SóProvas


ID
392806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

Nos gabinetes de curiosidades, predominavam as coleções principescas, compostas de pinturas e esculturas da arte erudita.

Alternativas
Comentários
  • Os Gabinetes de Curiosidades ou Os quartos das Maravilhas designam os lugares em que durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e séculos XVII, se colecionavam uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animalia, vegetalia e mineralia; além das realizações humanas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabinete_de_curiosidades


    Os gabinetes de curiosidades são os antecessores dos museus de arte. Este termo designava os lugares em que, durante a época de grandes explorações e descobrimentos dos séculos 16 e 17, colecionavam-se uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos, instrumentos tecnicamente avançados ou amostras de quadros e pinturas. Eles desapareceram durante os séculos 18 e 19, e foram substituídos por instituições oficiais e coleções privadas. Os objetos considerados mais interessantes foram transferidos para museus de artes e de história natural que começaram a ser fundados.

    Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/CCSP%2B_gabinete_curiosidades.html


    Os museus são instituições possuidoras de coleções emanadas de três grandes vertentes de objetos: objetos sacralizados, objetos do estranhamento e objetos do cotidiano. Entre os primeiros estariam os museus de arte, arqueológicos e de história nacional; os segundos incluiriam os museus etnográficos, os jardins botânicos e zoológicos. Os museus científicos, derivados dos gabinetes de curiosidades e museus de história natural são inicialmente da vertente do estranhamento, do exótico, passando, através do positivismo, a adquirir também uma certa aura de sacralidade.

    Fonte: http://www.mast.br/pdf/livro_de_resumos_iv_siam_volume_1_final.pdf


  • As coleções principescas, surgidas a partir do século XIV, passaram a ser enriquecidas, ao longo dos séculos XV e XVI, de objetos e obras de arte da antigüidade, de tesouros e curiosidades provenientes da América e da Ásia e da produção de artistas da época, financiados pelas famílias nobres. Além das coleções principescas, símbolos de poderio econômico e político, também proliferaram nesse período os Gabinetes de Curiosidade e as coleções científicas, muitas chamadas de museus. fonte: JULIÃO, 2009.
  • gabinetes ≠ coleções príncipescas