SóProvas


ID
393088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

De acordo com a epistemologia genética, o pensamento formal consiste na capacidade de transposição das operações lógicas do plano das ideias para o da manipulação concreta.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA, ESSA PROPOSIÇÃO FAZ PARTE DA TEORIA DESENVOLVIMENTISTA DE J.PIAGET.
  • EPISTEMOLOGIA GENÉTICA foi um desenvolvido por Piaget.

    Não entendi onde está o erro dessa questão.

    Sobre pensamento formal:

     O adolescente pode raciocinar dedutivamente, fazer hipóteses a respeito de soluções para o problema e pensar simultaneamente em várias hipóteses. É capaz de raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, embora deixe de lado seu conteúdo concreto, de onde se origina o termo "operações formais"

    Fonte:
    http://www.oocities.org/eduriedades/piaget1.html
  • Acredito que a oração está invertida. a capacidade primeiro da "manipulação concreta", no inicio do desenvolvimento, para somente depois ir para  "transposição das operações lógicas do plano das ideias". Do concreto para as operações lógicas.
  • São quatro etapas da epistemologia genética

    Sensório-motor nascimento até 2 anos - sensação e movimento

    Pré-operatório 2 aos 7 anos - fala, intelecto simbólico é a fase do egocentrismo 

    Operatório-concreto 7 aos 11 anos - relaciona, classifica objetos é a fase da cooperação

    Operatório-formal 11 anos em diante - raciocínio lógico, sistematiza os dados.

     

    JUSTIFICATIVA

    Não há necessidade de transposição dá OPERAÇÃO FORMAL (PENSAMENTO FORMAL) para o concreto, pelo contrário o indivíduo fica apenas no abstrato, nas hipóteses, no raciocínio lógico e na sistematização dos dados.

     

    OBSERVAÇÃO

    Não existe uma inversão nos conceitos apresentados na questão. O indivíduo permanece no plano das ideias sem manipulação concreta.

     

  • O estágio operatório-fomal é caracterizado pela capacidade de abstração, de formular hipóteses, do pensamento científico, do questionamento da organização social vigente, dessa forma, não é típico dessa fase do desenvolvimento a manipulação concreta como afirma a questão. O desenvolvimento da criança começa com ações, movimentos primários, e gradualmente deixa de conhecer o mundo por meio do concreto e passa a explorá-lo pela abstração.

     

    Pouco a pouco...