SóProvas


ID
3927325
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Apucarana - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01: Ela venceu a corrida contra o preconceito


Antonio Carlos Prado

20 de abril de 2017

  


      Há meio século, o número 261 entrou para a história na luta das mulheres pelos direitos civis nos EUA – e, consequentemente, em diversos países nos quais também se levantavam bandeiras a favor da isonomia social na questão de gênero. Era ele, o 261, que estava estampado no moletom de Kathrine Switzer, que ousara se inscrever e participar da famosa maratona de Boston. Para driblar o regulamento que proibia a presença feminina, Kathrine se inscreveu na prova usando apenas as iniciais K.V, inspiração que lhe veio ao lembrar-se que alguns escritores famosos assinavam seus livros dessa maneira (T. S. Eliot e J. D. Salinger, por exemplo). Dito e feito: o seu nome passou como sendo o de um homem, recebeu como número de inscrição o tal 261 e os fiscais só deram conta do equívoco com a competição já iniciada. O que se viu a seguir foi o mais lamentável preconceito, quando tentaram impedi-la, com tapas e empurrões, de continuar na corrida.

    Na semana passada, outros tempos, outros conceitos – e bem melhor assim. Aos 70 anos de idade, Kathrine Switzer esteve novamente na maratona, foi aplaudida do começo ao fim como símbolo da luta contra toda e qualquer desigualdade (ela sempre teve uma visão bem mais ampla dessa questão de gênero, ao contrário da pregação estreita de muitas feministas nos dias atuais), e completou os 42.195 metros da prova em 4h44min31s. Detalhe: usou o mesmo 261 do passado.

    Kathrine já disputou 39 maratonas, e em 1974 foi a grande vencedora da competição em Nova York. Em um artigo publicado pelo jornal “The New York Times”, ela escreveu: “Pouca gente imaginaria que a maratona feminina se tornaria uma das modalidades com maior glamour nas Olimpíadas”.



Adaptação de http://istoe.com.br/ela-venceu-corrida-contra-o-preconceito/, acesso em 26 de abril. de 2017.

A palavra SÉCULO é acentuada pela mesma razão que:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    ➥ SÉCULO - -CU-LO → temos uma proparoxítona (antepenúltima sílaba tônica).

     a) Hisria → INCORRETO. Temos uma paroxítona terminada em ditongo (penúltima sílaba tônica).
     b) Países → INCORRETO. Temos uma palavra acentuada devido à regra dos hiatos; "i" tônica formando hiato com a vogal anterior.
     c) Contrário → INCORRETO. Temos uma paroxítona terminada em ditongo (penúltima sílaba tônica).
     d) mbolo → CORRETO. Temos a nossa proparoxítona (antepenúltima sílaba tônica).
     e) Já → INCORRETO. Temos uma monossílaba tônica terminada em -a.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito: D

    Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Esta regra prevalece sobre as demais.