SóProvas


ID
3929686
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre a avaliação da insalubridade dos agentes químicos, conforme a NR 15, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão possui alguns pontos que merecem discussão, fiquei na dúvida entre as duas alternativas seguintes. Se fosse pela mais incorreta seria realmente a letra D.

    A) Arsênico, carvão e chumbo são agentes químicos que não possuem limite de tolerância e a insalubridade deles decorrente deve ser avaliada apenas por inspeção no local de trabalho.

    Recorrendo ao ANEXO XI (Agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho) temos que o Chumbo (absorção apenas por via respiratória) possui LT = 0,1mg/m³ (grau de insalubridade máximo). O chumbo também está descrito no ANEXO XIII (Agentes químicos), no qual as atividades descritas são consideradas insalubres em decorrência de inspeção realizada no local de trabalho, com um porém "Excluam-se desta relação as atividades ou operações com agentes químicos constantes dos Anexos 11 e 12". Acredito que a alternativa fica incorreta por generalizar e não mencionar o ANEXO XIII, é possível deduzir mas o mais correto seria a referência já que se for considerar a exposição e absorção por via respiratória o Chumbo possui sim LT.

    D) O benzeno é uma substância comprovadamente carcinogênica, para a qual não existe limite seguro de exposição e a insalubridade nas operações que o envolvem é sempre considerada em grau máximo.

    O princípio da melhoria contínua parte do reconhecimento de que o benzeno é uma substância comprovadamente carcinogênica, para a qual não existe limite seguro de exposição. Todos os esforços devem ser dispendidos continuamente no sentido de buscar a tecnologia mais adequada para evitar a exposição do trabalhador ao benzeno. 

    Não há limite seguro de exposição porém há uma definição de um valor de referência (VRT) utilizado em processo de negociação tripartite, esse valor no entanto não exclui o risco à saúde.