Trata-se da aplicação do CPC 18 - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto.
↦ A letra A está CERTA. Segundo o CPC 18 (R2), item 32, "Na aquisição do investimento, quaisquer diferenças entre o custo do investimento e a participação do investidor no valor justo líquido dos ativos e passivos identificáveis da investida devem ser contabilizadas como segue: (a) o ágio fundamentado em rentabilidade futura (goodwill) relativo a uma coligada, a uma controlada ou a um empreendimento controlado em conjunto (neste caso, no balanço individual da controladora) deve ser incluído no valor contábil do investimento e sua amortização não é permitida".
↦ A letra B está ERRADA. Conforme explicado na letra B, o goodwill relativo a uma coligada ou controlada (neste caso, no balanço individual da controladora) deve ser incluído no valor contábil do investimento.
↦ A letra C está ERRADA. O goodwill relativo a uma coligada ou controlada deve ser registrado em Investimentos no balanço individual e em Intangível no balanço consolidado. Caso a entidade seja incapaz de fazer uma estimativa confiável da sua vida útil para amortização, não há presunção que a vida útil seja de dez anos.
↦ A letra D está ERRADA. Pois, a letra A está CORRETA.
Por fim, a única alternativa correta é:
Gabarito: Letra A.