    Desembolsos de Investimento: Compreendem as despesas referentes à aquisição de ativos não circulantes e as concessões de empréstimos e financiamentos.

    No exemplo da questão temos:

    Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.050.000,00;

    − Investimentos − Obras e Instalações: R$ 3.500.000,00.

  • Trata-se de abordagem da DFC segundo o MCASP 8ª.

    ➤ FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL (FCO):

    → Ingressos: são receitas relativas às atividades operacionais líquidas e as transferências correntes recebidas.

    → Desembolsos: são despesas relativas às atividades operacionais, demonstrando-se os desembolsos de pessoal, os juros e encargos sobre a dívida, as transferências concedidas etc.. 

    ➤ FLUXO DE CAIXA DE INVESTIMENTO (FCI):

    → Ingressos: são receitas referentes à alienação de ativos não circulantes e de amortização de empréstimos e financiamentos concedidos.

    → Desembolsos: são despesas referentes à aquisição de ativos não circulantes e as concessões de empréstimos e financiamentos. 

    ➤ FLUXO DE CAIXA DE FINANCIAMENTO (FCF):

    → Ingressos: são obtenções de empréstimos, financiamentos e demais operações de crédito, inclusive o refinanciamento da dívida. Compreendem também a integralização do capital social de empresas dependentes.

    → Desembolsos: são despesas com amortização e refinanciamento da dívida. 

    ⇛ Resolução: Qual o valor do caixa consumido pelo FCI?

    (-) Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.050.000

    (-) Investimentos − Obras e Instalações: R$ 3.500.000

    (=) FCI Consumido: (R$ 4.550.000)

    Gabarito: Letra D.

  • LETRA D

    ⇛ Resolução: Qual o valor do caixa consumido pelo FCI?

    (-) Investimentos − Equipamentos e Material Permanente: R$ 1.050.000

    (-) Investimentos − Obras e Instalações: R$ 3.500.000

    (=) FCI Consumido: (R$ 4.550.000)

    ➤ FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL (FCO):

    → Ingressos: são receitas relativas às atividades operacionais líquidas e as transferências correntes recebidas.

    → Desembolsos: são despesas relativas às atividades operacionais, demonstrando-se os desembolsos de pessoal, os juros e encargos sobre a dívida, as transferências concedidas etc.. 

    ➤ FLUXO DE CAIXA DE INVESTIMENTO (FCI):

    → Ingressos: são receitas referentes à alienação de ativos não circulantes e de amortização de empréstimos e financiamentos concedidos.

    → Desembolsos: são despesas referentes à aquisição de ativos não circulantes e as concessões de empréstimos e financiamentos. 

    ➤ FLUXO DE CAIXA DE FINANCIAMENTO (FCF):

    → Ingressos: são obtenções de empréstimos, financiamentos e demais operações de crédito, inclusive o refinanciamento da dívida. Compreendem também a integralização do capital social de empresas dependentes.

    → Desembolsos: são despesas com amortização e refinanciamento da dívida. 


ID
3833629
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Compreende e registra os valores relativos a créditos a receber oriundos das variações patrimoniais aumentativas tributárias, realizáveis em até 12 meses da data das demonstrações. Os tributos são: impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições e empréstimos compulsórios, bem como os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS) do Ente. O enunciado refere-se à conta contábil

Alternativas
Comentários
  • INTRA OFSS- Excluídos das dem.do mesmo ente. Gab.C

  • Se os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS) do Ente. Sendo excluídos os mesmos são crédito tributário a receber intra.

  • Informações sobre o 5º Nível (Subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP (contas de natureza patrimonial) para identificar os saldos recíprocos, da seguinte forma:

    x.x.x.x.1.xx.xx CONSOLIDAÇÃO: Compreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS).

    x.x.x.x.2.xx.xx INTRA OFSS: Compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) do mesmo ente.

    x.x.x.x.3.xx.xx INTER OFSS – UNIÃO: Compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e a União.

    x.x.x.x.4.xx.xx INTER OFSS – ESTADO: Compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um estado.

    x.x.x.x.5.xx.xx INTER OFSS – MUNICÍPIO: Compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um município.

    Fonte: MCASP - 8ª

    Gab: C

  • Consolidação, sempre observar o Nv5 (Subtítulo):

    Nacional: (1) - (2) - (3,4,5)

    Ente: (1) + (3,4,5) - (2)

    Nas consolidações o (2) sempre é excluído


ID
3924379
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
ALEPI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere às Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Essas contas entram no Balanço Patrimonial nas VPD ou VPA - São as transferências intragovernamentais aumentativas ou diminutivas.

    Os saldos das contas intragovernamentais deverão ser excluídos para viabilizar a consolidação das contas no ente. Nos casos em que o próprio ente abrir essas contas no 5º nível (conforme possibilidade prevista no PCASP), ou seja, em contas Intra-OFSS que não estão na estrutura padrão do PCASP Federação, o ente deverá proceder à exclusão dessas contas para obtenção do demonstrativo consolidado.

  • Questão meio complicada para bater o martelo, ao meu ver.

    De fato, as receitas e despesas intraorçamentárias não estão nos quadros do BO (prinicipal, execução de restos a pagar não processados ou execução de restos a pagar processados).

    Entretanto, o próprio MCASP diz, em seu item 2.3 que: "O BO deverá ser acompanhado de notas explicativas que divulguem, ao menos:

    ...

    d. o detalhamento das receitas e despesas intraorçamentárias, quando relevante"

    Creio que a questão se referia à presença de receitas/despesas intraorçamentárias em algum dos 3 quadros. Enfim....


ID
3924382
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
ALEPI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na consolidação das contas nacionais, a Secretaria do Tesouro Nacional excluirá as operações intergovernamentais, para evitar dupla contagem de despesas, receitas, ingressos e dispêndios do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8ª:

    A. A fixação da despesa representa a programação de pagamentos e o estabelecimento do cronograma mensal de desembolsos.

    A letra "A" ERRA, pois "A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas. A fixação da despesa orçamentária insere-se no processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo". 

    B. A liquidação tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, já que a importância exata foi estabelecida no estágio da fixação.

    A letra "B" ERRA, pois a importância exata é estabelecida no empenho, consistindo na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. "A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: § 1º Essa verificação tem por fim apurar:

    → a origem e o objeto do que se deve pagar;

    → a importância exata a pagar;

    → a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação". 

    C. Na liquidação de uma despesa, ocorre redução do crédito disponível orçamentário e da disponibilidade financeira.

    A letra "C" ERRA, pois é no empenho que ocorre redução do crédito disponível orçamentário. A disponibilidade financeira só é alterada no pagamento. O empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

    D. O empenho da despesa pode ser ordinário, global ou por estimativa.

    A letra "D" ACERTA, pois os empenhos podem ser classificados em:

    Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

    Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 

    E. O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento.

    A letra "E" ERRA, pois "O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento".

    Por fim, o CORRETO é:

    Gabarito: Letra D.

  • GABARITO "D"

    A) A fixação da despesa representa a programação de pagamentos e o estabelecimento do cronograma mensal de desembolsos.

    ERRADO. A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuadas pelas entidades públicas.

    B) A liquidação tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, já que a importância exata foi estabelecida no estágio da fixação.

    ERRADO. A importância exata do quantum a ser pago é definida no empenho da despesa.

    C) Na liquidação de uma despesa, ocorre redução do crédito disponível orçamentário e da disponibilidade financeira

    ERRADO. Ocorre no empenho, já que este ato consiste na RESERVA de dotação orçamentária para o pagamento da despesa.

    D) O empenho da despesa pode ser ordinário, global ou por estimativa.

    CORRETO. Consta no artigo 60 da Lei 4.320/64.

    E) O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento.

    ERRADO. O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual.

    Fonte: AFO. 2ª Edição. Giovanni Pacelli

  • Pessoal, o comando da questão me pareceu confuso.

    É certo que a STN excluirá as operações intergovernamentais (3, 4 e 5), mas a dupla contagem seria evitada com a não inclusão das despesas INTRAgovernamentais (2). Ou seja, aquelas que estão dentro das unidades/entidades.

  • LETRA D

    MCASP 8ª:

    A. A fixação da despesa representa a programação de pagamentos e o estabelecimento do cronograma mensal de desembolsos.

    letra "A" ERRA, pois "A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas. A fixação da despesa orçamentária insere-se no processo de planejamento e compreende a adoção de medidas em direção a uma situação idealizada, tendo em vista os recursos disponíveis e observando as diretrizes e prioridades traçadas pelo governo". 

    B. A liquidação tem por objetivo apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, já que a importância exata foi estabelecida no estágio da fixação.

    letra "B" ERRA, pois a importância exata é estabelecida no empenho, consistindo na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. "A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: § 1º Essa verificação tem por fim apurar:

    → a origem e o objeto do que se deve pagar;

    → a importância exata a pagar;

    → a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação". 

    C. Na liquidação de uma despesa, ocorre redução do crédito disponível orçamentário e da disponibilidade financeira.

    letra "C" ERRA, pois é no empenho que ocorre redução do crédito disponível orçamentário. A disponibilidade financeira só é alterada no pagamento. O empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

    D. O empenho da despesa pode ser ordinário, global ou por estimativa.

    A letra "D" ACERTA, pois os empenhos podem ser classificados em:

    → Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

    → Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    → Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 

    E. O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído no pagamento.

    letra "E" ERRA, pois "O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento".


ID
3950620
Banca
UFPR
Órgão
Câmara de Curitiba - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A NBC T 16.7 estabelece conceitos, abrangência e procedimentos para consolidação das demonstrações contábeis no setor público. Com base nessa norma, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A)   Dependência orçamentária ocorre quando uma entidade do setor público está regimentalmente vinculada a outra entidade.

    Dependência regimental

    B)   Consolidação das demonstrações contábeis é o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas.

    C)   Os ajustes e eliminações decorrentes da consolidação devem ser realizados por meio de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

    Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

    D)   A unidade contábil consolidada deve incluir as transações entre duas ou mais entidades do setor público.

    Consolidação das Demonstrações Contábeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.

     

    E)   Para fins de consolidação, a defasagem de até seis meses é possível nas demonstrações contábeis, desde que seus efeitos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em Notas Explicativas.

    As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até três meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas.

  • A)Dependência orçamentária ocorre quando uma entidade do setor público está regimentalmente vinculada a outra entidade.

    Errado. Dependência orçamentária é quando uma entidade do setor público necessita de recursos orçamentários de outra entidade para financiar a manutenção de suas atividades, desde que não represente aumento de participação acionária.

    B)Consolidação das demonstrações contábeis é o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas.

    Certo. Consolidação das Demonstrações Contábeis é o processo que ocorre pela soma ou pela

    agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas

    na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.

    C)Os ajustes e eliminações decorrentes da consolidação devem ser realizados por meio de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

    Errado. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

    D)A unidade contábil consolidada deve incluir as transações entre duas ou mais entidades do setor público.

    Errado. Unidade Contábil Consolidada é a soma ou a agregação de saldos ou grupos de contas de duas ou mais unidades contábeis originárias, excluídas as transações entre elas.

    E) Para fins de consolidação, a defasagem de até seis meses é possível nas demonstrações contábeis, desde que seus efeitos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em Notas Explicativas.

    Errado. As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até três meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas.


ID
3952270
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o aplicável nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP), especificamente a que versa sobre as Demonstrações Contábeis Consolidadas, analise o conceito a seguir e assinale a alternativa a que ele se refere.


“É aquele que confere direitos e obrigações executáveis às partes como se fosse na forma de contrato. Isso inclui direitos contratuais ou outros direitos legais.”

Alternativas
Comentários
  • Acordo vinculante é aquele que confere direitos e obrigações executáveis às partes como se fosse na forma de contrato. Isso inclui direitos contratuais ou outros direitos legais.

    8.Acordos vinculantes podem ser evidenciados de diferentes maneiras. O acordo vinculante é geralmente, mas nem sempre, formalizado por escrito, tal como contrato ou deliberações documentadas entre as partes. Mecanismos legais, tais como atos dos Poderes Legislativo ou Executivo, podem também criar acordos executáveis, similares a acordos contratuais, tanto por si mesmo ou em conjunto com contratos entre as partes.

    Fonte: NBC TSP 19

  • Segundo a NBC TSP 17 (Demonstrações Contábeis Consolidadas) "Acordo vinculante é aquele que confere direitos e obrigações executáveis às partes como se fosse na forma de contrato. Isso inclui direitos contratuais ou outros direitos legais". Conforme o item 15, os acordos vinculantes podem ser evidenciados de diferentes maneiras. O acordo vinculante é geralmente [...] na forma de contrato ou deliberações documentadas entre as partes. Mecanismos legais, tais como atos dos Poderes Legislativo ou Executivo, podem também criar acordos executáveis, similares a acordos contratuais, tanto por si mesmo ou em conjunto com contratos entre as partes. 

    As letras A, B, C e E não possuem relação com a norma em apreço. Por fim, a definição dada refere-se a ACORDO VINCULANTE.

    Gabarito: Letra D.

  • LETRA D

    Segundo a NBC TSP 17 (Demonstrações Contábeis Consolidadas) "Acordo vinculante é aquele que confere direitos e obrigações executáveis às partes como se fosse na forma de contrato. Isso inclui direitos contratuais ou outros direitos legais". Conforme o item 15, os acordos vinculantes podem ser evidenciados de diferentes maneiras.

    O acordo vinculante é geralmente [...] na forma de contrato ou deliberações documentadas entre as partes. Mecanismos legais, tais como atos dos Poderes Legislativo ou Executivo, podem também criar acordos executáveis, similares a acordos contratuais, tanto por si mesmo ou em conjunto com contratos entre as partes. 

    As letras A, B, C e E não possuem relação com a norma em apreço. Por fim, a definição dada refere-se a ACORDO VINCULANTE.

    Prof. QC


ID
3970948
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para fins de elaboração adequada das demonstrações contábeis consolidadas da Administração Pública, assinalar a alternativa que apresenta itens que devem ser excluídos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    MCASP 8 edição

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados

    A exclusão anula o efeito da dupla contagem.


ID
4916146
Banca
PUC-PR
Órgão
TCE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que contém informações sobre a consolidação das demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O objetivo é apresentar aos usuários da informação contábil, principalmente acionistas e credores, os resultados das operações e a posição financeira da sociedade controladora e de suas controladas, como se o grupo econômico fosse uma única entidade. Isso permite uma visão mais geral e abrangente e melhor compreensão do que inúmeros balanços isolados de cada empresa do grupo.


ID
5615254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando as regras relacionadas à consolidação das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, julgue o próximo item. 


A consolidação nacional das contas é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional e abrange todas as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios). 

Alternativas
Comentários
  • LRF:

    • Art. 50, § 2 A edição de normas gerais para consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da União (Secretaria do Tesouro Nacional - STN), enquanto não implantado o conselho de que trata o art. 67.
    • Art. 51: O Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público.     
    • § 1º Os Estados e os Municípios encaminharão suas contas ao Poder Executivo da União até 30 de abril.
    • Gab. Certo!
  • MCASP - Gabarito Certo

    A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)1 e abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS), a saber2:

    a. as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios);

    b. os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e

    c. a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes.

    Q392807. Por determinação do ministro de Estado da Fazenda, a Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão central do Sistema de Contabilidade Federal, está incumbida de editar o plano de contas nacional para efeito de consolidação das demonstrações contábeis e tendo em vista a convergência às normas internacionais e brasileiras de contabilidade.

    Gab. Certo

    Q436251. A consolidação das demonstrações contábeis na esfera pública pode ocorrer tanto no âmbito intergovernamental quanto no intragovernamental. Gab. Certo

    Q840821. As participações nas empresas estatais dependentes devem ser incluídas na elaboração das demonstrações contábeis consolidadas. Gab. Errado.

    Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, por exemplo:

    a. as participações nas empresas estatais dependentes;

    b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e

    c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.

  • GABARITO: CERTO

    A resposta está na Lei 10.180/01

    • Art. 18. Compete às unidades responsáveis pelas atividades do Sistema de Contabilidade Federal:

    • VII - consolidar os balanços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vistas à elaboração do Balanço do Setor Público Nacional;

    Lembrando que é a Secretaria do Tesouro Nacional o órgão central do Sistema de Contabilidade Federal.


ID
5615257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando as regras relacionadas à consolidação das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, julgue o próximo item. 


A consolidação das demonstrações contábeis pode ser feita tanto no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) quanto em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

Alternativas
Comentários
  • Resposta = C

    Explicação:

    A consolidação das DCs pode ser de 2 tipos:

    • intragovernamental = operações realizadas dentro de um mesmo ente
    • intergovernamental = operações de consolidação nacional

  • C

    Cópia literal do MCASP 8 edição, pág.: 469

    Consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado.

    No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

  • A consolidação das demonstrações contábeis pode ser feita tanto no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) quanto em âmbito intergovernamental (consolidação nacional). CERTO

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    11.CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    Consolidação das demonstrações contábeis é o processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macro agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado. No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 9ª Edição - página: 560

  • Para fins de complementação, essa consolidação consiste na utilização do 5º nível (Subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP (contas de natureza patrimonial) para identificar os saldos recíprocos.

    • x.x.x.x.1.xx.xx CONSOLIDAÇÃO: saldos que não são excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS).
    • x.x.x.x.2.xx.xx INTRA OFSS: saldos excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) do mesmo ente.
    • x.x.x.x.3.xx.xx INTER OFSS – UNIÃO: saldos excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e a União
    • x.x.x.x.4.xx.xx INTER OFSS – ESTADO: saldos excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um estado.
    • x.x.x.x.5.xx.xx INTER OFSS – MUNICÍPIO: saldos excluídos nos demonstrativos consolidados do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS) de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um município.

    Gabarito: CERTO.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    Bons estudos!


ID
5638966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A consolidação nacional das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público é de competência

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MCASP 9ª EDIÇÃO

    11.CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 

    A consolidação nacional é de competência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS), a saber:

    a. as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios);

    b. os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e

    c. a administração pública, direta e indireta, incluindo fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Sigamos!