SóProvas


ID
3926953
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca dos instrumentais e técnicas utilizadas pelo profissional de Serviço Social, assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    Correção das demais:

    B) NO PARECER SOCIAL, o assistente social deve definir a concessão do benefício pretendido.

    C) O LAUDO SOCIAL é utilizado no meio judiciário como elemento de prova.

    D) A PERÍCIA SOCIAL diz respeito a uma avaliação, exame ou vistoria, solicitada sempre que a situação exigir um parecer técnico de uma determinada área do conhecimento.

  • Ao analisar as alternativas, temos:

    A – Correta. O parecer que “deve exprimir a opinião profissional sobre a referida situação em consonância com o objetivo que gerou a solicitação do parecer, de forma nítida, objetiva e conclusiva” (MOREIRA E ALVARENGA, 2005, p. 62).

    B – Incorreta. No parecer social é emitida a opinião profissional do assistente social, “fornecendo elementos para a concessão de um benefício, recurso material e decisão médico-pericial” (MOREIRA E ALVARENGA, 2005, p. 56).

    C – Incorreta. O laudo social é outro tipo de documento, utilizado como uma das “provas” que instruirá o processo e que poderá dar suporte à decisão, à sentença judicial (FÁVERO, 2005, p. 28)

    D – Incorreta. “O perito é o sujeito “sábio”, “hábil”, “especialista em determinado assunto”. A perícia é traduzida como “vistoria ou exame de caráter técnico e especializado”” (FÁVERO, 2005, p. 28)

    Assim, como gabarito, temos:

    A – Correta. O parecer social deve exprimir a opinião profissional sobre a referida situação em consonância com o objetivo que gerou a solicitação do parecer.

    B, C e D – Incorretas.

    Gabarito: A

    Referência:

    MOREIRA, M. C.; ALVARENGA, R. F. C. de. O parecer social: um instrumento de viabilização de direitos. In: CFESS (org.). O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social, 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.