SóProvas


ID
392845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à preservação do patrimônio cultural, julgue os itens subsequentes.

A anastilose, um dos processos para a preservação de monumentos, consiste no desmembramento de edifício ou monumento histórico, cujas partes devem ser guardadas em museu.

Alternativas
Comentários
  • Para entender o conceito de Anastilose:

    "É o processo de desmonte e remonte, ou apenas de remontagem, de uma edificação (ou parte desta) a partir da identificação, seleção, classificação e ordenamento de suas partes. Em Arqueologia é, basicamente, um estudo de “como era e onde estava”. No caso de intervenções de salvamento nesta era digital é indispensável a utilização de ferramentas de representação em 3D e holográficas antes de se proceder ações diretas efetivas nos componentes construtivos do monumento."

    Acredito que o erro da questão está em dizer que "as partes devem ser guardadas em museu".

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • Gab. Errado

    Anastilose é um termo arqueológico para uma técnica de reconstrução pela qual um edifício ou monumento em ruínas é restaurado usando os elementos arquitetônicos originais no maior grau possível.

    Na anastilose a matéria nova é utilizada como suporte da matéria original, estando a esta submetida, sendo inclusive destacada a diferença entre elas.

    "(...)3. ‘anastilose’, documentada com segurança, recomposição e obras que tiverem se fragmentado, assentamento de obras parcialmente perdidas, reconstruindo as lacunas de pouca identidade com técnica claramente distinguível ao olhar ou com zonas neutras aplicadas em nível diferente das partes originais, ou deixando à vista o suporte original e, especialmente, jamais reintegrando ex novo zonas figurativas ou inserindo elementos determinantes na figuração da obra;(...)". CURY, Isabelle (Org.). Cartas Patrimoniais. (2ª ed. Revista e aumentada). Rio de Janeiro: IPHAN, 2000. p.149.

    No trabalho de reconstrução de um bem histórico, admiti-se apenas a anastilose, ou seja a recomposição das partes existentes, porém os elementos de integração deverão sempre ser reconhecíveis.